Se o problema não é funcional, ou seja não irá prejudicar as funções do dia a dia e nem evoluir para artrose, e somente estético ao realizar a cirurgia o paciente pode não ficar satisfeito. Ao operar sai a perna torna e entra uma cicatriz.
Mesmo uma cirurgia bem indicada num paciente com problema de auto imagem pode não agradar ao paciente, mesmo com um resultado funcional muito bom.
Podemos imaginar a seguinte situação:
- O paciente com alteração da auto imagem fala após a cirurgia: meu joelho era torno porém agora ele está horrível com essa cicatriz, parece uma lacraia tatuada na minha perna!
Pode inclusive continuar sofrendo. Sugiro sempre que o paciente mostre seu joelho ao ortopedista para saber se há indicação do ponto de vista ortopédico, que em geral irá indicar a cirurgia para melhorar a função e prevenir a artrose no futuro.
Porém se o problema é estético e não tem indicação cirúrgica do ponto de vista funcional uma conversa com um um psicanalista pode ajudar a superar a não aceitação do próprio corpo.
Médico Cirurgião: Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte. Consultório:(21) 22152121 ou (21) 30872020, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG
http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html
Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!