Especialista em Ombro

Estou com dor no ombro, devo procurar o ortopedista especialista em ombro ?

O ortopedista é comumente procurado para avaliar lesões no ombro, abaixo algumas considerações sobre as origens das lesões no ombro. 
O ombro é uma articulação complexa, com um elevado grau de movimento em múltiplas direções. A compensação para essa mobilidade é uma relativa falta de estabilidade. Embora classificada como articulação em bola e soquete o ombro possui uma estabilidade óssea muito pequena.
Os estabilizadores estáticos do ombro fornecem pouco apoio já os estabilizadores dinâmicos, tais como músculos do manguito rotador e da cintura escapular são vitais para a manutenção da estabilidade do ombro. Esta combinação de mobilidade e estabilidade dinâmica permite a função normal do ombro nas atividades da vida diária, trabalho, recreação e esporte.

O ortopedista que cuida do ombro é conhecido como médico de ombro ou médico especialista em ombro e cotovelo.

Qual o melhor tratamento para a dor no Ombro?

A maioria das lesões de ombro são tratados, inicialmente, de modo não operatório e com fisioterapia. Os protocolos de reabilitação são bem sucedidos na maioria dos pacientes. No pós-operatório a reabilitação é fundamental para o êxito dos pacientes que necessitam tratamento operatório.


Qual a relação entre o tipo de esporte e a dor no Ombro?

Nos esportes com raquete ou no vólei, na maioria das vezes, os atletas têm lesões nos músculo e tendões relacionadas a sobrecarga e a síndrome de uso excessivo e a erros no gesto esportivo. Treino e jogos com posição inadequada, técnica inadequada para bater na bola e impacto interno e externo dentro da articulação gleno-umeral e sub acromial. Essas lesões podem estar relacionadas a rupturas do manguito rotador. 

Dor no ombro em nadadores 

Atletas de natação são sujeitos a impacto e lesões de uso excessivo, secundária à instabilidade subjacente e fatores biomecânicos relacionados a grande amplitude de movimentos do ombro. Os atletas envolvidos em esportes de contato ( futebol, basquete, etc) estão sujeitas a lesões traumáticas, como lesões musculares, fraturas, lesões tendinosas, rupturas do manguito rotador, luxação do ombro e instabilidade ( subluxação do ombro) com sindrome de impacto interno secundária a instabilidade.
 

Qual o melhor tratamento para dores e patologias do ombro?

Algumas patologias requerem tratamento cirúrgico imediato, converse com um ortopedista especialista em cirurgia de ombro que ele saberá orientá-lo.

Listados abaixo outros artigos sobre ombro: Click no título que você será redirecionado.

Dr. Marcos Britto da Silva
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Médico Ortopedista
Especialista em Ombro e Cotovelo
Atualizado em 22/08/2019

Comentários

  1. Meu nome é Flavia Ferreira, sou do Rio de janeiro, RJ. Meu email é flaviaferreira_3@hotmail.com.
    Em que clínica no Rio de Janeiro você atende? Estou com uma lesão no ombro, pescoço, escapula direita,etc, provocada pelo excesso de natação (no ato de virar a cabeça para respirar).

    ResponderExcluir
  2. Atendo na Rua Sorocaba, 706, Botafogo.
    Telefone 21 30872020
    Click no link no início da página para ver o mapa para o consultório.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE, MINHA MÃE TEM UMA RUPTURA TOTAL DOS TENDÕES DOS OMBROS, SOFRE DE MUITA DOR, ESTA FAZENDO FISIOTERAPIA, TENS E ULTRASSOM, MAS NÃO ESTA HAVENDO MELHORA, HA ALGUM OUTRO TRATAMENTO PRA ALIVIAR A DOR, AGUARDO RESPOSTA PELO EMAIL, janedpereira@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sim, existem outras formas de tratamento. Inclusive com cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. Teno 68 anos, moro no Rio, RJ e nadei 1500m, três vezes por semana, durante dez anos, até novembro último.
    Tenho subrutura do supraespinhoso, bursite e tendinite no ombro direito. Sinto muita dor.
    Consultei especialistas e devo fazer cirurgia.
    Gostaria de saber se o senhor faz cirurgia pela AMIL.
    Sou Ana Maria Saraiva, anasaraiva07@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Sim Podemos usar toda a Estrutura do plano de saúde para internação e cirurgia. Os honorários médicos são pagos diretamente ao médico.

    ResponderExcluir
  7. Tania, você precisa permitir que seu Perfil no Blogger seja visualizado para que o sistema lhe identifique. Somente seguidores do Blog podem postar comentários

    ResponderExcluir
  8. No momento somente seguidores do blog podem postar comentários e perguntas.

    ResponderExcluir
  9. Cara Sra. Eva Mattos para fazer perguntas a senhora deve ser seguidora do Blog e fornecer email para contato.

    ResponderExcluir
  10. Cara Sra Tavane o endereço do consultório esta disponível nessa página. Clique em consultório e você será direcionada ao endereço com mapa e fotos do local.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Doutor, estou realizando uma serie de exames de Raio-X pra serem entregues para um concurso público (Correios), porém na questao dos ombros foi escrito no laudo feito pela clinica que realizou os Raio-X o seguinte: 1) Imagem arredondada densa na projeção da cabeça umeral esquerda, sugestivo de ilhota óssea; 2) Espaços articulares preservados; 3) Partes moles sem alterações. Mas fiquei com uma dúvida neste primeiro ítem, se no caso é algo que pode me reprovar na avaliação pelo médico do trabalho? Grato, Emmanuel Barros.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Doutor, estou realizando uma serie de exames de Raio-X pra serem entregues para um concurso público (Correios), porém na questao dos ombros foi escrito no laudo feito pela clinica que realizou os Raio-X o seguinte: 1) Imagem arredondada densa na projeção da cabeça umeral esquerda, sugestivo de ilhota óssea; 2) Espaços articulares preservados; 3) Partes moles sem alterações. Mas fiquei com uma dúvida neste primeiro ítem, se no caso é algo que pode me reprovar na avaliação pelo médico do trabalho? E o que significa essa tal de ilhota óssea? Grato, Emmanuel Barros.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dr marcos,
    Estive no ortopedista por causa que eu comecei a sentir dores no acrômio devido a sobrecarga dos exercícios de musculação. Então fiz a ressonância e o raio x digital, e acusou rarefaçao óssea na extremidade lateral da clavícula.
    Então ele me passou o celebra e cimbalta durante sete dias, depois alongamento. Senti melhora voltei a sentir incômodo, por causa do exercício que fiz com baixa carga. Pois fui liberado porque não sentia mais dores, mas agora voltei a sentir um incômodo. Desde já agradeço
    Att, Prof. Igor

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, tirei o ombro do lugar numa queda de skate, após um médico botar este no lugar estou com ele imobilizado por 15 dias o que devo fazer depois, fisioterapia?
    Obrigado
    Att
    Carlos W.

    ResponderExcluir
  15. boa tarde Marcos Britto da Silva eu tenho artrogripose nos pês e gostaria de saber apesar de não ser a sua area especifica, ate quantos anos eu posso fazer o tratamento ou cirurgia hoje eu estou com 18 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas cirurgias são limitadas pela idade outras podem ser feitas em qualquer momento da vida, consulte um ortopedista especialista em ortopedia infantil

      Excluir
  16. Boa tarde Marcos!

    Estou com problema no cotovelo e gostaria simplesmente de saber quais são as denominações corretas para o mesmo. O sintoma é simples, com o braço dobrado em um angulo de 90º o simples ato de contrair a musculatura do braço me causa dor, e uma sensação "pré-estalo", em alguns casos na continuidade do movimento o cotovelo estala, mas na grande maioria das vezes somente sinto a dor e quase estala. Isto começou após seis meses de trabalho em cozinha, eu associo basicamente a função de ralar, muitas cenouras, muitas beterrabas, etc, que eram uma função diária no trabalho.
    Obrigado, agradeço se puder solucionar minha dúvida para que eu possa me prevenir de evoluir a lesão.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Marcos!

    Meu nome é Rodrigo tenho 23 anos,estou com duvida fraturei a clavícula de moto faz 3 semanas apaser que ralei muito o onbro ñ deu para enjesar o médico pedio para ficar com braço imobilizado junto ao peito mas parece que ficou um pouco para frente,agora que cicratizou o machucado se usar um imobilizador ogora ajuda,e fazia academia ums 3 onos, dopois de cicratizado poderia valtar e é perigoso quebrar denovo, obrigado pela atenção fico muito grato por responder....
    Desejo um próspero ano novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A correta cicatrização permite o retorno as atividades pré fratura de modo geral.

      Excluir
  18. Boa noite!

    Caro Dr. Marcos Britto!

    Sou Tônia, e moro em Salvador/BA. Tenho 43 anos aos 42 devido a um tratamento preventivo de um tumor benigno na diáfise do fêmur direito coloquei uma placa reforçada de aço.; Esta rompeu completamente (espontaneamente) após um ano, levando também a completa fratura do fêmur que já estava consolidado. Tive de colocar uma outra de titânio, porém tenho dúvida de que esta placa seja mesmo de titânio, então pergunto: Como saber se a placa é realmente de titânio ou de aço como a anterior? Posso fazer ressonância magnética com a placa de titânio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os materiais de implante hoje no Brasil são rastreáveis, na nota fiscal de venda do produto consta as característica do material implantado, inclusive o número de série.

      Excluir
  19. Boa noite, eu tenho 17 anos, moro no Rio, meu caso é que eu já desloquei o braço esquero umas 4 vezes, daí procurei um ortopedista e ele me disse que como eu ja desloquei mais de 3 vezes eu preciso procurar um especialista em ombros e provalvemente fazer uma cirurgia, oque o senhor acha ?

    ResponderExcluir
  20. boa noite dr. marcos,gostaria se possivel que o senhor me informasse o valor aproximado da ancora 5.0,tenho uma pessoa da familia que ira prescisar de cirurgia e passaram um valor que achei alto,,,obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Os materiais cirúrgicos não são comercializados diretamente pelo ortopedista e sim por uma empresa, de modo geral as ancoras bio absorvíveis não mais caras, as ancoras com kit descartável também, as ancoras metálicas sem fios são as mais baratas porém são praticamente impossíveis de usar com artroscopia, somente em cirurgia aberta.

    ResponderExcluir
  22. olá Dr Marcos. meu caso é complicado. fui em varias especialidades e fiz vários exames e não foi diagnosticado nada. o caso é o seguinte : como tenho a perna muito fina uns 9 anos atrás estava no exército e meus colegas aplicavam no músculo vitamina de cavalo conhecida como BCAA, é claro que a dose era minúscula 1 ml somente mas tinha resultado, aí pedi para me aplicarem na panturrilha, e parece que atingiu o tendão de aquiles somente de uma perna. estou a quase 10 anos com esse problema. meu tendão parece que encurtou. quando fico em pé com as pernas estendidas não consigo levantar a ponta do pé direito com o calcanhar no chão, eu já forço pra esticar a perna. está horrível pra mim pois gosto de correr e não ta dando mais. pode me dar alguma orientação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma injeção aplicada sobre um nervo pode causar lesão nervosa, a injeção ( ubstancia) pode ser caustica e também pode causar lesão muscular.

      Excluir
  23. Boa Tarde!

    Caro Dr. Marcos Britto!

    Meu nome é Flávio, tenho 25 anos, sou de Búzios região dos lagos, gostaria que se pudesse responder a essa minha dúvida, eu era uma pessoa sedentária e comecei a uns dois meses a fazer caminhada, portanto surgiu em meus joelhos dores intensa onde procurei um ortopedista e ele me informou que poderia ser uma tal doença da pata de ganso, fiz uma tomografia computadorizada, e outro médico me informou que não era nada demais, mais que no exame havia dado um problema diagnosticado como "Ilhota", bom essa ilhota é grave, me parece que ela tem provavelmente que ser removida, se não for pode ocasionar em um problema mais grave, desde já agradeço a sua atenção, abraço;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve o exame ao seu ortopedista, se for necessário retirar o tumor ele irá informá-lo

      Excluir
  24. Olá, Dr. Marcos, boa tarde.
    Meu noivo de 28 anos já consultou diversos ortopedistas e terapias alternativas e até agora não resolveu a dor que sente nas costas. Há uns 3 anos ele sofreu um travamento do músculo das costas e segundo ele a dor é intensa e profunda. Além disso ele luta jiu jitsu e está um pouco acima do peso. Já fez ressonância (que não demonstrou haver nada), tomou remédios, fez eletroacunpuntura e a dor não passa, ela fica latente. É recomendado pelos médicos fazer uma fisioterapia, que é lenta e ele não tem essa disponibilidade porque trabalha muito mesmo.
    Ele está interessado em consultar médicos para atletas para saber se há uma maneira mais eficiente de tratar o problema que compromete muito a qualidade de vida dele. Como o senhor avalia esse quadro?
    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa do blog!

    ResponderExcluir
  25. Olá Doutor
    Estou com uma ruptura parcial no tendão do ombro, contraída fazendo musculação. Já fui em um especialista que me recomendou hidroterapia. Fiz 10 sessões e não melhorou. Fui em um outro ortopedista que me orientou a parar de "malhar" e aguardar a melhora da dor, sendo que a dor que eu sinto é pequena, mas se estabilizou de tal forma que parece que não vai diminuir. Consigo mexer o braço, mas movimentos bruscos me causam dor. Por exemplo, não consigo nadar normalmente. Preciso da sua ajuda? Meu plano é o Saúde Caixa, mas se for preciso, vou no particular mesmo. O que não quero é ficar sedentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio Acredito que eu possa ajudá-lo, me houver interesse pode ligar para os números acima para marcar uma consulta

      Excluir
  26. Bom Dia, Dr. Marcos Britto!
    Há dois anos e meio estava dentro de casa e fui pegar um objeto no varal. Estiquei meu braço esquerdo para a direita, e na diagonal, mais do que devia. Na hora, senti "cãimbra" no lado esquerdo do pescoço, mas voltou ao normal. No dia seguinte, rotacionei o corpo para a direita e senti uma fisgada na região escapular esquerda. Procurei ortopedista, realizei exames (raio-x do ombro esquerdo e da cervical), mas os resultados deram dentro das normalidades. O médico disse que meu problema era muscular e que o tratamento seria fisioterapia (massoterapia e termoterapia) e medicamento. Fiz fisioterapia, mas não fiquei curada. Desde então, tenho sofrido com dores ao apalpar a região da escápula esquerda e ombros muito tensos (bem mais na junção do pescoço com ombro), que ultimamente tem irradiado dor para o lado esquerdo da cabeça. Em decorrência dessas dores de cabeça, retornei ao mesmo ortopedista e realizei uma ressonância da cervical, cujo resultado deu dentro das normalidades. O ortopedista então disse, novamente, que meu problema era muscular e me encaminhou para fisioterapia (masso e termoterapia). Estou, mais uma vez, fazendo fisioterapia, porém crioterapia e alongamento. Mas não me conforme por não ter um diagnóstico preciso para poder direcionar o tratamento para o local correto.
    Tenho experimentado acupuntura, pois já cheguei a cogitar que fosse problema emocional.
    O que o Sr. sugere? Devo procurar outro especialista? Qual? Que exames fazer?
    Agradeço sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiar no médico é parte importante da relação médico paciente, se você ainda não encontrou continue procurando.

      Excluir
  27. Boa tarde doctor, sou goleiro de futebol, operei o ombro fiz uma artroscopia, queria saber sua opiniao, se eu ainda vo conseguir voltar a jogar normamente, antes de operar tive dois deslocamentos no ombro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O retorno ao esporte após uma cirurgia é multifatorial e depende muito de aplicação na fisioterapia.

      Excluir
  28. Boa noite Dr. Tenho 36 anos e a uns 10 dias atrás rompi o musculo do peitoral maior, na região do úmero. Gostaria de saber se vc faz essa cirurgia para religar o musculo e se opera pelo convênio da Cassi? Se sim vou agendar uma consulta com o Sr. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fabio, sim realizamos essa cirurgia, para saber detalhes sobre cirurgia com convênios médicos ligue para o consultório que uma das secretárias lhe orientará.

      Excluir
  29. boa noite DR
    rompi a cabeça longa do bíceps ficando com aquele aspecto repuxado sou do interior de são Paulo e quero muito resolver isso (particular)
    fehesi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você procure um ortopedista, em algumas situações existe a indicação de cirurgia e caso indicado isso poderia ajudá-lo

      Excluir
  30. Dr gostaria de saber se o senhor pode me ajudar.
    Tenho 29 anos e na segunda feira dia 15/08/16 tive um ruptura do tendao do biceps cabeça longa. Senti uma dor pois tava práticando atividade física fui parar na emergência e o ortopedista de plantao me explicou que eu teria 10 dias pra operar mais se caso nao operar teria uma vida normal. So perderia upouco de força.
    A pergunta é, sou muito ativo meu trabalho eu uso muita força. o senhor faria esse tipo de cururgia pela amil medial 300?
    Senhor pode me ajudar?
    Meu email : wessbb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Doutor, fiz ressonância e o laudo resultou em Capsulite Adesiva. Como pode da noite para o dia eu ficar assim? E também Tendinose. Existe diferença para tendinite e tendinose? Porque o doutor que me atendeu disse que seria a mesma coisa. Só a fisioterapia e medicamentos resolvem meu problema? Não durmo direito a noite há 4 meses por conta disso.Fisioterapia está sendo bem doloroso por conta da limitação dos movimentos. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  32. Dr. Minha filha está com uma escapula em cima e a outra em baixo. Os ombros também. E estão bem perceptíveis.

    Ela só tem quatro anos,estaria ela com a deformidade de esprengel?

    ResponderExcluir
  33. Você deve levá-la imediatamente a um ortopedista pois isso pode ser também um quadro de escoliose.

    ResponderExcluir
  34. Existe algum exame que demonstre a reunião por fibrose de ligamentos do ombro rompidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor exame para avaliar tendões rompidos no ombro é a ressonância nuclear magnética

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.