Fratura da Coronoide no Cotovelo

O que é a fratura do coronóide?
O coronóide é a região anatônica da articulação do cotovelo, faz do da ulna e tem a função de ser o batente anterior da articulação úmero ulnar sendo o olecrânio o batente posterior, a coronóide realiza um importante papel na estabilidade do cotovelo sendo o local de inserção dos principais ligamentos que estabilizam essa articulação.

Qual a importância da fratura da coronóide?
Durante muitos anos a fratura da coronóide foi relegada a segundo plano, basicamente pelo desconhecimento da biomecânica do cotovelo amplamente estudada nos últimos 20 anos. hoje podemos dizer que a fratura da coronóide é um sinal de instabilidade da articulação do cotovelo. No passado imaginávamos que as fraturas de coronóide ocorriam por arrancamento, hoje sabemos que ocorrem por cisalhamento. 
As fraturas da coronóide são de tratamento cirúrgico?
Muitas fraturas de coronóide requerem tratamento cirúrgico porém algumas podem ser tratadas não operatoriamente.

Como é feita a cirurgia para fraturas de coronóide?
as fraturas de coronóide requerem um cirurgião de cotovelo experiente e placas e parafusos especiais, hoje temos materiais especialmente desenhados para coronóide que permitem a osteossíntese e fixação de fragmentos que não poderiam ser fixados adequadamente há 10 anos atrás!

Como é o pós operatório de uma osteossintese de coronóide?
A fratura da coronóide em geral vem acompanhada de outras fraturas no cotovelo, o pós operatório depende do grau de estabilidade conseguida com a fixação das fraturas e do grau de osteoporose do paciente. objetivamos sempre a mobilidade precoce (vida é movimento , movimento é vida) porém isso nem sempre é alcançado na primeira cirurgia.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 04/12/2011

Comentários

  1. Doutor Marcos Britto, soube hoje que devo passar por cirurgia para fixar o processo coronóide.

    O senhor tem algum colega especialista em braço aqui no Distrito Federal?

    Flávio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),