Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: O que Fazer após uma Emergência Ortopédica ?

O que Fazer após uma Emergência Ortopédica ?

Um acidente sempre é uma coisa traumática. Cuidar de uma pessoa que acabou de acidentar-se é difícil para um leigo.  Abaixo algumas dicas úteis
.
Pare o sangramento: A melhor maneira de interromper um sangramento é com o dedo indicador, o dedo indicador é capaz de interromper o sangramento em todas as artérias do corpo com a exceção da artéria Aorta, que precisa do indicador e do polegar! 
use uma luva e pressione o local que está sangrando durante 8 a 10 minutos continuamento, isso é suficiente para parar a maioria dos sangramentos do dia a dia.

Evite torniquetes, o torniquete causa uma isquemia muito grande e caso seja usado por muitas horas pode provocar a perda do membro. Em casos de amputação traumática de parte do corpo o uso do torniquete pode salvar a vida do paciente e deve ser usado. Portanto evite torniquetes em lesões pequenas e use o torniquete em lesões graves.

Fechamento da ferida: Cubra as feridas com tecidos estéreis de preferência gase estéril, se não estiverem disponíveis use tecidos brancos de algodão limpos e passados.

Imobilize a região: faça uma imobilização provisória com tiras de papelão nos membros inferiores ou tipóia para os membros superiores. Se o local que você estiver não possuir recursos abra o botão da camisa e coloque a mão junto do tórax e no caso dos membros inferiores passe o cinto ao redor dos pés, tornozelos e joelhos de modo que uma perna sirva de suporte para a outra

Remoção do paciente: Leve o paciente para o hospital imobilizado em uma prancha de madeira, ( uma porta por exemplo) Todo paciente com acidente de carro até prova em contrário tem lesão na coluna cervical e deve ser manipulado somente por pessoas que conheçam as manobras de extricação. Todo paciente vítima de acidente que apresente lesões no pescoço, face e crânio pode ter lesado a coluna cervical e deve imobilizar a região até ser radiografado.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 28/06/2014

Um comentário:

  1. Olá Dr.
    Minha esposa realizará essa cirurgia em breve e gostaria de saber como é o processo de pós operatório? Qual o tempo estimado para recuperação? O processo é muito doloroso?
    obrigado

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana