Dor no Peito e Sindrome de Tietze

O que é a Síndrome de Tietze?
Síndrome de Tietze é uma inflamação entre a cartilagem costal e o externo. Podemos defini-la como uma externo-condrite.

Porque essa patologia recebe esse nome?
A externo-condrite foi descrita pelo cirurgião alemão Alexander Tietze que deu nome a síndrome.

Como a doença de manifesta?
A principal queixa da síndrome de Tietze é a dor aguda. Essa dor torácica aguda muitas vezes assusta o paciente que pensa que está infartando. Diferente do infarto ocorre aumento da dor com a palpação local a região fica dolorida e algumas vezes inchada (edema, aumento de volume local)

Quanto tempo dura a Síndrome de Tietze?
A duração é variável e está relacionada a sua causa. Pode duras poucos dias nos casos após esforços físicos porém a literatura salienta casos de ate 12 semanas nos casos de infecção viral.

A dor pode se tornar crônica?
Sim, porem isso é raro.

Quais as características da dor na Síndrome de Tietze?A dor pode ser idêntico a um ataque cardíaco e pode causar hiper ventilação, ataques de ansiedade, desmaios, ataques de pânico, torpor temporários e pseudo paralisia nos paciente mais ansiosos. A dor piora com a inspiração profunda e à leve palpação local.

O que causa a síndrome de Tietze?Não sabemos exatamente as causas da Síndrome de Tietze, porém muitas vezes resulta de um esforço físico, tosse repetida, espirros, vômitos, impactos no peito ou mesmo rir seguidamente .

Qual o diagnóstico diferencial?
Como os sintomas podem ser semelhantes é importante descartar um ataque cardíaco.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte

Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 30/11/2011

Comentários

  1. Ola Dr MArcos,

    gostaria de saber se eh do seu conhecimento algum medico que trate dessa sindrome em SP. Muito pouca conhecida, acompanho minha mae nas consultas e ninguem dah um diagnostico. Pesquisei muito ja e todas os sinais e sintomas dela batem com a sindrome de Tietz. Mas comento com o especialista e eles nao fazem ideia do que estou falando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou assim faz 2 anos fiz tudo já tomei tanta medicação

      Excluir
  2. Dr. Marcos sou gisele tenho 28 anos e descobri q estou com condrite estou fazendo tratamento com bloqueio da dor e fisioterapia ma ainda sinto dor vou fica essa dores vao passa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele. Queria saber se suas dores passaram. Eu tenho muitas dores a 3 anos. Já não sei o que fazer. Fui a 9 médicos e apesar de identificarem a inflamação clavicula esterno e 1a. Costela e esterno não conseguem me passar um tratamento que alivie a dor por definitivo.
      Por favor me responda.
      Grata,
      Alessandra bentoalep@hotmail.com

      Excluir
  3. . Também tive estes sintomas. Fui ao médico e ele passou cataflam gel.

    ResponderExcluir
  4. Então, sinto essas dores a muito tempo, ao que no dia 8 de março senti essa dor e foi muito forte não podia me mexer que doía, ate respirar era difícil, fui para uma emergência de um hospital aqui no RJ onde o medico disse que eu estava com essa síndrome de tietze, foi onde comecei a pesquisar sobre o assunto, e realmente eu tenho vários ataques de risos frequentemente, e pego muito peso, sou técnica de enfermagem, mas graças a Deus vi que tem cura. No inicio achei que estava infartando mesmo, é uma dor horrível.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Maíra, eu tive síndrome de tietize, realmente a dor é insuportável,meu tratamento durou alguns meses, a princípio fui diagnosticada erroneamente com câncer de mama, entrei em desespero pois minha filha ja época tinha 2 anos, fiquei com medo de não poder cria-la.Como meu pai e minha mãe faleceram proveniente de infarto, ambos, achei que estava infartando, cheguei cair no chão sem conseguir respirar, não dormia à noite,pois, não tinha posição por causa das dores,

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Quem melhorou qual foi o tratamento estou com essa dor a mais ou menos 4 meses

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, venho com essa dor a anos só que as vezes aliviava agora de 7 meses pra cá a dor é constante já tomei vários antiflamatorios amenizando a dor por algumas horas.
    Já fiz raio x e ultrassonografia do esterno uns diz que e Síndrome de Tietz e outros artrose na verdade não tive uma resposta exata do que tenho.
    A dor é insuportável se eu ficar parado ameniza e eu me movimentar, tossir ou espirrar dou muito.
    O que faço para acabar com esse sofrimento?
    Att Celso ZAP 21996052442

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais