Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Sindrome do Piriforme Nova Manobra para Diagnóstico

Sindrome do Piriforme Nova Manobra para Diagnóstico

A síndrome do piriforme está se tornando cada dia mais comum e isso se deve a uma maior quantidade de homens e mulheres realizando exercícios para firmar e aumentar os glúteos.

Estou usando um nova manobra de exame físico para diagnosticar a Síndrome do Piriforme.
Não temos nenhum exame de imagem ou eletro fisiológico que seja patognomônico do diagnóstico da Síndrome do Piriforme e por isso realizamos o diagnóstico usando basicamente a história e o exame físico.

Descrição do Novo Exame Físico para diagnóstico da Síndrome do piriforme
O paciente é colocado em decúbito lateral sobre o lado não afetado, realizo manobra de rotação interna passiva com o quadril em várias posições de flexão. Isso aumenta a tensão do piriforme e reproduz a dor na nádega e em alguns casos a ciatalgia. O exame aumenta a sensibilidade pressionando suavemente a região posterior da nádega na região da emergência do nervo ciático entre o Piriforme e o gêmeo superior, ambos rotadores externos do quadril que são tencionados com a rotação interna. Desenvolvi essa manobra de exame físico e utilizo em todos os casos porém a considero útil nos casos de dúvida pois melhoramos o diagnóstico.


Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Publicado em 06/11/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana