Dor no Joelho do Adolescente

Introdução
A Dor na região anterior do joelho é muito comum entre os adolescentes, principalmente os ​​jovens esportistas e especialmente nas meninas.
Essas dores em geral não são causadas por uma anormalidade maior no joelho e não significam que o joelho esteja danificado.
A dor localizada na região superior da tíbia abaixo da rótula é um problema diferente e pode estar relacionada a osteocondrite da tuberosidade anterior da Tíbia ( TAT) chamada de Osgood-Schlatter.

Causas das dores na região anterior da tíbia.
Em muitos casos, a verdadeira causa da dor anterior do joelho pode não ser clara. A articulação do joelho tem uma anatomia complexa que permite dobrar a perna e suportar cargas pesadas. essa anatomia complexa é extremamente sensível a pequenos problemas de alinhamento, atividades excessivas e erros de treinamento. A pressão para os lados da rótula pode provocar a desalinhamento dinâmico, além e forçar a rótula contra as paredes da tróclea (região no fêmur onde a rotula fica encaixada) e provocar dor.

Nos adolescentes,  vários fatores podem estar envolvidos.
  • Desequilíbrio dos músculos da coxa (quadríceps e isquiotibiais) que suportam a articulação do joelho
  • Diminuição da Flexibilidade com encurtamento muscular e tendinoso
  • Problemas com o alinhamento das pernas entre os quadris e os tornozelos ( geno valgo e varo)
  • Técnica inadequada de treinamento
  • Equipamentos inadequados de treinamento
  • Excesso de treinamento
Sintomas comuns no adolescente com dor no joelho
A dor geralmente começa de forma gradual. os sintomas mais comuns são:
  • Estalos ou sons crepitantes no joelho para subir ou descer escadas, levantar-se, agachar ou caminhar após vários minutos sentado.
  • Dor à noite
  • Dor durante as atividades com flexão repetida do joelho (ou seja, saltar, agachar, correr, e outro exercício, especialmente envolvendo levantamento de peso).
  • Dor relacionada com uma alteração no nível de atividade ou da intensidade, mudança superfície na jogo, exemplo trocar a quadra de saibro pela quadra de cimento no jogo de tênis
  • Fraqueza e atrofia muscular da coxa (quadríceps) podem desenvolver-se pois a dor pode limitar as atividades.
Apesar das dores do joelho do adolescente estarem relacionadas a problemas mecânicos podem significar um problema na cartilagem da rótula e quando as dores persistem por mais de 2 semanas é muito importante consultar um ortopedista.

Exame Ortopédico
Um exame de joelho padrão vai ajudar a determinar a causa da dor no joelho e descartar outros problemas mais graves.
No exame médico procuramos identificar:
  • O alinhamento da parte inferior da perna e a posição da rótula
  • A estabilidade do joelho, a rotação do quadril e a amplitude de movimento dos joelhos e quadris
  • Palpamos a rótula e realizamos manobras especiais para identificar uma dor na cartilagem
  • Testamos a força, circunferência e a flexibilidade dos músculos da coxa (quadríceps) e os músculos da região posterior da coxa (isquiotibiais)
  • Avaliamos também a pisada, a forma do pé e encurtamentos do tendão de aquiles.
Avaliação com exames de Imagem
Podemos usar além do exame clínico exames de imagem Como RX, Tomografia e Ressonância
Raios-X fornecem imagens de estruturas densas, como o osso. Ambas as pernas podem ser radiografadas em pé com carga. Exames de raios-x com incidências especiais podem ajudar na determinação da forma e posição da rótula.
Tomografia Computadorizada
A tomografia fornece o parâmetro TA-GT que mostra um desalinhamento da rotula em relação a inserção do tendão patelar na TAT - Tuberosidade Anterior da Tíbia.
Ressonância magnética (RM)
Este estudo de imagem pode criar melhores imagens dos tecidos moles ao redor do joelho. A ressonância é um ótimo exame para avaliar eventuais dados na cartilagem, meniscos e ligamentos do joelho, essas são estruturas de partes moles que não são avaliadas com detalhes nos exames de Raios X e Tomografia

Tratamento
As dores mais simples são tratadas com medicas fisioterápicas em casa com: descanso, gelo e exercícios simples essas medidas são muito úteis para dores nos joelhos dos adolescentes. O uso de analgésicos também podem ajudar. As dores que persistem mais de 2 semanas ou nos causos de um trauma de maior intensidade procurar um ortopedista é fundamental.

Gelo
Para aliviar o inchaço e a inflamação, aplicar gelo envolto em uma toalha 20 minutos no joelho algumas vezes por dia.
Repouso
Fazer repouso até o desconforto ir embora, parar  as atividades que provocam dor no joelho machucado. Mudar a rotina de treinamento. Procurar orientação e aprimorar a técnica dos exercícios e treinamento para as provas. Consulte um instrutor ou professor de educação física. Se o paciente está acima do peso, perder peso vai ajudar a reduzir a pressão sobre o joelho.

Exercícios
Com a diminuição dos sintomas, regressão da dor e do inchaço o paciente irá necessitar de um programa específico de exercícios para recuperar a força, mobilidade e potencia nos músculos do membro inferior. Exercícios de amplitude de movimento, força, potência, resistência, velocidade, agilidade e coordenação são fundamentais para prevenir novas lesões. Um treinador pode mostrar-lhe um programa de exercícios para melhorar sua flexibilidade e força muscular na coxa, ou recomendar atividades tipo cross-training que enfatizam o alongamento (como hidroginástica ou andar de bicicleta). Importante voltar a correr e realizar outras atividades com impacto de outras esportivas de forma gradual. Em algumas situações usar a ponta dos pés para correr pode ajudar nas dores anteriores do joelho pois diminuem o impacto da rótula sobre o fêmur.

Uso de medicamentos
O uso de medicamentos analgésicos deve ser feito somente com orientação médica. Sempre tomar estes medicamentos com algum alimento, a fim de evitar o potencial problema de dor no estômago.

Prevenção das dores nos joelho
Se a dor é intensa e persistente é importante consultar um médico para um investigação diagnóstica . Para prevenir recorrências as recomendações incluem:
  • Use sapatos adequados para suas atividades.
  • Atletas corredores devem trocar o tênis a cada 500 Km
  • Aqueça-se com exercícios e realize alongamentos suaves no inicio e no final da atividade física principalmente no quadríceps.
  • Identifique erros de treinamento e faça a correção com a ajuda de um professor de educação física ou treinador.
  • Cuidado com o excesso de treinamento, se deseja correr longas distâncias monte uma planilha com vários meses de treinamento, com incremento gradual e lento.
  • Evite as atividades que provocam dor
  • Limite o numero de quilômetros dos treinos.
Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 02/1/2013

Comentários

  1. Olá Doutor Marcos. Meu nome é Maycon Kennedy, sou adolescente e tenho 16 anos e há 3 meses atrás eu lesionei o meu joelho não sei como, foi depois do jogo de futebol que eu comecei a sentir muitas dores no joelho esquerdo. Primeiro fui no posto de saúde o medico fez um testes com a mão e disse que não era nada de grave e me receitou Ibuprofeno por 5 dias mais não deu resultado, depois de uns dias fui ao Hospital do Trabalhador para tirar um raio - X mais também não há nenhuma fratura nos ossos ai ele me receitou Nimesulida 100mg por 5 dias, mas não deu resultado. Também usei cremes anti- inflamatórios e nada. Preciso saber com o senhor o que eu faço e o que pode ser essa minha dor no joelho. Obrigado Maycon Kennedy

    ResponderExcluir
  2. Nossa essas informações foram ótimas para mim ter mais ocnhecimento sobre creatina , gostaria de receber por email , informações sobre o uso do tribullus terrestris em frequentadores de academia .. , desde já agradeço !

    ResponderExcluir
  3. Mnha filha tem 22 anos infelizmente uns 2 anos descobrimos um problema no joelho desgaste da cartilagem.Gostaria de saber qual tratamento indicado pois ela tem muitas dores

    ResponderExcluir
  4. O tratamento das lesões da cartilagem dependem do tamanho, localização e grau de lesão, para indicar um tratamento precisaria examiná-la

    ResponderExcluir
  5. Olá Sr. Doutor. Meu nome é Bruna e há coisa de uns 5 meses comecei a sentir uns estalos e dor no joelho e fui ao médico e no raio-X verificou-se que tenho um corpo livre de densidade óssea com projeção na tuberosidade da tíbia que se relaciona com possível antiga doença de Osgoog-Schlater. O médico disse que se conseguisse andar assim não era necessário retirar o corpo livre visto este não estar no interior da articulação mas como faço exercício físico regularmente e o joelho continua a dar estalos ao realizar os agachamentos gostaria de saber o que acha destes estalos se serão normais pois tenho receio de estar a fazer mal à articulação ou rótula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. existem estalos que são normais e existem estalos que são patológicos. O médico que lhe examinar poderá lhe orientar nesse sentido

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.