Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Luxação Acromio Clavicular do Ombro

Luxação Acromio Clavicular do Ombro


Luxação Acrômio Clavicular a Direita

A articulação acrômio clavicular é conhecida com articulação AC. A luxação é a perda permanente das relações articulares de uma junta. A luxação AC é uma separação completa, com ruptura dos ligamentos ao redor da articulação acrômio clavicular. 
A articulação AC é onde a clavícula encontra o ponto mais alto da escápula (omoplata ou osso da Pá) chamado de acrômio.


Qual o Mecanismo de lesão na luxação acrômio-clavicular?
A causa mais comum para uma luxação AC é de uma queda diretamente sobre o ombro, frequente durante um jogo de futebol ou uma queda de bicicleta. A queda machuca os ligamentos que rodeiam e estabilizam a articulação AC. Se a força for suficientemente grande, os ligamentos peri articulares rompem ao redor e de baixo da clavícula. Isso provoca usa separação da clavícula da escápula. O Omoplata se move para baixo a partir do peso do braço. Isso cria uma saliência ou protuberância na parte superior do ombro. Veja vídeo de uma cirurgia para corrigir esse problema abaixo, nesse blog.
A seta vermelha aponta para 
a articulação acrômio 
clavicular no ombro direito. 

Classificação da luxação AC acrômio clavicular.
A lesão pode variar de uma pequena mudança na configuração com dor leve, até uma deformidade mais grave incapacitante. Usamos a classificação de Rockwood que divide as luxações acrômio claviculares em seis graus. O grau I é o mais leve e o grau VI é o mais grave. Nos graus I a V a clavicula fica mais lata que o ombro, no grau VI a clavícula vai para baixo do acrômio.  

Quais ligamentos são rompidos na luxação acromio clavicular?
Os ligamentos rompidos são os lig. acromio-claviculares e coraco-claviculares. A medida que os ligamentos se rompem a gravidade da luxação piora. Os graus menores tem menor lesão ligamentar e os graus maiores tem maior lesão dos ligamentos. 

Diagnóstico.
Quando há menor deformidade, a localização da dor e raios-X ajudam o ortopedista a fazer o diagnóstico da luxação. As vezes, colocar peso na mão do paciente pode aumentar a deformidade, o que torna a lesão mais evidente em exames de raios-X.

Tratamento
Tratamento não-cirúrgico
O Tratamentos não cirúrgicos, com uma tipóia, compressas frias e medicamentos muitas vezes pode ajudar a controlar a dor. Às vezes, o médico pode utilizar suportes mais firmes para ajudar a diminuir o movimento na articulação AC e diminuir a dor.
A maioria das pessoas podem retornar ao pleno funcionamento do membro superior, mesmo se houver uma deformidade persistente significativa. Algumas pessoas porém apresentam dor continuada na área da articulação AC, mesmo com uma ligeira deformidade. As deformidades maiores são mais incapacidades e podem requerer tratamento cirúrgico. A perda da relação articular pode levar também a artrose precoce nessa junta. 

Tratamento Cirúrgico
A cirurgia pode ser considerada se há dor persistir ou a deformidade for grave. Os graus I e II de Rockwood em geral são de tratamento não operatório, os graus IV, V e VI em geral são de tratamento cirúrgico, o grau III pode ser tratado em algumas situações de modo não operatório, porém pacientes com grande esforço no membro superior podem se beneficiar da cirurgia. Como tudo em medicina não há uma receita de bolo, somente o ortopedista diante do paciente e após uma anamnese e exame clínico criterioso pode decidir o melhor tratamento para o caso específico.

Onde houver deformidade significativa, a reconstrução dos ligamentos que ligam a clavícula ao acrômio é útil. Este tipo de cirurgia funciona bem mesmo se for feito muito tempo depois que o problema ocorreu.
Se tratada de forma conservadora (não operatória) ou com a cirurgia, o ombro vai exigir reabilitação  e fisioterapia para restaurar o movimento, força e flexibilidade.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 08/04/2013

72 comentários:

  1. OLA BOA TARDE DR.MARCOS MINHA SOGRA QUEBROU O FERMO HA 7 ANOS E ELA SENTE MUITA DOR NO JOELHO JÁ PROCURAMOS VÁRIOS MEDICO ELES FALAM QUE ELA TEM QUE TROCA A PRÓTESE DO FERMO, MAIS ELA SENTE MUITA DOR NO JOELHO E FICA MUITO INCHADO E MUITO QUENTE NO LOCAL,TEM 2 ANOS QUE ELA NÃO CONSEGUE ANDAR DIREITO VC ACHA QUE A INFILTRAÇÃO SERIA BOM NO CASO DELA,POIS ELA JÁ TEM 81 ANOS E TEM OSSOS POROSES. ME AJUDE POR FAVOR NÃO AGUENTO MAIS VÊ ELA SOFRENDO TANTO. MEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com deformidade na região superios do lado esquerdo, proximo ao pescoço.Qual o nome desse termo.

      Excluir
    2. Com essas informações não consigo ajudá-lo

      Excluir
  2. A indicação dos seus ortopedistas é para troca da prótese, para indicar outro tratamento necessitamos examiná-la.

    ResponderExcluir
  3. resultado da minha ressonancia oq aconteceu e grave

    -ruptura do ligamento cruzado anterior

    -lesao na margem periferica(vascularizada) da tranciçao do corpo com o corno posterior e corno posterior do menisco medial

    -sinais de discreta displasia femoropatelar,con bascula patelar

    -areas de contusao ossea nos condilos femoral lateral e tibiais


    obrigado pela atencao

    ResponderExcluir
  4. leia sobre lesão do lca nesse blog. Fique tranquila essa patologia tem tratamento

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr Marcos. Minha mãe tem, na zona inferior da clavícula junto ao pescoço, uma visível elevação de forma ovóide. Já fez raio x e disseram ser uma pequena lesão e não a encaminharam para um ortopedista. Como não tenho visto uma evolução favorável do quadro clínico dela, pensei que talvez seja algo mais sério do ponto de vista ortopédico. Será alguma lesão da clavícula? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elevações nessa área podem estar relacionada a articulação externo clavicular. A luxação externa clavicular anterior é uma possibilidade, procure um ortopedista que ele saberá orientá-lo.

      Excluir
  6. Boa noite, tenho esse mesmo problema, a clavícula na extremidade está mais alta que a outra, ou seja, estáfora do lugar, prém não lembro de ter caído ou qualquer outra pancada, percebi há pouco tempo, e está me encomodando, é possivel colocar o osso de volta ao lugar sem cirugia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber se a clavícula esta fora do lugar precisaria examinar você, em algumas situações ocorre um aumento de volume no local por outras patologias.

      Excluir
  7. Olá, lesionei o meu acrômio. Existe a possibilidade de ficar aquela saliência no ombro e mesmo assim eu ter os meus movimentos todos normais sem a necessiidade de cirurgia? pq a bolota do acromio deslocado está lá mas os movimentos estão indo bem, um mês após a queda. gosto de surfar, e isso é extremamente importante para mim. obs: a queda foi feia, urrava de dor só para tirar a camiseta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as luxações graus III. IV, e V irão evoluir com deformidade (sinal da dragona) quando tratadas não operatoriamente.

      Excluir
  8. Olá marcos, me chamo luis. Eu estava pesquisando sobre uma clavícula mais exposta que a outra e não encontrei algo ainda. Poderia me dizer se é normal tem a clavícula, no meu caso a esquerda, maior (mais exposta que a direita)? Não lembro de ter caído, batido, algo do gênero. E também não dói, só que acho estranho um lado ser maior que o outro. Se puder responder agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez sim, porém para ter certeza você deveria mostrar seu ombro a um ortopedista

      Excluir
  9. Bom dia Dr. a 15 dais me acidentei de moto e faturei a clavicula não foi preciso fazer cirurgia so o uso de uma tipoia tipo 8, mas queria saber se é normal sentir o osso da clavicula se mexe?? não sinto dor alguma so o osso se mexendo em meu ombro é normal????

    ResponderExcluir
  10. Olá Dr. domingo praticando DownHill ( modalidade do ciclismo, onde a rampas e tudo mais ) numa rampa eu pulei quando cai senti algo estranho, mas voltei a andar, no dia seguinte percebi que minha 2 claviculas estão mais pra cima, como na 1 imagem do post, fui ao medico ele disse que e sub luxação, e que não vale a pena fazer cirugia, mas em questão posso voltar a praticar o esrpote fazer tudo normalmente, não sinto dores, nada , consigo fazer todos movimentos e tudo mais... só que minha clavicula está mais pra cima como disse, mudou de posição ela vai voltar ao normal? e posso continua minha vida normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta específica e para respondê-la precisaria examiná-lo

      Excluir
  11. Dr. Marcos, boa noite e parabéns pelo espaço.

    Sábado passado (19/01/2013) ao parar num semáforo estiquei o pé e havia um buraco, quando vi que iria cair estiquei o braço e a segurei rompendo no grau III ( tenho 1,79m e a moto é uma Teneré 250cc, ainda pilotei seis quilômetros até chegar em casa)

    Hoje, 24/01 não sinto dor nenhuma, só assimilei "codex - 30mg" e "Tenoxicam" dois comprimidos (quatro no total) em dezesseis horas. Voltei a trabalhar na terça, sou técnico em informática.

    Esteticamente estou gostando do "ombro mais alto" (já adianto que não sou viado, estou com cincoenta anos e no terceiro casamento Kkkkkkkkkkkk).

    Será que cirurgicamente é possível deixar os dois ombros na mesma altura sem perder a mobilidade "de fábrica" ?

    Grato pela atenção.

    Alexandre.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar se o seu caso é o não cirurgico precisaria examinar você

      Excluir
    2. Dr. Marcos Britto:

      Grato!

      Farei cirurgia no próximo dia 06 de fevereiro.

      :-)

      Excluir
  12. Olá Doutor, Logo após ter caído de bicicleta, percebi que o lado afetado pela queda tava um pouco elevado. Parece que o osso subiu. será que eu desloquei meu ombro? Não sinto dores, só no dia que eu cai que eu senti mas no outro dia a dor já tinha amenizado !

    ResponderExcluir
  13. bom dia Dr. Estou com uma luxação acromio clavicular grau III, o médico indicou a tipóia por 4 semanas. Qual a função da tipóia? Um tratamento cirúrgico não seria mais rápido a recuperação? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe uma discussão na Literatura qual o melhor tratamento na luxação guau III de Rockwwod para LAC, converse com seu médico ele lhe informará os prós e os contras das duas opções.

      Excluir
  14. Eu sofri uma luxação acrômio-clavicular tipo 3 100% no dia 8/3/13 o médico disse q tem como eu cuidar em casa ou fazer a cirurgia, optei na recuperação em casa... mas um amigo ao comentar o meu caso com outro médico ele disse q é uma lesão q precisa ser operada o quanto antes para q o ligamento nao atrofie e eu corra o risco de perder os movimentos do ombro... agora fiquei confuso!! Corro o risco se eu não optar pela cirurgia imediata?eu tenho um prazo para optar pela cirurgia?? a bolinha saltada e o caimento do ombro melhoram com o tempo?ou só com cirurgia? Meus parabéns pelo site, as informações me ajudaram muito a entender a minha lesão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia pode ser considerada se há dor persistir ou a deformidade for grave. Os graus I e II de Rockwood em geral são de tratamento não operatório, os graus IV, V e VI em geral são de tratamento cirúrgico, o grau III pode ser tratado em algumas situações de modo não operatório, porém pacientes com grande esforço no membro superior podem se beneficiar da cirurgia. Como tudo em medicina não há uma receita de bolo, somente o ortopedista diante do paciente e após uma anamnese e exame clínico criterioso pode decidir o melhor tratamento para o caso específico.

      Excluir
    2. complementando: as técnicas cirúrgicas podem ser diferentes quando operamos casos agudos (casos mais recentes) ou casos crônicas(casos com maior tempo de evolução)

      Excluir
  15. Dr. Marcos, boa noite!

    A clavícula da minha filha sempre foi aparente, mesmo quando pequena (quando estava uns 6 à 7 quilos acima do peso), hoje com 15 anos a clavícula dela está muito aparente, não acho isso normal, mas não comento isso com ela! De um tempo pra cá, ela vem usando roupas que não deixem essa parte a mostra para ninguém, pois todos quando viam comentavam e falavam que ela estava com anorexia ou algo do gênero, não consigo a levar para o médico, pois ela sente vergonha de falar sobre isso! Tenho algumas fotos de sua clavícula, pois as achei em meu celular, eu o deixei com ela uma vez e quando ela me devolveu por acaso vi que o aplicativo "fotos" estava aberto, então cliquei e para a minha surpresa essas fotos apareceram, acho que ela se esqueceu de apagar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A anorexia é um problema sério, você deve levá-la ao médico sim, mesmo que somente para avaliar a clavícula saliente.

      Excluir
  16. Boa tarde dr.
    Comecei a malhar semana passada e percebi q o meu ombro esquerdo havia ficado saliente, não muito, ele não dói, faço barra e flexão e em nenhum momento ele dói .
    O dr. Teria ideia do q se trata e como resolver

    ResponderExcluir
  17. boa noite dr Marcos, excelente espaço.

    sofri uma luxação no ombro de grau 4, fui operado e meu medico me indicou 8 semanas de tipoia, gostaria de saber pela sua experiência se terei de volta meus movimentos perfeitos, lembrando que farei fisioterapia, tenho 25 anos e praticava musculação, e a operação se deu em colocar meu ombro no lugar e fixar com um pino

    ResponderExcluir
  18. O objetivo da cirurgia ortopédica moderna é o restabelecimento do Status Quo

    ResponderExcluir
  19. Olá doutor, gostaria de saber se no caso de luxação Acromio Clavicular há alguma contra indicação em se usar ortese de ombro no período de reabilitação do mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Converse com seu ortopedista e mostre a ortese para ele. Vai depender do tipo de ortese

      Excluir
  20. Olá!
    Sou epilético e em 2005 me acidentei e fraturei a clavícula, pois bem, dos médicos que fui( 3 para ser exato), recomendaram que eu teria que operar para colocar pinos só que eu teria que estar 2 anos estável no mínimo com a epilepsia, infelizmente tenho crises todo ano.
    minhas duvidas são:
    1 Só existe o modo da colocação de pinos e essa regra de 2 anos é mesmo padrão?
    2 Após uma futura cirurgia vou poder fazer coisas que fazia antes(tipo jogar bola como goleiro fazer flexões e outras) e se vou poder fazer academia(e se já posso fazer desde já) pois tenho vontade de fazer musculação

    ResponderExcluir
  21. a principio uma pessoa epiléptica pode ser submetido a osteossíntese, para determinar se seu caso é cirúrgico e quando opera-lo precisaria examiná-lo

    ResponderExcluir
  22. Dr. Marcos,
    Meu nome é Ester, há 5 anos eu tive uma luxação Acromio Clavicular grau IV devido a um acidente, porém acabei não fazendo a cirurgia porque estava grávida, na ocasião fiquei 2 meses sem o movimento dos braços que com o tempo acabou voltando. A questão é agora estou sentindo dor e muito incomodo, além da diferença da altura do ombro me parece pior do que antes. Nunca tive um ortopedista fixo e recentemente passei por uma consulta onde o médico me informou que como meu caso tinha se tornado crônico devido ao tempo ele não garantia que a cirurgia resolveria o caso. A minha dúvida é: existe uma possibilidade de melhora? No aguardo. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Ola ,quebrei a clavicula 1/3 medio,qual seria o grau de lesão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi o projeto diretrizes da AMB exatamente sobre fraturas de clavícula leia mais em :
      http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/10-Fratura_Diafasica.pdf

      Excluir
  24. Boa noite Dr. Marcos.A minha lesão foi LUXAÇÃO DA ARTICULAÇÃO ACROMIO-CLAVICULAR Grau V, o ortopedista que me avaliou é um especialista na área, e me aconselhou a não operar por eu estar muito bem diante ao grau da lesão. Entretanto, sou atleta de Jiu Jitsu e estou com muito medo da minha performasse em relação ao ombro não voltar ser a mesma depois dos 6 meses de repouso e tratamento que ele me orientou. O que você acha diante dessa minha preocupação ? Você acha que pelo diagnostico do médico eu irei ter a mesma performasse depois dos 6 meses de tratamento e fortalecimento ? Obrigado, Pedro Cabral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que você está em dúvida em relação ao tratamento prescrito , nessa situação a melhor opção é ouvir uma segunda opinião, você não conseguirá uma resposta simples a essa pergunta.

      Excluir
  25. Olá Dr. Marcos. Tive uma LAC que foi classificada como grau 5 pelo ortopedista da emergência. Isso há 3 dias. Marquei consulta com especialista na segunda próxima. Quanto tempo é considerado recente para uma cirurgia?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. Marcos Britto.

    Tenho 29 anos sou nadador e sofri um acidente de carro no sábado. Fui em dois ortopedistas e ambos me disseram que o caso é cirúrgico. E que a lesão foi acrônimo clavicular nível três.
    Porém o método recomendado de um foi diferente do outro. Um recomendou dois fios e uma âncora o outro somente os dois fios.

    Qual o método que o senhor me aconselha?!

    Desde já agradeço.

    Alan Boni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escolha da técnica é do cirurgião que irá realizar a cirurgia, salvo excessões para trocar de técnica você terá que trocar de ortopedista.

      Excluir
  27. boa noite a alguns anos atraz desloquei o ombro depois de um tempo o osso foi aumentando de tamanho e agora arde e doi e parece aumentar cada dia mais e ta ficando pontudo seá preciso operar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda vez que algo aumenta de tamanho ou cresce no organismo vocë deve analisar

      Excluir
  28. Tive uma luxação acromioclavicular grau 3 faço jiu jitsu e muay thay meu médico optou pelo método conservador na 2 semana já começou a fisioterapia e no último mes musculação antes da lac supinava com 100kg e hoje não consigo nem com 10kg quanto tempo e a recuperação no meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns casos de luxação podem evoluir com perda de parte da força

      Excluir
  29. Olá. Sofri um queda de escada que acabou deslocando meu ombro. No hospital me anestesiaram e colocaram meu ombro no lugar e me colocaram uma espécie de tipóia, que eu deveria usar por duas semanas.
    Ontem acabaram as duas semanas e minha mão continua dormente e sem força, e meu ombro ainda dói... menos, mas dói.
    Estou começando a me preocupar, poi pesquisei na internet e vi que posso ter danificado ou partido nervos que afetam minha mão e talvez até precise operar.
    Estou bem assustado. Será grave?
    Amanhã mesmo marco uma consulta. Que profissional seria mais indicado para consultar? Agradeço qualquer dica. Abraço. Luiz Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um ortopedista, ele irã avaliar o plexo braquial.

      Excluir
  30. Doutor, no dia 30/10/2014 sofri um acidente de moto, sofri uma luxação na clavícula, pois rompi os dois ligamentos que "prendem" a clavícula à escápula. Não sei lhe informar qual foi o grau da lesão, mas fiz uma cirurgia no dia 01/11/2014.Na cirurgia foi colado um pino, e passado 45 dias após a cirurgia o pino foi retirado e eu iniciei a fisioterapia. Eu fiz todas as sessões (30 sessões no total) recomendadas pelo ortopedista. Passado todo o tempo da cirurgia e da fisioterapia, noto que a minha clavícula que foi lesionada ficou um pouco mais elevada que a outra, isso é normal? Volta ao normal com o tempo? Quanto a dor, ainda sinto um certo incomodo no local, é normal?
    Aguardo resposta. E parabéns pelo espaço.
    Att,
    Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes fica um edema residual na articulação que dá a aparência de que a clavícula está alta, porém isso deve ser confirmado com o RX.

      Excluir
  31. Olá, doutor! Já há alguns meses sinto muitas dores no ombro esquerdo,mais precisamente entre o pescoço e o ombro, a ponto do músculo ficar enrijecido e saltado. Quando piora, mal consigo levantar o braço, pois a dor é intensa e constante. Isso se agrava depois de muita atividade física, pois pratico dança.
    Não sofri nenhuma queda. O que pode ser isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dores mesmo que musculares que permanecem mais de 2 semanas devem ser investigadas. Sugiro que você procure um ortopedista, no exame físico ele pode ter uma idéia da causa. Em algumas situações pode ser necessário exames de imagem.

      Excluir
  32. Tenho 15 anos e o lado direito da minha clavicula esta mais saltado q o lado esquerdo, eu ando de skate e caio muito, pode ter sido alguma queda de skate ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o ortopedista constatar que esta com luxação é provável que alguma dessas quedas tenha provocado a lesão.

      Excluir
  33. Boa noite, Tive uma luxação do acrômio clavicular leve sem necessidade de cirurgia. Voltei as minhas atividades físicas fortalecendo ombros e manguitos, não tenho mas nenhuma dor. Mas percebi que o meu ombro direito ficou um pouco arriado e levemente voltado para frente. o que posso fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  34. ha um ano sofri um acidente e quebrei minha clavicula esquerda e fui operado mas nao vivo um dia sem grandes dores... gostaria de saber se isso [e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente sabe a intensidade da dor quem sente a dor. Essa intensidade de dor que você relata sugere que você precisa tratá-la.

      Excluir
  35. Oi eu cair e eatou com dor fraca da clavicula pode ser algum serio?

    ResponderExcluir
  36. Doutor fraturei a clavícula faz mais de 7 anos percebi que e alta tem como corrigir com cirurgia mesmo depois de todo esse tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem opções cirúrgicas para luxação crônica, porém a motivação deve ser funcional, operar pela estética pode não ser a melhor opção.

      Excluir
  37. Sabe a minha filha estar crescendo o osso da frente esse abaixo do pescoço esse que se encontra com o ombro mm desculpa eu n sei fala o nome mais e. Bem acima do peito. Estar crescendo só um lado e eu estou desesperadamente!! Mm ajuda oq eu devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar desesperada não resolve, leve sua filha a um médico e mostre esse osso.

      Excluir
  38. Boa tarde!!
    Dr esse final de semana percebi que minha clavicula direita na extremidade estenal esta bem elevada em relacao a esquerda. Gostaria de saber qual procedencia devo tomar.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite Dr. Sou fisioterapeuta e tenho uma dúvida, procurei alguns artigos mas não achei nada muito evidente. Tenho um paciente que sofreu LAC e foi grau 2, ele me perguntou se pode realizar corridas porque ele é atleta. Na lógica ele pode porque o problema dele foi no MMSS e não no MMII, mas eu pensei em todo o cenário da caminhada e por ele está um mês parado pensei em diversas situações como :ele se bater em alguém sem querer e magoar o ombro, queda e etc, o senhor pode me da sua opinião? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  40. Apareceu um ossinho parecendo uma bolinha na clavícula da minha filha de 4 anos bem próximo ao pescoço, já perguntei a três médicos e me disseram que é normal, mas ela não tinha isso há alguns meses, o que será?

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana