Fraturas da Escápula

Fratura da omoplata (escápula)
Sintomas
Diagnóstico
Tratamento

A escápula é um osso triangular, móvel e protegida por um complexo sistema de músculos que rodeiam o ombro, a escápula (omoplata, pá) raramente é quebrado. As Fraturas de escapula representam menos de 1% de todos os ossos quebrados.

Causas da fratura da Escápula.
O causa mais frequente é o trauma de alta energia, como a queda de uma moto ou de bicicleta, um colisão de veículos ou a queda de altura. As fraturas da escápula estão associadas a outras lesões graves, incluindo fraturas costelas e danos à cabeça, pulmões ou a medula espinhal.

Os sintomas da fratura de escálula incluem:
* Dor intensa ao mover o braço.
* Inchaço ao redor da parte de trás do ombro.
* Dor atrás do ombro.
Sem tratamento, uma omoplata fraturada pode resultar em dores crônicas no ombro e deficiência funcional .

Diagnóstico da fratura de Escápula
Para determinar o tratamento apropriado, o ortopedista solicitamos exames de  raios-X (radiografia), do seu ombro e do tórax isso ajuda a classificar a fratura na escápula. Em alguns casos precisamos usar outras ferramentas de diagnóstico por imagem, como tomografia computadorizada (TC).

Quais as regiões da escápula são afetados pelas fraturas?
Uma ou mais partes da escápula pode ser fraturada:
* Corpo da Escápula (50% a 60% dos pacientes)
* Cintura escapular (25% dos pacientes)
* Glenóide
* Acrômio
* Coracóide

Tratamento da fratura de escálupa
O tratamento não cirúrgico, com uma tipóia simples funciona para a maioria das fraturas da escápula. O dispositivo de imobilização segura o ombro no lugar enquanto o osso consolida. 
Certos tipos de fraturas da escápula podem requerer uma avaliação adicional:
* As fraturas da superfície articular da glenóide, em que o osso saiu do lugar (fraturas deslocados).
* As fraturas do colo da escápula com deformidade angular grave.
* Fraturas do processo acrômio com síndrome do impacto secundário.
Esse casos podem precisar de cirurgia com placas e parafusos para segurar o osso no lugar.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 30/05/2011.

Comentários

  1. boa noite doutor...
    sinto dores quando faço movimentos de abdução de ombro ( parece impacto entre a cabeça do umero e o acromio) quando levanto as maos acima da cabeça sinto muito dolorido o ombro tb e quando faço abdução de escapula parece q a escapula fica enconstando em outros ossos e doe pra kc...fiz ressonancia e ultrassom e nao apresentou nenhuma ruptura em musculos ou em tendões, porem o medico falou q era ligamento escapulotoraxico......a pergunta é...tem tratamento para isso ?


    att henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso, fiz fortalecimento romboide, trapezio, manguito rotator e nao teve nenhuma alteração, fiz por 6 meses, o caso seria sirurgico ? a froxidão na escapula é horivel..

      Excluir
    2. Preciso examinar você para emitir minha opinião médica

      Excluir
  2. Estou com a escápula rachada ao meio, como funciona a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osso rachado ou trincado muitas vezes podem ser tratados sem cirurgia

      Excluir
    2. é possível fraturar ou trincar a escápula na academia, devido ao excesso de peso?

      Excluir
  3. Boa tarde Dr! Fraturei a escápula há 3 anos, fiz todo o tratamento, inclusive o fortalecimento na academia. No entanto ainda sinto muito dor. Na região que moro é extremamente difícil conseguir consulta com ortopedista, especialista então. Essas dores não precisa de esforço para surgirem. Caso possa me auxiliar de algum modo, ficarei imediatamente grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sequelas de dor após fratura muitas vezes podem melhorar com tratamento fisioterápico.

      Excluir
  4. Sofri acidente grave de carro e minha escapula está totalmente pra fora. Sinto dores constantes,dormência, formigamento desde o ombro até a mão.Isso já faz um ano e como na época foi passado somente fisioterapia não surtindo efeito algum...meu caso tem jeito mesmo tendo passado um ano Dr?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dr, estou com uma fratura na espinha da escápula, fazem 26 dias, estou usando Tipóia, mais quando apalpo meu ombro sinto meu osso estralar e quando solto o braço sinto como se nao tivesse nada segurando meu braço. Será que vou precisar de cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estalo isoladamente não indica cirurgia porém alguns casos com instabilidade sim, pode estar indicado o tratamento cirúrgico

      Excluir
  6. Bom dia Dr., hoje fazem 31 dias que fraturei a espinha da escápula, estou usando Tipóia, não sinto melhora nenhuma, quando solto meu braço não tenho firmeza nenhuma é como se nada segurasse o meu braço, meu ombro está visivelmente baixo do lado da fratura. E os médicos aqui nao operam. O que devo fazer, Dr.? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumaa situações pode ocorrer lesões emmpartes moles como músculos, tendões, nervos e vasos essas estruturas devem.ser avaliadas para ajudar a determinar o prognóstico

      Excluir
  7. Sofre acidente quebrei a escapula fez um mes ja qual a chance de recuperação ainda não movimento o braço posso derder o movimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas das fraturas de escápula tem bom prognóstico porém é fundamental um tratamento individualizado para o seu caso. O acomcelhamento do seu ortopedista é muito importante.

      Excluir
  8. Doutor, a minha escápula está fraturada já fazem três meses e ainda sinto muitas dores. O que mais me machuca é o ato de levantar da cama. Eu pergunto: qual é melhor posição de se deitar para quem tá com este problema?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Dr, fraturei a espinha da escápula há 5 meses, estou com enrijecimento articular, estou fazendo fisioterapia, perdi os movimentos do ombro e sinto queimação intensa todos os dias nos músculos trapézio e levantador de escápula.o que pode está acontecendo? Obrigado . Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    Dr Marcos Britto
    Quatro dias cair de Baik, troquei duas costelas e um osso das costas
    Escapula.
    Já me sinto melhor, tenho q voltar ao medico com 8 dias.
    Será possível minha recuperação cem maiores problemas?
    Ficarei grato a Deus por sua resposta
    E a você como especialista na área.
    Obrigado
    Boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tratamento adequado as fraturas de escápula e arcos costais tem bom prognóstico em grande parte dos casos.

      Excluir
  11. Dr dia 13 de janeiro agora tiver uma acidente de moto e quebrei a escapula não doi muito porem não seguro nem uma caneta infelizmente perdir as força do braço o que o senhor me diz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós acidentes com fratura também ocorrem lesões de partes moles. Inclusive dos nervos. Será importante um exame ortopédico avaliação a função dos músculos e tendões da mão para descartar uma lesão associada do plexo braquial

      Excluir
  12. Há 20 anos atrás sofri um acidente de bicicleta, meu cotovelo ficou quebrado em pedacinhos e eu também fraturei a omoplata, até então não me doia, mas depois que comecei a trabalhar home ofice, tem me doido muito , eu sento pra digitar e me repuxa do lado esquerdo e vai pra debaixo do braço.,so que agora, tá me doendo muito, repuxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente reproduzir o mesmo ambiente do escritório . A postura do trabalho em casa deve estar influenciando na dorm

      Excluir
  13. Ola boa tarde
    No meu eu quebre a espátula so que o osso colou erado oque faze

    ResponderExcluir
  14. Dr, o meu esposo quebrou a escapula que apartou ao meio precisa de cirurgia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.