Fisioterapia após cirurgia de LCA

FISIOTERAPIA E REABILITAÇÃO NA RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

A fisioterapia é uma parte crucial da cirurgia LCA bem-sucedida, com exercícios iniciados imediatamente após a cirurgia. Grande parte do sucesso da cirurgia reconstrutiva do LCA depende da dedicação do paciente à fisioterapia rigorosa. Com novas técnicas cirúrgicas e maior fixação do enxerto, a fisioterapia atual usa um curso acelerado de reabilitação.

Fisioterapia pós-operatório. 

Nos primeiros 10 a 14 dias após a cirurgia, a ferida é mantida limpa e seca, e a ênfase precoce é colocada na recuperação da flexo extensão completa e restaurar o controle do quadríceps.

Compressas com gelo são usadas de 2/2 horas  para reduzir o inchaço e a dor. O cirurgião pode ditar o uso de uma cinta pós-operatória e o uso de uma máquina para mover o joelho através do seu alcance de movimento ( CMP ). O uso de muletas para permitir a descarga do peso também é determinado pela preferência do médico, bem como outras lesões tratadas no momento da cirurgia. Mantenho o par de muletas por algumas semanas até o paciente recuperar a capacidade de andar sem mancar 3/5 semanas.

Reabilitação pós operatória. 

Os objetivos para a reabilitação da reconstrução do LCA incluem reduzir o inchaço do joelho, manter a mobilidade da rótula para prevenir problemas de dor na região do joelho, recuperar a amplitude de movimento, principalmente extensão completa, fortalecer o quadríceps e os músculos isquiotibiais.

O paciente pode retornar ao esporte quando não há dor ou inchaço, quando o alcance do movimento do joelho completo foi alcançado e quando a força muscular, a resistência ao uso funcional da perna foram totalmente restaurados isso em geral ocorre com 5/6 meses de pós operatório e fisioterapia intensa.

O senso de equilíbrio e controle da perna do paciente também devem ser restaurados através de exercícios destinados a melhorar o controle neuromuscular ( propriocepção ). Isso geralmente leva de 4 a 6 meses. O uso de um imobilizador articulado quando retornar ao esporte pode não ser necessário após uma reconstrução LCA bem-sucedida, mas alguns pacientes podem sentir maior sensação de segurança usando um.

Leia Mais


Comentários

  1. Boa noite, Dr. Marcos.
    Eu fiz a cirurgia de reconstrução do LCA no dia 02/03 e estou em busca de indicação de fisioterapeutas especializados na recuperação pós cirúrgica. O senhor poderia me indicar um bom profissional no RJ? Muito Obrigada, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Entre em contato com a clinica tenho fisioterapeutas que trabalham comigo.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),