Edema Ósseo e Contusão óssea

O que é o edema ósseo?
O edema ósseo é o edema que ocorre dentro do osso, ele está associado a um trauma periarticular. Observamos o edema ósseo na contusão óssea, nas fraturas e nas lesões ligamentares intra ou periarticulares.
O que é uma contusão óssea?
R. A contusão óssea é um diagnóstico relativamente recente e surgiu com a maior investigação feita após contusões e lesões nos atletas com o exame de ressonância nuclear magnética.  
Com o aumento do uso da ressonância observamos que alguns pacientes com lesões nos ligamentos articulares muitas vezes apresentavam sinais de edema intraósseo, esse edema é causado pela ruptura de algumas trabéculas ósseas. 
Essa ruptura de trabéculas é uma microfratura?
Sim, a região metafisária ( região próxima as articulações nos ossos longos como o fêmur e a tíbia) tem um grande quantidade de trabeculado ósseo. Rompendo somente algumas trabéculas o osso não perde a forma e não mostra uma fratura na radiografia simples. Essa é uma causa frequente de dor crônica periarticular pós contusão. Essas lesões ocorrem em atletas e não atletas. 
Em geral o tratamento consiste em evitar a carga sobre o membro machucado. O contusão óssea em geral não apresenta traço de fratura mesmo após algumas semanas, porém, em alguns casos mais graves, quando o paciente não faz repouso e pisa sobre o membro fraturado o osso da região metafisária pode colabar ( afundar ) deixando uma depressão dentro da articulação e levar a uma artrose secundária 
Fratura oculta é o mesmo que fratura de stress?
R. A fratura de stress é um tipo de fratura oculta. A fratura de stress é causada por microtraumas repetidos.
Essas fraturas são muito comuns nos membros inferiores de atletas corredores, principalmente na tíbia e nos metatarsos, porém, pode ocorrer em outros ossos. O diagnóstico precoce também pode ser feito com a ressonância que mostra uma área de " edema " ósseo. A fratura oculta em geral ocorre após um trauma agudo e a fratura de stress ocorre após um repetição de microtraumas. A fratura de stress pode ocorrer por exemplo após uma caminhada de várias horas, ou em pessoas que aumentaram de peso e estão caminhando ou  correndo para perder peso. Isso ocorre porque o esqueleto ainda não está forte o suficiente para aguentar aquela carga. 
O que ocorreu com o Elano na Copa do Mundo?
O diagnostico foi de edema ósseo no Talus (fornecido pelo Médico do Esporte que acompanhava a seleção) essa lesão provavelmente ocorreu no momento da falta criminosa que o jogador sofreu. Houve provavelmente o impacto do tálus contra a tíbia num movimento semelhante ou do entorse, porém, não houve fratura pois o pé estava no ar. Caso o pé estivesse apoiado no chão ele provavelmente teria uma fratura grave do Tornozelo ou na perna.

Os edema ósseos necessitam de tratamento cirúrgico?

Os casos devem ser avaliados individualmente, a contusão óssea pode estar associada a lesões ligamentares que requeiram reconstrução e esse edema pode estar relacionada a um afundamento da articulação que pode necessitar de uma elevação , e nesse caso seria necessário o tratamento cirúrgico. Isso é determinado avaliando as imagens da ressonância.


Quais perguntas devemos fazer quando estamos diante de um quadro de edema ósseo na ressonância que não melhora durante meses?

Procure a causa básica do edema ósseo quando esse, a princípio, não estiver relacionado a um trauma agudo. Corrigindo a origem do problema resolvemos o problema. 
Existe carência nutricional? 
Carência vitamina? 
Desequilíbrio hormonal? 
Osteomalacia? 
Sobrepeso? 
Desequilíbrio alimentar? 
Não toma leite e derivados? 
Não come carne? 
Não como verduras e legumes? 

Somos o que comemos. teremos ossos fortes com uma boa alimentação e exerciçios físicos regulares

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/03/2015

Comentários

  1. Caro Dr. Marcos, sou Eduardo Gomes (edugomes96@hotmail.com) Fisioterapeuta, 33 anos de Belém-PA. Tenho uma paciente que relata caso de edema ósseo há mais de 3 anos, diagnóstico esse, confirmado através de RNM. A mesma durante esse período realizou tratamento fisioterapêutico e medicamentoso e condrotomia, em virtude de condromalácea patelar e ainda refere muita dor. Minha dúvida está no período de tempo para recuperação do edema. Não seria tempo suficiente para ainda aparecer esta lesão em uma Ressonância?

    ResponderExcluir
  2. há um ano uma bandeja caiu no meu pé na hora não coloquei nada no lugar. só que ficou inchado,não doi, coloco gelo mais o inchaço não diminuiu o que fazer? será que tem jeito?
    luciene conceição, 38 anos. salvador ba
    lucy-conceicao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. boa tarde ,meu nome é Ronaldo ,sou jogador de futebol estou atualmente na Grecia ,tive uma lesao no tornozelo faz 2 meses e continuei treinando e jogando com dor ,mais semana passada nao aguentei mais e fiz uma ressonancia e deu Edema osseo ,mais aqui eles nao sabem o que fazer pra me recuperar fiquei ja 2 semanas sem fazer nada so fazendo fisio ,,,,,teria uma outra forma ou medicamento que me ajudasse a recuperar ,preciso de ajuda ,,,nao posso ficar mais tempo parado ,,,,,obrigado

    ResponderExcluir
  4. Seu perfil no blog não tem email, preciso do seu email para responder.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Dr. Marcos.
    Chamo-me Andreia, tenho 22 anos e sou estudante de medicina.
    Escrevo porque faz na 3ªfeira que vem três semanas que dei uma forte pancada (em brincadeira com o meu cão) no terço distal da tíbia. A dor foi extremamente aguda mas o inchaço na altura não foi muito pronunciado. De imediato ataquei com gelo, mas pouco aliviou. No dia seguinte viajei de avião e quando cheguei ao destino o inchaço estava bem maior e custava-me andar. Dirigi-me ao hospital dois dias depois e foi-me dado o diagnóstico de "contusão" (depois de nada ter sido acusado em raio-x). Prescreveram-me o gel Fastum. Após o 1ºdia após inicio de aplicação do fármaco iniciei sintomas gastrointestinais, dores de cabeça fortes e edema nas duas pernas. Acabei por cessar com as aplicações do gel 3 dias depois, e estes sintomas cessaram. Entretanto, a perna não melhorou, tenho posto gelo e um gel à base de heparina (Lioton) mas continuo com o mesmo "durão" no sitio da pancada, dor intensa ao caminhar e inchaço pronunciado no final do dia. Também notei o aparecimento de telangiectasias nas faces internas dos pés desde o início deste problema. Tudo isto tem contribuido para andar num estado de grande ansiedade e frustração.
    Será que me pode ajudar?
    ailmartins88@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Doutor.
    Meu nome é Anderson, tenho 34 anos e sou corredor há 15. Nos últimos 10 meses parei de treinar para provas de meia-maratona e comecei a direcionar meus treinos à maratona e ultramaratona até 55km. Em fevereiro corri uma ultramaratona de 50km em Rio Grande/RS que me rendeu inflamação da banda iliotibial na perna direita, a partir do kilômetro 30. Como foi detectado no início, no dia seguinte iniciei fisioterapias e após 20 sessões a inflamação cessou. No início deste mês participei de uma corrida de montanha de 54km, onde na metade do trecho senti uma fisgada na altura do côndilo femoral seguida de dor leve mas incômoda durante o restante da prova. Na ecografia foi constatada síndrome do trato iliotibial novamente e iniciei fisioterapia, mas a partir do dia seguinte a área dolorida aumentou bastante e me dificultou muito a flexão do joelho e locomoção (sempre com dor lateral). Fiz ressonância, onde foram identificadas as seguintes alterações:

    "- Observa-se tênue alteração de sinal de espessamento do trato iliotibial adjacente ao côndilo femoral, com edema do tecido adiposo, bem como distensão da bursa;
    - Edema entre a cabeça medial do gastrocnêmio e o tendão semimembranoso, que pode estar relacionado a cisto de Baker colabado."

    A partir disto, pergunto:
    - O cisto de Baker origina-se sempre de uma saliência na posterior do joelho ou pode ter outro sintoma? Pergunto porque não observei nada na posterior antes de ele ter supostamente colabado. Caso realmente seja cisto de Baker, após ter rompido, o líquido pode ter migrado para a lateral do joelho, onde somente lá eu sinto dores?
    - A descrição da região da inserção do iliotibial no côndilo refere-se somente à síndrome ou pode ser outra coisa. Clinicamente o ponto de maior dor é igual ao da outra perna.
    Obrigado
    Anderson

    ResponderExcluir
  7. olá drº marcos sou sheila rodrigues de 28 anos, de belém do pará,em 1º lugar muito obrigada por ter me respondido ao email que lhe enviei, mas preciso de ajuda com urgência, os médicos daqui de belém me disseram que eu tenho síndrome de ehlens danlos, e mais alguma coisa que nenhum deles consegui descubrir, faço exames há quase anos e em todos da, contuão óssea edema ósseo, derrame intra articula, e sinovite de repetição. Ja fiz várias cirugias,infiltração, fiz biópsia, faço fisioterapia todos os dias, faço tratamento com corticóides, imuno supressores, mas eu não respondo a nenhum tratamento, os joelhos, doem sempre, só para um pouco a dor com analgésicos fortissimos, e o lado esquerdo ja esta com atrofia, e ja não tem quase nenhuma força, por favor drº marcos me ajude.

    ResponderExcluir
  8. ( Marcello_fg@hotmail.com )

    Boa tarde Marcos,vi esse blog por acaso!
    meu nome é Marcello,tenho 18 anos eu fiz uma
    resonancia que constatou (lesão osteocondral na porção superomedial do dumus do talus com importante edema osseo adjacente)ja estou 10 meses contundido e sinto muita dor,eu me trato no HTO um otimo hospital,um doutor me sugeriu uma sirurgia que eu ficaria 3 meses em recuperação e a minha doutora que me acompanha a mais tempo sugeril mais 2 meses de bota,para ver se da algum resultado,porem eles n me passaram nenhum remedio para acompanhar no tratamento,como um anti flamatório ou algo do tipo...que o senhor poderia me sugerir,minha contusão é muito parecida com a do elano,e me machuquei jogando bola! quero seguir a profissão mas não consigo voltar a jogar gostaria de uma ajuda sua!
    ( Marcello_fg@hotmail.com )
    um ,abç fique com deus!

    ResponderExcluir
  9. Para dar uma opinião no seu caso precisaria examina-lo e ver seus exames.

    ResponderExcluir
  10. Fernandinho, Somente seguidores do blog podem postar perguntas

    ResponderExcluir
  11. Dr. Marcos Britto,

    Sou atleta de futebol de areia em Vitória/ES. Há cerca de 8 meses atrás estava treinando para uma competição e senti uma dor muito forte. Fui ao ortopedista e foi constatada uma fratura por estresse no osso navicular. Fiquei com o pé imobilizado durante 1 mês e após esse período fui liberada para voltar aos treinamentos. Após 3 treinamentos, senti novamente uma dor. No entanto, era uma dor diferente daquela anterior. Fui a outro ortopedista, fiz uma ressonância magnética e tive o diagnóstico de um pequeno cisto na medular óssea no terço lateral do navicular com edema circunjacente. Pois bem, fui encaminhada para fazer 20 sessões de fisioterapia.
    Após as 20 sessões de fisioterapia fui liberada para retornar aos treinamentos. Durante uns 6 meses treinei normalmente, sem dor ou qualquer desconforto. No entanto, há três dias atrás senti novamente a dor que senti da segunda vez, quando foi diagnosticado o edema. Minha dúvida é: É possível que a lesão anterior não tenha se curado? Posso ter tido novamente outra lesão?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Responderá melhor a essa pergunta o médico que tiver a oportunidade de examiná-la e avaliar os seus exames, caso você tivesse permanecido no mesmo médico isso facilitaria ainda mais. Sugiro que você seja novamente avaliada por um ortopedista e na medida do possível comparar os exames atuais com os anteriores.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Marcos, primeiramente bom dia.

    Doutor, há 3 semanas caí da escada e meu joelho ficou muito inchado. Tomei os medicamentos (flotac e maxsulid) e melhorou, porém ainda ando mancando um pouco da perna esquerda. Fiz uma ressonância magnética e no laudo apareceu a seguinte expressão: ZONA DE EDEMA ÓSSEO/FRATURAS TRABECULARES NA TÍBIA PROXIMAL PREDOMINANTEMENTE PÓSTERO-LATERAL.

    O que significa isso? Se o senhor puder responder minha pergunta agradeço muito.

    tenho 2 e-mail: renan_499@yahoo.com.br e renan.crozariolo@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Dr.Marcos!
    Me chamo Barbara e a 45 dias sofri um acidente de moto e o raio-x não mostrava nenhum tipo de fratura no meu tornozelo, porém realizando a RNM obtive o diagnóstico de "contusão medular óssea na cabeça, colo e coluna medial do tálus e no maléolo medial", "edema medular ósseo subcondral junto a articulação calcaneocuboide" e "ligamento talofibular anterior indefinido com líquido na topografia, inferindo rotura completa".
    Após todo o relatório, apenas foi me recomendado utilizar um robofoot e não forçar o pé. Porém desde o acidente que estou com o pé para cima e continua sempre muito inchado e roxo, e principalmente a noite as dores são insuportáveis.
    Tenho consulta com um médico especialista, porém apenas no começo do próximo mês.
    Por isso escrevo para lhe perguntar: Esse diagnóstico da RNM mostra ser algo realmente sério? O tornozelo (meu caminhar) pode voltar ao normal? Costuma ser demorado assim mesmo?
    Se puder responder a essas perguntas ficarei muito grata.
    Desde já, obrigada!
    Barbara
    (b.ba.barbara@gmail.com)

    ResponderExcluir
  15. A ressonância revela uma fratura oculta, o tratamento será determinado pelo seu ortopedista ao rever as imagens. Para dar uma opinião em relação a evolução eu precisaria examinar seu pé e ver as imagens dos exames pessoalmente.

    ResponderExcluir
  16. Bom Dia, DR Marcos Britto da Silva, tive uma lesão muscular mais ou menos perto da virilha, porém pensei que era só uma lesão muscular... comecei a jogar futebol e comecei sentir algumas dores no na região lesionada e observei que o osso esta um pouco alto ... não sei se é um edema ósseo. gostaria que você me orientasse fico grato e agradeço desde já!
    caso responda esse é meu e-mail aragones.souza@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Dr. Marcos, primeiro, obrigado por postar esse conteúdo muito interessante de grande apoio.

    Eu tenho uma lesão no talus, trata-se de um edema ósseo, que já está presente a mais de 4 anos. A dor é muito intensa, o ponto de maior dor se situa, na região entre a tíbia e o talus, próximo ao maleolo interno do pé direito.

    Eu tenho ressonância de 3 anos e todas apontam o edema no mesmo ponto. Eu já fiz uma artroscopia no tornozelo e foi feita uma raspagem retirando um protuberância óssea que poderia ser a responsável pelo edema.

    O fato é que o edema continua, eu pediria a sua ajuda no sentido de me orientar na forma de tratar o edema. Claro que o tratamento passa pela causa, eu suspendi as atividades físicas a muito tempo, tenho feito fortalecimento para os membros inferiores com muito cuidado, evito sobrecarga na articulação do tornozelo.

    Existe algum tratamento específico para edema ósseo?

    Muito obrigado pela atenção, caso seja possível me dar um apoio eu lhe agradeço muito.

    ResponderExcluir
  18. O edema ósseo pode estar relacionado a sobrecarga mecânica, antes de indicar nova cirurgia você deveria analisar a biomecanica do pé, sobrepeso, pisada errada, pé plano, problemas endócrinos, carencias vitaminicas e nutricionais, etc. Existe vários tratamento, inclusive cirúrgicos.

    ResponderExcluir
  19. Ola Dr. Parabéns pelo blog. Estou com um problema e gostaria de entender o mesmo, um pouco de desespero pois ja estou com este problema a um bom tempo. Desde fevereiro quando me machuquei numa prática de exercicios corporais.

    Fiz alguns exames que não deram nada, meu pé esquerdo estava bem inchado, fiz uma ressonância e deu isso:

    Diagnostico da ressonancia:

    - Edema ósseo no terço medial do dômus do tálus e no terço anterior da tibia distal, sugestivo de contusões ósseas.
    - Restante da estrutura óssea íntegra
    - Osso navicular acessório tipo II
    - Espaços articulares preservados
    - Derrame articular tibio-talar
    - Tendões e ligamentos íntegros.
    - Fáscia plantar com espessura e sinais normais

    Faço fisioterapia: Microondas e Sinésio a 6 meses. Ja fiz 20 sessões de sinésio e milhares de microondas e ultra... Não melhorei completamente ainda, ainda tenho dores no tornozelo. Meu pé ficou chapado no chão e uso uma palmilha que deu uma corrigida voltando com o arco mas ainda na região que me doi sinto inchado, vejo inchado e tenho dor, não prático esportes ainda por isso e tem sido muito dificil...

    Você poderia me dar alguma dica do que fazer? Algum caminho?

    ResponderExcluir
  20. Você vai precisar de um acompanhamento ortopédico. Leve esse resultado o mais rápido possível a um especialista.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, gostaria de saber o que é edema ósseo subcondral no condilo femoral lateral... pois fiz uma ressonancia, e o resultado foi esse.
    Obrigada, estou aguardando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que você tem um edema no osso que fica abaixo da cartilagem ( subcondral)

      Excluir
  22. Bom dia Dr. Marcos!
    A cerca de 15 dias durante um treino de karate levei um chute nos dedos indicador e médio da mão esquerda. Na mesma hora houve inchaço e mta dor. Fui para casa e fiz compressas com gelo. No dia seguinte fui a uma UPA onde após examinar o raio-x o médico disse q era uma contusão e me imobilizou por 10 dias. Passado os 10 dias tirei a tala e meu dedo estava duro, sem mobilidade e mto inchado, fui a uma fisioterapeuta que me indicou compresas de gelo 2x ao dia, anti-inflamatório tópico e exercicios para recuperção da mobilidade. Ainda sinto dor, mas já movo o dedo quase que perfeitamente, contudo o inchaço não some. Isso é normal?
    Meu email é contato@sarahcadosh.com

    Agradecida :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas lesões articulares podem evoluir com inchaço porém você deve procurar um ortopedista.

      Excluir
  23. Olá Dr. Marcos tenho 33 anos eu bati a cabeça no registro do chuveiro e depois sem eu percebe apareceu um galo é bem acima da testa faz 2 anos e não some não dói apenas esta incomodando esteticamente é um caroço duro tem mais ou menos 6 milimetro de circunferência não aumenta e nem diminui fiz tc do cranio fui na clinica e o Dr disse que terei que procurar um neuro, moro no RJ também, gostaria marca uma consulta. email andreps77@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, há 2 semanas, bati o calcanhar em alta velocidade e comecei a sentir dor. O pé inchou um pouco (não muito). Fiz raio-x duas vezes e não houve fratura alguma. Porém, meu pé ainda dói e apresenta um inchaço bem pequeno e localizado exatamente no local da batida. Tenho uma competição de corrida em novembro e estou muito receosa de me machucar mais se voltar a treinar. Tenho treinado na areia fofa e não sinto dor desta maneira. Gostaria de saber o que posso fazer para acelerar a recuperação. Tenho feito aplicação de gelo 5 vezes por dia.

    ResponderExcluir
  25. Você deve primeiro saber o diagnóstico final, como você leu acima existem fraturas que não aparecem no RX.

    ResponderExcluir
  26. Caro, Lucas Emannuel , leia sobre fratura do tornozelo, acho que as informações podem que ajudar

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite Dr., tenho 43 anos, não sou esportista e nem faço exercícios físicos, a mais ou menos um mês e meio que venho sentido uma dor na virilha, percebo que quando caminho esta dor aumenta bastante. Fiz ressonância magnética e gostaria muito que o Sr. pudesse ler o resultado da RM e me desse alguma orientação.

    Estruturas ósseas sem sinais de fratura.
    Edema medular ósseo na cabeça/colo femoral.
    Pequeno derrame articular associado a sinovite.
    Lábio acetabular e revestimentos condrais sem sinais de lesão.
    Ligamentos capsulares e redondo de aspecto normal.
    Tendões avaliados de aspecto habitual nas suas origens e inserções.
    Ausência de bursites.
    Feixes neurovasculares livres.
    Ventres musculares com trofismo e sinal preservado.

    Conclusão:
    Edema medular ósseo na cabeça/colofemoral associado a pequeno derrame articular e sinovite. Estes achados são inespecíficos, podendo ser considerada a possibilidade da síndrome do edema ósseo transitório. Sugere-se controle evolutivo.

    Desde já agradeço.

    meu e-mail: paulocesg1@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Doutor, minha irmã tem 8 anos e sofreu um atropelamento de moto, recebeu uma pancada no lado direito do quadril proximo os flancos,e o femur o local sofreu raladura, enxacho e roxidão é preciso fazer um exame com raio x para verificar se houve alguma lesão grave ?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Dr., fiz a ressonância magnética e ficou constatado um edema ósseo no maléolo lateral do tornozelo direito, esta lesão já tem mais de 2 anos. O ortopedista me disse que não tem tratamento pra este caso, somente o repouso para o tornozelo se recuperar, mas se tratando de um tornozelo fica complicado não sofrer impacto. Existe algum tratamento para este caso? Obrigado

    Max Ferreira

    maxigoncalves100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde, Dr. Marcos. Estou com "contusão ossea na cuboide, caracterizado por edema difuso da sua medular ossea, notadamente na porçao lateral onde observamos irregularidades da cortical ossea, sem nítido traço de fratura sugerindo microfratura de trabéculas osseas; e discreta alteração de sinal e afilamento do ligamento talofibular anterior sugerindo estiramento/ lesao parcial previa, permanecendo feixe de fibras de sua banda inferior ainda inseridas; e discreta alteração de sinal da inserção calcanea do ligamento fibulocalcaneo, sugerindo estiramento, sem sinais de roturas". O ortopedista pediiu para que ficasse de repouso, colocando gelo duas vezes no local e passando uma pomada anestesica (diclofenaco), mas já vai fazer dois meses e a dor só aumenta, mesmo usando bota e muleta, o que fazer mais?
    Preciso da sua ajuda!!!!

    Juliana Souza
    jumrad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Marcos Britto da Silva -Poderia me dizer a gravidade do meu problema?

    Ressonância Magnética do Cotovelo Esquerdo, Análise:

    - Edema ósseo subcondral no capítulo, com sinais de discreto afilamento da superfície condral correspondente.
    - Associa-se discreta efusão sinovial radio-umeral.
    - Demais estruturas ósseas com sinal preservado.
    - Tendões flexores, extensores, bíceps e tríceps braquiais apresentam espessura e sinal habituais.
    - Planos musculares com sinal habitual.
    - Ligamentos colaterais a anular íntegros.

    Impressão diagnóstica:
    Focos de edema ósseo subcondral no capítulo, com discreta irregularidade condral, associado a discreta efusão sinovial rádio-umeral.

    Nunca havia sentido nenhum tipo de problema no cotovelo, nem ao menos um pequeno estalo ou coisa parecida. Certo dia malhando senti um desconforto ao levantar um peso e decidi e procurar um médico e passar a fazer crioterapia, no começo não sentia absolutamente nada e nos exames do médico não foi constatado nada. Após 1 mês dessa sensação ao levantar o peso comecei a sentir dor mesmo sem ter retornado à academia, passei 15 dias sentido, logo após esse período a dor passou, mas a sensação do inicio do problema reapareceu no lugar dela.

    Meu médico receitou descanso [que já faço a 3 meses] e injeções de corticoide [só recebi uma injeção até agora].

    Coloco gelo todos os dias desde a "sensação" inicial. Gostaria de saber se vou voltar a ficar bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é descobrir a causa, para poder ajudá-lo mais precisaria examiná-lo

      Excluir
  32. Ola doutor , sou o guilherme e estou lendo esse tópico para q talves poça achar uma solução pr mim. com 5 anos eu cai da escada e bati minha teste e formei dois galos na cabeça e ja tenhos 14 anos tem cura? como tirar isso me incomoda muito a alguma cirurgia e é grava? guisempresantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Doutor, gostaria da sua ajuda. Sou jogador de futsal na Italia. Ha cerca de 1 mes tomei 2 fortes pancadas no joelho na altura da rotula e inizio do femur. Continuei o jogo ate o final. No outro dia porem nao conseguia nem andar. Apos algumas semanas fiz uma ressonância magnetica e constatou Edema Osseo do Femur. Passaram-se ja 1 mes tenho feito Tecarterapia e repouso absoluto e ainda tenho dores embaixo da rotula para andar. Tenho feito fisioterapia e gelo. Comecei a fazer terapia na piscina para ver se ajuda. Tenho muita dor quando inizio a movimentar o joelho, ou deixo ele dobrado.
    O que posso fazer para acelerar a recuperaçao ? Preciso voltar a treinar/jogar.

    Por favor preciso de ajuda.
    melojonatas@hotmail.com
    Muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não retorne aos treinos sem autorização médica, Uma lesão mal curada prejudica o atleta por muitos meses.

      Excluir
  34. Dr. Marcos Britto da Silva, parabens pela materia e respostas, tive uma lesao no ombro, fiz ressonancia magnetica e gostaria de ser avaliado pelo senhor, seu consultorio aceita o plano cassi banco do brasil ? obrigado

    joao barros
    jbarros@hotmail

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Dr. Marcos Britto, parabéns por este espaço. Há dois anos atrás passei por uma cirurgia no tornozelo em decorrência de uma lesão osteocondral no domus talar, cirurgia esta feita por micro perfurações onde também foi colocado dois parafusos no maléolo(não sei se consegui explicar o procedimento), porém há seis meses venho sentindo dores novamente, fiz uma nova RM onde diz que * se observou significativa redução nas áreas de edema ósseo subcondral, na porção medial do domus do tálus, comparativamente ao exame interior, persistindo pequena área de irregularidade e alterações de sinal do osso subcondral.
    *também condropatia do maléolo posterior, com edema subcondral.
    gostaria de ter uma ideia de como deve ser tratado novamente este problema? e o que significa condropatia? saliento ainda que reduziu minha confiança ao meu médico a partir da volta da dor...
    OBRIGADO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Condropatia se refere a uma cartilagem doente. Saliento que nós médicos não somos Deuses. Retorne ao seu médico.
      Para emitir minha opinião no seu caso precisaria examiná-lo.

      Excluir
  36. Boa Noite Dr., fiz uma cirurgia em janeiro de 2013 de reconstrução do LCA, desde a cirurgia eu sinto dor, em julho foi feito uma RM e constatou edema ósseo na tíbia próximo ao túnel que foi feito para passagem do novo ligamento, meu médico solicitou outra RM agora em novembro e eu fiz novamente e no laudo diz que permanece de forma semelhante a alteração do sinal das fibras proximais do neoligamento cruzado anterior junto à saída do túnel femoral, com manutenção de sua orientação, associada a edema/delaminação líquida circunjacente. O edema ósseo junto ao planalto tibial circundando o túnel ósseo tibial permanece de forma semente ao de julho de 2013. Este edema se estende para o planalto tibial, na sua área de carga. Consta tb um pequeno derrame articular e pequena distensão liquida da bolsa infrapatelar profunda. Gostaria da sua ajuda pois estou preocupado e o médico q fez a cirurgia não me passou nada pra fazer, fico no aguardo, Att, Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conversar com o ortopedista após um exame clínico detalhado é a melhor opção no momento.

      Excluir
  37. Sofri uma queda de motocicleta e meu pé foi prensado, mas segundo os exames não houve fratura, mas decorridos mais de oito meses meu pé ainda incha e já passei por quatro ortopedistas e não foi-me dado um diagnostico. Qual a patologia que possuo ,pois de manhã meu pé está normal, mas depois do trabalho (sou farmacêutica), o peito de meu pé fica inchado e dói muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ajudá-la precisaria examiná-la, se passou por 4 ortopedistas provavelmente seu caso é um pouco mais complexo.

      Excluir
    2. ao esmagar um tecido podemos provocar uma fratura, porém também podemos sofrer lesão das partes moles: tendões, músculos, ligamentos, cartilagem , artérias, veias e também os chamados vasos linfáticos.

      Excluir
  38. Boa Tarde Doutor. Fiz uma ressonância e o resultado foi: Pequeno foco de edema ósseo medular subcondral no aspecto interno da superfície articular distal do osso cuneirforme intermédio. O que isso significa? E se por acaso tenho alguma coisa desregular no meu pé esquerdo, qual o tratamento? Obrigado pela atenção. Email: maysia_carolina@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edema ósseo pode estar relacionado a trauma agudo ou cronico e também uma sobrecarga mecanica

      Excluir
  39. Boa tarde Doutor. Sou corredor de rua e após uma meia maratona passei a sentir muitas dores no tornozelo esquerdo, realizei uma resonancia magnética e o laudo foi:
    - traços de fratura na medular óssea do calcâneo com importante edema adjacente;
    - discreto edema na medular óssea dos maléolos medial e lateral por provável contusão;
    - espeçamento e alteração de sinal do ligamento calcâneo fibular sugerindo injuria crônica;
    - afilamento do ligamento talo fibular anterior;
    - estiramento das fibras profundas do complexo deltoide;
    - estruturas miotendineas integras;
    - fascia plantar com morfologia e intensidade de sinal habituais;
    - pequeno derrame articular distendendo o recesso sinovial posterior
    Da talocalcanea.

