Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Suplementos Alimentares de Creatina

Suplementos Alimentares de Creatina

Suplementos de Creatina
O que é creatina?
Suplementos nem sempre são seguros
Efeitos Colaterais da creatina
Riscos para a Saúde

Alguns atletas acham que "tudo deve ser feito para ganhar", e tomam grandes doses de suplementos nutricionais para obter uma vantagem sobre seus adversários. A creatina é o suplemento esportivo mais popular. Muitos atletas, incluindo algumas crianças e adolescentes, tomam suplementos de creatina para aumentar a força e melhorar o desempenho esportivo.

O que é a creatina?
A creatina é um uma fonte natural de energia para a contração muscular. O corpo produz creatina no fígado, rins e pâncreas. As pessoas também podem obter creatina ao comer carne ou peixe. (Os vegetarianos podem ter menor quantidade de creatina em seus corpos.) A maioria da creatina no organismo é armazenada no músculo esquelético e utilizadas durante a atividade física. O restante é usado no coração, cérebro e outros tecidos.

Porque as pessoas tomam creatina? 
Ao Tomar suplementos de creatina o organismo  pode aumentar a quantidade de creatina nos músculos. Músculos podem ser capazes de gerar mais energia ou produzir energia a um ritmo mais rápido porém também podem ficar intoxicados. Usando uma expressão popular " A diferença entre o remédio e o veneno é a dose." . Algumas pessoas acham que tomando suplementos de creatina irá melhorar o desempenho, proporcionando rápidas explosões de intensa energia para atividades como corrida e musculação. Pode haver porém um "ponto de saturação", que limita a quantidade de  creatina  que os músculos podem armazenar e provocar lesões.

Porque é tão fácil de começar, e o uso é tão disseminado?
Os suplementos Creatina vêm em uma grande variedade de marcas e produtos. Os suplementos estão disponíveis sobre o  prateleira junto com vitaminas em farmácias e drogarias, em supermercados nos Estados Unidos e nas academias no Brasil, além da  Internet. O uso de suplementos de creatina é generalizada porém hoje em dia graças aos alertas médicos seu sua esta ficando mais restrito. Os maiores usuarios de creatina são homens atletas que praticam esportes, como futebol, luta livre, hóquei e musculação, porém temos observado um uso maior entre as mulheres.
Os suplementos nem sempre são seguros.
É importante lembrar que, embora a creatina seja um produto "natural", nem sempre é seguro tomar suplementos de creatina. Os produtos de creatina disponível nas lojas podem variar em quantidade e qualidade, e não há garantia de segurança ou pureza. De acordo com um estudo realizado pela Mayo Clinic, muitos jovens atletas que tomam suplementos de creatina pedem o conselho de amigos, e não médicos. Com alguma frequencia vemos esse tipo de pergunta no Yahoo perguntas com respostas variadas e muitas delas irresponsáveis.
Quais os efeitos Colaterais do uso da creatina?
Pessoas que tomam suplementos de creatina podem ganhar peso por causa de retenção de água nos músculos do corpo. Outros efeitos colaterais do uso a longo prazo dos suplementos de creatina incluem cãibras musculares, desidratação, diarréia, náuseas e convulsões. Pode ser perigoso tomar suplementos de creatina, enquanto submetido a desidratação  ou fazendo regime pra emagrecer e malhando ao mesmo tempo na  tentativa de perder peso. Outros efeitos colaterais incluem aumento da pressão arterial, aumento da ansiedade, Aumento das Mamas (ginecomastia), perda de cabelo e diminuição do tamanho do penis. São também descritos disfunção hepática ( fígado) e lesão renal, principalmente quando associado a diuréticos e Antinflamatórios não esteroides.

Somente atletas de alta performance podem tomar creatina e sempre sobre orientação e supervisão médica.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 11/05/2013

3 comentários:

  1. Excelente orientação.
    É muito bom ter profissionais responsáveis dando orientações aos usuários de blogs sobre assuntos como esse.
    Esse é o grande objetivo da net.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Tive uma fratura no olecrano , faz duas semanas que realizei a cirurgia, foi implantado fios de kiscner,sinto muita dificuldades de movimentar meus dedos isso é normal ?

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana