Fratura Articular

As fraturas articulares são emergências médicas. Quando a junta fica muitos dias fora do lugar, sem movimento os condrócitos podem morrer, causando dados irreversíveis na articulação.

Como ocorre a nutrição das células dentro da junta?
Dentro da articulação não tem vasos sanguíneos , não sem sangue. Dentro da junta encontramos o chamado líquido sinovial. esse líquido é formado na parede da articulação numa camada de células chamada de sinóvia, ou membrana sinovial. Essas células produzem o liquido sinovial responsável por lubrificar e nutrir os condrócitos.

Como o líquido sinovial nutre os condrócitos?
A membrana sinovial funciona como um verdadeiro pulmão fazendo as trocas gasosas, quando a concentração de oxigênio cai no liquido sinovial ele se difunde da membrana para o líquido sinovial, próximo a membrana sinovial a concentração de O2 é alta e no centro da articulação é baixa pois o liquido sinovial que está no centro da junta deve o oxigênio consumido pelo condrócito.

Como conseguimos levar o oxigênio da periferia próxima a membrana sinovial para o centro da articulação?
Simples, como num copo d'Água com açúcar no fundo! Basta agitar a mistura!
Agitar a mistura é igual a agitar o líquido sinovial dentro da articulação, para que isso ocorra precisamos realizar movimentos articulares. A junta que se move frequentemente mantem um bom gradiente de oxig6enio e portanto tem uma melhor nutrição. Movimentar a articulação previve e trata a Artrose. Com isso conseguimos entender a Frase de Malgaigne ( 1834  published Manuel de medecine operatoire ) movimento é vida, vida é movimento.

Porque fraturas articulares são urgências médicas?
Como vimos acima se a articulação fica sem movimento e com os fragmentos deslocados a cartilagem morre e isso causa danos muitas vezes irreversíveis e condena o paciente a ter artrose precoce.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/02/2017.

Comentários

  1. No dia 30/11/17, eu sofri uma queda de escada de madeira e tive uma fratura do pilão tibial, com fratura exposta da tibia distal e uma fratura da fibula. Fiz duas cirurgias em onze dias. Na primeira, usei um fixador externo e na segunda cirurgia, me colocaram 5 placas e 23 parafusos. Hoje, depois de onze meses de pós operatório, desenvolvi uma artrose pós traumática. O meu ortopedista me indicou fazer artrodese. Sinto muita dor na articulação do tornozelo, sinto dor ao pisar, andar e ao movimentar o tornozelo. Ainda ando com o auxílio de uma muleta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.