Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: COMO ENCONTRAR INFORMAÇÕES MÉDICAS NA INTERNET QUE VOCE POSSA CONFIAR

COMO ENCONTRAR INFORMAÇÕES MÉDICAS NA INTERNET QUE VOCE POSSA CONFIAR

Muitas pessoas procuram informações medicas na internet, você pode encontrar uma infinidade de sites principalmente em inglês e é muito importante que você não acredite em tudo que lê on-line. Em relação a informações sobre ossos, articulações e músculos sempre converse com o seu ortopedista.
Se você lê inglês recomendo o site http://orthodoc.aaos.org/marcosbritto site desenvolvido pela Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.
Pergunte ao seu ortopedista se ele tem um site pessoal que você possa consultar.
Procure saber se o site é certificado por uma entidade internacional: exemplo esse site é certificado pelo HonCode.

O que é o HonCode?
HONcode é o mais antigo, o mais utilizado e o mais confiável codigo ético para sites médicos e de saúde relacionados disponíveis Internet. HONcode é projetado para três públicos-alvo: público em geral, os profissionais de saúde e do editor da web, envolvendo ativamente o proprietário do site do processo de certificação.A Fundação HON é uma Organização Não-Governamental, conhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro no campo da ética das informações de saúde, nomeadamente para o estabelecimento de seu código de conduta ética, a HONcode. Mais informações click aqui.
Para verificar se um site é certificado você deve clicar na imagem do HonCode como na Imagem abaixo. Para adquirir o certificado e manté-lo o site deve cumprir o Código de Ética o tempo todo.

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.



DICAS:
• Compare as informações da internet com outras fontes como por exemplo livros e jornais.
• Sempre confira as credenciais do Autor, estas informações devem estar impressas de modo claro no site.
Não confie em informações que não tem autor e sem data de quando foi escrito. Preferencialmente o artigo deve citar as fontes de onde as informações foram retiradas.
• Converse com o seu médico para confirmar as informações que você leu no site, isto é fundamental quanto você encontrar informações que parecerem ser contraditórias com as informadas pelo seu médico.
• Jamais confie de imediato numa informação que seja diferente da orientação do seu medico.
• Nunca realize um auto diagnóstico e inicie um tratamento baseado somente em informações da internet, converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

atualizado em 20/04/2013

4 comentários:

  1. Dr. Marcos
    Parabéns pelo site, infelizmente não leio inglês porém cliquei no link da imagem e apareceu um certificado com o seu nome. Todo site médico que tiver essa imagem eu posso confiar?
    Maria Clara, 36anos, Manaus.

    ResponderExcluir
  2. Maria Clara, Bom dia.

    Para ter certeza que o site é certificado você deve clicar na imagem e deve aparecer um certificado. Não basta ter a imagem, pois a imagem podemos copiar e colar, e isso qualquer site pode fazer. Na imagem do certificado aparece a data em que o site foi recertificado, exemplo meu site foi recertificado esse mês ( Certified 04/2010 )

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite a Todos,Me chamo Marcelo e gostaria de contar com ajuda de todos para ajudar alguém que amo muito!!Quando ela nasceu o seu pé esquerdo ficou grudado na placenta da mãe.resultado disso, a perna nao se desenvolveu por completo.hoje ela tem 22 anos e tem um pé. meio desenvolvido..e a perna maior que a outra..Gostaria de saber ser é possivel corrir?
    Me chamo Marcelo e meu email é mferrazb@oi.com.br

    ResponderExcluir
  4. Para determinar se existe tratamento ou se há a necessidade de tratamento ortopédico você deve procurar um ortopedista. Essa informação você não conseguirá na internet.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana