Neuroma de Morton Tratamento com Radiofrequencia

Em 2010 O tratamento do Neuroma de Morton com radiofrequencia foi descrito por um grupo de Ortopedistas Australianos*. O tratamento consiste na destruição do tecido nervoso gerado pelo calor da ponteira de um equipamento de radiofrequencia.

Como é feito o tratamento do Neuroma de Morton com a Radiofrequencia?
Os autores relatam que o tratamento é feito com um procedimento percutáneo, o cirurgião localiza o ponto de maior dor e a seguir posiciona a ponteira de radiofrequencia sobre o local sob anestesia local. A ponteira de radiofrequencia gera calor de aproximadamente 90 graus centígrados e permanece nessa posição por aproximadamente 3 minutos, após a aplicação da radiofrequencia é feita injeção 01 cc de corticoide.

Qual o objetivo desse procedimento?
Em teoria ele equivaleria a cirurgia aberta no qual o nervo é retirado.

Qual a taxa de sucesso relatado no tratamento do Neuroma de Morton com radiofrequencia por esses autores?
18.4% dos pacientes obtiveram resolução completa dos sintomas,
55.3% obtiveram resolução parcial dos sintomas
26.3% não obtiveram melhora.
Esses resultados ainda não me encorajaram a usar esse método. Talvez no futuro com o uso de exames de imagem para guiar a agulha e posiciona-la mais precisamente sobre o Neuroma os resultados melhorem.


* Radio-frequency ablation for the treatment of Morton's neuroma. Genon, Michel P.1, Chin, Terence Y.2, Bedi, Harvinder S.2, Blackney, Mark C.2 ANZ Journal of Surgery; Sep2010, Vol. 80 Issue 9, p583-585, 3p, 1

Comentários

  1. Dr. Marcos, mais um pergunta sobre o neuroma de morton.
    O senhor realiza a descompressão do nervo intermetatarsal utilizando técnica endoscópica? Aquela descrita pelo Dr. Barrett lá em 1994.

    Mais uma pergunta... depois de ter feito a radiofreq, ainda seria indicado este procedimento?
    Falei com ela que será necessário verificar o grau de dano no nervo com a radio para medir o que ainda pode ser feito.

    Estamos em Brasília, mas nos deslocaríamos para o RJ para solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  2. Os casos do Dr Barret que necessitaram de reoperação por não resolução da dor com descompressão endoscópica foram reoperados pela técnica aberta, acredito que seu caso deva ser manuseado me modo semelhante, porém precisaria examina-lo para saber se a cirurgia deve ser indicada agora ou existiriam outros tratamento não operatórios antes de indicar cirurgia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.