Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Tratamento com Células Tronco em Ortopedia no Brasil

Tratamento com Células Tronco em Ortopedia no Brasil

A manipulação genética e a terapia com células progenitoras revolucionará a medicina e ela está chegando a ortopedia. Nos próximos anos a terapia com células tronco vai mudar substancialmente alguns campos da ortopedia e as patologias que ontem não tinham tratamento ou eram tratadas com cirurgias de reconstrução e substituição poderão ser tratadas com prevenção e regeneração. Um dos campos mais promissores é a da consolidação óssea.

O que são células progenitoras pluripotenciais? As células progenitoras pluripotenciais são as células tronco ( stem cells em inglês) que tem a capacidade de formar tecidos ósseos, musculares, cartilaginosos ou tendinosos de acordo com o local que forem injetados. 


A terapia com células tronco em ortopedia é uma realidade ou devemos aguardar ainda alguns anos ? A terapia com células tronco é uma realidade em ortopedia porém somente em estudos, hoje já há tecnologia para realizar cirurgias com células tronco em várias patologias ortopédicas, devido aos riscos essa tecnologia ainda não está disponível na prática clínica.

A Terapia com células tronco já esta disponível no Brasil?
Hoje dispomos de laboratórios certificados para selecionar e multiplicar as células tronco no Brasil, porém estamos usando somente em pesquisa devido a restrições e não liberação para uso na prática clinica determinado pelo CFM.

As células tronco ainda estão em estudo ou existem trabalhos científicos sobre seu uso nas cirurgias ortopédicas?
Numa pesquisa no site PUBMED no dia 07 de maio de 2011 encontramos 616 trabalhos em língua inglesa usando como palavras chave stem cells AND orthopaedic surgery AND treatment. ( Células tronco E cirurgia ortopédica E Tratamento). No dia 18 de janeiro de 2013 esse numero subiu para 
865 artigos, em 16/03/2016 esse número é de 1796. Os artigos selecionados falam de modo geral de terapias com células tronco em cirurgia ortopédica.

Quais as principais indicações para uso das células tronco em ortopedia? 

As células tronco estão em estudo para tratamento das pseudartroses (não consolidação óssea), lesões musculares e tendinosas e degenerações tendinosas, estão também em curso estudos para lesões condrais ( lesões na cartilagem exemplo artrose ). Um dos usos mais promissores é no tratamento da pseudartrose atrófica.

Como é a cirurgia para implante de células tronco?
São necessários duas intervenções, na primeira cirurgia é retirada medula óssea e o laboratório que faz a separação, cultura e a multiplicação das células pluripotenciais. A segunda cirurgia pode ser realizada 45 dias após para injetar o material colhido na região do corpo onde o médico quer regenerar os tecidos.

Porque essa terapia ainda não está disponível ?
O principal desafio é fazer o célula se transformar num tecido, para isso ocorrer é necessário que a célula receba o estímulo adequado e ainda não temos controle de todos os processos. Outro risco é que a célula tronco se multiplique mais do que o necessário criando um problema, esse risco é diminuído ( porém não completamente evitados) quando são usadas células tronco adultas, o uso de células muito jovens ( embrionárias) teria em teoria um maior potencial para essa complicação.

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/03/2016.

28 comentários:

  1. Fiz artroscopia nos 2 joelhos em Jul2011, um ficou otimo o outro ñ. Foi indicada protese, mas ñ é possivel pq tenho 53 anos. Gostaria de tentar o tratamento de celulas pois tomo Diprospan bimestralmente e estou engordando mt, mas se ñ tomo, sinto dores horriveis. Como posso proceder? O Dr. Marcos atende Unimed? Grata

    ResponderExcluir
  2. UnKnown por favor entre em contato com o Consultório

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Marco.
    Meu nome é Paloma,nasci com luxação conjenita bi-lateral dos quadris em março de 1993.COnsequi realizar a operação em Uberlândia meses depois do nascimento.Hoje eu ando entretanto fiquei com algumas sequelas.Tenho o descolamento da rotulas dos dois joelhos,desde pequena,possuo uma diferença de 2,05 na perna esquerda,devido a falta de cartilagem e tenho uma escoliose em s.Na cidade onde moro,Juiz de Fora,havia um médico,Dr. Godinho,que ira realizar a opração assim que fize-se 18 anos,porém ele faleceu e desde então não encontrei nenuhm bom médico por aqui que estive-se disposto a realiza-la.Gostaria de saber se á solução para o meu caso através das células tronco.Possuo todos os exames, recentes, e utilizo a palmilha como solução mas imediata.
    Porém sinto muitas dores.
    Aquardo o seu retorno.
    Atenciossamente.
    Paloma Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Para avaliar a indicação de determinado tratamento é necessário conhecer muito bem o paciente. As células tronco estão sendo usadas em alguns procedimentos porém não resolver todos os problemas, pelos menos não no momento - 21 de fevereiro de 2012. Procure um ortopedista na sua cidade para saber se há a possibilidade de um tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos,

    Gostaria de saber se é indicado o tratamento com células tronco para condromalacia grau IV.
    E se já existe comprovação da eficiência do tratamento na regenaração da cartilagem.

    Atenciosamente

    Mauricio
    mlutti@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento no momento ainda está na fase de pesquisa clínica.

      Excluir
  6. Olá Dr. Marcos,

    Gostaria de saber se há tratamento para osteoporose com células tronco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço trabalhos nesse sentido porém, em teoria sim , alguns tipos de osteoporose poderiam ser tratados com células tronco no futuro.

      Excluir
  7. Boa noite doutor,

    Gostaria de saber se um dia será possível reconstruir via celulas tronco, o ligamento acromioclavicular de que tem a luxação grau 3 e optou pelo tratamento conservador?

    Grato

    Maria

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    É possível o uso de células-tronco no tratamento da fratura-luxação de Lisfranc? Em especial no tratamento de eventual osteoartrose?
    Em complementação, e com base em outros artigos que li no site, gostaria da saber se é possível uma recuperação plena em um caso de fratura-luxação de Lisfranc sem tratamento cirúrgico.
    Obrigado.
    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luxaxão em geral evoluiu insatisfatoriamente quando a articulação permanece fora do lugar

      Excluir
  9. Ola Dr Marcos,
    ja existe tratamento com celulas tronco para hernia de disco no Brasil?

    ResponderExcluir
  10. O tratamento com células tronco no Brasil está interrompido por determinação da Anvisa / CFM que consideram no momento esse tratamento como experimental e portanto não pode ser comercializado e somente usado em pesquisa.

    ResponderExcluir
  11. Tenho 32 anos, e a 4 sofro com artrose bilateral no quadril. A dor está insuportável ultimamente. Meu médico me indicou protese de ceramica/ceramica, pela minha idade. O que o senhor acha? Tem alguma marca melhor que outra, ou todas são boas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prótese é escolha do cirurgião, ele conversa com o paciente sobre as alternativas porém ele irá realizar as próteses da preferencia dele.

      Excluir
  12. Ola dr Marcos, eu gostaria de saber se as celulas tronco podem resolver um caso de epicondilite. meu marido já tem ha bastante tempo no cotovelo esquerdo, ele é guitarrista. A epicondilite esta afetando o dedo anelar esquerdo dele, deixando-o fraco, a ponto de não conseguir tocar mais guitarra, é como se o dedo não respondesse ao seu comando. Dr. A paixão dele é a musica e a guitarra, o medico chegou a dizer pra ele que talvez ele não consiga mais tocar guitarra,meu marido esta arrasado. Esse tratamento com celulas tronco pode ser uma salvação pra ele? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais importante que escolher a técnica de tratamento e entender a causa do problema, ele deve procurar um ortopedista para entender o porque do quinto dedo estar mais franco.

      Excluir
  13. OLÁ BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE ESSE TRATAMENTO COM CÉLULAS TRONCO JÁ ESTÁ SENDO REALIZADO NO BRASIL NO QUE TANGE A HERNIAS DE DISCO E O CUSTO DESSA CIRURGIA
    DESDE JÁ GRATA

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. gostaria de saber se já liberaram o tratamento com celulas tronco no Brasil em pacientes com necrose na cabeça do fémur.pois tenho 35 anos e a 2 anos atras começou as dores na perna direita e agora é nas duas. estou no terceiro e ultimo tratamento como sulfato de glicosamina e condroitina por 6 meses e as dores não melhoram. E estou pretendendo optar pela cirurgia de quadril .E estou em duvida se opto por a prótese de resulface ou a total ceramica/cerâmica qual o senhor acha melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso é somente para pesquisa, a escolha da prótese deve ser feita pelo seu ortopedista

      Excluir
  15. fiquei muito feliz de ler a pesquisa e todo o desenvolvimento desse tratamento, porque meu filho teve sequelas de um tratamento de câncer, apresentou osteonecrose na cabeça do fêmu, condilos e tibia. Hj ele usa muletas para evitar q piore a deformidade da tibia e cabeça do femur, fez 60 sessoes de oxigenoterapia, e vem aos poucos se recuperando. Mas vou ficar aqui sonhando e acompanhando essa evolução com o tratamento. Fico aqui na torcida!

    ResponderExcluir
  16. Dr Marcos, tem algum tratamento com células tronco para ligamento dos joelhos rompido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente como pesquisa no Estados Unidos. No Brasil o tratamento com células tronco ainda não está liberado

      Excluir
  17. Buenas tardes doctor Britto.

    Quisiera saber si el procedimiento de células madre para la regeneración de cartílago de la rodillas ya se está realizando en pacientes o todavía sigue en fase de investigación?

    gracias.

    ResponderExcluir
  18. Olá Dr. Carlos, existem estudos na utilização de células tronco para regeneração das cartilagens dos discos intervertebrais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Leia http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26384579

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana