Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Ondas de Choque não funcionam para Manguito Rotador

Ondas de Choque não funcionam para Manguito Rotador

Qual o efeito que a terapia de ondas de choque extracorpóreas tem em pacientes com tendinite crônica do manguito rotador, 6 meses após o tratamento?

Para responder a essa pergunta foram criados 2 grupos de pesquisa:
População de 82 pacientes, entre 18 e 67 anos de idade, com sinais clínicos de tendinite crônica por pelo menos 6 meses (avaliada através do arco doloroso e teste positivo "lata vazia"  Jobe com rotação interna ( em oposição a rotação externa quando o teste seria com " lata cheia"  ) .
Intervenção: Grupo de Tratamento : Os pacientes foram colocados em decúbito dorsal e recebeu 2000 pulsos de 0,11mJ / mm ^ 2 ( freqüência de 8 Hz) usando o dispositivo de ondas de choque  Suíço DolorClast ( EMS Electro Medical Systems) . 
Método: A pressão aplicada foi ajustada para 2,5 bar , e o tratamento foi aplicado ao lado anterolateral da acromio seguido pela aplicação de gelo durante 10 minutos . Os pacientes foram tratados desta forma por 3 sessões com um intervalo de dez a 14 dias ( média de idade : 48, n = 44 , 35 completaram o acompanhamento , M = 12).
Comparação: Grupo controle: Os pacientes foram tratados com um dispositivo que parecia idêntico ao que no tratamento grupo e que emitia o mesmo som que a sonda Radial ESWT ( média de idade  46, n = 38 , 34 paciente concluiram oacompanhamento , M = 13).
Resultados: O desfecho primário avaliado foi: dor VAS ( escala visual analógica de Dor ) em comparação entre os dois grupos após 6 meses de tratamento.
Não houve diferença da intensidade da dor e sinais clínicos entre os dois grupos após 3 e 6 meses de tratamento.
Conclusão: a Terapia ´por ondas de choque não reduz a dor e não melhora a função dos pacientes com tendinopatia crônica do manguito rotador.

Texto para consulta: Radial extracorporeal shock-wave therapy: no effect on chronic rotator cuff tendinitis. OrthoEvidence Advanced Clinical Evidence Report. In: Ortho Evidence. Created Dec 02, 2013. Last modified Feb 10, 2014. 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 19/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana