Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Efeito Colateral do Dr. Google

Efeito Colateral do Dr. Google


Sempre que tomamos um remédio devemos procurar ler a bula para saber dos possíveis efeitos colaterais, devemos ter sempre esse cuidado com tudo ligado a medicina. Inclusive com tudo aquilo que lemos na Internet.

Estou tomando os cuidados adequados quando tomo um medicamento ou realizo um tratamento, e faço uma pesquisa na Internet ?
Estamos na era da informação, poderiamos dizer que estamos na era Google. O Google é o Oráculo do século XXI basta digitar a pergunta e ele que informa as respostas. Porque estou falando do Google numa pergunta sobre medicamentos e tratamentos? Simples porque hoje o paciente usa a internet para se auto diagnosticar e instituir seu tratamento. O Google virou a vizinha " fulana estou sentido dor nos quartos, Fique tranquila vizinha sempre que tenho isso uso o remédio cura tudo ... "
Esse diálogo está sendo substituído pelas perguntas feitas na internet. Basta dar uma olhada no Yahoo Respostas !!!!!
Exemplo digite no Google: Qual o melhor tratamento para gripe ?
na primeira página entre os 10 primeiros resultados está

Qual o melhor tratamento p/ gripe?? - Yahoo! Respostas


17 mar. 2008 ... tomar remedios e ficar na cama se possivel ... cama e um bom chá com aspirina ... bem gripe eh uma virose entaum nunk tomar antibioticos! ...
br.answers.yahoo.com/question/index?qid... - Em cache - Semelhante

Todas essas respostas foram dadas por leigos! Lendo as respostas algumas são perigosas. Será que tomar aspirina num quadro que eventualmente parece uma gripe, porém, é na verdade dengue é uma boa orientação?

Não adianta criticar a internet, ela é uma realidade, o ser humano sempre procurou a informação e sempre continuará procurando. A internet simplesmente é a forma mais rápida e fácil de encontrar algum tipo de informação sobre Medicina, porém cuidado siga algumas regras antes de confiar numa informação de internet para evitar os efeitos colaterais do Dr. Google. 
O Dr. Google deve lhe ajudar a compreender melhor o seu problema, porém, não deve servir para que você se auto diagnostique. Quem deve fazer o diagnóstico é o seu médico não a Internet. 
Procurar seu diagnóstico e instituir seu tratamento baseado em informações da Internet é um erro. 

Sempre procure responder as seguintes perguntas quando por procurar uma informação na internet. 
  1. Quem escreveu a informação?
  2. Qual a qualificação de quem escreveu a informação?
  3. Quando foi escrita a informação?
  4. O texto está assinado ou possui referência de onde foi retirado?
  5. Quem patrocina o site onde a informação está escrita?

    Várias informações médicas são escritas por pessoas que querem vender um determinado produto, CUIDADO!

    • Qual a qualificação de quem escreveu a informação?
    Varias informações podem ser escritas por profissionais que não são da área, porém tem um bom conteúdo, exemplo um terapeuta ocupacional, médico ou fisioterapeuta ligado a uma universidade com mestrado, doutorado ou outro título académico tem maior chance se ser uma informação de qualidade.
    Mesmo quando escritas por médicos procure sempre verificar as credenciais:
    Ele está registrado no CRM: Conselho Regional de Medicina?
    Ele é membro Titular de alguma Sociedade Médica?
    O site onde está escrita a informação é um site confiável?
    Essas informações em geral podem ser verificadas também pela internet.
    • Quando foi escrita a informação?
    A medicina é a ciência das verdades transitórias, o certo hoje pode ser errado amanhã. Há cinco séculos os médicos tratavam a febre com sangria!

    • O texto está assinado ou possui referência de onde foi retirado?
    Toda informação deve ser assinada ou possuir referencia no site. Cuidado com os sites com informações médicas que querem na verdade vender produtos.

    • Quem patrocina o site onde a informação está escrita?
    Avalie sempre quem está patrocinando o site, algumas vezes o patrocinador tem interesse direto ou paga quem está escrevendo a matéria. A maioria das informações sobre Ortopedia e Medicina do Esporte foram escritas por fisioterapeutas, professores de educação fisica, donos de academia, jornalistas, etc. Alias os jornalistas escrevem a maioria das informações da internet, esse é o trabalho deles ( um jornalista pode ser ao mesmo tempo um assessor de imprensa de uma empresa que quer divulgação um determinado produto, a reportagem eventualmente é uma propagando paga, etc.)

    Lembre-se o papel ( no caso o editor de texto e a tela do computador) aceita quarquer coisa que escrevam lá. O fato de estar escrito não quer dizer que seja verdade!
    Dicas para identificar um site sério. Abaixo dois selos de qualidade:

    O que é o WEB MEDICA ACREDITADA?

    Web Mèdica Acreditada. More informationO WEB MEDICA ACREDITADA é um selo de certificação semelhante ao Honcode. Para verificar a validade do certificado você deve clicar na imagem e ser direccionado para uma página que mostre o certificado eletrónico.
    Emitido pela Associação Médica de Barcelona na Espanha, os sites devem seguir um codigo de conduta de acordo com os critérios:

    O que é o HonCode?
    HONcode é o mais antigo, o mais utilizado e o mais confiável codigo ético para sites médicos e de saúde na Internet, a obtenção do certificado é gratuita, ou seja não há como pagar para obter a certificação. A Fundação HON é uma Organização Não-Governamental, conhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro no campo da ética das informações de saúde, nomeadamente para o estabelecimento de seu código de conduta ética, a HONcode. Abaixo selo do Honcode.
    Nós aderimos 
aos princípios da charte HONcode da Fondation HONPara verificar se um site é certificado você deve clicar na imagem do HonCode como na Imagem ao lado. Para adquirir o certificado e manté-lo o site deve cumprir o Código de Ética o tempo todo.

    Outras DICAS:


    • Compare as informações da internet com outras fontes como por exemplo livros e jornais.
    Sempre confira as credenciais do Autor, estas informações devem estar impressas de modo claro no site. Não confie em informações que não tem autor e sem data de quando foi escrito. Preferencialmente o artigo deve citar as fontes de onde as informações foram retiradas ou quem as escreveu.
    • Converse com o seu médico para confirmar as informações que você leu no site, isto é fundamental quanto você encontrar informações que parecerem ser contraditórias com as informadas pelo seu médico ou outras fortes confiáveis exemplo trabalhos científicos Nivel A de evidência
    • Jamais confie de imediato numa informação que seja diferente da orientação do seu medico.
    Nunca realize um auto diagnóstico e inicie um tratamento baseado somente em informações da internet, converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
    Escrevi essa artigo após a CONFERÊNCIA – A MEDICINA NA ERA DO GOOGLE ministrada pelo Sr. Antônio Luiz Schuch - Diretor da Google Enterprise para América Latina na Jornada da Rede D'or que ocorreu no último dia 19 de Setembro de 2010 no Hotel intercontinental no Rio de Janeiro.
    Dr. Marcos Britto da Silva
    Rio de Janeiro, RJ
    atualizado em 15/10/2013

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

    http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

    Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
    Não realizamos consultas pela internet!

    Postagens mais lidas na última semana