Fratura de tíbia - Diafisaria

Fratura da Perna 

A tíbia, osso da canela ou osso da perna é um do osso longo frequentemente fraturado. Os ossos longos incluem o fêmur, úmero, tíbia e da fíbula. A fratura diafisária da tíbia ocorre ao longo do comprimento do osso, abaixo do joelho e acima do tornozelo.
Normalmente a fratura dos ossos longos é decorrente de uma grande força e outras lesões ocorrem frequentemente com estes tipos de fraturas.

Anatomia da Perna  

A perna é formada por dois ossos: a tíbia e a fíbula. A tíbia é o maior dos dois ossos. Ele suporta a maioria do peso corporal e é uma parte importante da articulação do joelho e do tornozelo.

Tipos de fraturas diafisárias da tíbia


A tíbia pode quebrar de diversas formas. A gravidade da fratura geralmente depende da quantidade de força que causou a fratura. A fíbula é muitas vezes quebrada também.

Os Tipos mais comuns de fraturas na tibia incluem:

Fratura estável da tíbia

Este tipo de fratura apresenta pouco descocamento os ossos estão próximos e não tem a tendencia de sair do lugar. As extremidades dos ossos estão alinhados. Em uma fratura estável, os ossos costumam ficar no local durante a cicatrização.

Fratura deslocada ou desviada da tíbia: 

 Quando um osso quebra e é deslocado, as extremidades quebradas são separados e não se alinham. Estes tipos de fraturas geralmente exigem cirurgia para colocar os fragmentos ósseos de volta no lugar.

Fratura transversa: Este tipo de fratura tem uma linha de fratura horizontal. Essa fratura pode ser instável, especialmente se a fíbula também está quebrada.

Fratura oblíqua da tíbia: 

 Este tipo de fratura tem um padrão angular e normalmente é instável. Se uma fratura oblíqua é inicialmente estável ​​ou minimamente deslocada, ao longo do tempo pode desviar. Isto é especialmente mais frequente se a fíbula não está quebrada.

Fratura espiral da tíbia: 
Este tipo de fratura é causada por uma força de torção. O resultado é uma espiral em forma de linha de fratura sobre o osso, como uma escada em caracol. Fraturas em espiral podem ser deslocadas ou estáveis, dependendo da quantidade de força que provocou a fratura.

Fratura cominutiva ou multi fragmentar da tíbia 

 Este tipo de fratura é muito instável. O osso quebra em três ou mais fragmentos.

Fratura exposta da tíbia: 

Quando os ossos quebrados rompem a pele, eles são chamados de fraturas expostas ou abertas. Por exemplo, quando um pedestre é atingido pelo pára-choques de um carro em movimento, a tíbia quebrada pode se projetar através de um rasgo na pele e de outros tecidos moles. Fraturas expostas muitas vezes envolvem muito mais danos para os músculos ao redor, além de tendões e ligamentos. Eles têm um maior risco de complicações como infecção e levam mais tempo para curar.

Fratura fechada da perna: 

 Com esta lesão, os ossos quebrados não romper a pele. Apesar da pele não está lesada, internamente os tecidos moles ainda podem ter sido seriamente danificados. Em casos extremos, inchaço excessivo pode cortar o fornecimento de sangue e levar a morte do músculo, e em casos raros amputação ( Síndrome compartimental).

Quais as causas da fratura de tibia ?

Colisões, quedas de moto e acidentes de alta energia de alta energia, são causas comuns de fraturas da diáfise tibial. Em casos como estes, o osso pode ser quebrado em vários pedaços (fratura cominutiva) Raramente podem quebrar em esportes como no futebol, quando a fratura ocorre com traumas menores precisamos avaliar a possibilidade de fraturas patológicas, atletas que quebram a perna com traumas que habitualmente não produzem fratura podem ter uma história prévia de dor após os treinos e apresentarem um trinca (fratura de estresse) por overtraining.

Lesões esportivas na perna

Essas fraturas são normalmente causados ​​por uma força de torção e resultam em um tipo oblíquo ou espiral de fratura.

Quais os sintomas da fratura de tíbia? 
Os sintomas mais comuns de uma fratura diafisária da tíbia são:
  • Dor
  • Incapacidade de caminhar ou suportar o peso sobre a perna
  • Deformidade ou instabilidade da perna
  • Osso saliente sob a pele
  • Perda ocasional da sensibilidade no pé

Exame médico na fratura de tíbia

É importante que o seu médico saiba as circunstâncias de como ocorreu a fratura. Por exemplo, se você caiu de uma árvore, de que altura você caiu? É muito importante o seu médico saber se você apresenta qualquer outros ferimentos e se você tiver outros problemas médicos, tais como diabetes, hipertenção e problemas de circulação. O médico também precisa saber se você toma qualquer medicação. Depois de discutir os seus sintomas e história médico, o médico fará um exame cuidadoso, irá avaliar o seu estado geral, e em seguida se concentrar em sua perna.

Deformidade óbvia, tais como angulação ou encurtamento (as pernas não têm o mesmo comprimento)
  • Fissuras na pele
  • Contusões (escoriações)
  • Inchaço
  • Proeminências ósseas sob a pele
Instabilidade (alguns pacientes podem reter um certo grau de estabilidade se a fíbula permanece intacta ou a fratura for incompleta, essa podem se completar com um trauma mais forte) Após a inspeção visual, o ortopedista pode paupar ao longo da perna para ver se há anormalidades da tíbia. No paciente acordado e alerta, o médico pode testar a sensibilidade e força muscular, pedindo para mover os dedos dos pés e avaliando a sensibilidade nas diferentes áreas ao longo do pé e tornozelo.

Testes e Exames de Imagem para diagnosticar as fraturas da perna

Outros exames que podem ajudar o médico a confirmar a sua fratura incluem:

Raios X de Perna

Raios-X pode mostrar se o osso está quebrado e se há deslocamento (a distância entre os ossos quebrados). Eles também podem mostrar quantos pedaços de osso existem. Os raios X são úteis para identificar o envolvimento do joelho ou tornozelo e a presença de uma fratura da fíbula.


A tomografia computadorizada (TC) de perna

Depois de revisar o exames de raios-x, o ortopedista pode recomendar uma tomografia computadorizada da perna. Isto é feito frequentemente, se há uma fratura estendendo-se para a região do joelho ou tornozelo. A tomografia computadorizada mostra uma imagem de corte transversal do membro. Ele pode fornecer ao seu ortopedista informações valiosas sobre a gravidade da fratura.

Qual o melhor tratamento para a Fratura de Tíbia ?

No planejamento de seu tratamento, o ortopedista irá considerar várias coisas, incluindo:
  • A causa da lesão ( trauma agudo, fratura de estresse que se completou, etc)
  • A saúde geral do Paciente
  • A gravidade da lesão
  • A extensão dos danos dos tecidos moles
  • Tratamento não cirúrgico pode ser recomendado para pacientes que:
Tem doenças sistêmicas que dificultam o tratamento operatório ( diabetes, doença vascular)
Pessoas sedentárias, que por isso são mais capazes de tolerar pequenos graus de angulação ou diferenças no comprimento da perna.
Têm fraturas fechadas com apenas dois fragmentos de ossos grandes e com deslocamento pequeno Tratamento inicial. A maioria das lesões causam algum inchaço durante as primeiras semanas. O médico ortopedista pode inicialmente aplicar uma tala para proporcionar conforto e apoio. Ao contrário de um gesso circular, uma tala pode ser apertada ou afrouxada e permite que o inchaço ocorra de forma segura. Depois que o inchaço diminui, o médico ortopedista irá considerar um leque de opções de tratamento.

Tratamento da fratura de tíbia com aparelho Gessado

Um método de tratamento não cirúrgico é o gesso tipo PTB ( Patelar Tendon Bearing - gesso de contato total com apoio no tendão patelar descrito por Sarmiento) Inicialmente é usada uma calha, depois um gesso completo: cruro podálico e finalmente o PTB. Depois de semanas no gesso, ele pode ser substituído com um imobilizador ou brace funcional e iniciada fisioterapia.

Tratamento Cirúrgico na fratura de tíbia 

O médico ortopedista pode recomendar uma cirurgia para a fratura se:

Uma fratura aberta ou exposta, ou ainda que apresente feridas que necessitam de monitoramento
Extremamente instável devido a fragmentos de ossos soltos e grandes deslocamentos
Fratura que não curou com métodos não-cirúrgicos
Fixação Intramedular na fratura de tíbia. A forma atual mais popular de tratamento cirúrgico para fraturas da tíbia é a haste intramedular. Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente projetada é inserida a partir da frente do joelho para baixo no canal medular da tíbia. A haste passa através da fratura para mantê-lo na posição, o ideal é fixar a haste percutaneamente nas região proximal e distal a fratura.

Tipos de Haste Intramedular.
Hastes intramedulares vêm em vários comprimentos e diâmetros para caber na maioria dos ossos da tíbia. A haste intramedular é parafusado ao osso em ambas as extremidades. Isso mantém as fragmentos ósseos na posição correta durante a cicatrização.

Vantagens da haste Intramedular de Tíbia. A Haste Intramedular permite uma fixação estável e forte. O paciente pode em geral pisar com apoio sobre o membro fraturado e fixado com uma haste intramedular. A técnica também torna mais provável que a posição do osso obtido no momento da cirurgia seja mantido quando comparado com a placa ou a fixação externa.

Placas e parafusos. As fraturas da diáfise da tíbia eram rotineiramente tratados com placa e parafuso. Estas ferramentas são reservados para fraturas onde a fixação com hastes intramedulares não é possível ou ideal, porém é opção também em certas fraturas que se estendem tanto para o joelho ou tornozelo.

Durante este tipo de procedimento, os fragmentos ósseos são primeiramente reposicionados (reduzidos) em seu alinhamento normal. Eles são mantidos juntos por parafusos especiais e placas de metal ligada à superfície externa do osso.

Fixação externa. Neste tipo de operação, pinos de metal ou parafusos são colocados dentro do osso acima e abaixo do local da fratura. Os pinos e parafusos são conectados a um barra fora da pele. Este dispositivo é um quadro de estabilização que mantém os ossos na posição adequada para que eles possam curar e a pele cicatrizar

A fixação externa produz resultados razoáveis e é um excelente método para tratamento das partes moles.

Como é a recuperação pós fratura de Tíbia

O tempo para voltar às atividades diárias varia de acordo com diferentes tipos de fratura. Algumas fraturas da diáfise tibial curam dentro de quatro meses, mas muitos podem demorar 6 meses ou mais tempo para sarar. Isto é particularmente verdadeiro com fraturas expostas e nas fraturas em pacientes menos saudáveis com doenças sistêmicas e desnutridos.

Podemos movimentar a perna depois de uma fratura de tíbia ?

 Muitas vezes incentivamos o movimento das pernas no início do período de recuperação. Por exemplo, se há lesão de tecidos moles com uma fratura, o joelho, tornozelo, pé e dedos podem ser mobilizados no início, a fim de evitar a rigidez e evitar trombose.

Fisioterapia pós fratura de perna

Durante o uso de gesso circular ou tala, o paciente provavelmente vai perder a força muscular no local da lesão. Exercícios durante o processo de cura e após a remoção do gesso são importantes. Eles irão ajudar a restaurar a força muscular, mobilidade articular e flexibilidade.

Sustentação do peso corporal e pisar sobre a perna quebrada 

Quando o paciente começa a andar precisará usar muletas ou um andador.
É muito importante seguir as instruções do seu médico ortopedista em relação a colocação ou não de peso ( carga ) sobre o perna quebrada para evitar problemas, alguns pacientes são insentivados a andar e pisar sobre a perna logo após a fratura, porém em alguns casos pisar sobre a perna pode prejudicar a evolução e está completamente proibido.
Em alguns casos, os médicos irão permitir que o paciente coloque peso sobre a perna após a cirurgia e em outras situações colocar peso sobre a perna é terminantemente proibido. Você deve sempre seguir as instruções específicas dadas pelo seu cirurgião.

A fratura de perna doi muito?

A dor no local da fratura geralmente diminui muito antes mesmo do osso colar. Porém colocar peso sem autorização médica em fraturas com extensão metafisária ( aquelas que tem traços de fratura até proximos a articulação do tornozelo ou joelho) pode provocar dor e afundamento ósseo. Isso pode desmostar a fratura e pode ser necessário uma cirurgia para colocação de enxerto.

Complicações A fratura diafisária da tíbia pode causar vários danos e complicações.

Fragmentos afiados podem cortar ou rasgar os músculos adjacentes, nervos ou vasos sanguíneos.
Inchaço excessivo pode levar à síndrome de compartimental, uma condição na qual os compartimentos da perna edemaciam e a circulação sanguinea é interrompida levando a necrose dos tecidos Isso pode resultar em consequências graves e requer cirurgia de emergência uma vez diagnosticada. Fraturas expostas podem provocar infecção profunda óssea ou osteomielite, embora a prevenção de infecção tenha melhorado dramaticamente ao longo da última geração.As complicações cirúrgicas

  • Desalinhamento, ou a incapacidade de posicionar corretamente os fragmentos
  • Infecção
  • Lesão dos nervos
  • Lesão vascular
  • Coágulos sanguíneos - Trombose (estes também podem ocorrer sem cirurgia)
  • Pseudartrose (ocorre quando osso não cura)
  • Angulação

Necessidade de outras cirurgias para tratar as fraturas da perna

Certos fatores estão frequentemente associados a dificuldades na consolidação de fraturas. Fraturas expostas, em que os fragmentos ósseos são deslocados o suficiente para sair da pele, geralmente sustentam uma maior lesão e estão em maior risco para a infecção. Isso pode frear ou impedir a cura. Essas fraturas são mais susceptíveis de exigir procedimentos cirúrgicos secundários. Pacientes Fumantes e com diabetes podem ter dificuldade de consolidação das fraturas em geral.
Além disso, a saúde geral pode ter um efeito sobre a cura. Fumo e uso de corticosteróides afetam ambos os ossos e também a cicatrização da pele, por isso é importante informar o seu médico se você for fumante.

Pesquisa
Proteínas morfogenéticas ósseas (BMPs) formam uma nova classe de proteínas que tem sido identificado com fatores que promovem a cicatrização óssea. Algumas dessas proteínas foram isolados e estão disponíveis para uso como coadjuvantes para cicatrização das fraturas.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 03/01/2024

Comentários

  1. Excelente matéria,parabéns,tira muitas dúvidas que existem em nossas fraturas de tíbia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe Damschi29 de dezembro de 2013 04:45
      A Fratura na tíbia do lutador Anderson Silva no UFC 168.. ficou claro nas imagens que a região do golpe + a força exercida foi fundamental para a fratura diafisária, porem gostaria de saber se o Dr. Acredita que a desidratação feita antes da luta, para bater o peso, influencia na perda de cálcio e vitaminas precursoras que dariam mais resistência ao ossos? ou mesmo com a desidratação feita isso não influencia em nada?

      ResponderExcluir
      Respostas

      Marcos Britto da Silva3 de janeiro de 2014 16:10
      Uma boa alimentação é fundamental para a saúde musculo esquelética, e sendo o Anderson Silvia um atleta de alta performance com um grande time ao seu redor acredito que ele tenha esse suporte.
      Como hipótese de osso mais fraco não pensaria a princípio numa desitratação, talvez em carencia de vitamina D que é comum em pessoas com pele negra. Não sou médico dele porém tive oportunidade de tratar de casos semelhantes, em algumas situações o paciente apresenta uma pequena trinca previamente a luta e durante a luta o fratura simplesmente se completa. Isso é muito comum em atletas que fazem treinamentos muito intensos na preparação para lutar. Chutar repetidamente com a perna pode causar uma fratura de estresse que predispõe o osso a uma fratura completa durante um chute mais forte. Nessas situações é muito importante prestar a atenção nas dores pós treino e procurar sempre um ortopedista especialista em esportes que pode suspeitar de uma fratura de estresse pelo exame clínico e confirmá-la com um exame de imagem.

      Excluir
    2. Obrigado, pelas informações. Fiquei contente em saber muitas das informações escritas. Estava a entrar um pouco em stress. Visto ter partido a Tíbia em Abril, e ainda não estar recuperada por completo.

      Excluir
  2. gostei muito de sua materia... tirou minhas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Marcos qual o diagnóstico de enfermagem para uma fratura distal de tíbia com a formação de um trombo?

      Excluir
    2. Não entendi a pergunta. As fraturas de tíbia podem evoluir com TPV que significa trombose venosa profunda. o diagnóstico médico seria de fratura de tíbia com TVP

      Excluir
  3. muito boa a sua explicacão parabens;;;;;;;;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado valeu apenas pelo escrarecimito.

