Cirurgia do Joelho - Ligamento Cruzado Anterior - LCA


As lesões do joelho são muito frequentes nos esportes de contato, principalmente no futebol. As mais frequentes são lesões meniscais e lesões nos ligamentos. O ligamento colateral medial é o mais frequentemente lesado porém na maioria dos casos o tratamento é conservador.
Os ligamentos cruzados são estruturas intrarticulares e apresentam baixa capacidade de cicatrização e portanto a sua ruptura é tratada cirurgicamente.

Qual ligamento cruzado é mais frequentemente lesado?
O ligamento cruzado anterior é o mais frequentemente lesado. O ligamento Cruzado anterior é conhecido como LCA e o ligamento cruzado posterior é conhecido como LCP

Video com exame clínico de Lesão do Ligamento Cruzado Anterior ( LCA - Pivot Shift / Jerk test positivos e franca gaveta anterior, exame de Lackman também positivo )






A lesão do LCA deve sempre ser operada?
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior normalmente é tratada cirurgicamente, porém essa não é uma regra geral, alguns casos podem ser tratados de modo não operatório. As lesões parciais algumas vezes são tratadas de modo conservador. Alguns pacientes mais velhos e também os não atletas algumas vezes também podem ser tratados não operatoriamente.Um fator importante na indicação cirúrgica é o grau de sensação de instabilidade, alguns pacientes são muito dependentes dos proprioceptores do LCA e tem maior instabilidade e sensação de falseio do joelho, outros tem uma dependência menor e tem uma menor sensação de instabilidade após a lesão do LCA.

Qual o melhor momento para fazer a cirurgia no joelho na lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)?
Normalmente esperados 3 semanas antes de operar a ruptura do cruzado anterior. O exame clínico inicial é muito doloroso e algumas vezes não conclusivo. Repetimos o exame clinico 15 dias depois com o joelho menos inchado,  nesse momento é mais fácil fazer o diagnóstico da lesão do LCA e do LCP..
Nessas 3 semanas realizamos exames pré operatórios e uma ressonância magnética que ajuda no planejamento cirúrgico. Muitas vezes a ruptura do cruzado anterior está acompanhada de lesões meniscais e contusões ósseas. Após 3 semanas também ocorre uma diminuição do processo inflamatório no joelho que diminui a incidência de artrofibrose.

Como é feita a cirurgia do joelho na lesão do ligamento cruzado anterior?
A cirurgia é feita com auxilio do artroscopia que permite a realização de uma cirurgia minimamente invasiva. Como não conseguimos fazer a sutura do ligamento cruzado e ele apresenta uma baixa capacidade de cicatrização, portanto usamos um enxerto autólogo para substituir o LCA e também o LCP. Os enxertos mais frequentes são o tendão patelar o os tendões flexores do joelho, prefiro o uso dos tendões flexores.

Como é o pós operatório da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior?
O pós operatório é pouco doloroso. O paciente sai do hospital andando com um par de muletas, que permanece por 15/21 dias. No pós operatório imediato iniciamos a recuperação da extensão completa do joelho e flexão de 90 graus. Após a segunda semana iniciamos um ganho maior de flexão, sempre mantendo a extensão completa. Com 4 meses iniciamos os treinos com bola e com seis meses o paciente volta a participar de partidas de futebol.

Perguntas e comentários sobre o pós operatório de cirurgias de Joelho de LCA e LCP?
Tenho recebido várias perguntas e comentários solicitando orientações sobre o pós operatório realizado por outro profissional, principalmente sobre cirurgias no Joelho. Vou reafirmar para que não fique dúvida: não faço consultas pela internet, esse não é o foco desse blog. Responderei somente as perguntas que sigam as orientações de postagem. Leia mais em FAQ - Frequently asked questions
Não é ético emitir opiniões ou fazer comentários sobre pacientes ao qual o médico não tenha tido a oportunidade de examinar pessoalamente.
O relato do paciente por escrito referente ao seu caso não necessariamente reflete exatamente a situação médica. Se você tiver dúvida em relação ao pós operatório da sua cirurgia ligue para o seu médico, não procure respostas com o Dr. Google ( sites, blogs, yahoo respostas, etc) Todos os meus pacientes em pós operatório tem o meu celular e podem me ligar a qualquer hora em casos de urgência.
Dr.Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 11 de Setembro de 2013.

Comentários

  1. Meu nome é Érika, tenho 24 anos mora na cidade de Tupã SP, fiz uma cirurgia do joelho dia 08.01.10, pois a rótula do meu joelho deslocava, com um mês após a cirurgia comecei as sessões de fisioterapia e até hoje ainda estou fazendo, pois sinto dor e não consigo esticar meu joelho completamente, é normal.
    e-mail erika10.martins@terra.com.br

    Atenciosamente
    Érika

    ResponderExcluir
  2. Erika, voce esta em pós operatorio, nesses casos é melhor voce pedir esclarecimentos ao seu cirurgião. Seu ortopedista conhece seu joelho melhor que qualquer outro pois examinou sua articulação por dentro.
    A recuperação pós operatória é realmente lenta. Imagine seu tratamento como uma jornada, a cirurgia é o primeiro passo da caminhada, os demais requerem esforço e determinação do paciente na fisioterapia.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dr. Marcos, meu nome é Hubertt, tenho 22 anos, sou de Sertãozinho-SP, meu e-mail é hkejr@hotmail.com.
    Dr. Marcos em outubro jogando futebol lesonei o menisco e o ligamento, em novembro fiz a cirurgia do menisco, e por ela o médico constatou que eu teria que fazer a do ligamento cruzado anterior também, pois ele estava em dúvida. Esta já está marcada para o começo de Julho, eu gostaria de SABER DICAS para o pós operatório como por exemplo técnicas de fisioterapia que são aplicadas em atletas. Pratico a modalidade street de patins que exige muito do joelho não sou profissional, mas não consigo ficar parado e desde de outubro estou afastado, quero voltar logo sem riscos. O médico me disse que eu voltaria em 10 meses após a cirurgia e ao ler esse artigo sobre o pós operatório gostei da parte que menciona 6 meses. Em conversa com um educador físico ele disse que há técnicas de recuperação que são usadas em atletas para não perder muita massa muscular, não me lembro ao certo o nome, mas era algo parecido com eletro estimulação.
    E mais uma dúvida, sobre poder caminhar após os quinze dias imediatos à cirurgia já posso retornar ao trabalho (trabalho sentado)?
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Você deve seguir a orientação do seu médico. Cada ortopedista usa uma técnica cirúrgica e cada um tem seu próprio protocolo de recuperação, baseado na sua técnica e na experiência profissional. Sugiro que você siga estritamente todas as orientações do seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dr Marcos. Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA há 3 semanas, tendo começado com a fisioterapia logo no quarto dia após a operação. Ando sem muletas, porém mancando um pouco. A flexão já passa dos 100 graus, no entanto ainda não tenho extensão completa do joelho, o que me deixa um pouco preocupado. Isso é normal ou é algo para me preocupar?

    ResponderExcluir
  6. Francisco, 28 anos, São Paulo-SP, famicheloto@gmail.com

    Olá, Dr Marcos. Fiz a cirurgia de reconstrução do LCA há 3 semanas, tendo começado com a fisioterapia logo no quarto dia após a operação. Ando sem muletas, porém mancando um pouco. A flexão já passa dos 100 graus, no entanto ainda não tenho extensão completa do joelho, o que me deixa um pouco preocupado. Isso é normal ou é algo para me preocupar?

    ResponderExcluir
  7. Francisco, a recuperação da extensão é muito importante no pós operatorio da cirurgia do cruzado anterior. Converse com seu ortopedista para orientar seu fisioterapeuta em relação aos exercícios .

    ResponderExcluir
  8. DR. Marcos estou em duvida qual e o melhor enxerto para reconstruçao LCA , podera me ajudar ?

    Grato!

    ResponderExcluir
  9. Ola DR. Marcos desculpe , meu nome Wellington tenho 25 anos, sou de brasilia-DF e rompi LCA a 4 meses e pelo que andei pesquisando tem dois tipos de enxertos o ligamento patelar e tendoes flexores da tibia , o que o senhor mais garante melhor desempenho e se a longo prazo tem alguma fraqueza em ralaçao a resistencia do joelho?
    Grato!

    ResponderExcluir
  10. Ola DR. Marcos, fiz a uns 15 dias uma cirurgia de tibia onde tive que colocar uma aste na perna e parafusos no joelho... minha duvida e a segunte, meu joelho continua inchado e mexendo por cima na tala pude ouvir algo que parece ser agua dentro....isso e normal??? desde ja sou mto grato pela sua informacao!! Abracos!!

    ResponderExcluir
  11. Ola Dr.Marcos meu nome e Claudio su de Sao Paulo e tenho 35 anos, recentemente (15 dias) fiz uma cirurgia de tibia onde precisei colocar aste pinos parafusos em minha perna....no joelho vi atraves do RX que tem mtos parafusos, porem passando a mao por cima(joelho) da TALA GESSADA que por sinal esta bm inchada, pude ouvir algo parecido com agua dentro...isso e normal .....DESDE JA MTO GRATO PELA RESPOSTA.. abraco!!!

    ResponderExcluir
  12. Pela descrição não consigo saber o que é. Sugiro que você mostre sua perna ao ortopedista

    ResponderExcluir
  13. meu nome e adenize moro em sao miguel do guapore RO. meu pai sofreu um acidente de trabalho e teve que operar os dois miniscos do joelho e o medico retirouos dois ao inves de liga-los. A alguma cirurgia para resolver o problema dele? Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Para responder a essa pergunta você deve seguir as orientações sobre como postar um contentário, leia abaixo.

    ResponderExcluir
  15. Geovane Petter, 25 anos, Peritiba/SC, geadapetter@hotmail.com.
    Dr. Fiz cirurgia LCA no joelho direito a 75 dias, estou recuperando muito bem, so que tive um acidente e rompi o ligamento cruzado do joelho esquerdo. Vou poder fazer a cirurgia logo? Sera que conseguirei voltar a jogar futebol?

    ResponderExcluir
  16. oi Dr.marcos meu nome é brenda tenho 17 anos,moro em brusque SC,há 3 semanas fiz uma cirurgia de LCA e menisco medial,e a uns 4 dias comecei a pisar,e queria sabe se é normal,não consegui dobrar a perna toda,não consegui levantar,ela fica parece que ta fraca é normal ???

    ResponderExcluir
  17. Você deve conversar com o seu ortopedista ele irá lhe orientar em relação ao pós operatório da técnica que realiza.

    ResponderExcluir
  18. Dr. Marcos

    Fiz uma ressonancia do joelho esquerdo e foi constatado lesao do lca. No entanto, nao me lembro quando ocorreu a lesao, apenas fui sentindo uma dor lateral no joelho , na parte medial. Apresento amplitude de movimento normal e ausencia de dor. Mesmo assim é indicado fazer uma cirurgia para reconstrução do ligamento? Tenho 27 anos e sou educador fisico, portanto estou sempre fazendo atividades fisicas. Inclusive , antes de sair o resultado da ressonancia jogava futebol normalmente, sentindo um ligeiro incomodo nos 5 min. de atividade, antes de estar totalmente aquecido.

    este é o laudo da RM

    1 pequena quantidade de liquido fisiologico intra-articular.
    2. meniscos com configuração anatomica e superficies lisas
    3. aumento da intensidade de sinal com borramento das fibras do ligamento cruzado anterior, que se apresenta ligeiramente horizontalizado
    4 os ligamentos LCP, LCol., e LP tem orientação normal e intensidade de sinal habitual
    5. discreto adelgaçamento das cartilagens articulares da crista/faceta medial da patela e do condilo troclear medial , com irregularidades nas superficies havendo penetração anormal de liquido para o interior dessas cartilagens, com pequeno envolvimento ósseo subcondral na tróclea
    6 espessura normal das cartilagens articulares dos compartimentos tibio-femurais que tem superficies lisas

    I.D.
    - lesão do ligamento cruzado anterior
    condropatia femoro-patelar grau II

    Se puder me ajudar agradeço, pois marquei uma outra consulta pra uma 2ª opiniao mas apenas para o fim de agosto. Devo realmente fazer a cirurgia ou adotar medidas conservadoras como fortalecimento muscular e alongamento? è normal não sentir dores fortes no momento da lesao e mesmo após a lesao?

    Atenciosamente Fernando Jablonski - Educador Físico - solteiro - 27 anos - Sao Jose do Rio Preto - SP - fernandolemon@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Fernando o exame físico é mais importante que o exame de imagens para confirmar a lesão do LCA, acho importante que você realize uma consulta com o seu ortopedista para confirmar se realmente tem a lesão.

    ResponderExcluir
  20. Doutor, fiz uma cirurgia a um ano, malho, jogo futebol, meu joelho flexona praticante todo (com um pouco de dor), mas extensão ainda não é completa. Sempre que pratico atividade física, ele fica inchado nos dias posteriores, e meu médico sempre diz que é assim mesmo.
    O que posso fazer?
    desde já grato
    Álvaro Sardinha

    ResponderExcluir
  21. Oi, Dr. Marcos. Meu nome é Veronica, moro no Rio de Janeiro. Fiz uma ressonância e o resultado foi o seguinte:
    -Irregularidde de contorno e faixa obliqua de sinal elevado, extensiva as superfícies meniscais, no aspecto externo da transição do corpo com o corno posterior do menisco medial, por ruptura, com insinuação de pequeno fragmento meniscal no recesso menisco-tibial em adjacência.
    - Ruptura do ligamento cruzado anterior.

    Sinto que o meu joelho falseia regularmente e trabalho o dia todo em pé. É aconselhado a cirurgia? Quanto tempo eu volto a trabalhar? Essa cirurgia é muito cara, pois não tenho plano de saúde e vou fazer o tratamento particular.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. Dr Marcos, meu nome é Paulo tenho 23 anos sou de chapecó SC meu email é pauloroberto_87@yahoo.com.br, a 20 dias fiz uma cirurgia para reconstrução do LCA, LCP e LCM, gostaria de saber com quanto tempo mais ou menos vou poder dirigir e voltar ao trabalho? o joelho ainda está bastante inchado isso é normal?
    grato!

    ResponderExcluir
  23. Um médico não tem condições de emitir opinião sobre o pós operatório de outro ortopedista, cada cirurgião usa uma técnica especifica que tem particularidades proprias que inflenciam no tempo de recuperação

    ResponderExcluir
  24. Oi bom dia! Meu nome é Raphael, tenho 26 anos, sou de São Paulo. A mais ou menos 60 dias fiz cirurgia para reconstrução de LCA. Já fiz toda a fisioterapia e já estou com o arco de movimento 100%. Agora vou fazer academia para ganhar massa muscular. Gostaria de saber se com este tempo de recuperação posso voltar a fazer ciclismo (MTB), pois meu fisioterapeuta disse que já posso andar mas com calma. Porque quanto mais tempo parado pior para a musculatura. Obrigado

    raphael_mafra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. O retorno as atividades esportivas deve ser orientado pelo ortopedista, procure seu cirurgião e converse com ele antes de praticar esportes.

    ResponderExcluir
  26. prof.daniel, 22 anos, piracuruca Pi.
    ola Dr. prazer em conhece-lo desde ja parabens pela sua iniciativa, sou atleta de fim de semana, a 14 meses fui operado de lca, o resultado foi esperado ja voltei a jogar futebol meu joelho esta bem firme e quase nao sinto mais dores, o problema é que minha musculatura atrofio muito, ja estou ha mais de 7 meses na academia e nem sinal de melhoras, se o senhor tiver alguma opiniao a respeito do meu caso desde ja agradeço.
    parabens!
    e-mail: prof.daniel88@gmail.com.

    ResponderExcluir
  27. daniel88@gmail.com e
    contabilfapg@hotmail.com,
    respondidos por email

    ResponderExcluir

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.