Contusão Muscular

Contusão Muscular

Atletas de todos os esportes de contato têm muitas oportunidades para sofrer uma contusão muscular. Contusões são a segunda causa, atras somente dos estiramentos como a principal causa de lesões esportivas. A maioria das contusões são menores e curam rapidamente, sem levar o atleta a necessidade de ser removido do jogo. Mas, contusões graves podem causar dano tecidual profunda e podem levar a complicações e afastar o atleta de esportes durante meses.

Causas da Contusão Muscular ?

As Contusões ocorrem quando um trauma direto ou repetido pequenos traumas um objeto contundente colide contra o corpo, esmagando fibras musculares subjacentes e tecido conjuntivo sem romper a pele. A contusão pode resultar de uma queda ou um trauma contra o corpo de outro atleta com por exemplo o chuteira de um jogador de futebol colidindo contra a parte posterior da coxa ( Paulistinha).

Sinais e Sintomas da Contusão Muscular

Em geral ocorre a formação de uma contratura muscular localizada e formação de um elevação inicial no local, com o passar dos dias surge um hematoma e uma equimose e tardiamente pode ocorrer uma depressão no local devido a substituição do tecido muscular por tecido fibroso.
Em casos graves como nas síndromes de esmagamento, inchaço e sangramento sob a pele podem causar choque. Nos casos mais graves as lesões podem estar associadas a fraturas, luxações rupturas musculares e feridas abertas.
Contusões no abdômen pode danificar órgãos internos.

Diagnóstico da Contusão Muscular

Exames de imagem como ultra-som, ressonância magnética (MRI) ou tomografia computadorizada (TC) permitem quantificar a extensão das lesões.

Tratamento da Contusão Muscular

Contusões provocam edema e dor diminuição da amplitude de movimentos articulares perto da lesão. Vasos sanguíneos lesados podem causar coloração equimoses. O músculo lesado se torna fraco e enrijecido .
Para controlar a dor, o sangramento e a inflamação, manter o músculo em uma posição de alongamento suave e usar a fórmula RICE: 
Descanso: Proteger a área lesada contra danos adicionais . Usar um dispositivo de proteção e descarga isto é, muletas e tipóia.
Gelo: Aplique gelo envolto em um pano limpo. (Remover o gelo depois de 20 minutos.)
Compressão: Levemente envolver a área lesada em um curativo macio ou uma bandagem elástica.
Elevação: elevar a um nível acima do coração.
A maioria dos atletas com contusões melhorar rapidamente, sem cirurgia. Não massageie a área lesada. Os antinflamatórios ajudam no controle da dor e podem acelerar o retorno aos treinos
Durante as primeiras 24 a 48 horas após a lesão (fase aguda), continuar utilizando repouso, gelo, faixas de compressão e elevação da área lesada para controlar o sangramento, o inchaço e dor. Enquanto a parte ferida cicatriza manter a troficidade do restante do organismo.
Se houver um grande hematoma que não desaparece dentro de alguns dias, em alguns casos, pode ser necessário drená-lo cirurgicamente para acelerar a cicatrização.

Reabilitação da Contusão Muscular

Depois de alguns dias, a dor e a inflamação diminuem a iniciamos o processo de reabilitação. As atividades devem ser retomadas gradualmente.
O retorno precoce as atividades físicas pode provocar a formação de um maior quantidade de tecido cicatricial e levar a dores crônicas no local.

Na primeira fase de reabilitação, prescrever exercícios de alongamento suaves que começam a restaurar a amplitude de movimento para a área lesada.
Mais tarde, após a melhora da amplitude de movimento iniciar o fortalecimento muscular.
O retorno ao esporte está condicionado a ausência de dor, a recuperação plena do arco de movimento
O uso de orteses ou tensores pode ser prescritos durante um período

Complicações da Contusão Muscular

Duas complicações incluem síndrome compartimental e miosite ossificante.
Síndrome do Compartimento
Em certos casos, a hemorragia rápida pode causar edema extremamente dolorosa dentro do grupo de músculos do braço, da perna, do pé ou da nádega. O acúmulo de pressão de fluidos várias horas após uma lesão contusa pode interromper o fluxo de sangue e interromper a oxigenação adequada de um grupo muscular. Síndrome compartimental pode exigir cirurgia de urgência para drenar o excesso de líquidos e realizar uma fasciotomia que permite a descompressão muscular.
Miosite ossificante
Jovens atletas que tentam reabilitar uma contusão grave muito rapidamente, por vezes, desenvolver miosite ossificante. Esta é uma condição em que o ocorre calcificação do tecido neoformado Os sintomas dor e enrijecimento no local. Formações ósseas anormais também podem reduzir a sua flexibilidade. Exercícios de alongamento vigorosos podem piorar a condição.
Repouso, gelo, compressão e elevação para reduzir a inflamação geralmente irá ajudar. Exercícios leves de alongamento podem melhorar a flexibilidade. A cirurgia é raramente necessária.

Dr. Marcos Brito da Silva

Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais