Osteonecrose Avascular Fêmur

A osteonecrose avascular do fêmur é uma doença autolimitada ou seja após a interrupção do suprimento sanguineo, osso da cabeça do fèmur morre, posteriormente os osteoclastos digerem esse osso morto e os osteoblastas formam osso novo que reabita o local. O grande problema com a osteonecrose avascular da cabeça do fémur é que esse osso suporta todo o peso do organismo quando o paciente fica em pé e quando o osso morre ele perda suas características biológicas e mecánicas ou seja ele fica fraco e a articulação colada. A cabeça do femur afunda e se torna inconcruente com o acetábulo. posteriormente esse afundamento leva a lesão da cartilagem o que procova uma destruição total da articulação, semelhante a que ocorre numa artrose grave. 

Comentários

  1. Bom dia Dr.Marcos Britto,

    Estou com OSTEONECROSE inicial pois fratura, CID 87.2.
    O ortopedista me medicou com ARPADOL 400 mg (Harpagophytum procumbens) uso por 30 dias.
    Eu já uso CONDROFLEX em pó diariamente.
    Por gentileza, gostaria que o sr me informasse se estou tomando a medicação correta, ou se há outro tipo de medicação mais eficiente?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Sou portadora de Lupos Eritematoso Sistemico,apos uma crise severa comecei a apresentar Osteonecroses Avascular(quadris,ombros,cotovelos,joelhos,"pulso direito e tornozelo esquerdo a confirmar").Não tenho condições financeira para um tratamento particular,poderia me indicar um lugar onde posso fazer tratamento com células tronco pela rede pública?
    Desde já agradeço a atenção.
    Nome: ELIZABETH V. DE OLIVEIRA
    Telefone:02299145691(operadora OI)
    SAQUAREMA/RIO DE JAMEIRO

    ResponderExcluir
  3. Conheço somente os hospitais da Bahia, no Rio de Janeiro usamos células tronco porém, até onde eu sei, somente na clínica privada.

    ResponderExcluir
  4. DR.Marcos

    FUI DIAGNOSTICADO COM NF LADO ESQUERDO SEM DEFORMAÇÃO DA CF, EM MARÇO. A DOIS MESES FIZ A DESCOMPRESSÃO. AINDA NÃO SENTI MUITA DIFERENÇA. MAS O Q MAIS ME PREOCUPA É Q NÃO TENHO VISTO RELATOS DE PACIENTES SATISFEITOS COM ESSE TIPO DE TRATAMENTO. TENHO PESQUISADO SOBRE TRATAMENTOS COM PRP, CELULAS TRONCOS ETC... POREM MEU MEDICO NÃO É ADPTO DESTAS TECNICAS E ME PEDIU MAIS 6 MESES PARA FAZER UMA NOVA RM. JÁ ENTREI EM CONTATO COM A UFBA, POREM NÃO OBTIVE RESPOSTAS, E NÃO CONHEÇO AQUI NO RJ ONDE EU POSSA FAZER O TRATAMENTO COM CT OU PRP, PELO PLANO DE SAUDE. SERÁ QUE VALE APENA ESPERAR OS 6 MESES? EXISTE A POSSIBILIDADE DE SE INICIAR UM NOVO TRATAMENTO MESMO JÁ TENDO FEITO A DESCOMPRESSÃO?
    SEMPRE PRATIQUEI ESPORTES DE IMPACTO (FUT,VOL,BASQ), AINDA SOU NOVO E TENHO MEDO DE NÃO PODER VOLTAR A CORRER. HOUVI FALAR QUE NO MEU CASO (PRATICANTE DE ATIVIDADES FISICAS)A PROTESE É A MELHOR OPSÃO E INEVITAVEL. SERÁ Q É VERDADE?

    GRATO PELA ATENÇÃO
    LUIZ-34ANOS
    kad200178@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Luiz sim temos disponível no Rio de Janeiro tanto o PRP quando as células tronco. A coleta de células é feita em ambiente hospitalar, depois é feita a reprodução das células tronco em laboratório e 45 dias após a coleta elas estão disponíveis para a aplicação.

    ResponderExcluir
  6. boa noite Dr.Marcos , gosto muito do seus comentarios e sempre acompanho , tenho ON , ja fiz descomnpressão mais nao adiantou muito e ando sentindo muitas dores , gostaria de saber qual melhor tratamento , sei que a protese é inevitavel acho eu , mais tanto o PRP qto celular tronco qual melhor? qual custo mais ou menos (desculpe perguntar sobre isso ) , mais to meio perdido e preocupado tb , vi que na bahia fazem , mais é meio complicado para mim , agradeço a resposta meu e-mail é marcelodoceiro@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A descompressão é um excelente tratamento porém não esta indicado em todos os casos, a doença é autolimitada e caso o tratamento evite o afundamento da superfície articular a evolução a longo prazo pode ser boa. Com afundamento articular as opções são mais limitadas porem existem outros tratamentos disponíveis antes da prótese.

      Excluir
  7. bom dia, fui diagnosticado com ostionecrose bilateral do quadril e juelhos, varios exames de imagem aponta isso como causa dos varios problemas que estou tendo, como amputamento de minisco medial Juelho E, erosão cartilagem com exposição ossea de 1.1 cm Juelho E, amputação de LCA juelho D, corpo livre(cartilagens) Juelho D, lesao de menisco Juelho D, sequela de perthes bilateral (quadril), com achatamento no femour entre outros se possivel envio os relatorios dos exames ou ate mesmo as imagens, se puder qualquer ajuda ficarei grato, tenho 26 anos meu pai tem protese no quadril feita pelo Hospital Sara em Brasilia, ja me falaram se hereditario, meus exames de sangue não tem nada de anormal entao foi descartado anemia falciforme,não sei mais o que fazer. aguardo resposta
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr., meu nome é Jaqueline, tenho 24 anos e a mais ou menos 2 anos e meio fui diagnosticada com Leucemia. Fiz as quimios, e o transplante de medula, porém tive vários problemas para ela funcionar. Nesse processo, que dura aproximadamente 1 ano e meio tomei doses altíssimas de corticóide. Tomo até hoje, mas irei para esse mês, e tomo pouquinho. A cabeça do meu Fêmur esquerdo necrosou muito e tive que colocar uma prótese. Fiz exames semana passada e o laudo descreveu que também esta necrosando. Tenho muito medo de ter que colocar outra. Sofro muito com dores intensas. Minha última esperança é o Sr. Li o seu blog e me passou muita confiança, porém moro muito longe e gostaria de saber se tenho chance de recuperar meu fêmur. Aguardo resposta. E obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações existem outros procedimentos cirúrgicos antes de colocar a prótese, converse com o seu ortopedista.

      Excluir
  9. Dr. Marcos, bom dia.
    Me chamo Tatielle, tenho 17 anos, em outubro de 2012 fui diagnosticada com polimiosite, e em janeiro de 2014 fui diagnosticada com osteonecrose bilateral nas cabeças femurais e umerais. Passei seis meses na cadeira de rodas, cinco meses na muleta e desde então estou sem utilizar nada. Mas ultimamente estou sentindo muita dor no quadril do lado esquerdo. Os médicos disseram que meu caso a única solução é realizar cirurgia para colocar uma prótese no quadril, mas não irão realizar por agora devido a minha pouca idade. Estou a procura de especialistas na aérea para obter uma segunda opinião, gostaria que o senhor pudesse ajudar no meu caso
    Desde já obrigada!

    Email: taty123_2011@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.