Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Osteosarcopenia

Osteosarcopenia

Osteosarcopenia é uma combinação de sarcopenia, perda me massa muscular e osteoporose, baixa densidade mineral óssea. Com base na relação entre osso e músculo, esta associação de doenças está associado a um maior risco de quedas, fraturas, dependência e custos de cuidados de saúde do que seus componentes individuais.

Quais os indivíduos estão mais propensos a desenvolver a osteosarcopenia?

Pode ocorrer em jovens porém é mais comum em pacientes mais velhos. Dadas suas características, pode ser considerada como uma nova síndrome geriátrica. Portanto, entender sua fisiopatologia e diagnóstico, bem como seu manejo não farmacológico e farmacológico, é uma tarefa de grande importância. 

Quais os desafios para o ortopedista ao tratar a osteosarcopenia? 

O problema em abordar essa doença surge da tradição de gerenciar a sarcopenia e a osteoporose separadamente. Há também uma falta de consenso sobre como chamá-lo (sarco-osteopenia, sarco-osteoporose, osteo-sarcopenia, osteossarcopenia). 

O que devo fazer para saber se tenho osteosarcopenia?

Um teste simples é levantar da cadeira sem o uso das mãos, quando dependemos das mãos para auxiliar a levantar em geral já estamos com baixa massa muscular. A densidade mineral ossea deve ser avaliada com um exame de densitometria óssea. 

Dr. Marcos Britto da Silva

Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte

Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 27/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Google+ Followers