Nervo Ciático

O nervo ciatico tem origem nas raízes lombares e vai em direção ao membro inferior. O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano e é responsável pela sensibilidade e motricidade de boa parte dos membro inferior.

O que é a dor ciática?
A dor ciatica ou ciatalgia é a dor que o paciente sente ao longo de todo o membro inferior, o paciente relata que a dor "corre" pela perna. Em algumas situações o médico pode dizer que o nervo ciático esta inflamado.

Dor Ciática, Ciatalgia e Lombociatalgia são a mesma mesma doença?
Dor ciatica e ciatalgia são sinônimos e se referem a dor que corre pela perna, na lombociatalgia a dor tem origem mais superior na região lombar, ou seja a lombo ciatalgia é a dor que começa nas costas e "corre" para a perna.

Qual a origem da dor ciática e da ciatalgia ?
A dor ciática é um sintoma de uma compressão neurológica. Essa compressão pode surgir devido a uma compressão alta, dentro ainda da coluna lombar, ou mais baixa ao longo do trajeto do nervo. ( síndrome do piriforme)

Quais as causas da lombociatalgia?
Na lombociatalgia a compressão do nervo ciático ocorre ainda dentro da coluna lombar. Essa compressão pode ser causada na saída do nervo na coluna, por uma hérnia de disco ou uma protusão discal. Em paciente mais velhos a hipertrofia dos ligamentos e o crescimento ósseo ( osteófitos - picos de papagaio ) também podem contribuir para o surgimento da dor. A compressão também pode ter origem dentro da coluna em casos de estenose do canal lombar e nas espondilolisteses.

Como é o quadro clínico da compressão do nervo cíatico?
O paciente apresenta dor no trajeto da raiz nervosa acometida, de acordo com a área de dor podemos inferir a raiz nervosa comprometida, alguns reflexos também podem ser testados para ajudar a confirmar a área. O exame clínica ajuda muito na correlação com as imagens e guia o médico perito na identificação de pacientes simuladores.

Como é feito o diagnóstico da dor ciática e da lombociatalgia?
O diagnóstico é clínico pelo relato do paciente, o exame radiológico ajuda na avaliação do coluna lombar, a Ressonancia Nuclear Magnética é o exame padrão ouro para diagnostico das patologias da coluna lombar ( hérnias de disco, protusões discais, etc.) a EletroNeuroMiografia e PESS auxilia na identificação das compressões do nervo ciático em outros pontos anatómicos.

O que é a sindrome do Piriforme?
A sindrome do piriforme é a compressão do nervo ciático na emergência do nervo na nádega. A compressão do nervo ciático ocorre pelo fato do nervo ficar comprimido dinamicamente pelo músculo piriforme que pinça o nervo durante a contração do músculo.

O que devemos fazer para tratar a compressão do nervo ciático?
Quando o nervo ciático está comprimido devemos descomprimir o nervo. A descompressão pode ser feita com auxílio dos antinflamatórios hormonais e não hormonais ( não esteróide = AINE) para regredir o edema ao redor da raiz nervosa, porém alguns casos requerem cirurgia para realizar um tratamento definitivo

A dor ciática tem cura?
Sim, a maioria dos casos melhora com tratamento medicamentoso, exercícios, fisioterapia, acupuntura, alongamentos, etc. Sempre orientados por um médico. Os pacientes que permanecem com a compressão nervosa e sintomas neurológicos podem ser submetidos a cirurgia.


Ortopedia, Traumatologia, Medicina Esportiva
Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 20/07/2012

Comentários

  1. Olá!
    Por favor me tire algumas dúvidas. Fiz cirúrgia na cervical (artrodese) e retirei uma hérnia na lombar também, tive fístula e perdi o liquido licórico me provocando dores de cabeça terríveis, precisando reoperar e continuo com dores fortes na perna e no pescoço. Falei para meu médico e ele não me diz nada. Será que vou precisar reoperar novamente para descomprimir o nervo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fistula liquôrica em algumas situações cicatriza espontaneamente, converse com seu médico

      Excluir
    2. nervo ciatico da luxaçôes na virilha?? Dr.

      Excluir
  2. Dr. ja distendi a virilha duas veses so que nessa ultima nao sei se por causa da distençao to com uma dor ums 3 dedos acima do penis que aparece quando fasso algum chute muito brusko quando forço a abertura ou fasso movmento de fora pra dentro com força com as perna as dores da distençao ja nem sinto mais porem essa fico . Sr poderia me auxiliar

    mudando de assunto...
    toda vez que aparece alguma dor no meu corpo e eu fico preucupado eu pesquiso sobre o que pode ser ,tratamentos,curas etc.. e sempre essas dores aumentao e permanecem por um bom tempo dps desaparecem
    ja aconteceu isso com dores nos 2 braço e ombros( um de cada vez)e dores no joelho por meses apos eu parar de pensa nas dores elas praticamente somem Porem ta sendo muito ruim eu ficar encucado com alguma coisa e os sintomas se expadirem nessa magnitude

    ResponderExcluir
  3. Para postar comentários você deve ser seguidor do blog e informar seu email.

    ResponderExcluir
  4. Dr.esto dezesperada pos sinto uma dor imensa q começa na nadega esquerda e desse pela perna,muitas das vezes n consigo mim movimentar.Ja fui um muitos medicos de varias especialidades tomei inumeros remedios e de nada adianta.Em minha ressonancia deu o seguinte:provavel vertebra de transiçao lomb ar vt com pequeno disco inte-somatico rudimentar.Os medicos dizem n saber o q eu tenho ficao mim mandando de medico em medico .Se puder mim ajude pos ja n sei o fazer.Obrigada!walquiriajustina@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Drº, tenho 18 anos e a praticamente 5 meses enfrento uma dor que me incomoda muito, a inflamação no nervo ciático, já fiz uso de vários anti-inflamatórios, mas nenhum me curou até o momento. Queria sua resposta o mais rápido possível:

    *Inflamação no nervo ciático tem CURA?
    *O processo de desinflamação é lento?

    Drº eu ainda sonho em poder correr, pular e realizar meus exercícios que tanto amo (principalmente a pratica de artes marciais). PODEREI EU ALGUM DIA EXECUTAR AS MESMAS?

    Se puder me mande a resposta pelo meu email
    *braian_andrade2@hotmail.com

    Abraços e muito obrigado pela sua devida atenção.

    ResponderExcluir
  6. Dr. O Senhor me indica algum ortopedista em Vitoria no Es, para minha Mãe acho que ela tem ciatalgia.

    ResponderExcluir
  7. olá boa noite!!
    Meu nome é Pedro Iago e eu sou praticante de Kung Fu, no começo do ano em um exercício de rotina machuquei minha perna, a principio achei que fosse um machucado comum e não dei muita atenção, mas o problema persistiu e fui ao um ortopedista e foi constatado que era nervo ciático inflamado, tomei uma serie de remédios e fiz alguns tratamentos mas nenhum com uma melhora significante, a dor cronica que me perseguia durante o dia todo passou, mas o problema é que eu sou um atleta e não estou conseguindo fazer quase nenhum tipo de exercício que a dor volta a doer... exercitório Dr. oque eu gostaria de saber é se a inflamação do nervo ciático tem cura e se o processo e lento...e também gostaria de saber se o Sr. poderia me indicar um exame um pouco mais de talhado que eu possa fazer para constatar algum outro tipo de problema caso não seja apenas o nervo ciático inflamado!
    Desde já agradeço!
    Aguardo a resposta do Sr.
    Meu email: p3drotigre@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nervos em geral podem ser avaliados com um bom exame de eletroneuromiografia e Potenciais Evocados Somato Sensitivos (PESS) para saber se um exame esta ou não indicado num determinado caso você deve consultar um médico. Como suas dores não nos membros inferiores você pode procurar um ortopedista.

      Excluir
  8. Dr. Marcos, preciso de uma indicação de médico em Brasília, que seja fisiatra, estou com compressão de nervo ciático, sofro de condromalácia patelar e fibromialgia. Tenho 28 anos e preciso urgentemente de um médico que possa cuidar de mim como um todo para total reabilitação. Obrigada pelo site!
    email cagregorio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Carolina Gregorio Oliveira

      Desculpe conheço pouco o sistema de saúde e os profissionais de Brasília, estive em Brasilia pela primeira vez ano passado para o Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia CBOT, porém nesse evento não conheci nenhum Fisiatra. Tenho um post sobre dor na face anterior do joelho que fala um pouco sobre condromalácia, espero que possa ajudá-la.

      Excluir
  9. o que significa reduçao do espaço Lombociatalgiaintervertebral l5-s1? e pediculos, laminas e apófises integros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Íntegros quer dizer que estão normais, redução do espaço significa que o disco intervertebral desse nível diminuiu de tamanho e as vertebras ficaram um pouco mais próximas.

      Excluir
  10. Dr.tenho 32 ano e uma hernia de disco que vem me tirando o sono,gostaria de uma avaliação sua,pois desta vez além da dor na parte posterior da perna direita doi o joelho e virilha..
    sempre fiz esportes,agora estou só na acupuntura e fisio.

    meu e-mail:flavia.gracciela@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. sou manicure e tenho 2 hernias de disco,lordose e escoliose e tendinite nos braços e pernas e agora me apareceu uma tal de nervo ciatico,oq faço? q dor horrivel...obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde gostaria de saber se Nervo Ciático quando esta inflamado da dor no testiculo.

    ResponderExcluir
  13. Dr.Marcos Britto, por favor me ajude não sei o que fazer para ajudar meu pai. Ele tem 71 anos e há uma semana está sofrendo com muita dor na perna,principalmente ao movimentar o joelho doi muito mais, ele está andando encurvado, com a perna encolhida.Foi ao pronto socorro e o médico(clínico) receitou comprimido anti-inflamatóri e injeção de alginac durante 3 dias. Mas ele continua sentindo dor e não consegue nem dormir. Aguardo alguma orientação de sua parte. Desde já obrigado.

    meu email: Sanmay.2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ola Dr; meu nome e Warlei tenho 28 anos e a 39 dias atrás estava eu realizando um exercício na academia (encolhimento de ombro) c 30kg quando senti uma fisgada seguida de dor na região da coluna, 3 dias dos essa dir piorou de forma q não conseguia ficar de pé deitado nem sentado sentia cãibras e muita dor procurei orientação médica especializada, tomei 10 aplicações de injecção p aliviar a dor não me lembro os no mm es agora sei q eram 3 tipos diferentes tomava intercalando os dias sei q uma era vermelha e misturavs a outra substância era bem dolorida, enfim a colun a melhorou porém a perna ainda esta ruim foi indicado medicamentos TRILAX, TANDRIFLAN, CLORIDRATO DE TRAMADOL, CLORIDRATO DE CICLOBENZAPRINA, PARACETAMOL +FOSFATO DE CODEINA enfim ja estou andando lentamente porem sinto q se eu andar rapido agaixar ou ficar muito tempo sentado sinto uma dor q incomoda muito, outro detalhe e a sola do pé e os 3 ultimos dedos di pé ficam dormentes e a sols do pé doi como se eu tive se corrido descalço sobre pedras o calcanhar também fica adormecido esses sintomas são todos na perna direita um entretenimento na parte postetior da coxa e panturrilha assim isso dificulta a minha locomoção. Os sintomas são claros e evidentes de CIATALGIA porem na resonsncia magnética nada de anormal foi apresentado fui afastado do trabalho e o médico me deu até dia 16/02/2013 onde devo voltar a trabalhar, diante do meu caso o Sr; acha q com os dias restantes eu devs melhorar? Devo continuar tomando os medicamentos uma vez q já acabou, e quanto aos exercício devo voltar a fazê los praticar musculação poderar agravar, e devo mesmo ficar de repouso deitado como fiquei por dusd semanas ou ir andando na rotina normal mesmo havendo dor warlei.x@hotmail.com At; Warlei Xavier VZP MG BRASIL.

    ResponderExcluir
  15. Dr. Boa tarde!

    Na sexta-feira minha namorada desmaiou e eu tive que carrega-la no colo, quando eu a levantei eu senti minha perna esquerda ficar dormente, posteriormente fiquei com uma dor na lombar. No dia seguinte a dor começava na lombar do lado esquerdo e seguia pela perna esquerda causando uma leve dormência. A minha duvida é a seguinte:

    O fato de eu ter pego peso excessivo pode ter causado uma lesão no ciático, ate pelos sintomas que informei? E tem cura?

    Grato.

    Bruno Reis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O excesso de peso ou carregar peso de modo inadequado podem causar dores ciáticas

      Excluir
  16. Boa tarde, Dr.Marcos, a Siringomielia em c5 e c6 com extensão de 3 cm, pode causar problemas no nervo ciático?
    e-mail: socorro.lima35@hotmail.com
    Grata desde já pela informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A patologia pode provocar sintomas nos membros inferiores, procure um ortopedista.

      Excluir
  17. Dr. boa tarde!
    Fiz uma caminhada longa e fiquei por uns dois dias com 3 dedos do pé direito formigando.. de uns tempos pra cá tenho sentido dores na perna direita, as vezes perto da virilha e outras na parte de traz perto das nadegas..
    Também estou sentindo dor no braço direito, uma dor leve, um incomodo e um incomodo na fonte, perto do olho direito, me falaram que era sinisite.
    Recentemente fiz exames de sangue, checkup do coração, urina, ultrason do abdomen completo e esta tudo normal porem estou preocupado por não ver relação do nervo ciático com as o incomodo no braço e a dor de cabeça, que fica o dia todo por varios dias depois passa.
    Devo procurar um ortopedista ou neuro?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Olá Dr. Marcos;

    Estou com uma dor incapacitante que ataca os testículos e irradia para as pernas que me tira a energia para o trabalho...
    Os médicos urologistas têm discartado cada vez mais problemas nos testículos e atribuído, sim, a problemas na coluna.
    Sinto pontadas - somente quando aperto - em uma região central ligeramente acima das nádegas.
    A dor é incapacitante não porque atinge as pernas, mas sim porque comprime os testículos.
    O interessante é que a dor, ou é na perna direita e no testículo direi, ou na perna esquerda e testículo esquerdo...

    É uma situação comum?
    O que o Senhor me recomendaria além de ,obviamente, procurar um médico?
    Dr., qual o exame que faria o médico descobrir exatamente qual(is) o(os) nervo(s) que estão sendo atacados?...porque sei que existem outros nervos nesta região quue não são - e não se chamam - exatamente ciático...



    Se puder me responde por e-mail... henriquedelira@msn.com

    Desde já agradeço pelo espaço e atenção;
    C.HenriqueLira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já passou por vários médicos , para poder ajudá-lo precisaria examiná-lo pois sua pergunta e sobre um caso específico

      Excluir
  19. boa tarde Dr ha tres meses sinto muita dor que nasce na nadega e vai ate o pe fiz tumografia foi constado hernia na l5 tamanho de 1cm comprindo a raiz l5 fiz bloqueio lombar a 18 dias atualmente estou tomando alginac retard e uma formula com imipramina 15mg deflazacort 6mg meloxican 15mg ciclobenzaprina 5mg e codeina de fosfato 30 mg mas a dor persinte principalmente quando sento nao consigo sentar por mais de5 minutos o senhor acha que ainda posso ter esperanca de melhorar mais meu imail juliocesarvig3@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Dr. Marcos,
    primeiro gostaria de parabeniza-lo pelo blog, é muito esclarecedor!
    Depois da minha terceira gravidez sempre fico com o nervo ciatico do lado direito inflamado e tenho condromalacia patelar nos dois joelhos sendo q no direito a cartilagem está uniformemente afilada... e agora pratico musculação e ergometria...gostaria de saber quais exercícios posso ou não fazer... é possível o sr. me ajudar?
    desde já obrigada, Vanessa Rezende

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro caminhadas, para exercícios específicos você deve passar por uma avaliação ortopédica.

      Excluir
  21. Boa noite Dr. Perdi o movimento e a sensibilidade no pé direito, devido a um acidente em 2008. e nenhum medico me deu uma resposta concreta do motivo. porem um fisio me deu a visão que minha vertebra esta pinçando o nervo ciatico. Qual o tratamento adequado o senhor me sugere? faço exercicios para o ciatico em casa e sinto uma leve sensibilidade no pé e perna. Engracado que afetou o ciatico, contatado em neuromiografia, mas mecho o joelho normalmente, e tenho a sensibilidade na parte interior da canela, mas o lado posterior e o pé nao possuoi sensibilidade, nem movimento. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A inervação da coxa é diferente da inervação do pé. Uma lesão de um determinado nervo afeta somente o dimídio ( região suprida por um nervo) inervado por ele

      Excluir
  22. Após forte dor na lombar e quase desmaiar, fiquei com o pé direito dormente, mas a dor passou após o médico da emergência ter me aplicado voltarem + dipirona intra muscular e me receitado antinflamatorio por 7 dias, mas o pé direito permanece dormente! Oque pode ser? Ja tem unas 5 dias dormente! Que medico procuro???

    ResponderExcluir
  23. Dr. Marcos , minha avó tem 61 anos e há alguns meses começou a sentir esses sintomas, ela sente muitas dores na ciática e desce pras pernas ela nao consegue mais dormir pq sente mt dor, já fomos há diversos médicos eles passam um remédio que nao resolve e pronto, ela é diabética e sente uns choques na coluna e é o que mais incomoda, não sei mais o que fazer ela chora de dor e ninguem aqui na cidade resolve. me ajude
    kayallalirio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Dr.Marcos o nervo da minha panturrilha doi muito quando eu ando, como eu faço pra curar esse nervo e fazer ele para de doer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é procurar um médico, ele irá fazer o diagnóstico do porque seu "nervo" esta doendo e prescrever um tratamento

      Excluir
    2. Bom dia Dr. Marcos , a 10 dias atrás tomei uma injeção e senti uma dor muito forte alem do normal, desde então sinto muita dor nas pernas , acredito que a agulha tenha pegado no nervo , o que devo fazer?

      Excluir
  25. Bom dia, fiz um ressonância Magnética do tornozelo direito,deu pequeno volume líquido intra-articular associado a coleções císticas de alto teor hídrico periarticulares, notadamente tal-calcaneal posterior e lateral,inferindo um derrame articular,liquido laminar na projeção retrocalcânea e peri-inserconal,do tendão calcaneo,no tornozelo, sem alterações de espesura tendinea ou alteração de sinal ósteo-tendineo, associado inferindo aspecto leve de bursite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ressonância está pronta, agora sugiro que você leve esse exame para o ortopedista que solicitou o exame. Ele irá interpretá-la e fazer a correlação com o seu exame clínico.

      Excluir
  26. Dr tomará que o sr veja está postagem meu nome é Wander e a meses eu sofro de um possível nervo ciático que erradia a dor para a perna direita porem de 3 meses pra ka começou a apresentar também dores latejantes no testículo também do lado direito será que isso pode ser nervo ciático ??? obrigado DR

    ResponderExcluir
  27. Dr, acho q pincei algum músculo ou nervo da parte interior da virilha. Espreguicei-me e senti dor e depois disto, dói a virilha, a parte interior da coxa e a perna formiga e fica dormente. O q é isto e qual exercício pode tratar isto? Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Dr boa tarde gostaria de saber qual é o tenis ideal para quem tem problemas no nervo ciatico? Trabalho em pé e quase sempre dói bastante no fim do dia, qual o melhor tenis para usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na dor ciática apesar de ocorrer dor no pé o problema está na coluna. o melhor e tratar a coluna e usar sapatos confortáveis.

      Excluir
  29. Olá Dr , há anos toda noite ao dormir sinto uma dormência nos dois braços seguido de um desconforto. Para aliviar tenho q dormir com os braços esticados , mas de um tempo pra cá tem piorado. E isso só me ocorre ao dormir, quando levanto não sinto mais nada. Detalhe: mesmo após ter acordado , se durante algum momento do dia eu cruzar os braços por 2 ou 3 minutos , começo tb a sentir a dormência em seguida o desconforto. Para passar a dormência descruzo o braço e a dormência passa. O q poderia ser doutor ? Obrigado pela atenção

    roncefo_new@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Jc-negocios@live.com
    Dr parabéns pelas respostas
    Já me tirou algumas dúvidas
    Precisamos de mais profissionais assim,
    Gostaria de fazer um questionamento que segue
    Realizei uma cintilografia óssea e ressonância de coluna lombar e bacia, resultado sacroileíte bilateral, osteartrose de joelho ombro hoje de cadeira de rodas vivo deitado, único jeito de não sentir dores é nesta podia ao deitado de lado,é preciso conviver com isso o resto da vida, visto que sofro com isso a 6 anos, isso não tem cura?

    ResponderExcluir
  31. Olá Quero sabe se o ortopedista pode identificar uma dor ciática ou não por que na minha cidade só tem ortopedista moro no interior.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde!


    Estou com o seguinte problema:

    Minha esposa teve um acidente há 4 anos atrás, quebrou 3 vértebras da coluna, colocou pinos para sustentação, e desde que se recuperou, ela perdeu o movimento de levantar os pés (anti-equino). O médico solicitou a eletroneuromiografia e o resultado é a ausência total de sensibilidade dos nervos em uma perna e 1% de sensibilidade na outra perna.


    Gostaria humildemente de buscar outras opiniões, pois minha esposa sofre muito e o sonho dela é conseguir poder andar novamente sem a órtese.


    Você poderia me dizer se é possível se recuperar nesses casos, nem se que seja parcialmente, ou até mesmo realizar alguma cirurgia?


    Se possível, por favor me responda por e-mail:
    tarcisiotadeu@hotmail.com




    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Dr, minha mae a dois meses atras setiu dores na perna direita, depois a perna perdeu a sensibilidade e agora esta sem movimentar a perna e os dedos, isso pode ser o ciático??? Como tratar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa descrição sugere comprometimento neurológico progressivo, procure imediatamente um médico.

      Excluir
  34. Boa noite, Dr.
    Há um ano e meio atrás eu tive uma forte dor lombar e travei, desde então tenho tido muitas dores, ás vezes suportáveis, outras só indo no pronto socorro. Já fui em ortopedistas que disseram que não tenho nada,
    Minha ressonância diz que tenho espondilodiscoartropatia degenerativa lombar em fase inicial
    ABaulamento global do disco L5-Vt
    Meu rx diz que tenho 6 vertebras com características lombares, sendo que a mais discal apresenta megapófises transversas articuladas com o sacro, caracterizando vértebra de transição
    Mínimos osteótipos marginais nos corpos vertebrais.
    Não sei mais o que fazer, a dor irradia para as pernas e abaixo dos pés, dificultando muito a caminhada.
    Emai edmaramalveze@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses casos devem ser avaliados com atenção. As compressões medulares em geral produzem mais frequentemente dores mais localizadas. Retorne ao médico.

      Excluir
  35. Dr...Estou com problemas no ciático..devo consultar um ortopedista ou neurologista? patinic19@hotmail.com...muito obg!!!

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Dr. Estou sentindo muitas dores na parte baixa da coluna e as dores vão ate o calcanhar, como se estivesse puxando um nervo. Devo procurar um neuro ou um ortopedista?

    ResponderExcluir
  37. Fui ao clínico onde diagnóstico foi a inflamação do nervo ciático, fiquei 7 dias com dor forte na nádega onde surgiu a dor, após uns 20 dias ela voltou na coxa e desceu p canela, queimarão e dor interna, será q aina está inflamado?

    ResponderExcluir
  38. Síndrome de piriforme demora muito para curar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das parte difícil é o diagnóstico correto. Várias dores podem parecer Síndrome do Piriforme. Sem um diagnóstico correto demora muito para curar.

      Excluir
  39. Dr. Marcos Brito.. tenho 46 anos, estava com muita dor no nervo ciatico ..tomei remedios e fiz alguns alongamentos e faço caminhada quase todos os dias, a dor no ciatico quase nao cinto mais , o q eu cinto e me incomoda é meus pés q ta dormente ja esta quase 2 meses e não consigo jogar futebol e não tenho flexibilidade nos pés e perna esquerda... qual o medico indicado

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde doutor por favor peço ajuda meu nome é DINISIA Tavares, e estou quase ficando sem andar pois tenho a um mês sentindo uma dor que começou no joelho e desceu para panturrilha e agora está no tornozelo e dormência na planta do pé por favor me ajude pois tenho tentado marcar um especialista do sus e não tenho conseguido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dor no membro inferior acompanhada de dormência e que progressivamente tira a capacidade de marcha é um quadro muito importante. Você deve procurar um médico rapidamente.

      Excluir
  41. Dr a uma semana tem sentido mt dor no braco direito e no pescoço. .O ortopedista pediu uma tomografia não mostrei ainda.sintodores nas costas e hoje amanheci com a Mão dormente e os pés.me receitou torahesic.. melocox só que até meus lábios sinto um pouco de dormencia o que pode ser Dr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses sintomas podem estar relacionados à várias patologias. Você deveria procurar um atendimento médico rapidamente.

      Excluir
  42. Boa Noite,

    Minha avó sente uma queimação nas pernas que vai até a planta do pé, sabemos que ela tem hernia de disco, picos de pagagaio, o que comprensa o nervo ciatico, ela já tem 80 anos e não pode passar por cirurgias, e remédios para dor nada adianta, gostaria de saber qual especialista procurar e se temos algum tipo de tratamento que pode aliviar a dor para que ela possa dormir, pois a dor é tanta que ela não dorme. Se puder responder meu email é eziodp@ig.com.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Sempre podemos fazer algo para minimizar o sofrimento.

      Procure um ortopedista.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.