      Excluir
    2. Como saber se minha perna esta sicatrizando com o oso torto?

      Excluir
  4. Doutor, fraturei a tíbia a duas semanas, tive que passar por cirurgia, pois foi inserida uma placa, desde que recebi alta a uma semana atrás não sinto dores nem no local da cirurgia nem no local da fratura porém sinto uma dor muito forte como se tivesse algo machucando meu calcanhar essa dor só passa se deito a perna de lado, não sei nem se posso fazer isso, o médico marcou meu retorno só para daqui a 30 dias, não sei se essa dor é normal ou se devo procura-lo antes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiar continuamente uma região do corpo no mesmo lugar pode levar a formação de escara ( ferida ). Converse com seu ortopedista orientá-lo sobre as posições da perna operada.

      Excluir
  5. Olá Dr. Marcos!

    Muito interesante sua matéria. Fazem 41 dias hoje (21/09/12) que tive fratura exposta da tíbia na região do tornozelo com luxação do tâlus. Estou melhorando dia após dia. Estou usando o fixador externo e acredito que, segundo o médico, mais 10 dias e já estarei tirando ele. Minha dúvida é se no meu caso por não ser fumante, não ter problema de diabetes, ser jovem e saudável e com minha dedicação na fisioterapia poderá fazer com que me recupere antes dos 6 meses??? Também tive rompimento dos ligamentos porém não tive o rompimento dos tendões. Grande Abraço Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esse prazo tenha sido dado pelo seu Ortopedista, acho o um tempo razoável, em teoria sim porém seu médico vai precisar monitorar o caso.

      Excluir
  6. Olá Doutor Marcos

    Meu nome é Bruno, tenho 15 anos e sofri um acidente de moto a 1 mes e duas semanas, quebrei o femur e a tibia(e fibula tambem) ambos expostos.
    ontem fez 1 mes da minha ultima cirurgia, eu só to conseguindo dobrar meu joelho 50%, to andando de moletas, na cirurgia do femur nos pontos tem 7 pontos 1 ao lado do outro que estao inchados que a pele se esticou um pouco, se eu apertar doi um pouco, e embaixo da cirurgia sinto a pele dormente, voce acha que é normal ?
    cirurgia da tibia ; tinha uma bolhinha com pus, mas cor de sangue, so saiu pus uma vez e sumiu a bolha.
    Voce acha que os sintomas das minhas cirurgias podem ser de infecção ? eu nao tenho febre, e nao exala qualquer tipo de odor.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Dr.Mrcos...sofri um acidente de moto em fevereiro deste ano,tive uma fratura exposta (pelo que entendi fratura de tíbia diafisaria)o osso quebrou em tres partes...foi colocado uma haste e alguns parafusos,até o monento o osso ainda não colou, é normal? ainda não comecei fazer fisioterapia,meu médico disse que só farei depois que o osso colar,está correto?posso começar a fazer academia?e mancar é normal até quando?desde já eu te agradeço e as suas matérias são exelentes. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Leia nesse blog sobre consolidação de fraturas, as demais dúvidas você deve conversar com o seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde DR.Marcos.. Sofri uma fratura na tibia Fratura oblíqua: apos choque no futebol. fiquei com gesso 60 dias e meu medico me passou que eu não preciso fazer fisioterapia que e para eu iniciar uma academia de leve, porem ainda estou sentido dores no local da fratura e não estou conseguindo caminhar ainda, caminho mancando .
    Dr.Marcos Devo fazer a fisioterapia? ou qual procedimento devo seguir. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde fiz uma cerugia fais 7 dias atrás da tipia coloquei uma fixador interno e não para de estrala a hora que mexo a perna isso e normal pq parece ser o osso ??

      Excluir
  10. Dr. Há 9 anos sofri um acidente que no qual fui atropelada e tive uma fratura exposta na tíbia. Desde então tenho uma perna menor que a outra a canela lesionada colou, porém, ficou "torta" e com uma saliência, é como um "calombo" do próprio osso. Gostaria de saber se existe possibilidade de uma cirurgia reparadora, e quais são os danos que poderia me causar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , existe a osteotomia que está indicada em alguns casos de consolidação viciosa.

      Excluir
    2. A 3 anos sofri um acidente quebrando tíbia e fíbula usei hastes para voltar ao lugar, e já esta fazendo 10 messes que tirei a haste da perna pois doía muito, o problema é que mesmo tirando a haste ainda sinto muita dor no tornozelo, pé e joelho, sinto uma perda de sensibilidade do pé ate o meio da canela e tenho de ficar repousando a perna todos os dias c não incha muito e não suporto nem andar e quando deito sinto uma forte dor no joelho como se ele fica-se latejando, isso é normal poderia voltar a melhorar pois já tem 3 anos que isso vem me afetando??

      Excluir
  11. Dr. eu fraturei a tibia em um acidente de moto x caminhonete, na qual houve uma espécie de esmagamento da minha canela (preensou na batida). Durante o tratamento eu coloquei fixador externo e depois uma haste de platina além de 7 pinos, a haste de platina vai próximo do tornozelo até bem próximo ao joelho e possui 4 pinos em baixo e 3 acima.. Este acidente ocorreu em maio de 2010, e atualmente eu sinto algo perturbador na parte inferior (sendo que a parte grave do acidente foi do meio pra cima), é algo como umas pontadas ao andar ou será que é rejeição da platina??
    Dr. gostaria de perguntar ainda se é possível que eu faça Muay Thai (esporte de luta onde o principal ataque são chutes com a canela), pois eu tenho muito medo de dar caneladas no saco de pancada aqui em casa, mas tenho grande vontade de praticar este esporte, será que corro o risco de quebrar novamente a perna ou algo relacionado..

    PARABÉNS PELA MATÉRIA..

    Gustavo Mota

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde, Drº fui atropelada e parti a TIBIA e o PERONEO, fui operada e colocaram-me cavilha na tibia, isso foi a 2 meses e 12 dias, meu medico diz q está havendo um entardamento do ligamento do osso e eu vejo nos raios x q ha uma diferença nos ossos, estou tentando levar uma vida mais ou menos normal ja q ando ainda com uma canadiana e em casa tento andar firmando a perna, me doi bastante,ha uma irregularidade tipo um alto no local onde o osso partiu é normal? será q está dentro da epoca certa pra o osso se juntar? ja q tenho receio de ficar com uma perna maior q a outra. sera q eu vou ficar boa?
    Gostei imenso da sua materia...
    Agradeço se me respondesse..
    Cumprimentos...
    Izabela

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde sofri um acidente de moto e tive fratura na tibia bem no meio do osso, mas nao foi exposta. Minha cirurgia foi colocado a HASTE mas detalhe q coloco só uma parafuso perto do joelho. O médico falo q minha recuperacao é de 6 a 9 meses. Minha duvida é o seguinte ja tem quase dois meses da cirurgia e o osso ta começando a calcifica agora, ainda nao grudo. Eu fazendo conforme as instrucoes do medico pra mim comecar a andar sem utilizacao de muleta é de quanto tempo aparti da cirurgia? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É fundamental no pós operatório seguir estritamente as recomendações do seu ortopedista, não aceite opinião de outras pessoas pois isso pode prejudicar a resultado final.

      Excluir
  14. ola sou o nuno tenho uma fractura exposta no osso da tibia e uma fractura no osso do calcaneo! que me vai acontecer? estas fracturas foram provocadas num acidente de aviaçao onde um carro me bateu onde a minha viatura era uma motorizada.

    ResponderExcluir
  15. Olá Dr.
    Recentemente levei um tiro na perna, ao reagir a um assalto.
    A bala entrou na coxa direita, tambem do lado direito e saiu a 20 centímetros abaixo, do lado esquerdo.
    Fui atendido e os médicos costuraram e fizeram o curativo.
    Gostaria saber se é preciso tomar alguma atenção especial, contra hemorragia, e tambem se há diferença entre eu fazer os curativos em casa ou no hospital.
    É que minha maior preocupação ´mesmo a questão da infecção.

    Obs: Não houve fratura. O projétil pegou apenas na carne. rs

    Obrigado pela atenção!
    Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é uma lesão séria e merece atenção especial médica, melhor tratar num local com atenção médica.

      Excluir
  16. Olá Dr Marcos.
    Meu nome é Daniele, meu esposo sofreu um acidente de moto e ele perdeu 8 cm da tibia, ele irá fazer uma cirurgia para colocar o Ilizarov, o sr com sua experiência , acha que ele irá voltar a andar normalmente? E o pé dele está muito ichado, volta ao normal?
    Desde de já agradeço a atenção dispensada.
    Att
    Daniele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fixador extermo pode realizar o alongamento ósseo, a função está relacionada as partes moles, com nervos e músculos funcionando o retorno das funções é possível.

      Excluir
  17. Olá Dr. fui atropelada há 2 anos e coloquei placa e parafusos no tornozelo e tíbia, mas continuo com dores, para andar, movimentos de impacto, é normal?vou fazer cirurgia para a retirada da placa e dos parafusos, será que a dor vai sumir? Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Dr quero parabeniza-lo por esta materia, que tira muitas duvidas, estas que as vezes nem lembramos de falar com o medico em consultorio, parabens por sua etica profissional, mesmo quando as pessoas ficam querendo se consultar por aqui.Sucesso, feliz 2013.

    ResponderExcluir
  19. Olá Dr. sofri uma lesão a 35 dias atrás durante uma partida de Futebol , operei no outro dia , minha recuperação esta indo bem , coloquei uma haste de titânio interna , mais uma coisa esta me preocupando, não tenho muito ficado com o pé pra cima , e ele esta ficando branco, é normal doutor ? tem risco de necrose?

    ResponderExcluir
  20. Uma manobra simples para avaliar a perfusão distal é pressionar e soltar a unha. Observamos a unha ficar branca e o sangue retornar, avaliamos a velocidade de retorno no sangue e comparamos com o lado contralateral, se a perfusão distal esta lentificada, as extremidades estão frias e com alteração de cor devemos procuram um médico ou um serviço de urgência.

    ResponderExcluir
  21. Olá Dr. Marcos, primeiramente parabéns pelo artigo ele foi muito útil para o meu caso.
    Dr. eu tive uma fratura na tíbia e fíbula a 1 ano atrás. 1 fratura na fíbula e 2 na tíbia particionando-a em 3 e deixando alguns fragmentos. No momento da fratura minha canela dobrou em forma de L, na verdade quase um U por causa de ter fraturado em mais de 1 lugar, eu vi o osso apontando na pele mas não chegou a sair. Fiz uma cirurgia onde coloquei uma haste na tíbia, a fíbula não precisou de nada. Segundo meu médico minha recuperação ossea foi exelente e até rápida minha perna ficou perfeitamente alinhada, porém eu ainda sinto muita dor na região do joelho ao fazer movimentos como o de cruzar as pernas colocando o pé em cima do outro joelho, além disso eu até hoje não consegui parar de mancar, e sinto dores musculares constamente na batata. Meu médico disse que o mais provavel seria a ponta da haste estar pegando, mesmo que de leve, numa gordurinha acima da tíbia e abaixo do joelho "onde sinto a dor". O que acho estranho é que não sinto dor ao caminhar e mesmo assim não consigo parar de mancar e isso me leva a pensar que talvez minha tíbia tenha crescido poucos milimetros e que talvez este seja o motivo de eu estar mancando. Você acha que isto é possível?

    ResponderExcluir
  22. doutor, estou com 107 dias de uma fratura na tibia, bem no meio, onde dizem que é mais demorado o processo de cicatrização, não foi feito cirugia,pois ficou alinhada e não tinha fragmentos,mas esta com retardo de consolidação.
    qual é o prazo máximo para esta consolidação ocorrer e não ficar uma pseudoartroze?
    ouvi falar sobre o tratamento de ondas de choque, pode resolver? e é mesmo caro meu médico falou em torno de R$1500,00 duas sessões.
    caso não consolide dentro do prazo, a cirurgia para por pinos pode resolver?
    att. marcelo 40anos

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr Marcos, sou praticante de corrida de rua há um tempo e em dezembro de 2012 sofri uma lesão. Após passar por 6 ortopesdistas diferentes e vários diagnósticos como condromalácia, canelite, tendinite patelar, inflamação da pata de ganso... fiz uma RM e descobri que tenho uma fratura de estresse transversal na região proximal da tíbia. Estou usando um imobilizador daqueles com velcro, muleta e fazendo fisioterapia. O imobilizador parace aumentar minha dor, então eu tiro. Estou um tanto descrente sobre os atendimentos que tenho recebido então gostaria de saber qual o tratamento mais adequado para meu caso. Está correto? Desde já, obrigada
    Thaise Senez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para prescrever o tratamento para um caso específico precisamos examinar o paciente, não podemos prescrever sem examinar pois cada caso é um caso. O que é correto para um paciente pode não ser o melhor para o outro.

      Excluir
  24. Ola Dr.meu nome e Alberto Domingos, escrevo de mocambique, Dr. por favor me ajude. sofri um acidente de viacao onde parti a tibia, apois ocidente colocaram gesso, nao fizeram cirugia e disseram para ficar 4 meses com o gesso, Dr. ja tenho 3 meses. ainda sinto muitas dores e sinto o osso a abanar.
    por favor Dr. me ajude por tudo o que e mais sagrado. um abraco.

    ResponderExcluir
  25. Dr. a 7 meses atras eu fraturei a tibia, e a fibula tambem, ja estava andando, sem moleta, faltava pouco p mim andar normal, meu fisioterapeuto disse que no maximo daria um mes... mais hoje eu levei uma pancada forte na perna, e estou com muita dor, quando piso, sinto uma dor.. mais qndo deito eu aperto e nao doi nada.. tou com muito medo de ter quebrado novamente... o que vc acha?? pode ter sido tbm uma fratura incompleta? Me responda.. bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. a seis meses quebrei a tibia da perna direita fiquei 5 meses com gesso e 1 mes com bota imobilizadora, o medico disse que nao preciso fazer fisioterapia que era pra eu somente começar a andar, mas ja faz 15 dias que nao uso a bota e ainda sinto muita dor no meu pé quando piso no chao e esta muito inchado é normal?? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  27. boa noite Dr MARCOS tenho lido todos comentarios em seu blog e vou tentar expor o meu..no dia 24/03/013 sofri acidente de moto levado ao hospital ficou constatado fraturas de 1/3 distal da tibia e fibula dia 1/04/013 operei foi colocada placa e paraf. na tibia na fibula nada fiquei com tala ate 26/06 apos isso o medico tirou e liberou fisioterapia a qual estou ate hoje porem meu tornozelo incha muito mostrei os rx a outro medico e ele me falou que so melhora se retirar os 03 paraf.que estao na ponta da tibia pate do tornozelo pois como eu t/bem pude ver 02 estao atravessando e tocando na fibula eo terceiro tocando num desses outros dois e me falou tambem que o cirurgiao nao alinhou a fratura totalmente tanto que meu pe nao esta alinhado com o joelho retornei ao hospital e o medico que me atende disse que esta tudo normal para um pos operatorio mais nao consigo colocar o minimo peso na perna parece que a placa vai rasgar o tornozelo nao sei se realmente o medico que me atende no hospital esta certo pois nao quer me mandar para reavaliaçao cirurgica no entanto o outro dr falou que seria uma simples incisao no tornozelo para trocar os parafusos.. nao sei como fazer para sair desta situaçao visto que no momento nao disponho de muitos recursos estou louco para voltar ao meu trabalho e nao ao inss ajuda que lhe peço aoSr como medico. e como devo fazer ou agir para buscar minha melhora pois infelismente o Sr sabe como e saude no rio de janeiro.. me desculpe se nao me expressei direito mas estou disesperado....ja ia me esquecendo a fibula ja esta boa a tibia ainda nao se uniu totalmente ja sao 08 meses nao sei se tudo que tentei falar e normal desde ja abraços e muito obrigado

    ResponderExcluir
  28. Fumar atrapalha a consolidação, na sua foto você esta com um cigarro na mão!!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite Dr. Marcos... A 17 dias fiz uma cirurgia de tíbia com colocação de placa e pinos já tirei a tala continua doendo, inchado e o lado interno inferior esta com a pele enrugada e escura, até onde isto é normal? Obrigado desde já e espero resposta

    ResponderExcluir
  30. Doutor tenho 28 anos, sofri um acidente aos 14, fraturei o colo de femur, foi fixado parafusos e minha perna ficou menor uns 3 ou 4 centimetros, tem alguma tecnica cirurgica para o alongamento? Sofro tanto, e posso ter complicacoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existem técnicas para alongamento ósseo, para saber se estão indicadas no seu caso você precisaria de uma avaliação por um colega ortopedista.

      Excluir
  31. Dr, gostei da materia do sr......... so me tira uma duvida........

    Eu fraturei a tibia e fibula...coloquei fixador externo e cai denovo....na segunda cirurgia foi retirado o fixador externo e colocado uma placa...... a placa que foi colocada deu duas bolhas que saiam sangue e pus........ fui no ortopedista ele disse que precisa remover a placa e colocar gaiola............... minha duvida é....... ja estou quase 1 mes com a placa .........com a gaiola eu perco o tempo. De colagem do osso ? Vou ter q comecar tudo denovo ??


    Obrigado pea atencao... abraco.... bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sucesso da cirurgia também depende da aderência ao tratamento, novas quedas provocam a perda da cirurgia. o tratamento da infeção 'é uma prioridade no momento, siga as orientações médicas.

      Excluir
  32. Ola doutor faz 30 diad q fraturei a fibula e rachou a tibia estou engessado mad continua a for no local da fratura é normsl isso.

    ResponderExcluir
  33. Olá doutor . eu tive um acidente de carro em um ano atrás, e teve que colocar placa de metal na minha perna. eu jogava futebol profissionalmente, não terá mais como eu voltar a jogar? ou com fisioterapia voltaria ao normal?

    ResponderExcluir
  34. ola eu chamo-me guilherme e tenho 13 anos e tive uma fratura distal da Tibia SH Tipo II e tive um mes e 10 dias com gesso no dia 10 de dezembro foi tirar o gesso e fiz Raio X e o osso esta recuperado e o medico ortopedista disse para eu utilizar uma meia elasticas por uns dias para nao inchar e utilizei e tambem disse para eu começando a andar e fiz isso tudo mas quando começo a andar normalmente doi-me ao pé do tornozelo e nao sei o que se passa.
    Quando tivesse tempo podia-me responder. Obrigado por criar este blog tao bom. Espero pela sua resposta se faz o favor.

    ResponderExcluir
  35. Marcos,

    O lesionado que foi tratado com haste intramedular para fixação da tíbia terá que ficar com a haste pra sempre ou em algum momento a haste pode ser retirada?

    ResponderExcluir
  36. Olá Doutor, fraturei a tíbia em um acidente de moto e passei por cirurgia para colocação de haste e parafusos, sinto que correu tudo bem até o momento mas agora depois de três meses e meio sinto dores na fratura quando ando sem muletas, é normal, será que estou adiantando o processo?

    ResponderExcluir
  37. Olá Doutor, fraturei a tíbia e a fíbula das 2 pernas, hoje depois de 5 meses estou com inchaço que apareceu no lugar da fratura exposta, bem abaixo da cicatriz, o que pode ser, osso que soltou ou alguma inflamação?

    ResponderExcluir
  38. Dr. Marcos Britto, eu gostaria de saber mais sobre a cirurgia de alongamento ósseo estético (eficácia, vida esportiva pós cirurgia, tempo de recuperação, contraindicações, etc.). É uma dúvida pessoal, tenho 32 anos e tenho complexo com minha altura (1.59 m) e gostaria de ganhar alguns centímetros. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não realizo esse tido de cirurgia, não realizo cirurgias estéticas, somente cirurgias de reparação. Podemos fazer alongamento osseos em casos de perda óssea de muitos centímetros.

      Excluir
  39. Dr. boa noite, eu sofri um pancada na região da tíbia e da fíbula, mas não houve fratura (aparentemente), porém de vez em quando sinto um leve dor na região atingida, será que houve alguma fratura interna?

    Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  40. bom dia ! sofri um acidente a um ano e seis meses aonde fraturei a tibia , radio e ulna tenho fixação de placas e parafusos em ambos
    CID 10 - S52.5 Fratura da extremidade distal do rádio

    CID 10 - S82.2 Fratura da diáfise da tíbia
    ,sinto muitas dores e normal isso ??? obrigada !

    ResponderExcluir
  41. Dr. Parabéns pelo seu trabalho e tenha certeza que seu blog está ajudando mts pessoas!! Gostaria de saber se após a colocação da haste intramedular na Fibia, o paciente seguir todas as orientações médicas existe a possibilidade de uma cura total do membro lesionado. Este paciente pode voltar a correr e caminhar normalmente? Já houve casos em que isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  42. Ola doutor , há 1 ano tive fratura do tipo joelho flutuante, quebrei o femur a tibia e a fibula, não cinto mais dores mas agora quando forço um pouco a perna cinto a Placa da tibia encomodar, dói muito e a perna ja esta consolidada. Quero voltar a praticar esportes mas com essa placa em minha perna não da ! como faço pra remover ela?obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A retirada de material de síntese quando indicado é realizada pelo ortopedista

      Excluir
  43. Ola doutor meu irmao sofreu um acidente de moto um carro se jogou na perna direita e teve uma fratura exposta no femur e outras duas na tibia e acima do tornozelo foi feita uma cirurgia de urgencia e apos 20 dias outras onde colocaram parafusos internos ele fica o tempo todo com a perna estirada,mas sente muita dor o tempo todo e normal,faz parte do processo de cicatrisaçao ,obrigado pela atençao.

    ResponderExcluir
  44. A principio o movimento articular é benéfico, porém deve ser feito com orientação médica e quando possível supervisionado por um fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
  45. eu fraturei a Tibia e a fibula em um acidente de moto no dia 25/01/14 e depois de duas semanas no dia 10/02/14 fiz a cirurgia onde foi colocada 4 hastes no osso.
    Porem hoje dia 14/02/14 eu já estou conseguindo dobrar quase toda a perna e ja estou me equilibrando em moletas e ate consigo suspender um pouco a perna sozinha, sinto um pouco de dor sim, as vezes da umas figadas mas nada tão intenso... isso com apenas 4 dias de cirurgia.
    A pergunta é: Isso é normal ? estou fazendo certo em já forçar um pouco em moletas? Será que minha recuperação esta sendo mais rápida? isso é normal ?
    preciso muito saber, eagradeço desde já ;]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente o ortopedista que te operou pode lhe orientar a pisar, se ele não orientou nesse sentido você está errada

      Excluir
  46. tive uma pseudo artrose no maleolo fibular e faz meses que nao cola, meu medico receitou ondas de choque, tem cura sem operaçao?

    ResponderExcluir
  47. Dr eu sofri uma fratura tibia e fibola diafisaria forao duas em cada oso aplicarao uma aste intra medular na patela do joelho ate a canela ja fas um ano e ainda sinto muita dor no joelho e fraquesa do mesm e difculdade ao dobralo e normal ???? terei q comviver com iso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas lesões causadas pelo acidente podem causar danos e sequelas permanentes, para determinar se esse é o seu caso você deve conversar com um ortopedista, a parcela significativa dos problemas melhora com fisioterapia

      Excluir
  48. Doutor Meu nome é Ana Carolina A 6 meses sofri um acidente de moto onde fraturei a tibia e tive deslocamento de quadril ja estou sem nenhuma proteçao na perna ja posso começar a fazer academia levemente ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Ana, libero para atividades físicas somente os pacientes que tenho oportunidade de examinar pessoalmente.

      Excluir
  49. Doutor primeiramente gostaria de parabenizar a sua publicação pois foi muito util para esclarecer algumas duvidas que eu ja tinha, vai fazer 1 mês que minha namorada foi atropelada por uma moto, e ela sofreu uma fratura fechada na tibia e fibula, ela fez a cirurgia e esta se recuperando em casa, e esta usando uma tala que parece uma calha, gostaria de saber em quanto tempo ela pode remover os pontos e a tala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A calha será retirada com a orientação do ortopedista. Na próxima consulta com a ferida fechada o médico provavelmente irá retirar os pontos

      Excluir
  50. olá me chamo Jefferson tenho 19 anos sofri uma fratura na tíbia e foi colocados uma placa e sete parafusos já faz um mês que foi feita a cirurgia, as vezes eu ando com a ajuda de uma bengala apoiando um pouco o pé no chão não sinto dor nenhuma na tíbia só algumas dores no pé, corro algum risco?

    ResponderExcluir
  51. Dr Marcos Boa tarde!
    Meu filho de 4 anos sofreu uma fratura de tibia há um ano,fazemos acompanhamento regular e a fratura se consolidou muito bem.No entanto,o asso fraturado cresceu uns milimetros a mais que o outro. O ortopedista de meu filho disse que isto pode acontecer e que os dois ossos se igualariam normalmente,sem nenhuma intervenção. Tenho razões pra me preocupar ou não?Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sobrecreacimento é praticamente regra nas fraturas de femur e tibia nas crianças, basta acompanhamento regular nós próximos anos

      Excluir
  52. Dr, Marcos fraturei a tíbia faz 5 dias, estou com a perna engessada mais estou sentindo muitas dores, não consigo levantar, e normal essas dores mesmo estando a perna imobilizada. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imobilização em geral melhora as dores, dores intensas devem ser avaliadas por um ortopedista

      Excluir
  53. Dr. Fraturei a tibia em 2004 e coloquei uma haste e hoje venho sentido um pequeno desconforto eu queria saber se algum problema em retirar essa haste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um material de síntese a principio pode ser retirado, porém você deve consultar um ortopedista para valiar seu caso.

      Excluir
    2. Dr.cair de bicicleta quebrei a tibia to com 1 mes de gesso piso no chao devagar e não sinto dor

      Excluir
  54. Olá Doutor ! Bom a um mês e meio meu namorado sofreu uma fratura na perna sendo, a tíbia e a fíbula quebradas , ate então não foi preciso cirurgia,então sua perna foi totalmente engessada ,e segundo seu ortopedista sua recuperação vai bem tranquila , e recentemente foi tirado o gesso e colocado novamente somente do joelho ao pé,uma semana depois da troca do gesso acidentalmente ouve um esforço na perna e o provocou muita dor ,depois de algumas horas a dor foi amenizada mas sempre que mexe a perna uma leve dor se manifesta , devido esse esforço é possível haver desencantamento, ou algo grave?

    ResponderExcluir
  55. Doutor, alguma fratura mesmo depois de recuperada pode impedir de se jogar futebol?
    Desde Já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a consolidação do osso ocorre sem problemas e não há outras lesões o paciente volta aos esportes após uma fratura.

      Excluir
  56. Ola Dr. Marcos Britto da Silva. Primeiramente queria parabeniza-lo pela matéria. Tenho uma duvida que não consigo sanar por vias de pesquisas. Antes de eu conhecer minha mulher, ela já havia sofrido um acidente de moto e quebrado a tíbia (bem ao meio). Foi engessada a sua perna e cicatrizou a fratura. Mas ocorre que em sua perna há uma espécie de calo que parece denunciar uma ma cicatrização óssea. Como se os ossos não estejam alinhados corretamente. Hoje, descobri que durante os 6 anos após a fratura ela sente dores leves ao caminhar, passar muito tempo em pé. Durante um dia muito agitado, a noite nota-se um inchaço na região onde ocorreu a fratura. Ainda não consultamos nenhum medico. Tomaremos essa atitude logo. Mas gostaria de saber o seguinte: se realmente for por conta de uma falha de alinhamento, que levou a uma cicatrização desalinhada dos ossos, ainda há alguma forma de concretar essa condição?

    ResponderExcluir
  57. Tive uma fratura exposta na tibia a 2 anos so que os pibos estao muito rentes a pele estao coçando e nao consigo forca o pesso totalmente com a perna fora o inchaço que fica a perna as vezes eas dores q nao da nem pra andar e tbem surgiu uma bola na cicatriz onde doe tbem estou sentindo muito desconforto oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a tíbia é um osso muito superficial em alguns casos é necessário a retirada do material de síntese. PROCURE O SEU ORTOPEDISTA

      Excluir
  58. Olá Dr: Fiz uma cirurgia com a (him)na tíbia ,ja faz 8 meses .sinto dor no joelho por baixo da patela quando flexiono ao agachar e a correr, a dor e muito forte mas quando paro, a dor cessa.essa dor pode ser devido ao corte do tendão na introdução da hastea ? Vai melhorar,pode ser crônica? Me ajude ..obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve avaliar se a haste está incomodando o tendão. Converse com seu ortopedista.

      Excluir
  59. Eu quebrei a perna, foi fratura exposta. Depois de alguns anos da cirurgia, a minha perna começou a dor, o meu pé incha, não consigo fica muito tempo apoiado na perna. Queria saber se isso é um problema, e se devo procurar um Ortopedista?

    ResponderExcluir
  60. Olá Dr: Fiz uma cirurgia com a (him)na tíbia ,ja faz 8 meses .sinto dor no joelho por baixo da patela quando flexiono ao agachar e a correr, a dor e muito forte mas quando paro, a dor cessa.essa dor pode ser devido ao corte do tendão na introdução da hastea ? Vai melhorar,pode ser crônica? Me ajude ..obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Dr. Eu sofri um acidente e tive perda óssea na Tíbia esquerda,a unica solução é fazer outra cirurgia para fazer enxerto ?

    ResponderExcluir
  62. Olá Dr:Marcos Brito.Boa tarde.
    Gostaria de me informar se as pessoas que já sofreram fratura exposta na tíbia e fíbula podem fazer academia normalmente ou tem alguma restrição de aparelhos peso?tem alguma recomendação?lembrando que é após recuperação...com um detalhe em meu caso pois fiquei com uma placa de platina com seis parafusos na tíbia.Desde já deixo meus agradecimentos e meus parabéns pela excelente matéria.Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo do tratamento ortopédico e retorno ao Status Quo, portanto, em teoria, se tudo ocorreu normalmente após a consolidação da fratura não ha restrições, porém, para ter certeza de que no seu caso não ficou alguma restrição você deve consultar um ortopedista.

      Excluir
  63. Olá Dr. Marcos Brito, boa tarde.
    Eu fraturei a tíbia e a fíbula a 7 meses, fiz uma cirurgia com a haste e já está colado o osso, mas tem uma saliência bem onde fraturou, é normal essa saliência ?

    ResponderExcluir
  64. Prezado Doutor, lida a estimada matéria, e após ter visto comentários e respostas, meu filho acidentado de moto a cerca de 4 anos, teve a tíbia mau alinhada e seguido sofre de dores, por vezes inchaço, pois na forma que osso colou, houve diminuição aproximado de 2cm na sua perna. Pelo que li até o momento, há como rever a situação, tal como, diante do meu leigo entendimento, sendo possível uma intervenção cirurgica retificadora, de forma a tentar o alinhar ao máximo possível, penso que esta intervenção cirúrgica, naturalmente após os exames de estilo, em contra partida com a idade dele de 27 anos, seja de rápida recuperação, no qual, estou lhe estimulando a rever a situação, estimando que se possível for a reparação, terá recuperação, cerca de uma semana podendo apoiar a perna e até mesmo, prosseguir nas suas atividades profissionais. Diante disto lhe pergunto, estou muito equivocado nestes prazos de recuperação que imagino? Se puder me prestar esclarecimentos neste sentido, fico extremamente grato, pois para mim é fundamental para estimulá-lo. Desde já meus agradecimentos pela atenção dispensada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo de recuperação depende do tipo de deformidade e do tipo de cirurgia que precisa ser realizado, o tempo para pisar está diretamente relacionado a isso. Não há uma resposta única para todos os casos.

      Excluir
  65. Ola dr sofri um acidente a 2 meses . fraturei tibia e fíbula estou usando fixador, semana passada tive uma queda e os ossos se desalinharam devo esperar tirar o fixador para fazer outra cirurgia? Sendo q tem uma ferida na perna grande. Devo esperar quando colocar a placa para alinhar de novo?

    ResponderExcluir
  66. Jonassouza913@Gmail.com Dr queria parabenizalo. pelo seu trabalho meu nome e jonas souza fui atropelado por uma moto fraturei a tibia fratura expostar com hardes na recuperaçao gostaria de pergunta por favo com quanto tempo ese tipo de fratura se resolver tenho 23 anos o senhor acha q quanto tempp fazendo tudo certinhho poso voltar a andar e porq sinto estralos quando mecho a perna obrigado por tudo sode recife pe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonas tem um outro post aqui sobre consolidação de fraturas, acredito que pode ajudá-lo.

      Excluir
  67. Olá dr. O meu marido partiu a perna a 35 anos atrás, na altura colocaram na tíbia uma platina e 6 parafusos. À um mês atrás a perna começou a doer, inchou e saia um pus mal cheiroso. O ortopedista disse que era infeção, tentou curar com medicamentos mas acabou tendo que retirar a platina. Já retirou a 3 semanas, mas continua no hospital porque não conseguem curar a infeção. Já trocaram o antibiótico varias vezes e nada. Estou preocupada, pode ajudar

    ResponderExcluir
  68. Bom dia Dr. Marcos.
    Tem uma ano e meio que fraturei a minha tibula e fibula. Fiz a cirurgia com a haste intramedular. Estou com projetos de ir para o Canadá, porém lá é muito frio, e temo não suportar a dor do frio. Mas, eu nunca senti nenhuma dor por conta do frio. Não consegui pesquisar sobre relatos de dores no frio. Isso é verdade ou lenda?

    ResponderExcluir
  69. ontem eu estava num parque perto de casa meu namorado foi vira cambalhota na grama eu estava atrás e ele arrebentou o pe na batata da minha perna
    Agora eu não consigo andar , o osso da minha batata ta doendo inteiro , mais onde bateu mesmo ta duro e meio roxo e parece ter um negocio muito estranho por dentro, eu já coloquei gelo ontem na hora q cheguei mais não adiantou nada me ajudem oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A região da panturrilha é formada pelo músculo tríceps sural, traumas nessa região em geral podem causar lesão muscular, sugiro que você mostre sua perna a um ortopedista

      Excluir
  70. a placa de platina tem validade? precisa trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem validade, a troca somente é feite se ela quebrar ou falhar, caso contrário não precisa

      Excluir
  71. Doutor bom dia quebrei a tíbia em dois lugares e a fíbula em um Isso foi dia 4 de abril e fiquei uma semana internada com o gesso fiquei uma semana em casa com gesso tbm e na próxima semana fiz a cirurgia com a haste a fratura foi exposta tenho 27anos não sou fumante e gostaria de saber qndo eu vou poder andar de novo no momento só.andador eu conto os meses a partir da cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo conta a partir da cirurgia, algumas hastes são bloqueadas e quando há estabilidade o paciente pode pisar no chão e voltar a andar mesmo antes da fratura colar.

      Excluir
  72. Dr. Boa tarde
    Li praticamente todas as perguntas e respostas mas ainda tenho uma duvidas. Quando se fratura a tíbia a fíbula o "reparo" é feito na tíbia quer seja por placas ou hastes , certo ?. E a fíbula como fica caso ela não fique alinhada , é necessário fazer um "reparo" ou ela pode ficar desencontrada sem calcificar se não causar problemas ?
    Outra coisa , no caso de colocar haste na tíbia as vezes os ossos ficam um pouco desalinhados ou tem que haver um perfeito alinhamento ? Pois quando há a calsificação cria uma calo que cobre tudo.
    Obrigado e parabéns por essa ajuda aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , as vezes fica um discreto afastamento e/ou desalinhamento, esses defeitos mínimos evoluem bem. tanto na tíbia quanto na fíbula

      Excluir
  73. Boa noite dr.Marcos Britto

    Preciso de uma orientação, o meu filho sofreu um acidente em 12 de julho de 2015, teve fratura exposta de tíbia passou por seis cirurgias, colocou fixador externo durante sete meses, e a fratura não se consolidou, ficou internado por quase três meses, com um quadro infeccioso, fez uma osteotomia fibular e colocou uma haste de titâneo, um mês depois que parou de fazer uso dos medicamentos ciprofloxacino e rifampicina começou a sentir fortes dores, a pele foi ficando muito vermelha inchada, abrindo uma ferida na altura do tornozelo. Estive com ele no into para uma avaliação e fomos informados que ele estava com uma pseudoartrose e que a haste deveria ser retirada. ocorre que já faz um longo tempo e nada conseguimos. Nao sei mais o que fazer para amenizar as dores que meu filho sente. Me ajude. Fatima uma mae desesperada.

    ResponderExcluir
  74. Bom dia! Meu nome é Andrea Romano e há um mês sofri uma tentativa de assalto e fui baleada na perna. Fratura exposts da diafise do fêmur. Coloquei o fixador externo e depois de 15 dias a haste. Desde a 2. Cirurgia meu pé e a panturrilha estão dormemtes. A bala pegou 5 cm acima do joelho estourou o fêmur e saiu na parte posterior. É normal a dormência? ( tive 3 trombos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fraturas expostas frequentemente evoluem com infecção, o tratamento muitas vezes requer a retirada ou a troca do material de síntese.

      Excluir
  75. Adorei a matéria. Mais ainda fiquei uma dúvida sobre uma fratura exposta de tíbia que foi utilizada primeiramente o fixador externo como tratamento, após meses de recuperação o equipamento é retirado e o isso ficou torto causando muitas dores. Então foi recorrido á uma segunda opção de tratamento placa e pinos. Quanto tempo aproximadamente após a colocação dessa placa e pinos o paciente poderá realizar atividades físicas?

    ResponderExcluir
  76. Fiz uma cirurgia na tíbia já tem 4 meses o médico me autorizou a andar porém a minha perna estava desinchando bem a parti da liberação pra andar começou a incha bastante isso é normal ou não estou preocupado pois foi em hospital público e eles fazem por menos peço que por favor me ajude com a resposta pra mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem assistimos uma ótima reportagem no fantástico programa da rede globo sobre varizes e inchaço nas pernas com Dr. Drausio Varella, temos vários motivos para as pernas incharem, no seu caso pode estar relacionada ainda a fratura de tíbia, você deve retornar ao ortopedista, de preferência no final do dia para que ele possa avaliar a intensidade do edema.

      Excluir
  77. Prazer Doutor, me chamo Maycon tive uma fratura exposta na perna tíbia e fibula a 22 dias e na região da lesão à pele tá normal mais tá dormente isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dormência ocorre por trauma nos nervos. Quando a lesão nos nervos não é completa a dormência é temporária

      Excluir
  78. Gostaria de ser atendida pelo senhor 😥 fui atropelada a 5 meses, e já fiz 3 cirurgias estou com ilizarov mais ainda não a consolidação nenhuma minha fratura segundo o médico foi de 3° tíbia e fíbula mais a insegura é total, costumo dizer sempre que se eu tivesse condições financeiras já teria procurado o médico de Anderson Silva e com certeza estaria boa, são meses de sofrimento, de choro, de dor e não vejo evolução, além de tudo tive trombose, minha perna tem sempre uns furos inflamados e doloridos não sei mais o que fazer, perdi minha vida sou dependente de tudo agora o meu joelho não dobra mais, e sempre que vou ao médico volto desanimada chorando.

    ResponderExcluir
  79. Bom dia doutor,
    Estou usando um imobilizador desses de velcro por causa de uma fratura no fêmur no terço distal esquerdo. Mas as tiras do imobilizador estão machucando o joelho. O que posso fazer para melhorar isso?

    ResponderExcluir
  80. Olá DR, ótima matéria poderia tira uma dúvida sofri acidente de moto em 1995 e tive perda óssea no joelho que estourou o parabrisa do carro e minha canela (tíbia) separo em + ou- 2 centímetros pois bem ,foi colocado uma haste ,de uns tempos pra cá sinto uma coceira insuportável na região uso uma escova de cabelo pra coça pois de eu usa as unhas vai sangra pois é mesmo insuportável logo depois fica com vermelhidão, isso é normal?? Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  81. Olá doutor, fiz duas cirurgias de tíbia e fíbula, o médico colocou uma tala assim que terminou a cirurgia,na manhã seguinte outro médico passou retirou a tala que estava causando um monte de bolhas na perna,bolhas grandes mesmo, me deu alta e mandou usar robofut, mas as bolhas dói muito quando coloco a bota, será que posso ficar sem ela enquanto estou na cama e as bolhas e os cortes melhorem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bolhas em geral estão relacionadas ao edema, as imobilizações externas são usadas para melhorar a estabilidade, alguns casos podem ficar sem imobilização outros não. Alguns casos precisam ficar sem imobilização para melhorar as partes moles. Mantenha contato frequente com seu médico.

      Excluir
  82. Bom dia doutor. Gostaria de saber se qdo há fratura de membro tipo femor tíbia fibula e tornozelo. Mesmo após recuperado sem complicação. Quais as sequelas de força e locomoção vou ter pra vida? Se tiver alguma artigo ou livro atual q falê a fundo sobre esse assunto... E o que posso fazer a amenizar essas sequelas? Alguma atividade de alta intensidade e impacto é proibida? 1 ano após fratura posso voltar praticar atividades físicas.musculação e corrida? É claro q vai ser um recomeço então voltar com calma. Obrigado adorei esse artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suas perguntas são muito específicas e necessitam um exame clínico, exame físico e rever seus exames para conseguir respondê-las. Sugiro que você procure um ortopedista

      Excluir
  83. OI DR,TENHO 25 ANOS E SOFRI UM ACIDENTE DE MOTO, foi fraturado o diáfisi do fêmur. estou bem recuperado, o problema e qe minha perna ta ficando torta. Tem alguma coisa qe eu possa fazer pra interrompe, qe ela continui entortando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é comum a perna entortar após um Osteossintese rígida. Se a perna está entortando você deve retornar ao ortopedista e ser reexaminado.

      Excluir
  84. bom dia, me chamo Ronaldo tenho 28 anos no dia 14 de março sofri um acidente de moto e fraturei a tíbia, não foi exposta ela meio que trincou mas precisou fazer cirurgia, fiz a cirurgia dia 30 de março, se passou 7 semanas e ainda não consolidou, o senhor sabe me dizer o que pode ta acontecendo...
    Sou diabético tipo 1 e tomo insulina 3x ao dia antes das refeições.
    Em quanto tempo no máximo leva para consolidar uma fratura na tíbia ?
    Obrigado...

    ResponderExcluir
  85. Excelente explicaçao tirei muito aproveito disso quebrei somente a tíbia e não foi facil inicialmente.

    ResponderExcluir
  86. Meu bebê quebrou a perna, e normal ter dificuldades pra andar apos gesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre após fraturas mancamos um pouco, porém é fundamental que você mantenha o acompanhamento com o seu ortopedista, que irá avaliar a evolução após a retirada do gesso.

      Excluir
  87. Muito obg Dr.Marcos eu lê sua entrevista tirou um monte de dúvida! DEUS TE ABENÇOE SEMPRE !

    ResponderExcluir
  88. Meu marido quebrou a fíbula e a fibra e já fez a cirurgia está dando o repouso recomendado ,mais fico preocupada quando ele se levanta o pé fica roxo . Queria saber se é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia: http://www.marcosbritto.com/2012/12/edema-de-estase-e-pos-imobilizacao.html

      Excluir
  89. Boa tarde Dr Marcos, meu cumpadre fraturou a tíbia e fibula e precisará de cirurgia, está com tala gessada e sem edema e com plenas condições para cirurgia, quanto tempo ele pode esperar por essa cirurgia? Hoje fazem 2 dias q ele fraturou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a realização da cirurgia além das condições de pele importante avaliar a disponibilidade dos materiais, equipes médicas e estrutura hospitalar.

      Excluir
  90. Olá Dr. Marcos,
    Tive fratura exposta da tíbia em dois pontos com fragmentação próximo ao tornozelo, fraturei também o pé. Fiz duas cirurgias, uma para estabilizar e 12 dias depois outra para colocar placas e parafusos. Já estou com dois meses e oito dias de repouso e estou fazendo fisioterapia, quantos meses vai levar para colar meus ossos?

    ResponderExcluir
  91. Boa noite Dr, escrevo de Moçambique. Tive um acidente de viação onde sofri a fratura exposta da tíbia e perónio do tipo 3B com perda de alguns fragmentos da tíbia acima do torne zelo e ainda estou no hospital recebendo tratamentos. Já fiz a cirurgia onde colocaram dois fios na tíbia para posicionar o mesmo e depois de 21 dias os médicos retiraram os fios e estou aguardando o gesso.
    De, a minha questão é a seguinte: será possível a regeneração dos fragmentos perdidos tendo em conta que tenho 37 anos de idade!
    A minha cirurgia foi realizada por um médico coreano sedeado aqui no hospital central da Beira.
    Peço seu conselho Dr..e agradeço bastante pelo blog.
    Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Dr Marcos, escrevo de Moçambique, tive uma fratura exposta da tíbia e perónio com perda de alguns fragmentos da tíbia por cima do tornozelo, já fiz a cirurgia e neste momento estou a fazer o penso da ferida com mel e ainda não coloquei o gesso.
    A minha questão é:será possível a tíbia se reconstruir uma vez tenho 37 anos de idade? Caso não qual é o risco que estarei a correr depois de colocar o gesso?
    Ajude-me Dr, Deus lhe abençoe. Muitos parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite Doutor

    Tive uma fratura oblíqua na região medial da tíbia num acidente de moto e a fíbula ficou intacta. O tratamento com gesso e tutor pode deixar consequências como a perna torta ? Obrigado

    ResponderExcluir
  94. Bom dia Dr. Marcos. Sofri fratura de tíbia há quase 4 meses e foi tratada com fixação de placa. Na ultima radiografia feita ainda aparece osso separado por espaço de milímetros em dois segmentos com extremidades em forma de cunha e desalinhadas. Dúvidas: Nessa situação ha possibilidade de recuperação sem cirurgia? Caso necessite cirurgia quais as alternativas? Quais os riscos se optar por não fazer cirurgia? Também a fíbula foi fraturada e aparece em duas seções próximas e desalinhadas, mas não foi feita fixação com placa, é correto esse procedimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas fraturas multi-fragmentares ou cominutivas a consolidação habitualmente não ocorre em todos os locais ao mesmo tempo. O ortopedista iré interpretar as imagens e em alguns casos mesmo com áreas ainda não colocadas o osso pode ter feito pontes ósseas em outros locais que garantam a estabilidade.

      Excluir
  95. Ola doutor! Minha filha sofreu um acidente de moto com 4 anos de idade e fraturou a tibia, hoje ela ta com 8 anos e com uma perna 2 centimetros menor que a outra, to com medo de piorar e ela ficar com muitos centimetros de diferença, queria saber se tem o que fazer nessa situaçao, se tem cirurgia pra deixar as pernas de tamanho igual, ou se com a cirurgia ja resolve o caso dela, me responde doutor to muito preocupada 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apos uma fratura de Membro inferior osso pode crescer mais que o lado contralateral. O primeiro passo é determinar qual a perna que esta menos. Sim, ha opções cirúrgicas para deixar as pernas do mesmo tamanha. Porém antes de indicar cirurgia o ortopedista irá avaliar se o caso necessita de mais tempo de acompanhamento clínico.

      Excluir
  96. Doutor. Meu ortopedista tirará o meu fixador para por um tutor de sarmiento. Aja vista que ja fazem quase 4 meses depois do acidente.
    Cm esse Tutor de Sarmiento, usando diariamente o uso tbm cola.

    Petterson

    ResponderExcluir
  97. É normal sentir febre durante cicatrização eu estou usando gesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cicatrização não. Porém uma ferida abaixo do gesso que esteja com infecção sim.

      Excluir
  98. Eu sofri um acidente, já lá vão 15anos. Mas até aqui tenho o fixador, e a cerca de um semana que dependo de analgêsicos para andar. Tenho uma ferida pequena, debaixo do joelho que está soltando líquidos. O que devo fazer, Dr. Marcos Britto Da Silva? Sendo que demomento, estou a tomar: Ibuprofen, Amoxicillin e Vitamina C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço nenhum caso de uso de fixador externo por 15 anos. Não seriam 15 dias ?

      Excluir
  99. Dr Marcos Britto muito esclarecedor, artigo muito importante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde Dr.Marcos eu tive uma fratura exposta na região da tibia,estou em tratamento com ficçador externo elizarov,meu gap inicial era de 2.8 cm...na ultima consulta foi observado uma regeneração desse gal 1.2 cm...tive osteomilite e pseudoartrose...falta 1.6 cm ..de gap... E possivel fazer uma exerto osseo local para acelerar a regeneração no seu ver ou estimulação com ondas de choque ?

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde ,quebrei a perna e foi atingido em dois lugares na fibia , fiz cirurgia dia 5 de abril , retornei com o médico que fez minha cirurgia, e ele me disse que poderia por o peso na perna , mas depois que fiz isso , doeu muito dentro da perna acredito que aonde esteja quebrado ,ainda , e meu pé qdo o coloco pra baixo ele incha muito , e tem uma dormência e uma pressão muito grande , meço para o lado e pra cima o pé , mas ainda está como se estivesse adormecido , o que devo fazer pra acabar com essa dormência no calcanhar , pois doe muito ,meu nome e Simone Lopes sou de Guarulhos SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento ortopédico não termina com o final da cirurgia. Todas os sintomas devem ser discutidos com o cirurgião. Portanto a orientação nesse caso é retorne ao ortopedista

      Excluir
  102. Quebrei minha canela e menos de três mês voltei a trabalhar será que tem problema?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.