Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedista,Traumatologia e Medicina Esportiva: Efetividade da Isoflavona de Soja no tratamento da Osteoporose e Sintomas da Menopausa

Últimas Artigos Publicados ou Revisados

Efetividade da Isoflavona de Soja no tratamento da Osteoporose e Sintomas da Menopausa

De acordo com um estudo realizado por Levis e colegas, a terapia com estrogênio com ou sem progesterona impede muitas mudanças associadas com a menopausa, tais como distúrbios do sono, ondas de calor e secura vaginal, mas muitas mulheres agora tem procurado terapias alternativas. A Proteína de soja contém fitoestrógenos, que têm sido estudadas por seu efeito sobre as condições que envolvem a deficiência de estrogênio. Tem-se observado que os sintomas da menopausa parecem menos graves em mulheres asiáticas que consomem produtos de soja diariamente. No entanto, três meta-análises sobre os benefícios dos produtos de soja relataram resultados conflitantes.
Este estudo comparando a suplementação com 200 mg de isoflavona de soja contra comprimidos de placebo  em mulheres pós-menopáusicas examina os efeitos sobre a densidade mineral óssea (DMO) e os sintomas da menopausa. As conclusões foram:

Sinopse estudo e Perspectiva



Isoflavonas de soja podem não prevenir os sintomas da menopausa ou a perda de massa óssea, de acordo com os resultados de um único centro, em estudo controlado por placebo, randomizado, duplo-cego relatado em 22 de agosto de 2011 da revista Archives of Internal Medicine.
Vies: As limitações deste estudo incluem uma taxa de abandono maior que o esperado em geral, taxa de abandono significativamente maior no grupo placebo e tamanho reduzido da amostra que podem ter causado a perda de poder.
Os autores concluíram que 200 mg de isoflavonas por dia, o que representa duas vezes a dose típica tomada diariamente por mulheres asiáticas, não tem benefícios para a DMO ( densidade Mineral Óssea)  ou sintomas da menopausa em mulheres pós-menopáusicas.

Implicações Clínicas:

  • Suplementação de isoflavonas de soja a 200 mg por dia não melhoram a densidade mineral óssea na coluna e quadril e colo do fémur em mulheres pós-menopáusicas.
  • Suplementação de isoflavonas de soja a 200 mg por dia não aliviam os sintomas da menopausa em mulheres pós-menopáusicas.

Soy Isoflavones in the Prevention of Menopausal Bone Loss and Menopausal Symptoms



A Randomized, Double-blind Trial
Silvina Levis, MD; Nancy Strickman-Stein, PhD; Parvin Ganjei-Azar, MD; Ping Xu, MPH; Daniel R. Doerge, PhD; Jeffrey Krischer, PhD 
Arch Intern Med. 2011;171(15):1363-1369. doi:10.1001/archinternmed.2011.330

Esse artigo é um resumo do artigo original publicado em Ingles e traduzido em parte aqui, para mais informações leia o artigo original na integra.

0 comentários:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO SIGA O BLOG Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários. Se seu perfil no google não registrar seu email, escreva o email no corpo do comentário
Não realizamos consultas pela internet!

Vídeos com Aulas e entrevistas com Dr. Marcos Britto da Silva

Loading...