Tratamento da Artrose do Joelho

A artrose de joelho não é sinônimo de envelhecimento e está relacionada com a capacidade funcional,  a intervenção terapêutica trará considerável melhora de qualidade de vida.
Importante lembrar que para obtermos resultados positivos o paciente deve estar motivado e seguir as orientações médicas.
A prática de atividades esportivas deve ser estimulada, porém sob orientação de um profissional habilitado. Cuidado com rampas e escadas, elas devem ser usadas com cuidado.
A ergonomia do trabalho doméstico e profissional podem influenciar no quadro de piora da dor.
O Fortalecimento com ganho de massa muscular do músculo quadríceps deve ser feito nas artrites e artroses do joelho e melhoram a qualidade de vida.
Os exercícios Aeróbios e Condicionamento físico devem ser incentivados pois trazem resposta positiva a meio  e longo prazo. 
O Alongamento e a Flexibilidade melhoram o quadro clínico da doença e aumentam a sobrevida da articulação.
Os imobilizadores elásticas são efetivos no tratamento temporário da sintomatologia dolorosa da  artrose fêmuro-patelar
O uso de estabilização de tornozelo e palmilhas podem ser eficientes na melhora da dor e função na artrose do compartimento medial do joelho.
A Termoterapia (calor e frio) e eletroterapia analgésicas (TENS) podem ser fatores coadjuvantes no tratamento sintomático da dor nas osteoartrites
O tratamento idealmente deve ser multifatorial, pois a prescrição isolada de medicamentos pode não ser suficiente para o controle da osteoartrose do joelho.
Os analgésicos simples podem ajudar no tratamento da dor e devem ser tentados antes dos antinflamatórios mais potentes
O uso de analgésicos com ação diversa dos antinflamatórios não hormonais pode ser tentado como a Capsaicina que é um bom agente terapêutico para sintomatologia dolorosa, porém os efeitos colaterais decorrentes do uso tópico (irritabilidade epidérmica) podem limitar o uso.
– Antinflamatórios tópicos podem ter um  efeito significativo no tratamento sintomático da dor aguda ou crônica nas artrites e artroses do joelho
– A infiltração intra-articular com esteróides também podem ser indicada como tratamento nos casos de quadro inflamatório evidente.
– O uso intra-articular da viscosuplementação com ácido hialurônico pode ser indicado para o tratamento da osteoartrite do joelho.
As artroses avançadas que não responderam satisfatoriamente as medicas conservadores podem se beneficiar de tratamento cirúrgico. As cirurgias podem ser: desbridamento artroscópico, osteotomias e artroplastias. Importante ressaltar o papel das osteotomias, pois são procedimentos que devem ser feitos precocemente em pacientes selecionados ( leia mais nesse blog)
. São feitos dois tipos de osteotomias:
– Profilática, indicada precocemente em pacientes sintomáticos e ainda sem alterações radiográficas para a correção dos desvios de eixos articulares.
– Terapêutica, indicada em casos sintomáticos e com alterações radiográficas. É feita para modificar o eixo de alinhamento do membro afetado e deslocar a carga para outra região da superfície articular.
As artroplastias totais ( protese total de Joelho) promovem acentuada redução na dor e melhora funcional na maioria dos pacientes com osteoartrite
As próteses estão Indicadas principalmente na dor e incapacidade funcional persistentes da osteoartrite de joelho e que não tenham melhorado com tratamento conservador

Esse artigo é baseado no Consenso Brasileiro do Tratamento da Artrose e reflete escrito por Coimbra, IB et al. Rev Bras. Reumat Vol 42.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 01/05/2015

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

  1. Cuide bem do seu joelho, vc não tem ideia das complicações que um joelho lesionado pode trazer!
    com o passar do tempo, e passa rápido, vc começa a sentir o outro joelho também; aí se vc pisar torto sentirá o quadril; depois o ombro pq vc ajuda seu joelho, para se levantar etc.; de repente a coluna por falta de postura, o nervo ciático... isso quando vc se policia o tempo todo, procura adequar uma atividade física, como hidro ou pilates, remédios caros, fisio, gelooooo etc. e já não aguenta mais a cara do médico,um especialista raro e sobrecarregado,"o qual não o Dr. Marcos, pois moro no outro extremo do país" então,nem sempre seu médico tem as respostas q vc quer ouvir, e dispara... Esse joelho tende a piorar... é dor crônica. Resultado vc pode ficar deprimido também! Mas não se desespere, eu não tenho patela e ainda estou de boa, o que está estressando é a condropatia do outro joelho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Marly, você tentou responder um comentário em outro Post? Você é a primeiro pessoa que posta nesse artigo e o modo como você escreveu pareceu que você estava tentando enviar um recado a outro paciente.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Marcos, Por ser seguidora do blog, tudo o que diz respeito a joelho me interessa, como artrite também é um desgaste como condropatia, mesmo que por situações diferentes, fico a procura de dicas que podem me ajudar e acabei passando um recado a outros pacientes também, desculpe a intromissão, talvez por sentir-se uma solitária paciente de patelectomia que não tenha com quem trocar experiências, consequência desabafei aqui.
    Estou me organizando para visíta-lo no próximo ano.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Doutor tenho 21 anos,pratico longboarder e sofrir um trauma no epicôndilo lateral ao bater o joelho,sentir dor no momento,mas foi dor do choque,achei que nao tivesse nada so a pancada msm,em seguida continuei praticando,fui pra casa e ate no dia seguinte voltei a andar com o long e depois de dar várias voltas comecei a sentir o joelho,passou a doer e a inchar,fiquei 6 dias tomando medicamentos que melhorasse,achei que fosse um machucado,ate que resolver ir a um ortopedista que detectou osteoartrite,passou os devidos medicamentos e já foi logo mandando ir fazer fisioterapia! Se eu não tivesse continuado andar de long,isso poderia ser apenas um machucado? Posso ter agravado ? Andei pesquisando pela NET alguns falam que não tem cura outros que sim,eu vou poder a andar novamente de longboard? Morro de medo pois não vivo sem esse esporte! Ja tem 7 dias na fisio e a debilitação do movimento ainda é a mesma de quando começou a lesão, apenas melhorou na dor! Ainda sinto dor quando apoio a perna! Me responda pfv o mais breve,confio muito em você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteoartrite é incomum aos 21 anos e em geral em paciente jovens é secundária a uma fratura com desvio articular prévio. Os casos incomuns devem ser investigados mais a fundo.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.