Lesões comuns no joelho

Lesões do joelho comum 
Anatomia e Função do joelho 
Lesões do joelho comum 
Tratamento de lesões no joelho 


Nos Estados Unidos em 2003, os pacientes fizeram aproximadamente 19,4 milhões de visitas a consultórios ortopédicos por causa de problemas no joelho. Foi a razão mais comum para visitar um cirurgião ortopédico.
O joelho é uma articulação complexa, com muitos componentes, tornando-o vulnerável a uma variedade de lesões. Muitas lesões no joelho podem ser tratados com sucesso sem cirurgia, enquanto outros necessitam de cirurgia para correção.

Anatomia e Função do Joelho 
O joelho é a maior articulação do corpo e também uma das mais facilmente feridas. Ele é composto da extremidade inferior do fémur, que gira na extremidade superior da tíbia, o osso da região anterior do joelho é a patela ( rotula), que desliza em um sulco na extremidade do fémur ( troclea). O joelho também contém grandes ligamentos, que ajudam no controle dos movimentos, ligando os ossos e estabilizando a articulação contra os tipos anormais de movimento. Outra estrutura importante do joelho é o menisco. O menisco é uma cunha de cartilagem mole entre o fémur e a tíbia, que serve para amortecer o joelho e ajuda a absorver choques durante o movimento. 

Lesões Comuns do Joelho 

Muitos atletas sofrem lesões nos ligamentos dos joelhos. Dos quatro ligamentos principais encontrados no joelho, o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM) são muitas vezes lesados nos esportes. O ligamento cruzado posterior (LCP) também pode ser ferido.
Lesão do LCA 
Mudar de direção rapidamente com diminuição da velocidade durante uma corrida e  a aterrissagem de um salto podem causar lágrimas na LCA. Atletas que participam de esqui e de basquete, e os atletas que vestem chuteiras, como jogadores de futebol, são mais susceptíveis a lesões do LCA. 
Lesão do LCM 
Lesões ao LCM são geralmente causadas por um golpe direto na região exterior do joelho. Estes ferimentos ocorrem frequentemente em esportes de contato, como futebol.
Lesão do LCP 
O  LCP é muitas vezes feridos quando um atleta recebe um duro golpe para a frente do joelho ou faz um passo em falso de forma sobre o campo de jogo. 
Quando as pessoas falam lesão na cartilagem, eles são geralmente referindo-se a um rompimento do menisco. O mensico é uma cartilagem, resistente tipo uma borracha que é anexado aos ligamentos do joelho. O menisco funciona como um amortecedor. Em atividades esportivas, as lesões no menisco podem ocorrer devido a uma torção, giro, desacelerando ou colisão. O contato direto esta freqüentemente envolvido.
O cisto de Baker não é uma tumoração e sim uma cavidade cheia de liquido sinovial na parte de trás do joelho leia mais clicando no link

Tratamento das lesões no joelho 

Os ortopedistas usam uma variedade de métodos para o tratamento das lesões do joelho em atletas. Um método comum usado para tratar lesões no joelho leve é ​​o RICE ( rest, ice, compression, elevation) que significa "repouso, gelo, compressão e elevação ". O repouso do joelho, significa andar só com muletas. Aplicar gelo para controlar o inchaço. Use uma atadura elástica compressiva aplicada perfeitamente, mas frouxa o suficiente para não causar dor e permitir a circulação. Finalmente, mantenha o joelho elevado.



O conselho mais importante é procurar o tratamento o mais cedo possível com o ortopedista, especialmente se você:

  • Ouvir um estalo 
  • Sentir o joelho solto.
  • Ter dor severa 
  • Dor ao pisar
  • Não ser possível mover o joelho 
  • Começar a mancar 
  • Ter inchaço no local da lesão. ( água no joelho)
Atualizado em 08/08/2011.

Comentários

  1. TEnho estalos com dor nas articulações, e o meu médico de família diz que isso é ar nas articulações.
    Pretendia saber se é possível ser ar nas articulações ou se pode ser uma sintoma de algum problema, e se sim quais poderão ser.

    Susana
    E-mail:kiduskinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr Marcos.
    Escrevi mas acho que não recebeu minha mensagem.Após fazer caminhadas por 6 mêses, resolvi "trotar" quando após 2 meses sentir fraca dorno joelho Fiz uma rossonancia no joelho e o resultado foi: Pequeno derrame articular. menisco lateral com configuração do menisco medial segerindo lesão. cartilagens articulares tíbio e patelo femorais co espessura normal e intensidade de sinal preservada. ligamentos cruzados colaterais bem como o patelar normal e intensidade sinal habitual. Hipersinal na ponderação T2 na mdular óssea femoral medial e no aspecto posterior do planalto tibial medial, compativel com edema/hemorragia por microfraturas do trabeculado ósseo. tendão do quadríceps de aspecto normal. Opinião do médico que laudou: 01. pequeno derrame articular 02. Alteração de sinal do corno posterior do menisco medial sugerindo lesão 3. contusões ósseas no aspecto medial do fêmur e na tíbia. Pergunto ao senhor: Qual o melhor tratamento? Não vou poder fazer mais minhas caminhadas ou trotar? Um abraço. Carlos. mchmartins@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Manuel, bom dia. Para determinar seu tratamento preciso examiná-lo, não tenho como sugerir um tratamento sem a oportunidade de realizar um exame físico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais