Osteosarcopenia

Osteosarcopenia é uma combinação de sarcopenia, perda me massa muscular e osteoporose, baixa densidade mineral óssea. Com base na relação entre osso e músculo, esta associação de doenças está associado a um maior risco de quedas, fraturas, dependência e custos de cuidados de saúde do que seus componentes individuais.

Quais os indivíduos estão mais propensos a desenvolver a osteosarcopenia?

Pode ocorrer em jovens porém é mais comum em pacientes mais velhos. Dadas suas características, pode ser considerada como uma nova síndrome geriátrica. Portanto, entender sua fisiopatologia e diagnóstico, bem como seu manejo não farmacológico e farmacológico, é uma tarefa de grande importância. 

Quais os desafios para o ortopedista ao tratar a osteosarcopenia? 

O problema em abordar essa doença surge da tradição de gerenciar a sarcopenia e a osteoporose separadamente. Há também uma falta de consenso sobre como chamá-lo (sarco-osteopenia, sarco-osteoporose, osteo-sarcopenia, osteossarcopenia). 

O que devo fazer para saber se tenho osteosarcopenia?

Um teste simples é levantar da cadeira sem o uso das mãos, quando dependemos das mãos para auxiliar a levantar em geral já estamos com baixa massa muscular. A densidade mineral ossea deve ser avaliada com um exame de densitometria óssea. 

Dr. Marcos Britto da Silva

Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte

Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 27/11/2018

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),