Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Pubalgia

Pubalgia

A Dor na virilha nos atletas pode ser um problema desafiador para o ortopedista que pratica medicina esportiva, bem como uma lesão frustrante para o atleta.

O que é a Pubalgia?
A Pubalgia quer dizer dor na Pubis. A Pubis é a região imediatamente abaixo do Abdomem e acima dos orgãos genitais. apertando suavemente a região inferior do abdomem conseguimos palpar um osso, esse osso é a região da púbis.

Quais esportes estão relacionados com pubalgia?
Estas lesões geralmente ocorrem em esportes que envolvem acelerações rápidas e bruscas mudanças de direção. O início pode ser gradual e insidioso, ou pode ser devido a um evento específico traumático. O espectro de condições que podem causar dor na virilha incluem condições não só ortopédicos, mas podem incluem cirurgia urológica e hernias inguinais. Uma abordagem de equipe com muitas especialidades diferentes é geralmente a melhor abordagem para obter o atleta de volta para o seu esporte.

Quais as causas da Pubalgia?
A causa mais comum de dor na virilha é e uma inflamação nos tendões adutores da coxa. O desconforto na região é muito frequente em alguns esportes. Alguns artigos dizem que a prevalência de algum desconforto no exame físico dos adutores pode estar presente entre 10 a 25 % dos praticantes de futebol e hoquei de gelo.  Os músculos adutores podem ser testados com a  palpação e dor produzida em adução contra a resistência. A força é geralmente menor do que o lado oposto. O tendão iliopsoas e bursa também podem se tornar inflamados por lesões e / ou excesso de uso.

Exame Físico
O iliopsoas é testado com resistência à flexão do quadril. O quadril também pode ser flexionado e externamente rodados, e depois estendido e internamente girado a procura de dor, desconforto e estalos.
Devido à proximidade anatômica de estruturas da região inguinal, deve ser lembrado que a dor na virilha pode ter mais do que uma etiologia.

Avaliações de ressonância magnética.
A maioria destes testes não mostram uma etiologia específica para a dor no atleta. O valor destes testes é, principalmente, excluir outras condições patológicas. Em o atleta adolescente, Legg-Calve-Perthes, epifisiólise femoral, e AVN (Necrose avascular) deve ser descartada. A ressonancia pode ajudar muito no diagnóstico

Pubeite e Hernia Inguinal
A dor na região inguinal podem significar uma hernia inguinal e o paciente deve também procurar um cirurgião geral, o Exame físico e em alguns casos a ressonancia fazem o diagnóstico diferencial. A dor com o aumento da pressão abdominal, como por exemplo, durante a tosse falam a favor de hernia inguinal, apesar estar presente também em algumas patologias musculo tendinosas. Geralmente a hérnia inguinal é palpável.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 27/04/2013

16 comentários:

  1. Bom dia me desculpa lhe encomodar pois tenho um imenso problema, talvez o senhor possa me ajudar.

    a +ou- 6 meses atrás eu sofri um pequeno acidente domestico e segundo um dos médicos que fui falou que eu tive uma fratura de escafóide, "confirmada pelo TC" só que ele só atende emergência o segundo falou que ele se enganou pois não tinha fratura nenhuma, e com 45 dias ele mandou tirar o gesso, porém mes passado eu levantando do sofá forcei o punho e ele fincou muito, tentei vários médicos e ninguém sabia falar nada só que não estava quebrado, por conta própria eu tentei uma RNM. segue abaixo o resultado.

    Exame realizado utilizando seqüências ponderadas em T1, DP com supressão de tecidos gorduroso.

    Ulna distal exibindo edema epifisário, que se estende ao processo estíloide, associado á edema nos tecidos moles periosteais e ligamentares, bem como na cartilagem triangular, este ultimo podendo corresponder a edema/ lesão, não se observam alteração importante da cartilagem triangular.

    edema de permeio aos ligamentos extrinsecos dorsais do carpo, e no subcutâneo profundo da face dorsal do punho.

    desde já eu lhe agradeço pela ajuda.
    um forte abraço Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM ESSE EXAME VOCÊ DEVE RETORNAR AO ORTOPEDISTA PARA REALIZAR O TRATAMENTO ESPECÍFICO

      Excluir
  2. Dr. Marcos Britto,

    Jogo futebol e há 3 meses estou com dores provenientes de uma pubalgia, diagnosticada através de ressonância magnética. Há 30 dias faço acupuntura, pilates, fisioterapia com ênfase em alongamentos e tento ajudar um pouco o tratamento, praticando caminhadas na piscina. A melhora foi de 1%. Aliás, não consigo mais correr, coisa que fazia mesmo com a lesão. Portanto, acho que houve até mesmo uma piora. Poderia me indicar uma clínica/profissional de fisioterapia esportiva para avaliar o meu problema e se devo fazer outro tipo de tratamento?
    Desde já agradeço e parabéns pelo seu trabalho.
    Att,

    Bruno Negri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro BRUNO ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR UMA AVALIAÇÃO E INDICAR O TRATAMENTO ESPECÍFICO

      Excluir
    2. Minha moto caiu com o motor em cima do meu pé ..fiquei 20 dias sem anadar com o pé todo enxado ..o pé melhorou ..mas eu não consigo correr .o meu joelho doe ..quando eu dobro a perna sinto que o fio tá curto ..e o loelho doi ..qual especialista devo procurar ?

      Excluir
    3. O melhor especialista para o seu caso é o ortopedista

      Excluir
  3. Doutor, após uma entorse do Tornozelo, tratei, fiz fisioterapia, estava me sentindo 100%, mas notei que surgiu um "calombo" tipo um nódulo no tornozelo, o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve mostrar seu tornozelo a um ortopedista

      Excluir
  4. Boa noite,
    Ha três semanas eu estava participando de uma partida de futebol e durante uma corrida senti dor na verilha que subiu até parte da barriga, não deu para continuar a partida, horas de pois começou a inchar e doer sobre o púbis, fiz gelo e tomei anti inflamatório, com orientação medica, dois dias apos começou aparecer roxos bem forte sobre o púbis e fraco na parte interna da cocha, continuo tomando anti inflamatório, o roxo esta sumindo, a dor diminui mas continua incomodando principalmente sobre o púbis, alguma orientação, devo procurar algum especialista?
    desde já agradeço pela atenção. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Edemilson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos, sou ciclista e ultimamente estou sentindo muitas dores na virilha. Principalmente ao pedalar nas subidas onde sinto elas ardrem e esta dor me impede de girar. Na academia, mal consigo fazer o exercício adutor por sentir grande dor. O que poderá está acontecendo e qual o especialista que na área da ortopedia q devo procurar? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. Marcos gostaria de marcar uma consulta, quais os dias de atendimento.
    Atende por convênio AMS da Petrobrás???
    Sinto dores na região do púbis sempre que jogo futebol, chegando a ficar travado para caminhar por mais de uma semana, só passa com ant inflamatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ligar para os números acima para marcar.

      Excluir
  7. Boa noite Dr. Marcos, diagnosticada com 'Alterações degenerativas incipientes na articulação da sínfise pubiana', já tem um ano, juntamente com 'bursite trocantérica',tratei da bursite, mas não estou curada ainda, sinto algumas dores na virilha, creio que pode ser de alguma das lesões certo??? A dúvida é gelo ou calor depois de tanto tempo de lesão instalada no púbis, qual melhor conduta??? Faria ultra som tambén??? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. leia aqui no blog o post sobre gelo ou calor

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde dr. Marcos... Fui diagnosticado com puberite, tomei anti-inflamatorio e vou fazer fisioterapia ambos receitados pelo ortopedista... O mesmo me falou que possiveis causas no meu caso são futebol,pratica da corrida e ate mesmo levantamento de peso que são esportes que eu pratico. Gostaria de saber se andar de moto também pode ser uma causa já que viajo todo mês de moto um trajeto de 340 km de ida e depos de 12 dias mais 340 de volta... Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana