Vitamina D Pura DePURA

Depura: Medicamento para tratar a carência de vitamina D .
Fabritante: Sanofi Aventis;  DePURA.

Apresentação: franco com 10 ml e 20 ml

Concentração 220 unidades internacionais por gota.

Bula Indicações: 
Suplementação vitaminica ( na verdade é uma reposição hormonal visto que a vitamina D é um hormônio - leia mais aqui) nos casos de hipo vitaminose D e auxilio no tratamento da Osteoporose para facilitar a absorção do Cálcio no Intestino a mineralização dos osteoblastos. A absorção do cálcio no intestino é dependente de vitamina D. Sem Vitamina D o cálcio não é absorvido, e sem vitamina d não ocorre a mineralização dos osteoblastos levando a osteomalácia )

Dosagem: a dosagem deve ser determinada pelo seu médico. A bula sugere 1 gota ao dia. Essa dose em geral é usado somente para recém natos.  o tratamento em adultos é feito a partir de 5 gotas dia.
A dose deve ser individualizada paciente a paciente.
Podem ser usadas doses de ataque de 30 gotas dia por 30 a 60 dias com controle sanguineo mensal da vitamina d (25OH). Outra esquemas de tratamento com doses maiores uma vez por semana, também são relatados.
As doses de manutenção em adultos podem ser grosseiramente calculadas como 1 a 2 gotas para cada 10 kg de peso, exemplo um paciente com 70kg consegue uma manutenção em geral com 7 a 14 gotas.
Esse medicamento deve ser prescrito somente pelo médico pois pois o uso excessivo pode levar a hipervitaminose D, O sol em Latitudos menores de 30 graus produz vitamina d na pele o ano todo, as pessoas com boa exposição ao Sol em geral não precisam de reposição de Vitamina D.

O tempo total de reposição varia de acordo com a deficiência em geral de 2 a 4 meses conseguimos melhorar os níveis de vitamina D e passamos para doses de manutenção  Em geral fazemos uma dosagem inicial e repetimos essa dosagem quando imaginamos que conseguimos melhorar a quantidade de Vitamina D 25 OH no sangue.

Como tomar a vitamina D ?
Você pode ingerir a Vitamina DEPURA dissolvida em água , sucos, misturada nas frutas ou na comida, O uso junto com leite pode é uma boa idéia. Em crianças menores podemos pingar diretamente na lingua. Eu particularmente gosto do sabor da DEPURA, coloco as gotas numa colher de chá e bebo sem diluição, caso prefira misturar com alimentos não tem problema.

Leia mais sobre vitamina D;
http://www.marcosbritto.com/vitaminaD

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/09/2014

Comentários

  1. meu medico me receitou depura mas o gosto é meio enjoativo e o cheiro entao, para eu ter coragem eu tenho que me esforçar muito e o gosto enjoativo fica na boca por algum tempo já que ela é um oleo e nao solta facilmente ...
    GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE SER MISTURADA COM ÁGUA OU SUCOS PARA AMENIZAR O SABOR ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella bom dia agora que li sua pergunta !!! Eu tomo diariamente no café da manhã, 10 gotas em um pedaço de pão.
      Abençoada sexta-feira Santa !!!!

      Excluir
  2. Isabela Gerber, postar comentários é fácil basta seguir o blog. Veja o painel com varias fotos abaixo.

    ResponderExcluir
  3. Ola Dr. Homens tb sofrem com deficiência de Vitamina D. Minha esposa tomo Adera D3 8 gotas ao dia e nao resolveu nada.. Resolvi pedir ao medico um exame tambem, e, ele disse que nao era necessário pois homens nao sofrem dessa deficiência. è Verdade que aumenta a libido ?? grato..

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, pelas regras do blog somente as perguntas de seguidores serão respondidas, siga o blog e poste novo comentário informando seu email.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos, fiz o exame e estou com falta de Vitamina D, a medica receitou 100 gotas 1 X por semana, não sei quantas semanas vale este tratamento, sabe como são as UBS neste país o atendimento ficou pela metade.
    Não sei qual a dosagem que compro e quantas vezes terei que tomar o medicamento.

    Obrigada,

    Eda

    ResponderExcluir
  6. O controle da reposição da vitamina D pode ser feito com novos exames de sangue. A quantidade de vitamina D reposta depende da concentração de vitamina D no Produto que você está tomando, converse com sua médica sobre esses aspectos que ela saberá orientá-la

    ResponderExcluir
  7. Ola Dr. Homens tb sofrem com deficiência de Vitamina D. Minha esposa tomo Adera D3 8 gotas ao dia e nao resolveu nada.. Resolvi pedir ao medico um exame tambem, e, ele disse que nao era necessário pois homens nao sofrem dessa deficiência. è Verdade que aumenta a libido ?? grato..

    ResponderExcluir
  8. Homens também podem ter carência de vitamina D, a carência de vitamina D deve ser controlada com exames de sangue periódicos e dose ajustada caso a caso. A carência esta ligada a fatores pessoais e a não exposição ao Sol.

    ResponderExcluir
  9. Dr., há alguma contra indicação em usar vitamina importada? Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. a vitamina d pura ajuda emagrecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço estudos sobre isso, porém como um Hormônio a sua carência está relacionado a obesidade. Será que essa obesidade vem da pessoa ficar em casa, não fazer exercícios e portanto também não pegar Sol?

      Excluir
  11. Prezado Dr. Marcos. Minha médica mandou tomar 25 gotas ao dia por três meses e quinze gotas até segunda ordem.Pergunta? à 22 anos me submetí a mastequitomia e estrógenos positivos posso ingerir a vitamina D? sempre me disseram que não posso fazer a reposição hormonal para evitar a recidiva. Fiquei com esta dúvida. Grata. oliveira.marilda@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço relação entre o uso de vitamina D e a recidiva de câncer de mama. Pelo contrario a carência de vitamina D está sendo relacionada a alguns tipos de câncer.

      Excluir
  12. gostaria de saber se o uso desta vitamina engorda?

    ResponderExcluir
  13. Dr. faço uso de Timbolona 2,5 mg, e começarei a tomar Depura, posso ter algum problema, considerando seu comentário "na verdade é uma reposição hormonal visto que a vitamina D é um hormônio"? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vitamina D é um hormônio produzido pelo próprio corpo e participa do metabolismo celular de provavelmente todos as células do organismo, não tenho experiencia com a reposição usando Timbolona. Converse com seu Ginecologista.

      Excluir
  14. ESTOU TOMANDO ISOTRETINOINA, POSSO FAZER REPOSIÇÃO DE VITAMINA D, JA QUE NAO TOMO NENHUM SOL? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  15. virginiasobrinho@gmail.com Dr. Marcos, comecei a tomar suplemento de vitamina D em gotas (3 gotas) ao dia, junto com o cálcio sou magra tenho osteopenia, meu peso era 64kg e não passava disto quando não, emagrecia agora estou com 70kg perdi a cintura e ganhei uns pneuzinho na circunferência da cintura principalmente nas laterais e ganhei barriga também, estou achando que foi a vitamina D em gotas que fez está bagunça srsrsr...tem 2 meses que estou tomando será que foi ele que me fez engordar? quero o meu corpo de volta srsrsr. obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Olá Dr. Marcos, lí aqui no site sobre a dosagem da vitamina D. Minha medica endocrinologista receitou 25 gotas ao dia , tenho 70 kg. Gostaria de saber se nao faz mal tomar tantas gotas como foi receitado. Obrigada, aguardo resposta mais breve possivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dose é individualiza e o médico prescreve de acordo com o nível de vitamina D no sangue. Existem relatos na literatura de mega doses e uso de 100 gotas uma vez por semana ou 30 gotas por dia.

      Excluir
  17. Ola DR. Marcos Britto, sou ciclista e estou pesquisando sobre a vitamina D e suas importâncias para ciclistas, tem alguma quanta indicação toma-la como um suplemento? e quantas gotas voce indicaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vitamina D é produzida na pele quando nos pegamos sol, você pratica esporte ao ar livre e provavelmente produz uma quantidade boa de vitamina D. Hoje podemos dosar vitamina D no sangue, não tome suplementação se não estiver com carência!!!

      Excluir
  18. Drº Tenho vitiligo e síndrome do intestino irritável, pode haver relação com carência de D3? Sou moreno claro e pratico canoagem 3 x na semana cada treino dura 2 horas, contudo uso protetor solar fator 50, boné e camisa manga longa. O sr indicaria algum médico ou especialidade e será que posso tomar umas 30 gotas de D3 diariamente até ser consultado? Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro consultar um gastroenterologista, não tome vitaminas e medicamentos sem orientação médica.

      Excluir
  19. Dr. Marcos, fiz o exame da dosagem da vitamina D. O resultado deu
    22,3 ng/ml (insuficiência)
    Desejo saber se Vitamina D 4.000UI/gotas, é o suficiente tomar 7 gotas de 15/15 dias na linguá.
    Tenho osteopenia e tenho 60 anos. Será esta a dosagem necessária
    a tomar?
    Desejo saber se o Dr. só tem consultório em Botafogo.
    Aguardo,
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço medicamentos com essa concentraçáo, no momento atendo somente em Botafogo

      Excluir
  20. Dr. Marcos, a Depura alivia os sintomas da fibromialgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fibromialgia tem tratamento multidisciplinar, alguns trabalhos na literatura associam a carência de vitamina D com dores crônicas, para esse paciente a suplementação poderia ser benéfica.

      Excluir
  21. Doutor, uma jovem de 23 anos que foi atleta de natação de competição até aos 17 anos, cuja atividade profissional é animação turistica, fraturou o 5º metatarso ( designada como fratura de stress ), em 4/12/2012, esteve com gesso durante mês e meio e com bota durante mais 1 mês, posteriormente fez fisioterapia, e o médico deu-lhe alte, dizendo que podia correr saltar etc. Ao fim de 2 semanas, o pé voltou a inchar e muito doloroso. O médico não valorizou, não pediu T.A.C., apenas RX e prescreveu mais 10 tratamentos de fisioterapia. Ela andou bem quase 5 meses, até que a 23 de Agosto deste ano, voltou a fraturar o pé exactamente no meio sitio, e foi-lhe dito que tinha uma pseudoartrose, porque a fratura não tinha consolidado na 1ª vez.
    A 20 de Setembro foi submtida a uma cirurgia, onde lhe foi colocado um parafuso. Desde o dia 2 de Novembro que começou a andar apenas com uma canadíana, tendo inicialmente posto o pé no chão, ainda com o apoio das duas canadianas no dia 22 de Outubro. Hoje foi à consulta fez um RX, o médico disse que ainda não vê calo osseo, deve voltar à consulta daqui a 2 semanas. Até lá não deve fazer esforços, andar com cuidado e moderadamente. Está bem cicatrizado, não tem dor movimenta bem os dedos e o pé. Pergunto: - nestas situações qual o tempo previsto para total consolidação e se começar a ter uma vida normal. e o sucesso deste tipo de cirurgia?
    Agradeço a sua melhor explicação.

    ResponderExcluir
  22. bom dia
    tenho 34 anos e tenho osteoporose, meu médico receitou tomar vitamina d, isso resolve o problema da osteoporose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carência de vitamina D deixa os ossos mais fracos, nesses pacientes com deficiencia a suplementação ajuda no tratamento.

      Excluir
  23. vera_pepita@hotmail.com Dr Marcos Desol e De pura são iguais,ou seja faz mesmo efeito? Li que Prolia,medicamento que devo usar pode dar choque anafilático , me preocupei.Qual sua opinião?Att

    ResponderExcluir
  24. Olá! Descobri recentemente que tenho carência de vitamina D(e isso explica muita coisa na minha vida. Perda de cabelo, colesterol alto sem motivos, pele oleosa e suor exessivo) e minha medica me receitou DePura. Estou tomando tem 3 dias, gostaria de saber em quanto tempo começarei a ver efeitos em meu metabolismo. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da dose, o sol também ajuda, se voc mora no Brasil e esta com carência de vitamina D provavelmente tem baixa exposição ao Sol

      Excluir
    2. Estou tomando 12 gotas antes de dormir e sim tomo pouco sol(sou negra e vivo no RJ), tenho tendência a ficar com manchas na pele. E tenho 27 anos.

      Excluir
  25. Olá Doutor meus filhos tem raquitismo e tomam ostriol 0,25 mcg, mas será que eles podem também usar o aderogil d3 gotas. Pois acho que o ostriol não está dando um bom resultado porque seus ossos estão se arqueando cada vez mais e já estou ficando preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve seu filho a um endocrinologista para determinar o origem do raquitismo, seus filhos devem tomar sol,

      Excluir
  26. Há dois anos foi detectado em um exame que tenho deficiência em vitamina d. Sou morena morro em Salvador e tenho um passado de melanoma em braço região posterior( estava incito ) com borda livre. Em decorrência disto não tomo sol e quando vu a praia uso protetor solar 30 mais proteção com chapéu. Estou monitorizando e os indicies alteram, mesmo com o uso de D pura 10 gotas dia. no ultimo exame esta em 19 e já foi anteriormente a 27. Minha médica aumentou as gotas de 10 para 15 e eu tomo diretamente na boca, não diluo , tem alguma diferença diluir ou tomar diretamente na boca? as gotas prescritas agora serão suficiente para dar um índice normal? Devo procurar uma endócrino? agradeço as respostas. clfcerqueira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS DOSES DE VITAMINA D são individualizadas, uma dose que resolve o problema de uma pessoa não resolve de outra, pessoas com maior massa corporal também necessitam de maiores dores.

      Excluir
  27. Dr. existe risco de calcificação de intestino ou rins com dosagem em excesso? Qual a dosagim diária recomendada para uma pessoa normal pelos organismos internancionais de saúde? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tudo na vida o excesso faz mal, a vitamina D também. A dose será determinada pelo seu médico.

      Excluir
  28. Boa tarde, tenho SAF e gostaria de saber se a vit. D pode melhorar essa sindrome , já faço tratamento com anticoagulantes para o controle, mas será que a vit. D pode tambem dar certo. Obrigada.rosepicolo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho experiencia com a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (SAF) o paciente com deficiência hormonal a principio pode se beneficiar da reposição, o uso de doses de medicamentos, suplementos e hormônios em pessoas normais pode ser prejudicial e é controverso.

      Excluir
  29. gostaria de tirar uma dúvida, minha médica me indicou para tomar depura 35 gts uma vez na semana, por um equívoco meu e não ler a receita corretamente, tomei 35 gts todos os dias, tomei um frasco em um mes mais ou menos, quais problemas isso pode ocasionar? obrigada. silvina@usp.br

    ResponderExcluir
  30. Sugiro que você retorne ao médico e dose a vitamina D no sangue, não use medicação de modo diferente do prescrito pelo médico, isso pode que causar problemas.

    ResponderExcluir
  31. boa noite... tenho facilidade em tomar emulsão de scoth( pois quando criança tomei até a adolescencia) é mais barato que a D PURA, se pedir o meu médico para mudar para emulsão de scoth terei o mesmo efeito de reposição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende da concentração de dose que você necessita, leve a bula da emulsão de Scoth para que seu médico faça a correlação com a dose que ele necessita prescrever para você.

      Excluir
  32. Doutor, existe algum medicamento que possa substituir o Depura, seu gosto é muito ruim, levando a ânsia, algum em comprimidos ou injeção?

    ResponderExcluir
  33. Muchas gracias Dr. Britto por esta medicina. Mi mamá ha mejorado, luego de una osteoporosis severa. Solo que aquí en Maracaibo-Venezuela, no conseguimos esta maravillosa gota. Se nos hace muy dificil conseguirla a través de correos con amigos que nos las envian. ¿Habrá alguna manera de que se llegue a vender en mi país? Muchas gracias de nuevo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usted puede utilizar la vitamina D de forma natural. El sol produce vitamina D lleva a su madre a tomar sol todo los días.

      Excluir
  34. Dr. Marcos Brito, estou fazendo a suplementacao da vitamina D com 1000 UI diariamente. Gostaria de me ver livre disso. O que preciso fazer? O que o Sr. quer dizer com fatores pessoais e não exposição solar? Um abraço e continue com o bom trabalho que o sr. tem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia
      http://www.marcosbritto.com/2010/02/deficiencia-de-vitamina-d-osteoporose-e.html

      Excluir
  35. Bom dia ! Dr. preciso de sua orientação ! Faz mais de 20 anos que sofro com alergias,alimentos, medicamentos etc... meu Test de Contato " Pacht Test " deu positivo. Não consigo tomar medicamentos, o quadro vem piorando dia após dia ! Uma farmaceutica de confiança indicou Vitamina D 10 gotas ao dia ! Comecei tomar fiquei ruim , falta de ar, coçeiras no corpo todo ! Estou em tratamento com Alergologistas, Dermatologistas faz muitos anos ( sem resultados, eles não conseguiram resolver ) . Seria uma solução a vitamina D em menos gotas ? Att Maria Aparecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da alergia aos produtos que contenham vitamina D existe uma solução natural que é se expor ao Sol. Pegar Sol produz vitamina D na pele.

      Excluir
  36. Ao ingerir medicamentos de vitamina D facilita com a exposição ao sol?

    ResponderExcluir
  37. dr. marcos estou com insuficiencia de vitamina D, acontece que o Depura tem um gosto ruim e eu não posso tomar sol pois eu sou vampiro e o sol me mataria. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  38. Dr. boa tarde. Desde o ano passado, venho tendo problemas que pesquisando pude descobrir que podem estar associados a deficiência de vitamina D, tais como desânimo, fraqueza muscular, dores musculares, nas articulações e na coluna. também estou com a memória e o raciocínio fracos. Fiz vários exames de lá pra cá, mas nenhum teve alteração, por isso recebi um diagnóstico de depressão. iniciei um tratamento com antidepressivos, mas não resolveram o meu problema. Então gostaria de saber do senhor, se realmente um tratamento com suplementação com vitamina D seria indicada neste caso, pois tenho pele escura e nos ultimos 15 anos não tive muito contato com o sol (trabalhei em ambientes fechados). Vou falar com minha médica para pedir o exame. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. Estou tomando 20 gotas 1x ao dia e estou com diarréia há 3 dias. Faz uma semana apenas que iniciei o tratamento. Notei que ela é oleosa. Causa diarréia? Grata. Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acompanhando o comentário, pois o mesmo acontece comigo !

      Excluir
  40. No início do tratamento eu também tive esses sintomas, mas após alguns dias o corpo começou a tolerar e esses sintomas desapareceram. Estou me sentindo muito melhor depois que comecei o tratamento.

    ResponderExcluir
  41. Tomei vitamina D durante 6 meses 1 vez por semana...Tinha mioma apos o tratamento desapareceu o mioma.

    ResponderExcluir
  42. Minha filha começou tomat depura1x por semana ,ela tem 12anos ,mais os ossos dela e de11anos,porém a endrocrnologista receitou depura para ela?gostaria de saber por quanto tempo minha filha deve tomar,pq acabei esquecendo de pg a médica,e pra conseguir uma outra consulta pelo dia e muito difícil,aqui onde eu moro?desde ja agradeço, muito obrigado.espero que me ajude e um bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças que brincam fora de casa e tomam sol em geral não precisam fazer reposição de Vitamina D. Nessa idade 11 anos é muito importante brincar fora de casa.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.