Fratura do Antebraço

Fraturas do antebraço podem ocorrer próximo do punho (terço distal do antebraço), no meio do antebraço ( fraturas diafisárias) ou perto do cotovelo ( fraturas do 1/3 proximal do antebraço). Este artigo enfoca as fraturas que ocorrem na região diafisária do antebraço

Anatomia
Dois ossos fazem parte do antebraço o rádio e a ulna. O rádio esta é uma continuação do polegar e a ulna é o maior osso do antebraço iniciando na ponta do cotovelo.


Movimentos

O movimento principal do antebraço é de rotação: a capacidade de girar a palma da mão para cima ou para baixo. A ulna permanece imóvel, enquanto o raio gira em torno dele. Este O movimento de girar a palma da mão para cima é chamado de supinação (gesto de suplicar, pedir, implorar) é o movimento utilizado para girar uma chave de fenda ou rosquear em uma lâmpada. O movimento de virar a mão para baixo é chamado de pronação ( pronado diz-se da decúbito com o ventre virado para baixo)

Fraturas do antebraço pode afetar a capacidade de girar o braço, bem como dobrar e esticar o punho e o cotovelo.



Descrição

Ossos do antebraço podem quebrar de diversas formas. O osso pode quebrar apenas um ponto ou pode quebrar em vários pedaços. Os pedaços de osso podem alinhar-se em linha reta ou podem ficar muito fora do lugar.



Em alguns casos, o osso quebra de tal maneira que os fragmentos de osso saem para fora através da pele ou uma ferida penetra até ao osso fraturado. Isso é chamado de uma fratura exposta e requer atenção médica imediata por causa do risco de infecção.

Por causa da forte força necessária para quebrar o radio ou ulna no meio do antebraço, essa fratura é mais comum em adultos, nas crianças são mais comuns as fraturas próximas do punho e as fraturas incompletas ( galho verde). Quando apenas um osso do antebraço está quebrado, esse osso é tipicamente a ulna - geralmente como resultado de um golpe direto sobre o antebraço em defesa própria - fratura do cacetete  .

Causas
As causas mais comuns de fraturas do antebraço incluem:
Golpe direto
Cair sobre o braço esticado, muitas vezes durante a prática desportiva ou uma queda de altura
acidentes de Automóvel / motocicleta 

Sintomas
Um antebraço quebrado geralmente provoca dor imediata. Como ambos os ossos, normalmente estão envolvidos, fraturas no antebraço muitas vezes causam uma deformidade óbvia - o antebraço pode parecer dobrado e mais curto que o outro lado. O paciente precisa apoiar o braço ferido com a outra mão.

Sintomas adicionais incluem:
Inchaço
Hematomas (não tão comum como em outros ossos quebrados)
Incapacidade para girar a mão
Dormência ou fraqueza nos dedos ou punho (raro)

Exame Físico e História da Medicina
É importante informar ao ortopedista as circunstâncias de lesão. Por exemplo, se caiu de uma escada, até onde você caiu? É tão importante para o seu médico saber se você tem  quaisquer outras lesões e se você tem outros problemas médicos, tais como diabetes, se é fumante, etc. O médico também precisa saber se você toma qualquer medicação.

Depois de discutir os seus sintomas e história médica, o médico fará um exame cuidadoso. O seu médico irá:

Exames de Imagem
A fratura de antebraço é confirmado com uma radiografia simples, fraturas com comprometimento do cotovelo ou do punho podem requerer uma exame de tomografia e ou ressonancia para completar o diagnóstico e traçar a estratégia de tratamento.

Tratamento
O tratamento de ossos quebrados segue uma regra básica: os pedaços quebrados devem ser colocados na posição original e impedidos de sair do lugar até que estejam curados. O  rádio e o cúbito dependem um do outro para suporte é importante que eles sejam devidamente estabilizados. Se os ossos não estão exatamente alinhada durante a cicatrização pode surgir dificuldade de movimentos. Fraturas desalinhadas podem requerem tratamento cirurgico para alinhar e estabilizar corretamente os ossos.
A maioria dos casos de fraturas do antebraço adultos necessitam de cirurgia para garantir que os ossos estejam estabilizados e alinhados para a cura e sucesso do tratamento.

Tratamento imediato
O tratamento inicial é a imobilização que controla a dor e permite o transporte do paciente. Apos a imobilização inicial são realizados os exames de imagem e planejado o tratamento definitivo. Tratamento imediato adicionais incluem aplicação de gelo para ajudar a reduzir o inchaço e  remédios contra a dor.

Se apenas um osso é quebrado e ele não está fora de lugar, pode ser possível tratá-lo com sem cirurgia. Se a fratura se desloca da posição correta, pode necessitar de cirurgia para colocar os ossos de volta juntos.

Tratamento Cirúrgico
Quando os dois ossos do antebraço são quebradas e desalinhados ou se os ossos perfurem  a pele (fratura exposta) a cirurgia é necessária.

Devido ao aumento do risco de infecção, fraturas expostas são tratadas com cirurgia imediata. A fratura é limpa, são empregados antibióticos, vacina antitetánica e os ossos são estabilizados.

Redução aberta e fixação interna com placas e parafusos. 
Este é o tipo mais comum de tratamento cirúrgico para fraturas do antebraço. Durante este tipo de procedimento, os fragmentos ósseos são primeiramente reposicionados (reduzidos) em seu alinhamento normal. Eles são mantidos juntos com parafusos especiais e placas de metal que aderem à superfície exterior do osso. Os ossos quebrados do antebraço são mantidas em posição por meio de placas e parafusos, enquanto eles curam.

Redução aberta e fixação interna com hastes. 
Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente concebido é inserido através do espaço no centro da medula do osso. Esse tratamento é menos frequente em adultos e mais frequente em crianças.







Fixação externa. 
Se a pele e os ossos estão severamente danificadas a fratura poderá ser tratada com um fixador externo. Neste tipo de operação, fios de metal ou parafusos são colocados dentro do osso acima e abaixo do local da fractura. Os pinos e os parafusos são ligados a uma barra de fora da pele. Este dispositivo é uma armação de estabilização que mantém os ossos na posição correta para que eles possam curar.

Sinostose.
 A sinostose é uma fusão entre os ossos do antebraço que leva a perda do movimento de prono-supinação, é uma complicação rara nas fraturas do antebraço.

Pseudartose
A pseudartrose é a não consolidação dos ossos, ela é mais frequente em pacientes diabéticos e fumantes porém também está relacionada a gravidade da fratura (fraturas multigrafmentares ( cominutiva) , segmentares, expostas, grande energia cinética, etc). 

Recuperação
Os ossos possuem uma notável capacidade de curar. Ossos do antebraço geralmente levam de 3 a 6 meses para cicatrizar completamente. Quanto mais grave lesão mais tempo a recuperação pode demorar.

Reabilitação
Tratamento não cirúrgico. A Reabilitação começa tipicamente depois de algumas semanas. Em muitos casos, um fisioterapeuta irá ajudar com a reabilitação, começando com exercícios suaves para aumentar a amplitude de movimento e gradualmente acrescentando exercícios para fortalecer o braço após a consolidação.

O tratamento cirúrgico. Dependendo da complexidade da fratura pode ser necessário uma tala ou gesso por 2 a 6 semanas após a cirurgia. Exercícios de movimento para o antebraço, cotovelo e punho geralmente começam logo após a cirurgia. Este movimento precoce é importante para evitar a rigidez. Seu ortopedista também pode prescrever visitas a um fisioterapeuta.

Retirada das placas.
Se você já teve a cirurgia, as placas e parafusos são normalmente deixadas no local para sempre. Se você considerar a remoção, esta segunda cirurgia geralmente não é programado até que seus ossos estejam totalmente solidificados (1 a 2 anos após a cirurgia inicial).

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 11/06/2019

Comentários

  1. Já tenho 2 meses que fiz minha cirurgia de ante braço com platina.
    Quanto tempo posso voltar academia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo é necessário para voltar as atividades normais(trabalho), após colocar a platina?

      Excluir
    2. Assista ao vídeo

      https://www.youtube.com/watch?v=mVMY8MQfd3o

      Excluir
    3. Eu quebrei meu punho a um ano e alguns meses quebrei os dois ossos e foi fratura exposta coloquei duas placas , fiz fisioterápia tudo certinho já to em alta , faz um tempo , e voltei pra academia, só q meu punho não gira totalmente e me prejudica em alguns exercícios queria saber se ele irá voltar ao normal ou não , ou pode ser que o médico fez a cirurgia errado , tenho 17 anos , só queria saber mesmo se meu punho voltaram a gira normalmente ainda ou não ? Obrigado

      Excluir
  2. Quanto tempo pode ficar engessado antes de fazer a cirurgia quando se quebra os dois ossos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um tempo exato, porém períodos muito prolongados podem permitir uma consolidação viciosa e dificultar a cirurgia.

      Excluir
    2. É normal Quando quebra o punho o osso do braço seca um pouco.depois volta o normal

      Excluir
    3. Após uma fratura ocorre atrofia da musculatura que pode retornar com a fisioterapia

      Excluir
  3. Tive fratura exposta do antibraço na adolescência e não consigo realizar alguns movimentos principalmente colocar a palma da mão para cima e possível corrigir isso passados 15 anos com intervenção cirúrgica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem cirurgias para recuperar a prono supinação após fraturas do antebraço, para saber se elas estão indicadas no seu caso precisaria examiná-lo.

      Excluir
  4. operei o ante braço a tres dias e minha mao ta enchada isso e normal

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr espero esteja tudo bem com voce :) eu parti meu antebraço em em frança o ano passado dia 25 de abril eu tenho 2 placas de alguns parafusos eu não tenho como voltar a frança como eu posso saber se vou ao não tira as placas do meu antebraço? Eu faço faço tudo normal sou lutador de luta liver eu sinto apenas os ferros quando eu faço quedas no ring muito obrigado pelo seu tempo grande abraço

    ResponderExcluir
  6. ola doutor bom dia,quebrei meu ante braço a cinco anos (radio /una) e tive q colocar platina e agora deois de 5 anos sinto dores terriveis,nao consigo lavar nem uma louça e ainda fica inchado,gostaria de saber sua opiniao a respeito sera q vou ter q retirar a platina? muito obrigdo e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A retirada da placa é uma possibilidade, porém antes de pensar nisso você deveria procurar um ortopedista, talvez a dor tenha outra origem.

      Excluir
  7. Olá, há dois anos fiz uma cirurgia devido a fratura no radio, com a colocação de placa e parafusos. Fiz uma topografia computadorizado e o resultado foi "fratura parcialmente consolidada, não havendo desvio ou afastamento significativo entre os fragmentos do rádio" - isso significa que terei de fazer outra cirurgia? Ainda devo evitar pesos?

    ResponderExcluir
  8. Ola doutor quebrei meu antebraco a nove anos atras tenho duas placas e doze pinos . Gostaria de saber porque no frio sinto dores , e o que faco para aliviar desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha o antebraço aquecido, materiais diferentes esfriam e aquecem em velocidade diferente. Esse fenômeno pode ser a origem da dor com implantes metálicos, principalmente os que ficam mais superficiais com menor cobertura de partes moles.

      Excluir
  9. sou leticia tenho 26 anos ...nasci con sinostose congenita nos membros superiores 2 braços formato de X sera que tem cura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um ortopedista, ele poderá avaliar seu caso e saber se há indicação de cirurgia

      Excluir
  10. Sofri um acidente quando criança, onde tive uma fratura exposta no meu braço esquerdo, focado no cotovelo. Fiz 2 cirurgias após e até hoje não tive normalização no movimento de esticar, recolher e torcer o braço.
    Fiz fisioterapia e não resolveu, então, o médico disse para esperar terminar minha fase de crescimento para uma nova cirurgia apóis os 21 anos, hoje tenho 25 e ainda não fiz.
    Sou considerado deficiente aos olhos da lei? com beneficios?
    Você aconselharia um novo tratamento?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. A limitação funcional pode ser considerada uma deficiência física parcial, consulte um ortopedista especializado em perícias médicas para determinar se seu caso se enquadra na Lei que define dificiência física.

    ResponderExcluir
  12. Correndo de um assaltante, acabei caindo na rua asfaltada e meio que apoiei meu corpo com o meu antebraço direito na hora d queda. Tirei o RaioX e não constou como quebrado algum osso, porém, não consigo dobrar o braço,consigo mexer os dedos, o ombro em perfeita condição, a munheca dói um pouco quando mexo, mas o cotovelo não dobra. Se não é osso quebrado, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  13. Olá Doutor,

    Em agosto de 2013 eu sofri um grave acidente no qual fraturei gravemente o braço esquerdo. tive uma fratura borboleta do úmero, cabeça do rádio quebra em duas partes, sendo uma delas perdida no acidente e ulna quebrada.

    Fui submetido a cirurgia de emergência que ocorreu poucas horas após o acidente. foram colocadas balacas no úmero, ulna, a parte da cabeça do rádio que restou foi reafixada.

    Atualmente estou fazendo fisioterapia e controle mensal com ortopedista no qual está sendo observada ótima recuperação. estou praticamente com os movimentos normais conseguindo realizar as tarefas diárias normalmente, falta conquista um pouco mais de supinação e contração do braço que praticamente normal e já bastante funcional.

    Eu gostaria de compartilhar informações do meu tratamento se for de interesse, pois como notei que é um pouco incomum a recuperação que tive.
    Se for o caso envio por e-mail as radiografias e laudos.

    Meu e-mail é tiago.gomespires@gmail.com
    Ipatinga - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dr. Marcos! Sofri um acidente quando tinha 16 anos. Hoje tenho 40. Fiquei com o braço direito um pouco mais curto e ele só dobra + ou- 45º. Onde posso procurar um medico para saber se pode sr considerada deficiencia fisica? Ninguém que procurei soube Mr. Orientar. Sou do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  15. Dr. Marcos boa tarde!
    Em agosto/2013 quebrei a cabeça do rádio e a ulna numa queda em casa. Fiz a cirurgia e coloquei 03 placas e 11 parafusos. Fiz fisioterapia até semana passada, quando meu braço apareceu mto inchado e dolorido, fui ao médico e o raio x detectou que uma placa foi quebrada, o médico pediu tomografia e disse que vai estudar meu caso, existe uma maneira de não me operar de novo? Poderia engessar o braço onde quebrou a placa ou terei q trocar toda a placa? As dores do braço diminuiram muito, tem dia que nem sinto mais. estou desesperada, afinal nem me esqueci ainda do sofrimento da primeira cirurgia!

    ResponderExcluir
  16. Dr. tenho uma fratura de ante-braço onde quebrei o radio e ulno , desde janeiro de 2012 , mais meu braço doê direto ,posso remover as placas para sanar com essa dor ?

    ResponderExcluir
  17. Dr. eu fiz uama cirurgia de ulna decorrente de paf, em um assalto, ja faz 6 mezes e doi demais e o osso colou fora do lugar e o medico me deu alta kkk me ajude se preciso vou ai em uma consulta com vc, não aguenta esta dor peramanente, meu tel, 28 999 21 8265

    ResponderExcluir
  18. Fiz uma cirurgia no antebraço.. a 2 meses e meio.. levei uma queda e as placas ficaram tortas e re-fraturou o radio e a ulna.. meu braço esta torto com muita dores.. como é o procedimento pra reparar isso.. ? é possivel fazer outra cirurgia em tao pouco tempo ? David Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo necessária a cirurgia , a princípio, pode ser realizada mesmo com pouco tempo da anterior. Porém as condições clínicas do paciente devem ser verificadas

      Excluir
  19. Doutor... Boa tarde. Há 4 dias realizei uma cirurgia com fixação externa. Qual seria uma alimentação ideal para auxiliar na cicatrização dos ossos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol diário, Leite e derivados do leite, proteínas 150 gramas de Peixe, Aves ou Carne no almoço e jantar, 3 a 5 cores de vegetais em todas as refeições.

      Excluir
  20. Olá, meu filho quebrou o braço em outubro fez cirurgia e colocou um ferrinho pra segurar o os dois ossos q havia quebrado.Quando foi agora em fevereiro quebrou pela segunda vez no mesmo lugar.O medico dele nao quis fazer cirurgia, engessou apenas e ficou 40 dias com o gesso.Retornamos novamente porem não criou calo total no lugar do osso para retirada do gesso e o medico pediu pra ficar mais 30 dias por ser refratura e passou calcio pra ele tomar.Mudou a alimentação dele pq até entao só comia arroz e feijão. O fato do osso não colar direiro depende tbem da alimentação? Ele tem 8 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim depende. Os pacientes que não comem direito ficam desnutridos e os ossos não se formam direito, o crescimento é menor, o osso tem dificuldade de colar e pode inclusive atrapalhar o desenvolvimento do cérebro, dificultando a criança atingir o máximo do desenvolvimento intelectual.

      Excluir
  21. Tenho cirurgia de ante braço a 12 anos e nunca senti nenhum tipo de dor, mas de um mes pra ca sinto dores fortes muito frequentes isso e normal ???

    ResponderExcluir
  22. levei meu filho no ortopedista e o Dr. colocou no resumo clinico Déficit na prova de supinaçao antebraço D.. o que devo fazer .. qual especialista que cuida desta parte, pois ele nao cuida, ja fui em varios lugares e ate agora nada. o que faço? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O especialista é o ortopedista, de preferencia que conheça os casos de sinostose congênita e barras de fusão radio ulnar pós traumática

      Excluir
  23. Boa tarde doutor! Em 18 de julho desde ano tive uma fratura de umero diafisaria onde foi feiito o tratamento conservatorio, sem necessidade de cirurgia. Fiquei 8 semanas com a pinça de confeiteiro e dia 21 deste mes. Retirei o gesso e coloquei a ortese de umero. Porem faz 1 semana e ainda nao consigo mexer meu cottovelo devido ao tempo que ficou imobilizado. Faco movimentos para cima e para baixo mas deixa-lo reto esta sendo impossivel. Isso é normal pelo fato de ter ficadp muito tempo sem movimentaçao ou vou precisar de um bom tempo de fisioterapia para a movimentaçao normal do cotovelo?

    ResponderExcluir
  24. Tive uma fratura no antebraço... fiquem com gesso apenas 18 dias, era pra ficar 1 mes e 15 dias, oque eu faço agora, para voltar a movimentar ?

    ResponderExcluir
  25. Doutor quebrei meu braço pela segunda vez e a segunda vez precisou diz cirurgia.
    Já vai fazer 3 meses
    Gostaria de saber quando eu posso voltar a treinar futebol ou seja jogar bola
    Gostaria de saber quanto tempo posso jogar bola.
    Agradeço pela resposta

    ResponderExcluir
  26. Olá doutor, a 8 anos atraz quebrei meu ante-braço nao precisou de cirurgia foi engessado mais ficou torto hoje tenho 19 anos e me imcomoda pois nao consigo virar a palma da mao,existe alguma ciurgia que possa corrigir? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existem cirurgias para correção das deformidades e em algumas situações recuperar o movimento.

      Excluir
  27. Olá Marcos, me chamo Breno tenho 16anos. Recentemente fraturei o meu braço em um jogo de futebol com os exames de radiografia o médico constatou que fosse uma fratura pequena, o meu braço foi engessado mas ao tirar o gesso meu cotovelo ficou torto percebi que um isso está em relação à outro braço que um osso está deslocado, como eu sou magro os meu nervos ficam mais espostos mas consigo realizar todos os movimentos. Como devo agir será que precisa de uma intervenção cirúrgica?

    ResponderExcluir
  28. Olá Dr, quando tinha 13 anos eu fraturei os dois braços, sendo que no direito foi o ante-braço, está tudo bem com eles, mais tenho percebido que na cicatriz onde foi realizado a cirurgia tem alguns calombos, ondulações, não sei decifrar... gostaria de saber se tem algum nome específico para isso: ou se o Sr poder até me dizer o que é... Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de cicatrização é feito com a deposição de tecido fibroso, quando ocorre uma deposição maior de tecido para fora da cicatriz dizemos que surgiu um queloide, quando esse crescimento é dentro da ferida podemos dizer que surgiu um nódulo fibroso ou uma cicatriz hipertrófica. Essas são informações genéricas, na palpação o ortopedista consegue lhe fizer o que você tem.

      Excluir
  29. Quebrei o antebraço a oito meses fi cirurgia e agora ta doendo e inchado posso toma cefagel sem consulta medica

    ResponderExcluir
  30. tenho uma criança que ha anos se acidentou na regiao do cotovelo e infelizmente ficaram sequelas, gostaria muito de ajuda, ja fui a varios medicos e todos dizem que nao o que fazer, me disponho a leva lo para avaliação, tenho convenio obrigada 941585514

    ResponderExcluir
  31. ola Dr. eu fraturei a cabeça do radio, fiquei 30 dias no gesso, ja tirei o medico falou que colou e estar normal ai que esta ja faz 10 dias que tirei o gesso ainda sinto dores e nao consigo dobrar o braço nem esticá-lo completamente queria saber se isso e normal e uma fisioterapio possa recuperar ou nao tem que fazer cirurgia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quebrar basta 2 segundos para recuperar demora muito tempo, continue firme na fisioterapia. Em alguns casos pode ocorrer perda de arco de movimento após fraturas do cotovelo, e em alguns casos pode ser necessária cirurgia.

      Excluir
  32. Meu Marido fraturou a cabeça do rádio. Fez a cirurgia em 31-07-2015,onde foi retirada a cabeça do rádio (resseccao). Nao foi colocado prótese. Está fazendo fisioterapia. Mas não consegue fazer o movimento de rotação do antebraço e não consegue dobrar o braço mais do que 90 graus. Só dobrava o braço na sessão de fisioterapia, mas doía muito e continuava com o braço doendo. Será que com a implantacao da prótese de cabeça de rádio a recuperação seria mais rápido. Considerando que ele fez a cirurgia em 31-07-2015, até quando ele poderia fazer a cirurgia para implantar a prótese cabeça de rádio. Desde já agradeço. Adriana Porfirio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas complexas do cotovelo são sempre um desafio. Não há uma resposta simples para todos os casos. Ele precisará de uma avaliação detalhada para entender o que está ocorrendo.

      Excluir
    2. doutor fui baleado a 1 ano e meio atras meu osso Radio esfarelou usei ferro externo tirei com 5 meses hoje em dia meu braço e torto e nao sinto firmeza,EXISTE A POSIBILIDADE DE BOTAR PLATINA NO BRAÇO E ALINHAR MEU BRAÇO E RECUPERAR FIRMEZA?

      Excluir
  33. Fraturei o rádio a seis meses e no local da cirurgia permanece inchado e quando realizo movimentos com a mão sinto como se fosse leves choques após eu tentar segurar alguma coisa, sem falar que dói muito

    ResponderExcluir
  34. Doutor!
    Porque as fraturas distais de antebraço são mais frequentes que as proximais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está relacionado a anatomia e a biomecânica das quedas, a maioria das quedas é sobre o punho em dorsiflexão que cria força de compressão dorsais e tração volares produzindo sempre uma variante da fraturas de Colles

      Excluir
  35. Se uma criança de 9 anos por platina , os osso continuarão crescendo normalmente ? No caso ele quebrou os 2 ossos do antebraço na parte do meio . Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do local da fratura, caso ocorra lesão na fise de crescimento pode haver uma diminuição de crescimento nesse osso, porém a fratura provoca um aumento da vascularização e isso pode levar a sobre crescimento de um osso. isso é mais comum nas fraturas do fêmur.

      Excluir
  36. Olá, Dr. Marcos
    Tenho duas dúvidas:
    1- Em caso de fratura cominutiva de rádio com comprometimento articular (cirúrgica, sem dúvida), existiria um tempo ideal entre a fratura e a realização de cirurgia?
    2- A precocidade da cirurgia levaria a menor limitação funcional? Ou o contrário, a demora levaria a maior limitação?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas articulares são urgências ortopédicas. A cartilagem se nutre do oxigênio difundido no liquido sinovial e para manter o gradiente de O2 satisfatório em contato com a cartilagem precisamos de movimento constante e da integridade da articulação, incluindo a capsula e o tecido sinovial.
      Quando ocorre uma fratura articular a nutrição dos condrócitos fica prejudicada. Caso a Articulação fique muitos dias fora do lugar pode ocorrer dano irreversível aos condrócidos com conseguente artrose secundária.

      Excluir
  37. Dr. Marcos, eu fiz uma cirurgia no antebraço há aproximadamente dois anos, e coloquei placas e parafusos no rádio e na ulna, e sempre que eu pego um objeto em supinação me incomoda um pouco, é aconselhável a retirada das mesmas? e qual o tempo de recuperação após a cirurgia de retirada?

    ResponderExcluir
  38. Olá minha mãe quebrou o antebraço ela tem 80 anos,de inicio colocaram uma tala e mandaram voltar depois de 20 dias,depois mais 20 e nesta última trocaram a tala,só que a mão dela está inchando muito e a pele descascando,estou preocupada,pois antes disso a mão dela não tinha inchado,.Você acha que devo leva-la antes do dia marcado ao médico.....Obrigado...

    ResponderExcluir
  39. Dr Marcos, por favor me ajuda... Minha filha de quase 3 anos quebrou o braço ( rádio - próximo ao pulso ) foi uma fratura incompleta, além disso esse osso invergou.
    Ela agora está com o braço imobilizado com o osso na posição certa para cobsolidar, porém este osso esta invergado. Um médico disse que teria que fazer a cirurgia para terminar de quebrar e deixá-lo reto e o outro, especialista em cirurgia de mãos, falou que não existe essa necessidade, pois vai consolidar com 4 semanas, o osso continuará invergado, porém de acordo com o crescimento dela, mais ou menos 8 meses ele já estará esticado, pois nessa idade é comum voltar ao normal porque ainda está em fase de crescimento.
    qual seria a sua opção de tratamento nesse caso? Operaria para esticar o osso ou deixaria envergado ( não está muito ) e esperar esticar com o crescimento, se isso é possível ?
    Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou passando por isso meu filho de 11meses quebrou o antebraço e ao tirar o gesso ficou torto o ortopedista disse que voltaria ao normal em no máximo 6 meses, gostaria de saber se alguém já passou por isso e se realmente voltou ao normal

      Excluir
  40. Meu filho quebrou o braço um pouco acima do cotovelo o ortopedista colocou uma tala depois de 30 dias tirou ele não sente dor aonde houve a fratura,porem ele não dobra nem estica o tolovelo, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Dr. Marcos, o que é uma osteotomia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Osteotomia significa cortar o osso. As osteotomias são em geral realizadas quando precisamos alinhar um osso. Deformidades naturais ou aquelas que ocorrem após um fratura viciosamente consolidada são em geral as principais indicações de osteotomias.

      Excluir
  42. Meu sobrinho quebrou os ossos do antebraço(rádio e a ulna) os ossos foi alinhado . Com um mês foi retirado o gesso , com 10 dias caiu novamente :( ,quais as preocupações? ele só tem 5anos. Obrigado !!

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Dr. Por em algumas fraturas em crianças se coloca astes tão grande dentro do osso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alinhar e manter a rotação o que irá permitir que o osso cole corretamente.

      Excluir
  44. Eu tenho um problema no meu braço que não permite que eu vire minha palma da mão, de um dos braços, para cima. Saberia me dizer se tem um nome para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ocorrer quando os dois ossos do antebraço ficam grudados. Sinostose rádio-ulnar é uma possibilidade.

      Excluir
  45. boa noite dr. quando tinha 8 anos desloquei meu braco na parte do cotovelo logo apos 2 anos quebrei o cotovelo no mesmo lugar onde o osso se esfarelou, não foi preciso cirurgia só gesso mesmo, fiz fisioterapia porem não recuperou 100%, hj tenho 26 anos e não consigo dobrar o braço totalmente e ele faz uns estalos quando dobro, e as vezes quando faço esforço ele incomoda um pouco. sabe dizer se isso entra como um tipo de deficiência pra concorrer a um concurso publico? e se tem algum tratamento? obrigado

    ResponderExcluir
  46. Ola boa noite. Tive uma queda a 3 dias e quebrei meu osso rádio e ulna. Fiz cirurgia e Coloquei pino interno.

    Gostaria de saber como devo ficar cm a posição do braço, pois esta enchado e com um.pouco de dor. Qual seria a melhor posição do braço a se colocar pra desenchar mais rapido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para diminuir o edema a melhor posição é colocar o região num plano mais alto que o coração. no seu caso deitada com a mão sobre travesseiros

      Excluir
  47. Doutor fraturei meu rádio aonde coloquei uma pequena placa e alguns parafusos e minha ulna saiu do lugar próximo ao pulso ( aquela bolinha que temos bem próximo do pulso ) saiu bem fora do lugar, o médico colocou de volta mais percebi que ficou bem afastado do pulso e até um pouco pra fora do normal, dói muito e esta enorme aquela bolinha e o resto da mão já não está mais inchado. O que será? E quando movimento minha mão não consigo fazer movimento de súplica, só fica pra baixo a palma da mão e quando tento colocar pra cima dois o rádio, mais ou menos aonde está a placa e doi também o pulso. O que será doutor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A limitação da supinação pode estar relacionada ao trauma, converse com o seu ortopedista. Exames de imagem podem ajudar a esclarecer o problema

      Excluir
  48. Eu quebrei meu braço no cotovelo, há 12 anos anos atrás,e no dia 26 de novembro de 2016,cai de um cavalo criolo e sofri uma luxação no braço esquerdo no cotovelo também, é possivel eu perder o movimento do braço?

    ResponderExcluir
  49. Sugiro que você procure um ortopedista, fraturas e luxações sem tratamento podem evoluir com perda de função.

    ResponderExcluir
  50. Quebrei o úmero fiz cirurgia será que vou poder fazer academia ?

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Olá doutor meu nome é Otávio sofri uma fratura no rádio e na ulna,isso foi a no mínimo 2 anos atras raramente sinto fraqueza ao pegar objetos e raramente o braço ao tocar no local da cirurgia eu sinto dores no local as vezes leves pancadas como bater na cama fraco ou até mesmo quando alguém aperta sem querer isso é sinal que o organismo está expulsando pra ser exato e aproximadamente ums3 anos atrás que foi feito a cirurgia são duas placas e 6 parafusos em cada osso. M ajude Grato... !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os sinais de rejeicao da platina estão relacionados a sinais inflamatórios tais como dor, calor, rubor e saída de pús.

      Excluir
  53. é verdade que quem faz cirugia e colocar placa ou pino, tem que ter cuidado com relampago?

    ResponderExcluir
  54. Dr. Marcos, depois de fazer uma cirurgia de osteotomia tenho dificuldade em virar a palma da mão e estender o braço para cima, a que está relacionado isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteotomia tem por objetivo corrigir a posição de um osso, converse com seu médico ortopedista. A fisioterapia ajuda muito na recuperação após as cirurgias ortopédicas.

      Excluir
  55. Boa tarde!!!!
    Sofri um acidente de carro a cinco meses e quebrei a rádio e a ulna, sendo submetido a cinco cirurgias, inclusive com colocação de duas placas e 15 parafusos. os movimentos não voltaram totalmente, posso me enquadrar na lista de deficientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente você com conseguirá realizar determinadas funções, porém talvez com siga realizar outras. Sugiro a avaliação por um ortopedista especialista que poderá ajuda-lo a determinar seu grau de incapacidade .

      Excluir
  56. Doutor!
    Quando tinha 6/7 anos, quebrei o cotovelo, coloquei gesso e depois fiz fisioterapia, só que ficou muito torto, dói muito e não posso pegar peso e nem fazer esforço que passo semanas sem poder levantar, e hoje tenho 17 anos, se eu fizesse fisioterapia meu braço voltaria ao normal ?

    ResponderExcluir
  57. Olaaa marcos,meu pai não sabe oque aconteceu com o braço dele ,ele não consegue fazer o movimento do antebraço de rotação com a palma da mão pra cima com braço esticado ,oque pode ser isso?como podemos para resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara também tenho o msm problema que seu pai! Não sofri fratura no braço.o médico me disse que meu caso é uma deformidade no osso do antebraço que afeta o movimento Supinação... Pode ser tbm sinustose rádio-ulnar.Geralmente as cirurgias são complicadas.

      Excluir
  58. Ola Doutor ! Eu tive um fragmento de osso no cotovelo através de uma queda , depois da cirurgia o médico disse que nao iria esticar o braço 100%. Isso aconteceu quando tinha 10 anos e hoje me encontro com 21 . Existe possibilidades de voltar ao normal ?

    ResponderExcluir
  59. Oi Dr . Marcos, preciso muito de sua ajuda, minha filha de 1 aninho fraturou a pena hj, e na hora nem perguntei onde era a fratura de tão nervosa que eu estava. O meu marido teima dizendo que foi duas mais o médico disse que foi uma. Queria tirar essa dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso para dirimir essa dúvida você deve mostrar a radiografia a um ortopedista ou perguntar ao médico que realizou o atendimento.

      Excluir
  60. Meu filho fraturou o braço próximo do punho e foi feito uma cirurgia porém ficou torto os médicos do hospital disserao que como ele é novo com tempo ele volta ao normal gostaria de saber oque posso fazer e uma resposta para saber se tem alguém com mesmo problema ou o passou por isso para saber se volta pro lugar com tempo...

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Doutor, quebrei meu braço (antebraço) rádio e a ulna, já tem uns 15 anos, colocaram placa, porém deu rejeição e teve que tirar, fazer raspagem, então colocou-se fixador externo, mas o braço ficou torto tipo envergado, queria muito poder concertar, existe cirurgia para esse caso? É aconselhável fazer a mesma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia para corrigir ossos tortos é a osteotomia. Para determinar se está indicada cirurgia no seu caso será necessário passar por uma consulta com um ortopedista.

      Excluir
  62. Doutor quebrei o braço coloquei placa e 6 parafusos foi fechada de carro cai de moto eu recebo o seguro DPVAT.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  63. Ola doutor meu filho quebrou o braço no umero esquero. ele tem 7 anos. reamente é necessario colocar pino?

    ResponderExcluir
  64. Olá doutor tenho 18 anos e recentemente venho sofrendo com dores na minha mão esquerda, decidir então procurar um ortopedista pois já não aguentava mais essas dores, pensando ser uma " simples " tendinite, acabei descobrindo consultando com esse ortopedista, que tenho ausência de pronação e supinação bilateralmente provavelmente acarretado por uma malformação congênita de nascença, já que nunca havia quebrado nenhum dos dois braços antes, a minha pergunta é : será preciso fazer algum tipo de cirurgia nesse caso para corrigir o problema ? Seria isso uma doença ? Poderia me explicar um pouco melhor sobre a minha situação por favor estou um pouco confuso com isso . Agradeço desde já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a descrição sugere uma sinostose rádio ulnar congênita.
      Você pode ler um pouco mais sobre esse assunto clicando no link abaixo Sinostose.radio.ulnar

      Excluir
  65. Doutor flaturei o antebraço coloquei placa e 6 parafusos os dedos não estão mexendo normal está como se fosse uma garra qual o motivo. Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inchaço pode dificultar o movimento dos dedos, porém você deve mostrar sua mão para o ortopedidta

      Excluir
  66. minha mae quebro o pulso boto gesso 45 dias tiramos o gesso ta do mermo jeito quando ela foi au medico acho que colo errado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exame radiográfico pode determinar se há calo ósseo e se o que observados clinicamente está relacionado ao inchaço.

      Excluir
  67. Boa tarde!
    Gostaria de saber mesmo quando quebra a perna perto da canela, praticamente na canela, a criança contínua crescendo ainda?meu filho de 1 ano e 10 meses ,ele quebrou a perna dia 19/05/17
    Já passamos pelo ortopedista e ele disse que está tudo certinho.nova consulta vai ser dia27/06/17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu ortopedista disse que está tudo bem, sugiro que nesse momento você acredite nele.

      Excluir
  68. Dei uma frissura no cortovelo o medico mandou colocar gesso por 2 semana vou poder trabalha sou cabeleireira.

    ResponderExcluir
  69. Boa Noite,

    Meu filho tem 6 anos e quebrou o antebraço (ulna e radio) em 10/05/2017, ficou 30 dias com gesso, foram fraturas chamadas galho verde.
    Agora em 30/07/17 ele quebrou novamente o antebraço, no mesmo lugar, desta vez fratura total dos ossos. Na emergência fizeram a redução e os dois ossos ficaram perfeitamente no lugar, o médico da emergência pediu que aguardassemos uma semana para ver como vai ficar a recuperação dele para avaliar a necessidade da cirugia. Gostaria de saber se é possível ele neste caso não passar por cirurgia?!

    Att,
    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que irá determinar a necessidade de cirurgia é a deformidade. Caso.os ossos fiquem alinhados a evolução será boa. Com o desalinhamento dos ossos ele pode perder movimento e nesse caso a cirurgia permitiria uma melhor evolução.

      Excluir
  70. Bom dia Doutor, minha mãe quebrou o pulso e foi ao ortopedista, chegando lá fizeram raio x colocaram no lugar, fizeram outro raixo x e tava tudo ok, porem não colocaram o gesso reto, ficou pra baixo fazendo uma curva, os dedos estão inchado, dessa forma o gesso está correto ou deveria colocar gesso reto?

    ResponderExcluir
  71. O ortopedista em geral modela o gesso na tentativa de corrigir o desvio das fraturas, em situações onde o tratamento cirúrgico não pode ser realizado a modelagem do gesso é a única opção para melhorar a posição da fratura.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde, eu fraturei os dois ossos do ante braço, ulna e o radio, e eu queria saber quanto tempo leva, para eu voltar a trabalhar e fazer academia, e o meu trabalho é com furadeira, martelo e etc coisas mais pesadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A consolidação nesse caso deve estar mais adiantada. Será importante aguardar mais algumas semanas além do habitual e voltar aos poucos.

      Excluir
    2. Dr fraturei o raio e ulna quanto tempo eu posso ficar com a tala

      Excluir
  73. Bom Dia, Doutor Quando Eu Tinha 12 Anos De Idade Caí De Uma Bicicleta Fraturando o Ante Braço Direito, Meu Braço é Torto Até Hoje, Tenho 29 Anos, Me Diga Se Tem Jeito De Operar!!

    ResponderExcluir
  74. Para determinar se seu caso é passível de tratamento cirúrgico é necessário além do exame físico exames de imagem como radiografias em vários angulações e/ou tomografia com reconstrução em 3D

    ResponderExcluir
  75. As complicações crônicas das placas são raras, você poderia investigar outras causas além das placas para esses sintomas.

    ResponderExcluir
  76. Uma platina pode ser quebrada depois de 5anos ?como?

    ResponderExcluir
  77. Bom dia!Tive uma fratura diafisária quando adolescente e fiquei com limitação no movimento de supinação. Isto se configura como uma deficiência física?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente poderão ser encarados com deficiência física parcial. Porém é fundamental avaliar o membro contralateral pois existem variações anatômicas e a rotação do úmero poderia compensar parte da limitação. Sugiro que você procure um médico perito pois ele saberá lhe orientar se essa limitação poderia ou não ser considerada uma deficiência física.

      Excluir
  78. Ola Doutor , tenho 22 ano tive uma fratura no radio distal no dia 1 de janeiro porém so comecei o tratamento com gesso no dia 13 de janeiro . Fiquei 6 semanas com o braço imobilizado ate o cotovelo e logo apos a retirada ja se passaram 2 semanas e ainda sinto muita dificuldade e movimentar o punho principalmente para cima e para baixo e ainda permanece um poucl inchado . Com quanto tempo volta ao normal ? preciso de algum exercico pra agilizar o processo? essa dificuldade tem alguma relação ao ter demorado 13 dias pra engessar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento fisioterápico ajuda muito na recuperação após fraturas e imobilizações.

      Excluir
  79. Olá Dr Marcos

    Então, há 4 ou 5 anos quebrei a diafisaria do antebraço...
    Minha dúvida é, posso malhar normalmente?

    Na época o médico disse que ficaria (meu braço) mais forte que antes... (Nao sei se ele estava brincando) haha

    Às vezes , muito raro tipo 3 a 4 vezes no ano ele da uma dores fracas e para...

    Mas acha que devo procurar um ortopedista?

    Desde já agradeço
    -Mateus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na maioria dos casos após completar o período de consolidação temos a capacidade de realizar as atividades anteriores a fratura, na mesma intensidade de prévia. Antes de retornar a malhar sugiro uma avaliação com um ortopedista para determinar que a consolidação esta completa e que o osso está forte novamente.

      Excluir
  80. Oi doutor! Meu nome é beatriz.Meu filho de 10 meses quebrou o antebraço no raio x mostra o ossinho separados. Sera q vai ser possivel uma cirurgia

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde fiz uma cirurgia dia 08/05/18 já retirei os pontos.. mais ficou aberto a pele como não se tivesse colado oq posso tá usando pra poder colar ???!

    ResponderExcluir
  82. Você deve mostrar a ferida ao seu ortopedista, antes de chegar na consulta aproxime as bordas e coloque um micropore para fechar o local.

    ResponderExcluir
  83. Sou gordinho,fiz uma cirurgia de rádio, estou com um t e mais parafusos,poss jogar futebol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas após a consolidação em geral não são um impedimento para a prática de esportes. Você deve conversar com seu ortopedista para avaliar a consolidação da fratura

      Excluir
  84. Bom dia Doutor.no meu nascimento o médico forçou muito meu braço direito isso acabou deslocando meu braço nas 3 junções, punho, cotovelo e ombro e sendo assim meu braço ficou torto, gostaria de saber se tem como fazer alguma cirurgia pra corrigir essa deficiência, desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partos difíceis podem evoluir com paralisia obstétrica, para determinar se esse é o seu caso você precisaria de uma avaliação por um médico ortopedista especialista.

      Excluir
  85. Oi Dr. sou Camila e Trinquei meu cotovelo na adolescência e até hoje ele doi, isso já tem uns 15 anos, é normal? Na época o médico colocou gesso e fiquei o tempo que ele determinou, mas depois nunca mais fiz raio x.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso sugiro um novo exame radiológico . A presença da dor deve ser investigada.

      Excluir
  86. Olá boa tarde, uma pena o Senhor está no Rio de Janeiro,adoraria passar um atendimento se fosse aqui em São Paulo, minha filha quebrou o Braço de ficou exatamente 40 dias com uma tala, ontem fomos a consulta e foi retirada a Tala, porém logo que isso aconteceu ela chorou muito o que estranhei, e logo fomos fazer um raio x para certificar se estava tudo certo, esse seu vídeo me foi bem explicativo pois foi exatamente oque nos foi passado pelo médico Pois no raio c o osso ainda estava um tanto desviado e ele disse que com o tempo isso voltará ao normal,mesmo assim estou preocupada, pois também como o Dr.disse em seu vídeo ela se encontra com o punho (mão) para baixo e encima encontra se com uma luxação tanto que olhando a primeira vista parece que o osso do punho encontrasse quebrado, e ela ainda reclama de dor e ainda esta usando típoia só assim consigo alcama-la, ela tem 2 Anos o médico nos disse que estava tudo bem, com essas informações acha que deveria contatar outro ortopedista agradeço de coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o crescimento existem linhas que podem ser confundidas com fratura. Você deve seguir o seu coração. Ficamos mais tranquilos quando tratamos com pessoas que confiamos.

      Excluir
  87. Coloquei uma placa e 5 parafusos na ulna já tem 1 mês que operei já fações quase tudo porém não tenho forca na mão e nem consigo girar ela totalmente para os lados? Na fisioterapia isso resolve ? Pq eu torço e doi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante que a liberação progressiva dos movimentos seja orientada pelo ortopedista. O excesso de movimentos pode prejudicar a recuperação.

      Excluir
  88. Olá tudo bem quebrei oo pulso *rádio* com luxacao outro.lado e colocou 3 parafusos e um pedaço de placa certo.ja faz 3 anos ...e ontem ontem até agora dói bastante no local é uma.dor que dá pra suportar!! Pode me dizer algo que devo me preocupar? Ou isso é normal do tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a dor permanecer você deve procurar um ortopedista. Fiquei confuso com a pergunta porém me pareceu que a dor é recente.

      Excluir
  89. olá tdo bem quebrei a rádio e a Luna foram colocadas 2 platinas segundo o ortopedista as mesmas estao soltas e ocorre dores e inchaço as vezes.Elas tem de ser retiradas com urgência ou pode esperar alguns meses. faz 2 meses q fiz a cirurgia.obgda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Implantes soltos podem causar lesão nas partes moles. Quando estão discretamente soltos a cirurgia normalmente pode ser postergada. Quandomos implantes estão muito soltos e causando lesão a necessidade de cirurgia se torna mais premente.

      Excluir
  90. Bom dia Doutor, minha cunhada teve câncer no osso do braço e foi colocado uma protesp no local, retiraram a clavícula dela e cortaram o nervo do radial, agora o câncer voltou de novo um pouco mais embaixo perto do cotovelo, iram colocar uma prótese, que ira impossibilitar ela de dobrar o braço, ela já não conseguia levanta-lo. O senhor sabe me dizer se existe alguma prótese que faça com que ela não perca totalmente a movimentação do braco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nervos comandam os músculos e os músculos comandam os tendões. Para mover as articulações se movimentares é necessário que essas estruturas estejam funcionando. Quem movimenta a articulação não é a prótese. Numa cirurgia de tumor a prioridade é a sua retirada com margem de segurança portanto sempre tecidos nobres podem ser retirados e isso pode causar dificuldades funcionais.

      Excluir
  91. doutor quebrei o rádio e a ulna em uma queda de moto, já tem mais de um mês que fui operada e na parte de cima do meu braço sinto que está muito duro e também quase não sinto minha pele quando passo o dedo nessa região. É normal essa rigidez e falta de sensibilidade ou devo procurar logo um médico?
    Agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você deve procurar um ortopedista. Através do exame físico e exames de rx ele irá determinar se esses sintomas são normais.

      Excluir
  92. Oi doutor meu filho quebrou o braço fraturou o rádio e ulna e teve que fazer uma cirurgia foi colocado dois fios de kichener acho que e esse o nome isso foi dia 13 de novembro quanto tempo ele terá que ficar com ele??? E pra tirar e preciso anestesia???ele só tem 7 anos

    ResponderExcluir
  93. Oi doutor meu filho quebrou o braço e fraturou a rádio e ulna e teve que fazer uma cirurgia pra colocar fio de kichener acho que e esse o nome quanto tempo ele vai ficar com ele??? Pra tirar vai anestesia??ele só tem 7 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando os fios estão para fora em geram não é necessário anestesia geral. Muitas vezes saem e o paciente nem percebe.

      Excluir
  94. Quebrei a cabeça do radio fiz cirurgia , quanto tempo em média pra poder voltar a jogar futebol ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente após a consolidação da fratura e liberação do seu ortopedista. Você precisará aguardar várias semanas.

      Excluir
  95. Oi doutor tenho 13anos quebrei um dos osso do ant braço pos 1 fio metalico com 1 ferrinho q fica pra fora eles mandaram eu lavar a cirurgia 1 dia sim outro não com sabao neutro e durante esses processo eu vejo q meu braco n gira (eu n forçou)depois da retirada do ferro e da fiosetarapia poderei vira meu braco novamente? Obt

    ResponderExcluir
  96. Quebrei meu antebraço em um acidente, e fiz cirurgia, coloquei uma placa com 6 parafusos e quando pego peso ele incha e tem parte da fratura que quando eu toco complica forca Dói, queria saber se é normal ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações o " ferrinho " é colocado exatamente para bloquear a rotação. Você deve conversar com o seu ortopedista para que ele possa orientá-lo em relação a fisioterapia para recuperação dos movimentos

      Excluir
  97. Boa tarde, Dr.
    Quebrei o úmero direto, fratura da diáfise, e fiquei dois meses e três semana com a pinça de confeiteiro. Aí retirar, na consulta com o ortopedista, notei que o braço está um pouco torto e atrofiado. Essa situação é normal?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a recuperação da fratura precisamos imobilizar a região e isso causa atrofia da musculatura. Pequenos desvios são frequentes no tratamento não operatório da fratura de úmero.

      Excluir
    2. Dr. Marcos Britto, muito obrigado. E sigo também a sua página no Facebook. Seus ensinamentos no canal são didáticos e claros, parabéns. Dr. Marcos, confuso, gostaria de perguntar. Esses pequenos desvios são corrigiveis, têm algum tratamento, além do tempo, qual o método de tratamento pra correção. Obrigado, Dr Marcos.

      Excluir
    3. Quando mais jovem maior a capacidade de correção. Ao final do crescimento ou seja no início da vida adulta não ocorre correção espontânea das deformidades ósseas. Somente com cirurgia.

      Excluir
    4. Muito obrigado, Dr. Marcos. Tenho 31 anos, já vou observar a hipótese de uma cirurgia. Parabéns pelo canal, o conteúdo é da melhor qualidade. Passe bem.

      Excluir
  98. Boa Tardee. Gostaria de tirar uma duvida. Quebrei a ulna e radio. Fiz cirurgia e coloquei placar de fixação. Hoje fazem 8 meses que fiz a cirurgia, e o radio já esta totalmente consolidado, porém a ulna ainda nao consolidou totalmente. É normal apos um periodo deste o osso nao ter consolidado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti ao video Dr. Porem gostaria de saber se ja passados 8 meses ja é confirmado pseudoartrose ou se ainda há chance de ser um retardo de consolidação, pode ser que ainda haja chance de consolidar sem intervencao cirurgica ou nao tem como escapar?

      Excluir
  99. Ola Bom dia eu fraturei o radio e una só que o radio ta quase consolidado mas a una a placa de fixações ta frouxa

    ResponderExcluir

  100. Marcos Fernandes
    1 segundo atrás
    @Marcos Britto da Silva , Olá Grande Dr Marcos Britto. Quais são as causas da pseudoartrose ? Fiz uma cirurgia no umero e após 3 meses o fui liberado a fazer fisioterapia, e com isso houve descolamento da fratura, sinto o osso mexendo. Me falara que faltou estabilidade. Como saber a real causa e qual a solução ? Dependo da causa, meu seguro de vida paga ou ressarci.
    Desde já, agradeço muito sua atenção.

    ResponderExcluir
  101. boa tarde dr. me chamo paulo ,inscrito no seu canal. a 70 dias ,quebrei o radio esquerdo, e tive tambem luxaçao na ulna , na mao do mesmo braço , foi colocado placa e parafuso, agora depois da cicatrizaçao da cirurgia , venho sentindo dor e peso no lacal e meus dedos estao sem dololidos e pouco inxados, mas mexo fechando a mao bem , mas se demorar alguns minutos ,enrigesse novamente, devo continuar movimentando ? e a dor no local da cirurgia e peso ,acontece mais quando inclino a munheca pra cima, me ajude doutor isso está nos padroes? lembrando que sem movimentar nao doi. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fisioterapia pós operatória é muito importante. Você deve.procurar orientações com seu ortopedistas e na medida da sua disponibilidade fazer fisioterapia. Isso deve ajudá-lo

      Excluir
  102. BOA TARD DR. TENHO UMA PLACA DE METAL COM SEIS PARAFUSOS NO BRAÇO DIREITO(ÚMERO), TEM ALGUM PERIGO ANDAR NA CHUVA QUANDO ESTÁ TENDO TROVÕES E RELÂMPAGOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Não há perigo algum ao ter implantados placas e parafusos ou hastes intramedulares no seu corpo. Esse implantes não atraem raios , trovões ou relâmpagos.

      Excluir
  103. Bom dia Dr.Meu filho de 9 anos tem 30 dias que quebrou o punho e retirou o gesso o braço está torto e com inchaço, ele não sente dor, e no raio X é nítido que a fratura ainda existe, mas o ortopedista indicou que ficasse sem o gesso por 30 dias para avaliar. É correto essa conduta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe não é ético fazermos comentários sobre se uma determina situação médica que não estamos vendo pessoalmente. Devemos confiar com profissionais que nos atendem.
      Muitas vezes uma criança tem potencial de crescimento e o asso vai se corrigindo com o passar dos meses e anos.

      Excluir
    2. Olá boa noite, meu filho tem 7 anos quebrou o antebraço tem 1 mês botou o fio, fui pro retorno o médico falou q não tava totalmente colado mais tirou o fio. Quanto tempo pro osso colar ?

      Excluir
  104. Boa noite, tenho implante de placas no rádio, ulna e úmero, totalizando 20 parafusos, perdi o movimento de rotação do punho e a mobilidade parcial do ombro, posso ser considerada deficiente física para fins de concurso público?

    ResponderExcluir
  105. Olá
    Meu filho parece estar com o gesso muito apertado, pois a mão dele esta inchada e parece estar com algumas partes saindo de dentro do gesso de tao inchada. O que devo fazer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais