Tratamento Ortopédico Conservador x Cirúrgico

O que é o tratamento conservador?
Tratamento conservador é sinómino de tratamento não operatório. Dizemos que vamos fazer um tratamento conservador quando iremos tratar com remédios, fisioterapia,etc. e não indicamos cirurgia.

O oposto ao tratamento conservador ocorre  quando  indicamos cirurgia. Nesse caso dizemos que o paciente receberá Tratamento Cirurgico.

Quando uma fratura precisa ser operada?
Em geral indicamos cirurgia quando o osso ou a articulação estão fora do lugar. A cirurgia junta os ossos e os coloca com alinhamento e rotação corretos. No caso da articulação alinhamos os fragmentos de modo que não fique um degrau dentro da junta. O desalinhamento dos fragmentos dentro da articulação leva a destruição precoce da articulação e artrose secundária.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 20/06/2011.

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),