Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Ténis de Quadra: Técnica e Fundamentos

Ténis de Quadra: Técnica e Fundamentos

FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO TÊNIS DE QUADRA

Quais os movimentos básicos do tenis de quadra?
Os movimentos básicos do ténis são o saque (serviço), as jogadas de fundo da quadra de esquerda e direita (do inglês backhand e fore hand, respectivamente), o voleio, o meio voleio, a cortada (smash) e a jogada encobrindo o adversário quando esse sobe à rede (lob). 


Bola de efeito a gira ao tocar a raquete.

Como é feito o contato da raquete de tênis com a bola?
As jogadas de fundo de quadra, apresentam variações quanto ao contato da raquete com a bola durante os golpes. Daí surgem as jogadas com efeito (spin), como o topspin (para cima) e o sidespin, (para o lado) dependendo se o efeito é dado para cima ou para lado da bola, respectivamente. Outra bola com efeito é a que provém de uma jogada de slice (também chamada de efeito underspin), que faz com que a bola tenha uma curva menor após tocar na quadra adversária, o que dificulta a resposta potente do adversário.



Qual a relação do efeito na bola com o  Hand grip ( pegada) da raquete de ténis?
Para que o tenista possa colocar efeito na bola de maneira adequada é muito importante o tipo de empunhadura (grip) que se usa regularmente. Existem dois tipos clássicos: Western grip e Eastern grip. Cada
estilo tem sua variação para dar efeito a bola. 

Qual posição sobrecarregada mais o punho?
Quando o atleta utiliza o tipo Western, a mão se encontra em uma posição cuja supinação é maior ( rodar a mão para cima em posição de suplica) quando comparada ao tipo Eastern). Essa posição Western costuma acarretar maiores danos ao compartimento ulnar do punho Ainda existem outras variações quanto ao tipo de empunhadura (como o estilo Continental e Semicontinental).

O que é o Backhand?
O backhand que é realizado com as duas mãos, movimento utilizado por muitos tenistas atualmente (principalmente para dar maior potência ao golpe). Isto é muito importante de ser lembrado quando pensamos nas lesões do punho do membro superior oposto (direito no canhoto e esquerdo no destro) que se torna mais susceptível a lesões. Porém, de certa maneira, previne as lesões do cotovelo do lado dominante.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 26/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana