Ténis de Quadra: Técnica e Fundamentos

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO TÊNIS DE QUADRA

Quais os movimentos básicos do tenis de quadra?
Os movimentos básicos do ténis são o saque (serviço), as jogadas de fundo da quadra de esquerda e direita (do inglês backhand e fore hand, respectivamente), o voleio, o meio voleio, a cortada (smash) e a jogada encobrindo o adversário quando esse sobe à rede (lob). 


Bola de efeito a gira ao tocar a raquete.

Como é feito o contato da raquete de tênis com a bola?
As jogadas de fundo de quadra, apresentam variações quanto ao contato da raquete com a bola durante os golpes. Daí surgem as jogadas com efeito (spin), como o topspin (para cima) e o sidespin, (para o lado) dependendo se o efeito é dado para cima ou para lado da bola, respectivamente. Outra bola com efeito é a que provém de uma jogada de slice (também chamada de efeito underspin), que faz com que a bola tenha uma curva menor após tocar na quadra adversária, o que dificulta a resposta potente do adversário.



Qual a relação do efeito na bola com o  Hand grip ( pegada) da raquete de ténis?
Para que o tenista possa colocar efeito na bola de maneira adequada é muito importante o tipo de empunhadura (grip) que se usa regularmente. Existem dois tipos clássicos: Western grip e Eastern grip. Cada
estilo tem sua variação para dar efeito a bola. 

Qual posição sobrecarregada mais o punho?
Quando o atleta utiliza o tipo Western, a mão se encontra em uma posição cuja supinação é maior ( rodar a mão para cima em posição de suplica) quando comparada ao tipo Eastern). Essa posição Western costuma acarretar maiores danos ao compartimento ulnar do punho Ainda existem outras variações quanto ao tipo de empunhadura (como o estilo Continental e Semicontinental).

O que é o Backhand?
O backhand que é realizado com as duas mãos, movimento utilizado por muitos tenistas atualmente (principalmente para dar maior potência ao golpe). Isto é muito importante de ser lembrado quando pensamos nas lesões do punho do membro superior oposto (direito no canhoto e esquerdo no destro) que se torna mais susceptível a lesões. Porém, de certa maneira, previne as lesões do cotovelo do lado dominante.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 26/01/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),