Lesões do Manguito Rotador do Ombro

O que é o manguito rotador ?
R. O manguito rotador é o nome dado ao conjunto de tendões que ficam ao redor da cabeça do úmero e rodam a cabeça umeral  para dentro (rotação interna), para fora (rotação externa) e para cima (abdução)

Quais tendões formam o manguito rotador?
Ele é composto por 4 tendões: subescapular, supra-espinal, infra-espinal e redondo menor.

Os tendões supraespinhoso e infraespinhoso são os mais lesados no manguito rotador?
R. A lesão mais frequente é do supra-espinal, seguida pelo infra-espinal, a nova Nomina Anatômica adota esses nomes em substituição a supra-espinhoso e infra-espinhoso.

Quais os sintomas de lesão do manguito rotador ?
R.Os principais sintomas do ruptura de tendões do manguito rotador são: dor, impotência funcional (incapacidade para levantar o braço ou sustentá-lo quando passivamente elevado), e mudança no ritmo escápulo torácico. O problema é que esses sintomas estão presentes em várias outras patologias do ombro.
Para o diagnóstico acurado é necessário procurar seu ortopedista para que ele possa realizar manobras especiais e testar a função dos músculos do manguito rotador.

Qual o tratamento para lesões do manguito rotador ?
R. O tratamento pode ser cirúrgico ou não operatório, não existe uma regra básica. Os casos devem ser avaliados individualmente. Algumas lesões específicas são melhor tratadas cirurgicamente. Isso evita a progressão da extensão das lesões com o passar dos meses. Lesões menores em pacientes assintomáticos podem ser tratadas conservadoramente.

Link: Médico Ortopedista Especialista em Ombro

Dr. Marcos Britto da Silva
Rio de Janeiro, RJ
Atualizado em 22/01/2013.

Comentários

  1. BOA NOITE



    MEU NOME É MÁRCIA BANDEIRA E MORO EM RECIFE, ESTOU ESCREVENDO ESTE EMAIL PARA VOCES PARA PEDIR UMA AJUDA.

    MINHA MÃE DE CRIAÇÃO QUE MORA NO RIO DE JANEIRO SE CHAMA AGOSTINHA BARREIROS E TEM 79 ANOS, ELA É UMA PESSOA DE POUCAS POSSES E SEM MUITO ESTUDO.

    HÁ 3 MESES ATRÁS ELA QUE JÁ SOFRIA DE FORTES DORES NOS OSSOS POR CAUSA DE UMA ARTROSE, LEVOU UMA QUEDA E QUEBROU O BRAÇO NA ALTURA DO OMBRO E ATINGIU OS TENDÕES.

    ELA FOI LEVADA PARA O HOSPITAL DO ANDARAÍ ONDE FEZ UMA CIRURGIA. FICOU POR LÁ UNS 30 DIAS, QUANDO VOLTOU PARA CASA FOI LIBERADA PARA FAZER FISIOTERAPIA, AINDA FEZ UMAS 6 SESSÕES QUANDO VOLTOU AO HOSPITAL E LÁ DISSERAM QUE ELA TERIA QUE SUSPENDER A FISIOTERAPIA PORQUE O OMBRO ESTAVA FORA DO LUGAR, COLOCARAM UMA TIPÓIA E PEDIRAM PARA ELA VOLTAR EM JANEIRO, COISAS DO SUS.

    TENHO MANTIDO CONTATO COM ELA ATRAVÉS DE TELEFONE, POIS NÃO ESTOU PODENDO IR AO RIO AGORA, COMO ELA NÃO SABE ME EXPLICAR O QUE OS MÉDICOS DIZEM EU ESTOU MUITO PREOCUPADA, POIS ELA DIZ QUE O BRAÇO ESTÁ MUITO INCHADO E NÃO CONSEGUE MOVIMENTAR NEM A MÃO.

    PROCURANDO NA INTERNET POR UM ESPECIALISTA EM OMBRO ACHEI UMA REPORTAGEM DO DR MARCELO BRITO DA SILVA ONDE ELE FALA DE UM IMPLANTE DE PRÓTESE DE OMBRO PARA IDOSOS, NÃO SEI SE SERIA O CASO DELA, MAS GOSTARIA DE SABER SE CONSIGO UMA CONSULTA COM DR. MARCELO PARA QUE ELE POSSA ACOMPANHAR O CASO, POIS O DESCASO DO HOSPITAL DO ANDARAÍ TEM SIDO MUITO GRANDE E MINHA MÃE ESTÁ SOFRENDO COM MUITAS DORES E COMO ESTOU LONGE E NÃO TENHO CONHECIMENTO DE BONS MÉDICOS NO RIO DE JANEIRO FICO BASTANTE PREOCUPADA, SEM SABER O QUE FAZER.

    POR FAVOR ME DIGAM COMO POSSO PROCEDER PARA CHEGAR ATÉ DR. MARCELO.



    AGRADEÇO E ESPERO POR UMA RESPOSTA COM MUITA ANSIEDADE





    MÁRCIA BANDEIRA

    FONES: 81 92264925, 34654437

    EMAIL: MBMO@HOTLINK.COM.BR

    ResponderExcluir
  2. não consigo entrar em contato com a clinica,ha outro numero para contato?
    Dra CLD Moraes

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos,

    Já desloquei o ombro 4 vezes em um período de 06 anos, muita dor para colocar no lugar.

    Tem todas as características de lesão no manguito rotador, porém, irei fazer uma consulta com o senhor no dia 12/04/11.

    Espero que o senhor me ajude com a cirurgia, realmente parece muito qualificado.

    Rodolfo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. Marcos
    Meu nome é Marco Antonio, tenho 42 anos, e sinto fortes dores no ombro esquerdo.
    Ele estala muito e quando faço um movimento parece que os tendões irão arrebentar. Um ortopedista que não me examinou, apesar de te-lo consultado, me disse a princípio que era um deslocamento da clavícula, após o Raio X, me disse que era artrose.
    Meu plano é Dix-Amil (empresarial)
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Dr. MARCOS. Venho he gradecer por ter me restituido a alegria de voltar a meus treinos de muscula￧ ̄o e boxe, que pensei NUNCA mais poder praticar. Ap￳s passar por v£rios ortopedista, e fazendo tens e ultra som sem resultado, mas gra￧as aos seus exercicios de fisioterapia, e sua compet↑nci como m←dico, hoje n ̄o sinto mais nada, ali£s n ̄o foi a toa que lhe convidaram para participar do programa SEM CENSURA. M←dicos mo como o senhor, s￳ honram o profissional dessa profiss ̄o t ̄o nobre qu ← a medicina. Desejo muitas ENERGIAS POSITIVAS para sua vida, com as ben￧ ̄os de Deus sempre!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite estou com o ombro travado sem conseguir levantar o braço, e sinto dores nos ossos do dedo da mão diz uma ressonância e deu algumas alterações sugerindo tendinopatia, minha preocupação é esse ombro travado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas situações de ombro travado podem estar relacionadas a um patologia ombro congelado.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.