    O que o senhor me diz, vou precisar de alguma intervenção cirúrgica?
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para indicar cirurgia precisaria examiná-lo, sugiro que você avalie se existe alguma causa de base dessa fratura.

      Excluir
  40. Boa noite!
    Há quase dois meses tive uma pequena fratura próxima a articulação do dedo anular da mão esquerda.
    O dedo foi imobilizado pelo médico com uma tala e fiquei umas duas semanas e meia com ele. O dedo não está mais roxo. Porém, a junta está um pouco inchada e o dedo um pouco curvado e não consigo deixá-lo esticado porque dói. E assim ele está ficando mais alto na parte de cima e dobrado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Bom dia. Tive uma entorse de tornozelo acredito que grau 2. Fiz uma ressonância e o resultado foi:
    Contusões ósseas no retrope
    Rotura das fibras profundas do ligamento fibulotalar anterior, este espessado, com aparente fino feixe das fibras superficiais em topografia habitual.
    Espessamento difuso do ligamento fibulocalcaneo e heterogeneidade da porção profunda do complexo ligamentar deltoide compatível com estiramento.
    Moderado derrame articular tibiotalar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ortopedista irá usar esses dados acima e juntar com o exame físico para determinar seu tratamento.

      Excluir
  42. Bom dia Dr. Marcos,
    meu nome é Vinícius, sou formando em medicina pela UESC (Ilhéus-BA).
    Há 2 meses sofri um entorse do joelho enquanto corria. Resultou em fratura com avulsão da epifise proximal da fibula (comprometendo a inserção do LCL), ruptura do LCA e LCP, lesão do menisco lateral, cisto popliteo, e acentuado edema ósseo em face medial do femur e tibia, e face lateral da tibia. Infelizmente meu quadro complicou (ainda mais) com uma TVP, e por conta desta complicação tive que prorrogar a cirurgia. Tenho ficado muito preocupado com este edema ósseo, pois não sei o prognóstico neste caso. Será que o Sr. poderia me ajudar com relação ao prognóstico desta lesão no meu caso?
    desde já grato pela sua atenção,
    viniciusfiladelfo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edema ósseo é de menor importância diante das demais lesões, a medida que as outras estruturas cicatrizarem o edema ósseo se resolverá.

      Excluir
  43. OLá Dr. minha esposa está com edema ósseo já fazem 9 meses (diagnósticado por ressonância)e não melhora...está de muleta sem apoiar o pé, fazendo gelo e fisio, mas nada....o sr. teria alguma dica? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure a causa do edema ósseo, corrigindo a origem do problema em geral resolvemos. Existe carência nutricional? Carência vitamina? Desequilíbrio hormonal? Osteomalacia? Sobrepeso? Desequilíbrio alimentar? Não toma leite? Não come carne? Não como verduras e legumes? Somos o que comemos.

      Excluir
  44. Prezado dr. Marcos, bom dia. Sofri há dois meses atrás uma fratura no 2° metatarso e 5° metatarso, ambas no pé direito. O primeiro RX não deu nada, a RM constatou as fraturas, edemas, inflamação entre outras coisas. Fiz sessões de fisioterapia e estou usando um sapato Barouk. Fiz um novo RX que mostra no relatório " estruturas ósseas preservadas. Mas eu ainda sinto dores fortes e não consigo caminhar sem o sapato. É normal esse resultado no RX? O quê isto quer dizer? Obrigada,
    Cássia Espósito.

    ResponderExcluir
  45. Dr. Marcos, boa noite há mais de 1 mês tenho sentido dores na tíbia na porção articular do joelho. Não sofri nenhum trauma, não tenho fibromialgia, essa dor tem me preocupado pois piora com esforço e a noite. Tenho neoplasia de cólon, será que é um osteosarcoma? Estou desesperada. obrigada rubynhacostta@gmail.com

    ResponderExcluir
  46. Dr. Marcos, boa madrugada. Em relação ao tratamento fisioterapêutico no edema ósseo no terço medial do dômus do tálus, a utilização do ultrassom terapêutico é indicado independente da fase que encontra-se o edema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso internauta em geral não prescrevo o ultrassom para o tratamento do edema ósseo. O edema ósseo ocorre devido a uma sobrecarga mecânica e a fratura de algumas trabéculas ósseas seu tratamento é baseado nos mesmos princípios do tratamento das fraturas.

      Excluir
  47. Boa noite Dr. Estava jogando futebol e sofri uma pancada que resultou uma dor muito intensa. Fiquei 1 mês sem conseguir pisar e sigo na fisioterapia a 2 meses. Ainda sinto muitas dores. Gostaria que você me dissesse o que significa essas coisas que estão na minha RNM e se meu caso pode ser cirúrgico.
    Edema na porção medial e anterior do tálus, maléolo medial e na superfície articular da tíbia com o maléolo lateral, indicativos de alterações pós-traumáticas.
    Incipientes osteofitos marginais na articulação tíbio-talar, com redução leve do espaço articular correspondente.
    Pequeno derrame articular tíbio-talar, com sinal isointenso em T1, segurindo conteúdo hemático.
    Inserção talar do ligamento talo-fibular anterior não individualizada, com edema em sua topografia, notando-se afilamento e irregularidade da porção remanescente deste ligamento, indicativo de lesão.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante avaliar o exame de ressonância em conjunto com o exame físico, sugiro que você leve esse exame ao seu ortopedista. Leia mais sobre edema ósseo. O tálus é uma osso do pé.

      Excluir
  48. boa tarde doutor sofri um acidente em julho onde quebrei o plator tibial no momento sinto muitas dores no meu joelho e o osso da parte externa do joelho esta estufando para fora e minha perna cada dia que passa esta ficando torta na minha ultima consulta relatei isso ao meu medico mas ele disse que era normal , mas sinto muitas dores no joelho na tibia aonde coloquei 8 parafusos e 2 platinas quase nao sinto dores ja vai fazer 5 meses que nao ando. o que devo fazer por favor doutor me ajude me de uma luz me chamo viviane e tenho 38 anos obrigada

    ResponderExcluir
  49. boa tarde doutor no dia 18/07/2016 sofri um acidente de moto onde quebrei o plato tibial tive que colocar 8 parafuso e 2 platinas o tempo vai passando mas a dor no joelho so aumenta o osso externo esta estufando para fora e minha perna esta ficando torta na ultima consulta falei ao medico mas ele disse que e normal ,mas como assim a junta do meu joelho esta saindo para fora na minha cirurgia sinto poucas dores mas o joelho doi muito entao a minha duvida e essa e normal o osso do joelho sobre sair e ficar alinhado e a perna ficar torta desde do meu acidente nao consigo colocar o meu pe no chao por favor doutor me de uma luz sera que vou ter que fazer outra cirurgia por causa da perna que esta entortando e o osso saindo para fora desde ja agradeço obrigado

    ResponderExcluir
  50. Olá, eu estou com edema ósseo a 2 anos, já fiz duas ressonâncias, fisioterapia, tomei antiflamatoros e até agora não melhorou faço bastante exercícios aeróbicos em casa também. Eu machuquei andando de skate, e hoje quando vou subir escada me abaixar ou até mesmo deitado quando vou flexionar o joelho aí ele dói. Eu queria saber se edema ósseo realmente tem cura e o que devo fazer? Obrigado! Meu email mayconluan@live.com

    ResponderExcluir
  51. Boa noite doutor meu irmão fez uma ressonância magnética no joelho direito no diagnóstico deu edema medular na tuberosidade tibial anterior de provável origem mecânica.

    Edema dá gordura infrapatelar lateral denotando atrito / hiperpressao do mecanismo exterior. O que significa isso doutor nos ajude por favor meu email é
    elievaniaoliveira68@gmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá,sofri um acidente de moto bati com o ombro no chão,bati um rx mais não deu nada.porem se passou um mês e não consigo movimentar o ombro.
    Bati uma ressonância magnética.e se constatou um edema no úmero.
    Meu ortopedista me mandou procurar um cirurgião pois a lesão não é tão simples.sera que minha lesão necessita de cirurgia?
    E a recuperação é demorada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traumas de alta energia podem produzir lesões ósseas porém pode ocorrer também lesão em partes moles. Especialmente no chamado manguito rotador.

      Excluir
  53. Achei muito interessante a postagem. Estou com o diagnóstico de focos de edema ósseo nos componentes do tarso, principalmente no talus, sequela de ruptura de espessura parcial do ligamento talofibular anterior e pequeno derrame articular tibiotalar e subtalar posterior.
    Convivo com a dor desde 2012 quando eu tinha 14 anos e só hoje que o ortopedista solicitou ressonância do tornozelo.
    Porém, nunca tive nenhuma contusão para causar tudo isso, tenho hipotireoidismo e minha endocrino está ciente de tudo.
    Levarei os resultados para ele, mas segue a dúvida de como é possível tudo isso sem nenhuma contusão? Nos dois tornozelos ainda por cima.

    ResponderExcluir
  54. Oi boa tarde Dr marcos meu nome e carla eu quria uma informação sobre o meu usame do raio xiz que fiz no meu punho direito q me doi muito o que me apresentam estruturas ósseas apresentam corticais integras e padrao trbecular preservado.espacos articulares com amplitude preservada. Mas tenho risco meu imail Carla.bicca1990@gmail.com obg dotor marcos

    ResponderExcluir
  55. Oi boa noite.,minha filha de 8anos subiu em cima de uma mesa de vidro e quebrou e entrou na perna dela e ela fez uma cirurgia mas ela não consegue levantar o dedão a medica pediu uma ressonância e o resultado dis que ela tem um edema da modular óssea na região diafisaria da tibia oque isso significa pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O artigo acima relata o que é edema e contusão óssea. No caso isso ocorreu por trauma na tíbia durante a queda. Cortes profundos podem provocar lesão tendinosa.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.