Vitamina D e Miomas Uterinos.

Os tumores uterinos não são patologias ortopédicas porém tomo a liberdade de usar esse espaço para comentar um excelente trabalho com 384 mulheres em 2 centros de infertilidade na Itália. 

Os miomas são mais frequentes em mulheres negras e foi sugerido que a carência de vitamina D possa ter um papel no desenvolvimento desse tipo de neoplasia.

As pacientes foram separadas em dois grupos. Todas foram submetidas  a ultrassonografia transvaginal de rotina. Todos as pacientes que apresentaram Mioma > 1 cm foram alocadas no grupo 1 e as pacientes sem mioma detectável ao ultrassom foram alocadas no grupo 2. A concentração de vitamina D nas 128 mulheres com Mioma foi muito mais baixa em relação ao grupo controle. (18 ± 7,7 contra. 20,8 ± 11,1 ng/ml, respectivamente, p = 0,01). O normal da vitamina D deve estar acima de 30 ng/ml.

Esses resultados sugerem uma relação direta entre a carência de Vitamina D e o surgimento de Miomas uterinos porém a comprovação de uma relação causal ainda depende de outros estudos.

Esse estudo reforça a importância de tomar Sol. 
Sol em excesso pode causar câncer de pele porém o medo exagerado criado nos últimos anos do Sol esta produzindo um epidemia de paciente com Baixa Hormonal ( a vitamina D é na verdade um hormônio) responsável pela transcrição do DNA e RNA nas células.


Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 03/01/2014.

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.