Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

O uso de esteróides anabolizantes está associado a uma maior incidência de lesões músculo esqueléticas. Infelizmente o uso desses anabolizantes tem se tornado cada vez mais frequentes entre os esportistas. Ontem operei um paciente com ruptura do bíceps braquial numa localização atípica para a região - na junção mio-tendinosa. Nesse caso chamava a atenção o fato do paciente ser muito forte e ter sofrido a ruptura praticando atividades do dia a dia, sem maior esforço físico. O músculo apresentava sinais de degeneração e o tendão apresentava uma coloração diferente. O paciente não informou, porém o acompanhante relatou que o paciente havia usado esteróide anabolizante injetável 12 anos atrás. Esse caso me motivou a escrever esse artigo.

Quem usa esteróide anabolizante?
O uso mais frequente é em academia, principalmente nos atletas que querem ganhar massa muscular mais rapidamente. Infelizmente também está presente no atletismo e em outros esportes. Horn S, Gregory P, Guskiewicz KM. Em trabalho publicado em 2009 avaliaram 2552 jogadores de futebol americano e encontraram uma estatística surpreendente: 16% dos atacantes e 15% dos jogadores de defesa relataram uso de anabolizantes! Esse pacientes tiveram uma incidência muito maior de lesões músculo esqueléticas que o restante dos atletas que não usaram anabolizantes. ( P<0,05%)

Quais as lesões mais frequentes com o uso de esteróide anabolizantes?
As lesões mais frequentes ocorrem nos tendões, músculos e na junção mio-tendinosa. No trabalho de Horn e colaboradores foram relatados também uma maior incidência de hérnia de disco, Lesões no joelho: ligamentos e menisco, lesões no cotovelo, torcicolos, lesões na coluna e lesões no pé.

Quanto tempo após o uso de anabolizantes podem surgir as lesões ortopédicas?
Não há prazo determinado, no caso operado ontem o paciente havia usado esteróide anabolizante 12 anos antes.

Por que os esteróides anabolizantes provocam lesões ortopédicas?
Não sabemos exatamente o mecanismo porém as lesões estão provavelmente relacionadas ao fato de haver um rápido ganho de massa muscular. Com os esteróides anabolizantes em poucos meses o músculo fica maior e mais forte. O problema é que os tendões não se desenvolvem na mesma velocidade e sofrem com esse aumento rápido da musculatura. Os tendões são estruturas que ligam o músculo aos ossos. quando contraiamos os músculos tencionamos os tendões que por sua vez movimentam os ossos. Ao aumentarmos a força dos músculos sem aumentar a resistência dos tendões colocamos essas estruturas em risco de ruptura e micro rupturas. 

Quais as lesões mais comuns nos tendões com o uso de anabolizantes
O lesões mais comum são as micro rupturas. Com o passar das semanas e meses essas micro rupturas levam à tendinose. A tendinose é uma metaplasia dos tendões com substituição das fibras colágenas por tecido cicatricial. Esse tecido cicatricial tem menor resistência a tensão e em algum momento pode se romper. Nesse momento surgem as rupturas tendinosas completas. 

Quais os sintomas dessas lesões?
As micro rupturas tendinosas são algumas vezes diagnosticadas como distensões musculares, porém, com o exame de ressonância observamos a degeneração tendinosa. o paciente se queixa de dores vagas relacionadas as atividades físicas e em alguns casos também sente dor em repouso. Essas dores podem permanecer durante meses e são de difícil tratamento. Muito importante o diagnóstico precoce dessas lesões para evitar a ruptura completa .

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/06/2012

Comentários

  1. Dr.
    Gostaria de saber qual é a sua opinião em relação ao uso da substância cobamamida (coenzima da vitamina B12) e suplementos alimentares para a reabilitação pós operatória de LCA???
    Ou uso de esteróides em baixa dosagem, como o Durateston 250.

    Alex, Porto Alegre, 31 anos, fiz cirurgia para reconstrução do LCA em 18/10/2010.
    Email: Alx.tr@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Entendi, mas no caso da fibrose, tem um tratamento também?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Sou um jovem de 21 anos quando tinha 18 anos usei um tipo de anabolizante ADE e agora apareceu uns endurecimentos em algumas partes do musculo do bicipes o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADE não é anabolizante! tá tranquilo não lesiona o músculo com o tempo não, ele faz perde o braço mesmo.

      Excluir
  4. Graduel, infome seu email que lhe orientaremos a como seguir o blog, leia "FAQ" acima, leia também "sobre o Blog". Ao ver essa postagem mova o curso um pouco mais abaixo desse blog e clique em "Seguir esse Blog" imediatamente acima de varias pequenas fotos, pelas regras somente os comentários de seguidores e que também sigam as regras do blog são postados. Você deve também informar seu email pois o mesmo não está disponível no ser perfil do blogger,

    ResponderExcluir
  5. Doutor tomei Propianato de Testoterona + Decanato (durateston + deca) na mesma seringa e dois dias depois ficou um pouco dura a bunda me causando muita coceira e e um pouco de dor! O que fazer nessa situação?

    ResponderExcluir
  6. Doutor, a mais ou menos 5 anos atrás eu apliquei óleo mineral no meu bíceps. Sendo que foi aplicado errado, de vez ser aplicado entre os tendões foi aplicado em cima de um. E ficou um caroço de mais ou menos 1 cm. Gostaria de saber se algum tipo de compressa ajuda a diminuir o caroço. Gelo ou Água quente? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não ocorreu devido a uma aplicação errada, isso ocorreu pois não é correto infiltrar oleo mineral !!!!!!!!!!!!!!
      Somente a cirurgia pode remover o óleo mineral e em alguns casos o próprio organismo provoca uma reação de corpo estranho e faz um abscesso e tenta eliminar esse óleo mineral, veja no Youtube tem vários vídeos.

      Excluir
    2. Cada povo louco aplicar oleo mineral no corpo e perguntando na internet o que fazer

      Excluir
  7. Gostaria de saber se corpo pode expelir o oleio com o tempo? Quais as chances do oleio dar problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os problemas ocorrem em muitos casos, não temos estatísticas, vemos com frequência essas complicações dos abscessos quanto o corpo tenta expelir o óleo.

      Excluir
  8. Dr. Marcos, apliquei o tal de óleo nos biceps a alguns anos atrás, embora ter ficado os carosos gostaria de saber se com a cirurgia eu volto a ter minha estetica perfeita? ou vai ficar deformidade?? desde já agradeço

    meu e-mail alyson_s_ferraz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Dr apliquei um anabolizante no ombro e depois de uns 3 dias endureceu o local é Ta dolorido, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar uma emergência pois em alguns casos pode surgir um abscesso nomlocal da injeção.

      Excluir
  10. Doutor , tenho uma dor no músculo trapezoidal , tanto quanto trabalho quanto em repouso , a dor é na area onde pega a " pá do braço , já fiz infiltração com um médico , umas seções de infravermelho , massagem terapeutica , e o terapeuta ,disse que tenho que exercitar esse músculo , pois essa dor já tem dois anos e o músculo enfraqueceu nesse meio tempo , mas não consigo , sinto dor , tô vivendo a base de cloridrato de ciclobenzaprina , é a única coisa que tira minha dor , me dopa e acordo melhor , mas não posso viver a mercê desse remédio
    Nem o fisioterapeuta e nem o Ortopedista quiseram me indicar uma ressonância , mas solução que é bom ninguém me dá
    Acha que devo procurar outro profissional e exigir uma ressonância ?
    Da pra ver na ressonância oq está me causando dor ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.