Hernia de Disco, Protusão e Degeneração discal

A Doença degenerativa do disco intervertebral é uma das causas mais comuns de dor lombar, e também um dos mais incompreendidos. Muitos pacientes diagnosticados com dor lombar causada por uma doença degenerativa do disco ficam se perguntando exatamente o que este diagnóstico significa para eles. 


Se eu tiver dor lombar devido a doença degenerativa do disco intervertebral aos trinta anos, quanto pior se tornará com a idade?

Será que a doença degenerativa do disco intervertebral vai tornar uma condição incapacitante? 
Será que vou acabar em uma cadeira de rodas?
Devo restringir minhas atividades?
Posso continuar a praticar esportes?
Será que a doença degenerativa do disco se espalhou para outras partes da coluna vertebral?
Será que a dor lombar da doença degenerativa do disco vai causar um dano permanente?

O Nome Doença Degenerativa do disco intervertebral é um equívoco.
Uma grande parte da confusão vem do termo "doença degenerativa do disco" isso soa como uma condição progressiva, muito ameaçador. No entanto, esta condição não é estritamente degenerativa e não é realmente uma doença.

Parte da confusão, provavelmente, vem do termo "degenerativo", o que implica para a maioria das pessoas que os sintomas vão piorar com a idade. O termo se aplica à degeneração do disco,  mas não se aplica aos sintomas. 

Embora seja verdade que a degeneração do disco seja provável, não necessariamente haverá progresso ao longo do tempo da dor lombar. A doença degenerativa do disco normalmente não piora e na verdade geralmente fica melhor com o tempo, apesar de alguns casos poderem progredir para hérnias de disco e estenose de canal lombar.
Outra fonte de confusão é provavelmente criada pelo termo "doença", que na verdade é um equívoco. 
Doença degenerativa do disco não é realmente uma doença propriamente dita, mas sim uma condição degenerativa que às vezes pode produzir dor num disco danificado.

A Degeneração discal é uma fase natural do envelhecimento e ao longo do tempo todas as pessoas apresentam mudanças em seus discos intervertebrais, levando a um maior ou menor grau de degeneração (envelhecimento) do disco intervertebral. 

No entanto, nem todas as pessoas desenvolvem sintomas. Na verdade, a doença degenerativa do disco é bastante variável em sua natureza e gravidade.

O que é o protusão discal?
O disco intervertevral envelhecido, desidratado ou que sofre um forte impacto pode sofrer um abaulamento posterior, a isso chamamos protusão discal. Em outras palavras podemos dizer que uma protusão discal é uma hernia de disco pequena. Alguns colegas se referem a protusão discal com pneu murcho pois o disco fica com a parede abaulada exatamente como um pneu que esta com a calibragem errada.

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 31/05/2016

Comentários

  1. Boa noite! Para a pessoa que tem protusão ou hernia discal, quais atividades fisicas são proibidas para que essa aptologia não piore?

    ResponderExcluir
  2. Fazia bastante tempo que não tinha dedo gatilho,mas peguei dengue pela segunda vez e afetou dedo gatilho agora esta nas duas mãos e dor pé fico mancando qual médico devo procurar

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Excelente artigo Professor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho dores no cotovelo e nos punhos e ombros qual.medico.procurar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.