Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Fratura do Antebraço

Fratura do Antebraço

Fraturas do antebraço podem ocorrer próximo do punho (terço distal do antebraço), no meio do antebraço ( fraturas diafisárias) ou perto do cotovelo ( fraturas do 1/3 proximal do antebraço). Este artigo enfoca as fraturas que ocorrem na região diafisária do antebraço

Anatomia
Dois ossos fazem parte do antebraço o rádio e a ulna. O rádio esta é uma continuação do polegar e a ulna é o maior osso do antebraço iniciando na ponta do cotovelo.

Movimentos
O movimento principal do antebraço é de rotação: a capacidade de girar a palma da mão para cima ou para baixo. A ulna permanece imóvel, enquanto o raio gira em torno dele. Este O movimento de girar a palma da mão para cima é chamado de supinação (gesto de suplicar, pedir, implorar) é o movimento utilizado para girar uma chave de fenda ou rosquear em uma lâmpada. O movimento de virar a mão para baixo é chamado de pronação ( pronado diz-se da decúbito com o ventre virado para baixo)
Fraturas do antebraço pode afetar a capacidade de girar o braço, bem como dobrar e esticar o punho e o cotovelo.

Descrição
Ossos do antebraço podem quebrar de diversas formas. O osso pode quebrar apenas um ponto ou pode quebrar em vários pedaços. Os pedaços de osso podem alinhar-se em linha reta ou podem ficar muito fora do lugar.

Em alguns casos, o osso quebra de tal maneira que os fragmentos de osso saem para fora através da pele ou uma ferida penetra até ao osso fraturado. Isso é chamado de uma fratura exposta e requer atenção médica imediata por causa do risco de infecção.

Por causa da forte força necessária para quebrar o radio ou ulna no meio do antebraço, essa fratura é mais comum em adultos, nas crianças são mais comuns as fraturas próximas do punho e as fraturas incompletas ( galho verde). Quando apenas um osso do antebraço está quebrado, esse osso é tipicamente a ulna - geralmente como resultado de um golpe direto sobre o antebraço em defesa própria - fratura do cacetete  .

Causas
As causas mais comuns de fraturas do antebraço incluem:
Golpe direto
Cair sobre o braço esticado, muitas vezes durante a prática desportiva ou uma queda de altura
acidentes de Automóvel / motocicleta 

Sintomas
Um antebraço quebrado geralmente provoca dor imediata. Como ambos os ossos, normalmente estão envolvidos, fraturas no antebraço muitas vezes causam uma deformidade óbvia - o antebraço pode parecer dobrado e mais curto que o outro lado. O paciente precisa apoiar o braço ferido com a outra mão.

Sintomas adicionais incluem:
Inchaço
Hematomas (não tão comum como em outros ossos quebrados)
Incapacidade para girar a mão
Dormência ou fraqueza nos dedos ou punho (raro)

Exame Físico e História da Medicina
É importante informar ao ortopedista as circunstâncias de lesão. Por exemplo, se caiu de uma escada, até onde você caiu? É tão importante para o seu médico saber se você tem  quaisquer outras lesões e se você tem outros problemas médicos, tais como diabetes, se é fumante, etc. O médico também precisa saber se você toma qualquer medicação.

Depois de discutir os seus sintomas e história médica, o médico fará um exame cuidadoso. O seu médico irá:

Exames de Imagem
A fratura de antebraço é confirmado com uma radiografia simples, fraturas com comprometimento do cotovelo ou do punho podem requerer uma exame de tomografia e ou ressonancia para completar o diagnóstico e traçar a estratégia de tratamento.

Tratamento
O tratamento de ossos quebrados segue uma regra básica: os pedaços quebrados devem ser colocados na posição original e impedidos de sair do lugar até que estejam curados. O  rádio e o cúbito dependem um do outro para suporte é importante que eles sejam devidamente estabilizados. Se os ossos não estão exatamente alinhada durante a cicatrização pode surgir dificuldade de movimentos. Fraturas desalinhadas podem requerem tratamento cirurgico para alinhar e estabilizar corretamente os ossos.
A maioria dos casos de fraturas do antebraço adultos necessitam de cirurgia para garantir que os ossos estejam estabilizados e alinhados para a cura e sucesso do tratamento.

Tratamento imediato
O tratamento inicial é a imobilização que controla a dor e permite o transporte do paciente. Apos a imobilização inicial são realizados os exames de imagem e planejado o tratamento definitivo. Tratamento imediato adicionais incluem aplicação de gelo para ajudar a reduzir o inchaço e  remédios contra a dor.

Se apenas um osso é quebrado e ele não está fora de lugar, pode ser possível tratá-lo com sem cirurgia. Se a fratura se desloca da posição correta, pode necessitar de cirurgia para colocar os ossos de volta juntos.

Tratamento Cirúrgico
Quando os dois ossos do antebraço são quebradas e desalinhados ou se os ossos perfurem  a pele (fratura exposta) a cirurgia é necessária.

Devido ao aumento do risco de infecção, fraturas expostas são tratadas com cirurgia imediata. A fratura é limpa, são empregados antibióticos, vacina antitetánica e os ossos são estabilizados.

Redução aberta e fixação interna com placas e parafusos. 
Este é o tipo mais comum de tratamento cirúrgico para fraturas do antebraço. Durante este tipo de procedimento, os fragmentos ósseos são primeiramente reposicionados (reduzidos) em seu alinhamento normal. Eles são mantidos juntos com parafusos especiais e placas de metal que aderem à superfície exterior do osso. Os ossos quebrados do antebraço são mantidas em posição por meio de placas e parafusos, enquanto eles curam.

Redução aberta e fixação interna com hastes. 
Durante este procedimento, uma haste de metal especialmente concebido é inserido através do espaço no centro da medula do osso. Esse tratamento é menos frequente em adultos e mais frequente em crianças.







Fixação externa. 
Se a pele e os ossos estão severamente danificadas a fratura poderá ser tratada com um fixador externo. Neste tipo de operação, fios de metal ou parafusos são colocados dentro do osso acima e abaixo do local da fractura. Os pinos e os parafusos são ligados a uma barra de fora da pele. Este dispositivo é uma armação de estabilização que mantém os ossos na posição correta para que eles possam curar.

Sinostose.
 A sinostose é uma fusão entre os ossos do antebraço que leva a perda do movimento de prono-supinação, é uma complicação rara nas fraturas do antebraço.

Pseudartose
A pseudartrose é a não consolidação dos ossos, ela é mais frequente em pacientes diabéticos e fumantes porém também está relacionada a gravidade da fratura (fraturas multigrafmentares ( cominutiva) , segmentares, expostas, grande energia cinética, etc). 

Recuperação
Os ossos possuem uma notável capacidade de curar. Ossos do antebraço geralmente levam de 3 a 6 meses para cicatrizar completamente. Quanto mais grave lesão mais tempo a recuperação pode demorar.

Reabilitação
Tratamento não cirúrgico. A Reabilitação começa tipicamente depois de algumas semanas. Em muitos casos, um fisioterapeuta irá ajudar com a reabilitação, começando com exercícios suaves para aumentar a amplitude de movimento e gradualmente acrescentando exercícios para fortalecer o braço após a consolidação.

O tratamento cirúrgico. Dependendo da complexidade da fratura pode ser necessário uma tala ou gesso por 2 a 6 semanas após a cirurgia. Exercícios de movimento para o antebraço, cotovelo e punho geralmente começam logo após a cirurgia. Este movimento precoce é importante para evitar a rigidez. Seu ortopedista também pode prescrever visitas a um fisioterapeuta.

Retirada das placas.
Se você já teve a cirurgia, as placas e parafusos são normalmente deixadas no local para sempre. Se você considerar a remoção, esta segunda cirurgia geralmente não é programado até que seus ossos estejam totalmente solidificados (1 a 2 anos após a cirurgia inicial).

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 11/11/2016

94 comentários:

  1. Já tenho 2 meses que fiz minha cirurgia de ante braço com platina.
    Quanto tempo posso voltar academia

    ResponderExcluir
  2. Quanto tempo pode ficar engessado antes de fazer a cirurgia quando se quebra os dois ossos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe um tempo exato, porém períodos muito prolongados podem permitir uma consolidação viciosa e dificultar a cirurgia.

      Excluir
  3. Tive fratura exposta do antibraço na adolescência e não consigo realizar alguns movimentos principalmente colocar a palma da mão para cima e possível corrigir isso passados 15 anos com intervenção cirúrgica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem cirurgias para recuperar a prono supinação após fraturas do antebraço, para saber se elas estão indicadas no seu caso precisaria examiná-lo.

      Excluir
  4. operei o ante braço a tres dias e minha mao ta enchada isso e normal

    ResponderExcluir
  5. Ola Dr espero esteja tudo bem com voce :) eu parti meu antebraço em em frança o ano passado dia 25 de abril eu tenho 2 placas de alguns parafusos eu não tenho como voltar a frança como eu posso saber se vou ao não tira as placas do meu antebraço? Eu faço faço tudo normal sou lutador de luta liver eu sinto apenas os ferros quando eu faço quedas no ring muito obrigado pelo seu tempo grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar se as placas podem ser retiradas precisaria examinar você.

      Excluir
  6. ola doutor bom dia,quebrei meu ante braço a cinco anos (radio /una) e tive q colocar platina e agora deois de 5 anos sinto dores terriveis,nao consigo lavar nem uma louça e ainda fica inchado,gostaria de saber sua opiniao a respeito sera q vou ter q retirar a platina? muito obrigdo e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A retirada da placa é uma possibilidade, porém antes de pensar nisso você deveria procurar um ortopedista, talvez a dor tenha outra origem.

      Excluir
  7. Olá, há dois anos fiz uma cirurgia devido a fratura no radio, com a colocação de placa e parafusos. Fiz uma topografia computadorizado e o resultado foi "fratura parcialmente consolidada, não havendo desvio ou afastamento significativo entre os fragmentos do rádio" - isso significa que terei de fazer outra cirurgia? Ainda devo evitar pesos?

    ResponderExcluir
  8. Ola doutor quebrei meu antebraco a nove anos atras tenho duas placas e doze pinos . Gostaria de saber porque no frio sinto dores , e o que faco para aliviar desde ja agradeco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mantenha o antebraço aquecido, materiais diferentes esfriam e aquecem em velocidade diferente. Esse fenômeno pode ser a origem da dor com implantes metálicos, principalmente os que ficam mais superficiais com menor cobertura de partes moles.

      Excluir
  9. sou leticia tenho 26 anos ...nasci con sinostose congenita nos membros superiores 2 braços formato de X sera que tem cura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um ortopedista, ele poderá avaliar seu caso e saber se há indicação de cirurgia

      Excluir
  10. Sofri um acidente quando criança, onde tive uma fratura exposta no meu braço esquerdo, focado no cotovelo. Fiz 2 cirurgias após e até hoje não tive normalização no movimento de esticar, recolher e torcer o braço.
    Fiz fisioterapia e não resolveu, então, o médico disse para esperar terminar minha fase de crescimento para uma nova cirurgia apóis os 21 anos, hoje tenho 25 e ainda não fiz.
    Sou considerado deficiente aos olhos da lei? com beneficios?
    Você aconselharia um novo tratamento?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. A limitação funcional pode ser considerada uma deficiência física parcial, consulte um ortopedista especializado em perícias médicas para determinar se seu caso se enquadra na Lei que define dificiência física.

    ResponderExcluir
  12. Correndo de um assaltante, acabei caindo na rua asfaltada e meio que apoiei meu corpo com o meu antebraço direito na hora d queda. Tirei o RaioX e não constou como quebrado algum osso, porém, não consigo dobrar o braço,consigo mexer os dedos, o ombro em perfeita condição, a munheca dói um pouco quando mexo, mas o cotovelo não dobra. Se não é osso quebrado, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve retornar ao ortopedista para nova avaliação do cotovelo

      Excluir
  13. Olá Doutor,

    Em agosto de 2013 eu sofri um grave acidente no qual fraturei gravemente o braço esquerdo. tive uma fratura borboleta do úmero, cabeça do rádio quebra em duas partes, sendo uma delas perdida no acidente e ulna quebrada.

    Fui submetido a cirurgia de emergência que ocorreu poucas horas após o acidente. foram colocadas balacas no úmero, ulna, a parte da cabeça do rádio que restou foi reafixada.

    Atualmente estou fazendo fisioterapia e controle mensal com ortopedista no qual está sendo observada ótima recuperação. estou praticamente com os movimentos normais conseguindo realizar as tarefas diárias normalmente, falta conquista um pouco mais de supinação e contração do braço que praticamente normal e já bastante funcional.

    Eu gostaria de compartilhar informações do meu tratamento se for de interesse, pois como notei que é um pouco incomum a recuperação que tive.
    Se for o caso envio por e-mail as radiografias e laudos.

    Meu e-mail é tiago.gomespires@gmail.com
    Ipatinga - Minas Gerais

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Dr. Marcos! Sofri um acidente quando tinha 16 anos. Hoje tenho 40. Fiquei com o braço direito um pouco mais curto e ele só dobra + ou- 45º. Onde posso procurar um medico para saber se pode sr considerada deficiencia fisica? Ninguém que procurei soube Mr. Orientar. Sou do rio de janeiro

    ResponderExcluir
  15. Dr. Marcos boa tarde!
    Em agosto/2013 quebrei a cabeça do rádio e a ulna numa queda em casa. Fiz a cirurgia e coloquei 03 placas e 11 parafusos. Fiz fisioterapia até semana passada, quando meu braço apareceu mto inchado e dolorido, fui ao médico e o raio x detectou que uma placa foi quebrada, o médico pediu tomografia e disse que vai estudar meu caso, existe uma maneira de não me operar de novo? Poderia engessar o braço onde quebrou a placa ou terei q trocar toda a placa? As dores do braço diminuiram muito, tem dia que nem sinto mais. estou desesperada, afinal nem me esqueci ainda do sofrimento da primeira cirurgia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para responder a uma pergunta específica preciso examinar o paciente.

      Excluir
  16. Dr. tenho uma fratura de ante-braço onde quebrei o radio e ulno , desde janeiro de 2012 , mais meu braço doê direto ,posso remover as placas para sanar com essa dor ?

    ResponderExcluir
  17. Dr. eu fiz uama cirurgia de ulna decorrente de paf, em um assalto, ja faz 6 mezes e doi demais e o osso colou fora do lugar e o medico me deu alta kkk me ajude se preciso vou ai em uma consulta com vc, não aguenta esta dor peramanente, meu tel, 28 999 21 8265

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A secretaria me disse que irá fazer contato com você pelo telefone.

      Excluir
  18. Fiz uma cirurgia no antebraço.. a 2 meses e meio.. levei uma queda e as placas ficaram tortas e re-fraturou o radio e a ulna.. meu braço esta torto com muita dores.. como é o procedimento pra reparar isso.. ? é possivel fazer outra cirurgia em tao pouco tempo ? David Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo necessária a cirurgia , a princípio, pode ser realizada mesmo com pouco tempo da anterior. Porém as condições clínicas do paciente devem ser verificadas

      Excluir
  19. Doutor... Boa tarde. Há 4 dias realizei uma cirurgia com fixação externa. Qual seria uma alimentação ideal para auxiliar na cicatrização dos ossos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol diário, Leite e derivados do leite, proteínas 150 gramas de Peixe, Aves ou Carne no almoço e jantar, 3 a 5 cores de vegetais em todas as refeições.

      Excluir
  20. Olá, meu filho quebrou o braço em outubro fez cirurgia e colocou um ferrinho pra segurar o os dois ossos q havia quebrado.Quando foi agora em fevereiro quebrou pela segunda vez no mesmo lugar.O medico dele nao quis fazer cirurgia, engessou apenas e ficou 40 dias com o gesso.Retornamos novamente porem não criou calo total no lugar do osso para retirada do gesso e o medico pediu pra ficar mais 30 dias por ser refratura e passou calcio pra ele tomar.Mudou a alimentação dele pq até entao só comia arroz e feijão. O fato do osso não colar direiro depende tbem da alimentação? Ele tem 8 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim depende. Os pacientes que não comem direito ficam desnutridos e os ossos não se formam direito, o crescimento é menor, o osso tem dificuldade de colar e pode inclusive atrapalhar o desenvolvimento do cérebro, dificultando a criança atingir o máximo do desenvolvimento intelectual.

      Excluir
  21. Tenho cirurgia de ante braço a 12 anos e nunca senti nenhum tipo de dor, mas de um mes pra ca sinto dores fortes muito frequentes isso e normal ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dor forte deve ser sempre investigada, procure um ortopedista

      Excluir
  22. levei meu filho no ortopedista e o Dr. colocou no resumo clinico Déficit na prova de supinaçao antebraço D.. o que devo fazer .. qual especialista que cuida desta parte, pois ele nao cuida, ja fui em varios lugares e ate agora nada. o que faço? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O especialista é o ortopedista, de preferencia que conheça os casos de sinostose congênita e barras de fusão radio ulnar pós traumática

      Excluir
  23. Boa tarde doutor! Em 18 de julho desde ano tive uma fratura de umero diafisaria onde foi feiito o tratamento conservatorio, sem necessidade de cirurgia. Fiquei 8 semanas com a pinça de confeiteiro e dia 21 deste mes. Retirei o gesso e coloquei a ortese de umero. Porem faz 1 semana e ainda nao consigo mexer meu cottovelo devido ao tempo que ficou imobilizado. Faco movimentos para cima e para baixo mas deixa-lo reto esta sendo impossivel. Isso é normal pelo fato de ter ficadp muito tempo sem movimentaçao ou vou precisar de um bom tempo de fisioterapia para a movimentaçao normal do cotovelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imobilização sempre provoca algum grau de rigidez articular

      Excluir
  24. Tive uma fratura no antebraço... fiquem com gesso apenas 18 dias, era pra ficar 1 mes e 15 dias, oque eu faço agora, para voltar a movimentar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retorne ao médico e informe que você descumpriu as orientações recebidas.

      Excluir
  25. Doutor quebrei meu braço pela segunda vez e a segunda vez precisou diz cirurgia.
    Já vai fazer 3 meses
    Gostaria de saber quando eu posso voltar a treinar futebol ou seja jogar bola
    Gostaria de saber quanto tempo posso jogar bola.
    Agradeço pela resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente após a recuperação plena e consolidação firme do osso.

      Excluir
  26. Olá doutor, a 8 anos atraz quebrei meu ante-braço nao precisou de cirurgia foi engessado mais ficou torto hoje tenho 19 anos e me imcomoda pois nao consigo virar a palma da mao,existe alguma ciurgia que possa corrigir? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim existem cirurgias para correção das deformidades e em algumas situações recuperar o movimento.

      Excluir
  27. Olá Marcos, me chamo Breno tenho 16anos. Recentemente fraturei o meu braço em um jogo de futebol com os exames de radiografia o médico constatou que fosse uma fratura pequena, o meu braço foi engessado mas ao tirar o gesso meu cotovelo ficou torto percebi que um isso está em relação à outro braço que um osso está deslocado, como eu sou magro os meu nervos ficam mais espostos mas consigo realizar todos os movimentos. Como devo agir será que precisa de uma intervenção cirúrgica?

    ResponderExcluir
  28. Olá Dr, quando tinha 13 anos eu fraturei os dois braços, sendo que no direito foi o ante-braço, está tudo bem com eles, mais tenho percebido que na cicatriz onde foi realizado a cirurgia tem alguns calombos, ondulações, não sei decifrar... gostaria de saber se tem algum nome específico para isso: ou se o Sr poder até me dizer o que é... Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo de cicatrização é feito com a deposição de tecido fibroso, quando ocorre uma deposição maior de tecido para fora da cicatriz dizemos que surgiu um queloide, quando esse crescimento é dentro da ferida podemos dizer que surgiu um nódulo fibroso ou uma cicatriz hipertrófica. Essas são informações genéricas, na palpação o ortopedista consegue lhe fizer o que você tem.

      Excluir
  29. Quebrei o antebraço a oito meses fi cirurgia e agora ta doendo e inchado posso toma cefagel sem consulta medica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não devemos usar medicamentos sem orientação médica

      Excluir
  30. tenho uma criança que ha anos se acidentou na regiao do cotovelo e infelizmente ficaram sequelas, gostaria muito de ajuda, ja fui a varios medicos e todos dizem que nao o que fazer, me disponho a leva lo para avaliação, tenho convenio obrigada 941585514

    ResponderExcluir
  31. ola Dr. eu fraturei a cabeça do radio, fiquei 30 dias no gesso, ja tirei o medico falou que colou e estar normal ai que esta ja faz 10 dias que tirei o gesso ainda sinto dores e nao consigo dobrar o braço nem esticá-lo completamente queria saber se isso e normal e uma fisioterapio possa recuperar ou nao tem que fazer cirurgia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quebrar basta 2 segundos para recuperar demora muito tempo, continue firme na fisioterapia. Em alguns casos pode ocorrer perda de arco de movimento após fraturas do cotovelo, e em alguns casos pode ser necessária cirurgia.

      Excluir
  32. Meu Marido fraturou a cabeça do rádio. Fez a cirurgia em 31-07-2015,onde foi retirada a cabeça do rádio (resseccao). Nao foi colocado prótese. Está fazendo fisioterapia. Mas não consegue fazer o movimento de rotação do antebraço e não consegue dobrar o braço mais do que 90 graus. Só dobrava o braço na sessão de fisioterapia, mas doía muito e continuava com o braço doendo. Será que com a implantacao da prótese de cabeça de rádio a recuperação seria mais rápido. Considerando que ele fez a cirurgia em 31-07-2015, até quando ele poderia fazer a cirurgia para implantar a prótese cabeça de rádio. Desde já agradeço. Adriana Porfirio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas complexas do cotovelo são sempre um desafio. Não há uma resposta simples para todos os casos. Ele precisará de uma avaliação detalhada para entender o que está ocorrendo.

      Excluir
    2. doutor fui baleado a 1 ano e meio atras meu osso Radio esfarelou usei ferro externo tirei com 5 meses hoje em dia meu braço e torto e nao sinto firmeza,EXISTE A POSIBILIDADE DE BOTAR PLATINA NO BRAÇO E ALINHAR MEU BRAÇO E RECUPERAR FIRMEZA?

      Excluir
  33. Fraturei o rádio a seis meses e no local da cirurgia permanece inchado e quando realizo movimentos com a mão sinto como se fosse leves choques após eu tentar segurar alguma coisa, sem falar que dói muito

    ResponderExcluir
  34. Doutor!
    Porque as fraturas distais de antebraço são mais frequentes que as proximais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está relacionado a anatomia e a biomecânica das quedas, a maioria das quedas é sobre o punho em dorsiflexão que cria força de compressão dorsais e tração volares produzindo sempre uma variante da fraturas de Colles

      Excluir
  35. Se uma criança de 9 anos por platina , os osso continuarão crescendo normalmente ? No caso ele quebrou os 2 ossos do antebraço na parte do meio . Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso depende do local da fratura, caso ocorra lesão na fise de crescimento pode haver uma diminuição de crescimento nesse osso, porém a fratura provoca um aumento da vascularização e isso pode levar a sobre crescimento de um osso. isso é mais comum nas fraturas do fêmur.

      Excluir
  36. Olá, Dr. Marcos
    Tenho duas dúvidas:
    1- Em caso de fratura cominutiva de rádio com comprometimento articular (cirúrgica, sem dúvida), existiria um tempo ideal entre a fratura e a realização de cirurgia?
    2- A precocidade da cirurgia levaria a menor limitação funcional? Ou o contrário, a demora levaria a maior limitação?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas articulares são urgências ortopédicas. A cartilagem se nutre do oxigênio difundido no liquido sinovial e para manter o gradiente de O2 satisfatório em contato com a cartilagem precisamos de movimento constante e da integridade da articulação, incluindo a capsula e o tecido sinovial.
      Quando ocorre uma fratura articular a nutrição dos condrócitos fica prejudicada. Caso a Articulação fique muitos dias fora do lugar pode ocorrer dano irreversível aos condrócidos com conseguente artrose secundária.

      Excluir
  37. Dr. Marcos, eu fiz uma cirurgia no antebraço há aproximadamente dois anos, e coloquei placas e parafusos no rádio e na ulna, e sempre que eu pego um objeto em supinação me incomoda um pouco, é aconselhável a retirada das mesmas? e qual o tempo de recuperação após a cirurgia de retirada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia :

      http://www.marcosbritto.com/2015/08/retirada-de-material-de-sintese.html

      Excluir
  38. Olá minha mãe quebrou o antebraço ela tem 80 anos,de inicio colocaram uma tala e mandaram voltar depois de 20 dias,depois mais 20 e nesta última trocaram a tala,só que a mão dela está inchando muito e a pele descascando,estou preocupada,pois antes disso a mão dela não tinha inchado,.Você acha que devo leva-la antes do dia marcado ao médico.....Obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , um dos sinais que indicam retorno precoce ao médico é o edema.

      Excluir
  39. Dr Marcos, por favor me ajuda... Minha filha de quase 3 anos quebrou o braço ( rádio - próximo ao pulso ) foi uma fratura incompleta, além disso esse osso invergou.
    Ela agora está com o braço imobilizado com o osso na posição certa para cobsolidar, porém este osso esta invergado. Um médico disse que teria que fazer a cirurgia para terminar de quebrar e deixá-lo reto e o outro, especialista em cirurgia de mãos, falou que não existe essa necessidade, pois vai consolidar com 4 semanas, o osso continuará invergado, porém de acordo com o crescimento dela, mais ou menos 8 meses ele já estará esticado, pois nessa idade é comum voltar ao normal porque ainda está em fase de crescimento.
    qual seria a sua opção de tratamento nesse caso? Operaria para esticar o osso ou deixaria envergado ( não está muito ) e esperar esticar com o crescimento, se isso é possível ?
    Me ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  40. Meu filho quebrou o braço um pouco acima do cotovelo o ortopedista colocou uma tala depois de 30 dias tirou ele não sente dor aonde houve a fratura,porem ele não dobra nem estica o tolovelo, o que eu devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Respostas
    1. Osteotomia significa cortar o osso. As osteotomias são em geral realizadas quando precisamos alinhar um osso. Deformidades naturais ou aquelas que ocorrem após um fratura viciosamente consolidada são em geral as principais indicações de osteotomias.

      Excluir
  42. Meu sobrinho quebrou os ossos do antebraço(rádio e a ulna) os ossos foi alinhado . Com um mês foi retirado o gesso , com 10 dias caiu novamente :( ,quais as preocupações? ele só tem 5anos. Obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A preocupação nesses casos é uma nova fratura.

      Excluir
  43. Bom dia Dr. Por em algumas fraturas em crianças se coloca astes tão grande dentro do osso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alinhar e manter a rotação o que irá permitir que o osso cole corretamente.

      Excluir
  44. Eu tenho um problema no meu braço que não permite que eu vire minha palma da mão, de um dos braços, para cima. Saberia me dizer se tem um nome para isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso pode ocorrer quando os dois ossos do antebraço ficam grudados. Sinostose rádio-ulnar é uma possibilidade.

      Excluir
  45. boa noite dr. quando tinha 8 anos desloquei meu braco na parte do cotovelo logo apos 2 anos quebrei o cotovelo no mesmo lugar onde o osso se esfarelou, não foi preciso cirurgia só gesso mesmo, fiz fisioterapia porem não recuperou 100%, hj tenho 26 anos e não consigo dobrar o braço totalmente e ele faz uns estalos quando dobro, e as vezes quando faço esforço ele incomoda um pouco. sabe dizer se isso entra como um tipo de deficiência pra concorrer a um concurso publico? e se tem algum tratamento? obrigado

    ResponderExcluir
  46. Ola boa noite. Tive uma queda a 3 dias e quebrei meu osso rádio e ulna. Fiz cirurgia e Coloquei pino interno.

    Gostaria de saber como devo ficar cm a posição do braço, pois esta enchado e com um.pouco de dor. Qual seria a melhor posição do braço a se colocar pra desenchar mais rapido??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para diminuir o edema a melhor posição é colocar o região num plano mais alto que o coração. no seu caso deitada com a mão sobre travesseiros

      Excluir
  47. Doutor fraturei meu rádio aonde coloquei uma pequena placa e alguns parafusos e minha ulna saiu do lugar próximo ao pulso ( aquela bolinha que temos bem próximo do pulso ) saiu bem fora do lugar, o médico colocou de volta mais percebi que ficou bem afastado do pulso e até um pouco pra fora do normal, dói muito e esta enorme aquela bolinha e o resto da mão já não está mais inchado. O que será? E quando movimento minha mão não consigo fazer movimento de súplica, só fica pra baixo a palma da mão e quando tento colocar pra cima dois o rádio, mais ou menos aonde está a placa e doi também o pulso. O que será doutor???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A limitação da supinação pode estar relacionada ao trauma, converse com o seu ortopedista. Exames de imagem podem ajudar a esclarecer o problema

      Excluir
  48. Eu quebrei meu braço no cotovelo, há 12 anos anos atrás,e no dia 26 de novembro de 2016,cai de um cavalo criolo e sofri uma luxação no braço esquerdo no cotovelo também, é possivel eu perder o movimento do braço?

    ResponderExcluir
  49. Sugiro que você procure um ortopedista, fraturas e luxações sem tratamento podem evoluir com perda de função.

    ResponderExcluir
  50. Quebrei o úmero fiz cirurgia será que vou poder fazer academia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja o vídeo :

      https://www.youtube.com/watch?v=mVMY8MQfd3o

      Excluir
  51. Boa tarde, Dr.
    Existe algum parâmetro adotado que indique a intensidade de uma deficiência (supinação)? A rotação do punho, ou sua perda, são graduados (em graus, ou em intensidade) para uma avaliação mais precisa no caso de aquisição de direitos para PCD?

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana