Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Infiltração

Infiltração

O que é Infiltração?
A infiltração é a aplicação de  uma injeção num local determinado do organismo

A infiltração é usada em quais situações?
A infiltração é usada geralmente para tratar dores intensas, como auxiliar no tratamento com medicações orais ou quando essas medicações não estão fazendo o efeito esperado.

A infiltração é um procedimento de risco?
Todo procedimento médico deve ser feito por médico, a infiltração injeta uma substância no organismo é e fundamental que quem o realize conheça a anatomia do local e as substâncias injetadas. Somente o médico tem tal conhecimento. Como todo procedimento médico não é isenta de complicações, porém, sendo feita por médico com uma boa indicação em geral apresenta baixo risco de complicações.
Tudo na vida tem risco. Até para atravessar uma rua tem risco, podemos ser atropelados. Como dito, a infiltração sendo feita com uma boa indicação e por um médico treinado no procedimento apresenta baixo risco.

Quais medicamentos são usados na infiltração?
Os medicamentos mais comumente usados são em geral analgésicos. Em locais com dor intensa em geral usamos anestésicos de ação prolongada, podemos também usar antinflamatórios potentes (hormonais), em casos de infiltrações articulares existem medicamentos específicos como a Triancinolona. Nas articulações podemos também usar medicamentos com propriedades físicas semelhantes ao liquido sinovial ( viscosuplementação) como o Synvisc, indicados nos processos de artrose inicial e em algumas situações após tratamento cirúrgico.
Em situações específicas podemos usar também outros tipos de medicação como derivados do sangue e a toxina Botulínica (Botox)

O que é uma infiltração na articulação?
A infiltração articular é a injeção feita dentro da articulação.

A infiltração articular tem algum risco?
Os riscos são menores que numa infiltração muscular, pois ocorre uma menor incidência de absorção rápida da substância. A articulação não tem vasos sanguíneos. Em compensação é mais difícil de fazer  uma infiltração aticular, pois requer um conhecimento profundo da anatomia e uma excelente visão espacial. Obriga o ortopedista a acertar  uma área de cerca de 1 centímetro cúbico à 3 ou 4 cm da pele. Articulações profundas como o quadril em geral requerem o auxilio do intensificador de imagens para uma boa infiltração.

Quantas infiltrações podem ser feitas?
No caso das infiltrações articulares em geral fazendo somente 3 aplicações.

Qualquer paciente pode ser submetido a infiltração?
A infiltração é um procedimento médico e somente poderá ser feito nos pacientes em que o médico indicar e realizar o procedimento.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 02/06/2014


24 comentários:

  1. Parabéns pelos artigos, pelo Blog. Fico contente que você está me seguindo.

    ResponderExcluir
  2. Minha sogra está com falta de cartilagem no joelho. Sei que existe um gel que é aplicado para lubrificar as articulações. E que deve ser aplicado de 6 em 6 meses.
    Gostaria de saber se o Dr. faz esse tipo de aplicação.
    Grata

    ResponderExcluir
  3. ASINFILTARAÇOES TEM EFEITOS COLATERAIS? POIS SUBMETI A+- 5 INFILTRAÇOES SEGUIDAS SENDO UMA POR MES. E NAULTIMA DEU UM EMATOMA NO LOCAL DA APLICAÇÃO COM INCHAÇO E ENDURECIMENTO DO LOCAL. O Q PODE TER OCORRIDO? O Q DEVO FAZER? JA SE PASSARAM DUAS SEMANAS E OS SINTOMAS AINDA PERSISTEM INCLUSIVE AS DORES...

    ResponderExcluir
  4. Rosangela somente seguidores podem publicar nesse blog.

    ResponderExcluir
  5. dr. marcos tive 5 fraturas na perna ha 5 anos e agora estou com inflamaçao nos tendoes do quadril joelho e subcutaneo da perna, preciso de orientaçao pois meu ortopedista esta de férias e preciso saber se estes sintomas é normal apos 5...6... sessoes de infiltraçao(uma por mes) a ultima foi na perna e as dores estao intensas,hematoma,inchaço e endurecimento local isto é normal? o que fazer na ausencia do médico responsavel pelo procedimento?

    ResponderExcluir
  6. Rogangela na ausencia do medico que realizou o procedimento voce deve procurar outro profissional mesmo que nao ortopedista para avalia-la

    ResponderExcluir
  7. Caro Dr Marcos,
    Há 1 ano e 2 meses tive uma fratura exposta no tornozelo esquerdo. O resultado disso hoje é artrose, nivel 3, segundo meu ortopedista. Gostaria de aplicar o Synvisc One. Meu médico aprova, mas não sabe o quanto pode me ajudar.
    Pergunto: Acha que pode me ajudar a aplicação do Synvisc One? Sinto muita dor, ando mancando pela dor, tomo medicamentos controlados e que não me ajudam em quase nada...
    Obrigada pela colaboração!!!
    Abraço fraterno,

    ResponderExcluir
  8. Sim posso ajuda-la, marque uma consulta no consultório. Caso eu concorde com a indicação do Colega, após avaliar seus exames, posso fazer a aplicação.

    ResponderExcluir
  9. Dr Marcos, me perdoe!
    Eu não tinha comentado, mas sou de Umuarama, no Paraná. Adoraria ir ao Rio de Janeiro, rs, mas não sei se é o caso. Achei o seu blog pesquisando e lendo na internet sobre o Synvisc. Li as postagens, senti confiança e resolvi escrever. Confesso que estou admirada pela rápida resposta. Obrigada e parabéns pela atenção dispensada a mim e a outros tantos que sofrem, com dores.
    Tenho 37 anos, sei que o que estou passando não é o fim do mundo, nem passaria perto de outras situações, mas penso que cada ser é único e cada sentimento, seja ele de dor ou de amor, também é único e não se mede ou quantifica.
    Caso queira e possa me dar mais alguma orientação, meu e-mail é re-peron@hotmail.com
    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Mil perdões..
    O e-mail correto é re_peron@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Dr. Marcos.. me perdoe!
    Eu tinha escrito corrigindo o meu endereço, mas acho que não enviou.
    Bom, não importa agora.
    Meu endereço correto é re_peron@hotmail.com

    Abraço fraterno, e obrigada, mais uma vez...

    Regina

    ResponderExcluir
  12. O synvisc ajuda com casos de artrose inicial, nas artroses avançadas seu efeito é menor.

    ResponderExcluir
  13. ola doutor Marcos,td bem?doutor eu tenho tendinite patelar,sou jogador de futebol,estou prestes a viajar queria fazer uma infiltracao,qual medicamento seria melhor,triancil ou diprospan?eu ja fiz 2 infiltracoes com diprospan,uma subcutanea encima da dor e outra dentro do tendao,a primeira foi otimo fiquei alguns meses sem sentir dor mais a outra continuou doendo...enfim doutor gostaria de saber se triancil 20mg 5ml é mais eficaz que diprospan e se pode ser aplicado subcutanea encima da inflamaçao?

    meu email é jufut@live.com

    DEUS abencoe eu aguardo a resposta do doutor

    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tendão patelar é muito forte e quando está inflamado fica mais fraco, a infiltração pode mascarar a dor e não necessariamente tratar o doença de base, o atleta volta a atividade plena e colocar carga máxima no tendão o que pode levar a ruptura do tendão Patelar!!!!!!!

      Excluir
  14. Boa noite Dr Marcos,

    Não sei se o senhor atende por convenio medico, caso atenda gostaria de o perguntar se aceita Unimed, caso não se poderia me indicar um medico que atenda para que eu possa ajudar minha mãe, não aguento mais ver o seu sofrimento com dores no joelho, e sempre que a levo um ortopedista eles apenas se limitam a passar anti-inflamatório analgésico e sessões de ultrassom e variações térmicas que não ajudam. Esta em um ponto que ela já se acostumou a muitos remédios para dor e já não trazem mais alivio. Desde já agradeço sua atenção e toda ajuda que puder me ofertar :)

    ResponderExcluir
  15. oi dr gostaria de saber por que se faz infiltraçao de sangue ,no joelho meu avõ vai fazer mas nunca ouvi falar de infiltraçao de sangue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conserve seu médico para saber que procedimento é esse e como será feito.

      Excluir
  16. Caro Dr. Infiltração viscosuplementar pode ser utilizada para melhorar a mobilidade de nervos proximais a fáscias e músculos espásticos e hipertônicos, ou é neurotóxica? Outra questão é a meia vida da substância.

    ResponderExcluir
  17. A viscosuplementação é usada para tratar patologias intrarticulares e não extrarticulares.

    ResponderExcluir
  18. Dr Marcos, bom dia. Só tenho a infiltração como tratamento de uma epicondilite lateral( cotovelo)? Já tomei 2 doses de diprospan e continuo sentindo dores. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sobre epicondilite nesse blog, acima há uma barra de pesquisa escreva epicondilite e leia os diversos artigos

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Últimas Artigos Revisados ou Publicados

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...

Video Artroscopia de Joelho - Meniscectomia

Video Luxação Acromio Clavicular no Ombro

Video de Reconstrução do LCA

Localize Artigos por data