Desidratação, Dores Musculares e Rabdomiólise

Embora historicamente identificadas nos militares e paramilitares, com poucos dados de incidência  reconhecido na população civil, vemos com alguma frequência quadros leves de rabdomiólise pós esforço, ainda que subnotificados em contextos recreativos. 
Indivíduos envolvidos no esporte de alta performance podem ter experimentado rabdomiólise induzida por exercício, sem procurar assistência médica, atribuindo a fraqueza muscular temporária e a dor ao overtraining.

O que é a rabdomiólise?
O rabdomiólise é a destruição das células musculares com liberação do conteúdo intracelular na corrente sanguínea.

Quais órgãos são afetados pela rabdomiólise?
Os órgãos mais afetados são o rim e o coração.

Como ocorre a destruição das células musculares após esforço e exercícios físicos?
Durante o exercício o consumo rápido dos níveis de ATP leva a uma grande acumulação intracelular de Ca + + através da Na-K ATPase. O passo seguinte neste caminho molecular específico é a ativação de proteases, nucleases e fosfolipases A2, que estimulam a produção de oxigénio de radicais livres e a hiperoxidase dos lipídios. Por conseguinte, há degeneração da membrana externa e, portanto, citolise (lise=quebra) A membrana celular se quebra liberando o conteúdo intracelular na corrente sanguínea.

O que é a Dor Muscular de Início Tardio ( DMIT)?
O DMIT é a dor muscular que surge horas depois de uma atividade física extenuante, principalmente em indivíduos sem preparo físico. É aquela famosa dor que surge no dia seguinte após o primeiro dia de academia.

Qual a relação entre a rabdomiolise e o Dor Muscular de Início Tardio?
Alguns estudos categorizam a rabdomiólise pós esforço e a Dor Muscular de Início Tardio (DMIT) como uma sequência de uma mesma patologia, sendo a rabdomiólise  o estágio final do espectro iniciado com a DMIT. 

Quais as características clássicas da rabdomiólise?
Dor, fraqueza muscular e urina escura ( vermelho acastanhada).

Como se manifesta a doença?
Pode se manifestar com cansado e músculos doloridos, 1-5 dias após o exercício. O surgimento de urina escura está presente nos casos mais graves. 
Exames de Laboratório podem incluir elevação da CK plasmática, mioglobinemia e alterações na histologia do músculo. A atividade física pode freqüentemente produzir grandes aumentos na atividade da CK circulante sem uma conseqüência direta sobre o Rim e alguns casos de rabdomiólise por esforço podem provavelmente resolver-se por conta própria. 

Qual o mecanismo de lesão renal na rabdomiólise?
A lesão muscular libera substancias de dentro das células musculares na corrente sanguínea principalmente Hemoglobina e Mioblogina.  Ambas podem ser dissociadas em hematina  (ferrihemato) na presença de pH urinário menor 5,6 sendo esta hematina diretamente nefrotóxica. Enquanto a hemoglobina só penetra nas  células se elas tiverem sido lesadas previamente por isquemia, anóxia ou hematina, a mioglobina, dado o seu PM mais baixo, penetra nas células mais facilmente e alguns autores atribuem-lhe carácter nefrotóxico direto, mesmo que presente em meio alcalino. A lesão renal pode levar a insuficiencia renal Aguda e ser fatal nos casos mais graves.

Quais os tipos de Creatina Quinase encontradas no organismo e qual usamos para identificar a Rabdomiólise?
A creatina quinase consiste de um dímero composto de duas subunidades (B e M) que são separadas em três formas moleculares distintas:  CK-BB ou CK-1 encontrada predominantemente no  cérebro CK-MB ou CK-2, forma híbrida, predominante  no miocárdio e CK-MM ou CK-3 predominante no  músculo esquelético, portanto usamos a dosagem sanguínea da CK-MM ou CK-3 para avaliar a rabdomiólise.

A insuficiencia renal é frequente rabdomiólise induzida por exercícios?
Senert et al demonstraram que a rabdomiólise de esforço pode ter uma incidência muito menor de insuficiência renal do que outras formas, mesmo com hematúria e níveis elevados de creatina quinase. Ele demostrou que a rabdomiólise induzida por exercício normalmente segue um curso benigno sem produção de hematina nefrotoxica. Porém alguns casos de rabdomiólise mais graves podem evoluir com insuficiencia renal aguda e morte.

Quais os fatores de risco para rabdomiólise?
O trauma muscular é a causa mais comum de rabdomiólise. Fatores de risco para rabdomiólise por esforço incluem o exercício em condições extremas de calor, desidratação, umidade, exercícios em locais altos em condições de hipóxia (alpinismo em altitude), ou em pacientes com doença viral ou bacteriana. Drogas (álcool, aspirina, estatinas, substâncias ergogênicas, diuréticos, toxinas, endocrinopatias (diabetes, hipotireoidismo), e doenças hereditárias (tais como o traço falciforme, doença McArdles por vezes com fraqueza muscular permanente), alguns alimentos e até mesmo dieta mal planejada vegeteriana, também pode predispor a rabdomiólise.

Porque a desidratação pode provocar Rabdomiólise?
Praticar exercícios em dias muito quentes e úmidos com roupas inadequadas provoca um grande aumento de temperatura e que leva a uma grande sudorese. Essa sudorese pode levar a uma diminuição dos eletrólitos que facilitariam a lesão muscular. A hidratação adequada ( agua e eletrólitos) é uma das melhores maneiras de evitar e mininizar os efeitos da rabdomiólise.

Rabdomiólise em atletas mais velhos.
Os atletas mais velhos podem estar mais propensos a tomar medicação que aumentam a lesão muscular, como as estatinas, diuréticos, etc. A hemoglubinúria ocorre somente numa parte dos pacientes com rabdomiólise, então um teste negativo não pode excluir a diagnóstico. Mialgia, fraqueza e urina cor de chá são os principais sintomas clínicos. Se não reconhecidos e não tratados precocemente, a rabdomiólise pode ter conseqüências graves, inclusive, insuficiência renal, coagulopatia intravascular disseminada e arritmia cardíaca secundária a hipercalemia podendo levar a morte.

#rabdomiólise

Dr Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/05/2015.

Comentários

  1. Boa Tarde. Estou com estes sintomas depois de dois dias de exexercicios fisicos sem acompanhamento qial atitude devo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela orientação Doutor! Graças a sua orientação procurei o hospital no dia 08/05 e fiquei hospitalizado até dia 11/05, agora estou em casa e em recuperação, agradeço muito sua orientação e o esclarecimento de sua pagina.

      Excluir
  2. Irei Ainda Hoje! Obrigado Doutor!!!

    ResponderExcluir
  3. Doutor após um quadro de rabdomiolise pela segunda vez como posso voltar a fazer academia sem ter esses problemas?

    ResponderExcluir
  4. Doutor após um quadro de rabdomiolise pela segunda vez como devo proceder para fazer academia sem que eu possa passar por esse problema novamente , gostaria de muitas dicas pois nao quero mais passar por esse problema ja perdi 20 kilos de massa muscular por culpa desse problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você deve procurar um médico antes de retornar aos esportes. Existem doenças genéticas que predispões a rabdomiólise.

      Excluir
  5. Boa tarde.
    Gostaria de saber o telefone para contato e o endereço do consultório, por favor.
    Mt obrigada

    Livia munay

    ResponderExcluir
  6. Doutor me ajuda por favor
    Fui numa UPA 24 eles fizeram ixame de sangue
    E falaram que tenho que tomar somente 4 litros de água por dia

    Mas recentemente voltei para academia faz 2 dias. E minha urina já começou há mudar há cor marrom escuro
    Oque devo fazer

    Qualquer coisa meu zap 8194871690 OGD: desde já

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Qual especialista devo procurar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais