Lesões SLAP no Ombro

O que é a Lesão SLAP ?
A grafia correta é SLAP, e não islape, islapi ou eslape. O nome Slap vem de Superior Lesion Anterior to Posterior, na verdade é um acrônimo desses termos em inglês que significam lesão do lábio glenoidal ( labro ou Labrum pela nomina antiga) que ocorre de anterior para posterior. A lesão labral ocorre na região do lábio glenoidal na base da inserção do tendão do cabo longo do bíceps braquial.

As lesões Slap são sempre cirúrgicas?
Não, somente as lesões sintomáticas, inclusive alguns cirurgiões nos Estados Unidos relataram um aparente aumento das cirurgias para SLAP entre os novos cirurgiões que estariam indicando e operando mais casos de SLAP que cirurgiões mais experientes 

Stephen C. Weber,  relatou que os candidatos a  American Board of Orthopaedic Surgery (ABOS) operam com mais frequência as lesões Labrais que cirurgiões mais velhos, isso esta levando a resultados pobres e aumentou as taxas de complicações nas artroscopias de ombro nos Estados Unidos, os dados foram apresentados na reunião anual da Associação Artroscopia da América do Norte em 2011.

"As Lesões SLAP são lesões raras," explica o Dr. Weber."Stephen J. Snyder, MD, descreveu que as lesões SLAP foram encontrados em cerca de 3 por cento de pacientes encaminhados para um centro terciário de cirurgia ortopédica de grande porte. Em um estudo anterior, verificamos que as lesões SLAP representaram cerca de 1,1 por cento das cirurgias de ombro na prática de cirurgiões de Ombro durante um período de 10 anos. "

Dr. Weber observou que a ressonância magnética (RM), muitas vezes produziu falsos positivos e que as lesões SLAP são difíceis de diagnosticar clinicamente. Numerosos estudos sugerem que mesmo os especialistas discordam sobre como definir uma lesão do SLAP tipo 2.

"Além disso, a reparação das lesões não é um processo benigno, a cirurgia pode ser muito difícil", disse Weber. "As complicações incluem rigidez persistente do manguito rotador ao lado dos portais, e podem ocorrer danos à cartilagem articular."

Imagem de Artro Ressonância em Coronal T1 estudo com supressão de gordura, mostrando uma lesão SLAP tipo II. 

Cirurgias para lesão SLAP
Os autores pesquisaram de dados para todos os CID (Classificação Internacional de Doenças) correspondente a lesões e SLAP de cirurgias para lesões SLAP entre 2003 e 2008. Eles analisaram a incidência de casos por região geográfica,  taxas de complicações e os resultados.

No geral, encontraram 4.975 reparos SLAP (78,4 por cento em pacientes do sexo masculino), representando 9,4 por cento de todos os casos relatados ombro no banco de dados durante o período de estudo. Dr. Weber descobriu que a taxa de reparo das lesões aumentado ao longo do tempo até ao pico de 10,1 por cento no último ano do estudo. Especialistas de medicina esportiva tem realizado reparos SLAP em 12,4 por cento em comparação com uma taxa de 9,2 por cento entre os ortopedistas em geral.

"Parece que os candidatos a ABOS estão realizando reparos SLAP a uma taxa três vezes maior do que a literatura sugere," disse o Dr. Weber."Mesmo entre os ortopedistas em geral, a taxa é superior ao realizado num hospital terciário de tratamento ortopédico".

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 28/11/2013.

Comentários

  1. Esse blog é maravilhoso,,e muito importante mesmo,,que bom!!

    ResponderExcluir
  2. Estou para realizar uma cirurgia de slap tipo 4, mas depois do que li estou com receio o que você diz Dr. Marcos Britto da Silva?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma lesão SLAP, ou melhor, uma lesão GLAD decorrente de um trauma com o braço estendido. Sinto dor e tenho alguma limitação de movimento. Se eu optar por não operar quais são os danos que podem ocorrer a longo prazo? Tendinite, bursite, necrose, etc? Obrigada, Dr. Marcos

    ResponderExcluir
  4. GLAD glenoid labrum articular disruption = defeito condral na zona de transição do labio Glenoidal. Para Poder te ajudar precisaria examinar seu ombro e ver as imagens de ressonancia.

    ResponderExcluir
  5. Ola,tenho 22 anos e tive uma lesao no ombro a 6 anos atras,porem por desconhecimento da gravidade do problema na epoca nao procurei auxilio medico.Devido a problema de instabilidade da articulação do ombro esquerdo em movimento para atras da cabeça.Fiz uma RNM e foi diagnosticado com tendinopatia do supra espinhal com diminuta rotura laminar intrasubstancia junto a inserção das suas fibras anteriores e sinais de lesao no aspecto antero inferior do labro da glenoide,apresentando sinal alteração de sinal e irregularida.Esse problema no ombro nunca me impediu de praticar minha musculação,apenas em exercicios que utilizo o movimento do braço atras da cabeça que percebia instabilidade e sensação de deslocamento.Comecei a praticar crossfit a 6 meses e esse esporte possui movimentos que o braço fica atras da cabeça.Pesquisei um pouco sobre a lesao de SLAP e vi que o pos operatorio eh complicado e demorado e que as vezes a articulação nao volta do mesmo modo que antes.Gostaria de saber se eu fazer um fortalecimento dos musculos do manguito e aumentar e fazer uma reeducação postural da articuação a fim de aumentar a mobilidade do ombro seria possivel continuar a pratica de crossfit sem que aja necessidade da cirurgia.Sou apaixonado em pratica esportiva e infelizmente fica de 6 a 12 meses sem pratica de crossfit é complicado,principalmente com a probabilidade da articulação nao voltar 100%.Se eu priorizar esse treinamento de força para tentar sustentar a cabeca do umero na glenoide seria possivel continuar sem a necessidade de uma cirurgia??Obs:Desde meus 16 anos que tneho esse problema do ombro deslocar,ele nao desloca totalmente,apenas parcialmente e sempre volta sozinho e sem ajuda.De la pra ca tive apenas 4 casos de deslocamento do ombro,a 1 mes atras tive esse deslocamento devido a um exercicio q fiz no crossfit por causa da velocidade q fiz o exercicio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você irá precisar de um tratamento especializado, procure um ortopedista.

      Excluir
    2. Olá Murilo, vc conseguiu algum tipo de tratamento? Sofro do mesmo problema e isso realmente me envia o, impede minha progressão no Crossfit.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais