Bursas e Bursites do Joelho

Bursas ao redor das articulações do joelho

Sobre as Bursites de Joelho

A bursa é uma estrutura cheia de fluido que está presente entre a pele e tendões ou entre o tendão e o osso. A principal função de uma bursa é reduzir o atrito entre estruturas que se deslocam em intimo contato. Normalmente, bursas estão localizados em torno das grandes articulações, como o ombro, joelho, quadril e cotovelo. Bursas em torno do joelho podem ser classificados como aqueles em torno da patela e aqueles que ocorrem em outros lugares. 

Quais as causas Bursites de Joelho ?

Sintoma da bursite de Joelho
A inflamação da bursa que é uma estrutura cheia de fluido é chamado de bursite. Trauma, infecção, o uso excessivo ou mesmo uma hemorragia pós trauma são algumas das causas comuns de inflamação.
Outras causas incluem doenças sistêmicas como a doença vascular de colágeno e artropatia inflamatória; em alguns casos, a causa é desconhecida. 



Quais os Sintomas das Bursites de joelho?


Os sintomas mais comuns são : dor , inchaço, dificuldade de movimento e piora da dor com o movimento. Em alguns casos pode surgir um eritema / vermelhidão na região edemaciada.

Bursites com nomes próprios

Bursite da Padre.
Alguns casos de bursite estão associados com certas ocupações e são nomeado; por exemplo, bursite pré-patelar também é conhecido como joelho de empregada doméstica e bursite infrapatelar superficial é sinônimo de joelho do clérigo ou Bursite de quem reza fervorosamente ajoelhado

Bursas ao redor do joelho podem ser agrupadas como as que ocorrem em torno da patela e os que ocorrem em outros lugares.  Bursa em torno da patela incluem a bursa pré-patelar, o bursas infrapatelar superficial e profunda, e a Bursa suprapatelar. Bursas que não são anatomicamente próxima da patela incluem a bursa da pata de ganso, a bursa iliotibial, as bursas tibial e fibular ligamento colateral  e da bursa gastrocnêmio-semimembranoso. Em imagens de ressonância magnética, bursite aparece como uma coleção líquida oblongo na sua localização anatômica esperado.

Bursite pré-patelar

Ressonância da Bursite pre Patelar

Bursite Pré Patelar

A bursa pre-patellar está localizado entre a rótula e o tecido subcutâneo sobrejacente. Trauma crônico na região como o que ocorre ao ajoelhar prolongadamente ou de modo repetido levam a inflamação e eventualmente a uma bursite hemorrágica. Clinicamente, os pacientes podem apresentar dor e inchaço sobre a patela.
Na ressonância magnética, a bursite pré-patelar se trata de lesão fluido sinal de intensidade oval entre o tecido subcutâneo e da patela .

Bursite  Infrapatelar Superficial

Bursite Infrapatelar
Bursite infrapatelar superficial, também chamado de joelho do clérigo, é devido à inflamação e acúmulo de líquido resultante de estresse crônico. Clinicamente, há um inchaço palpável inferior à patela. Na MR, ele aparece como uma coleção loculada que projeta exofiticamente, anterior ao tendão patelar, formando um inchaço. Na imagem, ela deve ser diferenciada de edema subcutâneo: edema é visto como uma coleção líquida difusa visto em todo o aspecto anterior do joelho, enquanto a bursite aparece como uma coleção localizada com fronteiras bem definidas.
A Bursite infrapatellar pode ser superficial ou profunda. A bolsa infrapatelares superficial situa-se entre a tuberosidade da tíbia e dos tecidos envolventes, enquanto que a bolsa infrapatelares profunda está localizada entre a face posterior do tendão patelar e a tíbia

Bursite infrapatelar Profunda

Bursite Infrapatelar
Na ressonância magnética, bursite a infrapatelar profunda aparece como uma coleção posterior ao tendão patelar com o fluido em forma triangular . Quando encontrado em adolescentes, deve ser diferenciada da doença de Osgood-Schlatter. Nos casos de doença de Osgood-Schlatter o exame clínico apresenta dor e sensibilidade na inserção do tendão patelar.




Doença de Osgood-Schlatter. 

Osteocondrite de Osgood Schlatter
Um menino de 11 anos de idade apresentou-se com dor anterior do joelho:  RM mostra espessamento do tendão patelar na tuberosidade da tíbia. essa é uma doença do crescimento e se cura quando termina o crescimento da criança, ocorre em geral na fase de estirão puberal, fase onde o jovem cresce muito rapidamente. 
As dores na região anterior do joelho surgem em geral após brincar muito. jogar bola o pular muito tempo. Pode surgir edema no local e casos mais graves pode ocorrer arrancamento do fragmento ósseo pelo tendão patelar. A região deve ser protegida para evitar complicações. Uma faixa ou órtese infrapatelar em geral ajuda do tratamento e proteção.

Bursite suprapatelar. 

A bolsa suprapatelar está localizado entre o tendão do quadríceps e do fêmur. Falha de regressão do septo transversal formado na vida embrionária entre plica suprapatelares e o fluido da articulação do joelho, conduz à formação dessa bolsa.
 A acumulação de fluido na bolsa leva a bursite. Pode ser encontrado incidentalmente ou, quando grande e septado, pode apresentar-se como uma massa acima da articulação do joelho.

Bursite da Pata de Ganso

A bursite da pata de ganso separa os tendões da pata de ganso. 

Apata de ganso é composta pelos tendões sartório, grácil e semitendinoso. 

Na ressonância magnética, a bursite anserina aparece como uma coleção líquida multiloculada oblonga visto ao longo dos tendões no aspecto póstero-medial do joelho. Isto é melhor apreciado em imagens axiais em T2. É comumente confundido com um cisto poplíteo; a bursa do pés anserina está localizado posteriormente e medialmente ao longo do semitendinoso, enquanto que o cisto poplíteo está localizado mais frequentemente na linha média posterior. Além disso, as bursas são de tamanho pequeno. Eles não se estendem para a coxa e nunca aparecem comunicação com a articulação do joelho, enquanto que um quisto poplítea pode estender-se na coxa e pode ou não pode comunicar com a articulação do joelho.

Bursite do Ligamento colateral medial

A bursa medial do ligamento colateral está localizado entre as camadas superficial e profunda do ligamento colateral medial. Clinicamente, líquido neste região imita uma ruptura do menisco medial e / do ligamento colateral medial.

Na ressonância magnética, a bursite do ligamento colateral medial aparece como uma hiperintensidade T2 entre as fibras superficiais e profundas do ligamento colateral medial. Deve ser diferenciado de rutura do ligamento coronário e subluxação do menisco medial. 

Bursite iliotibial

Bursite Ileotibial
A bursa iliotibial está localizado entre a parte distal da faixa iliotibial perto da sua inserção no tubérculo Gerdy e a superfície tibial adjacente. Bursite e tendinite iliotibial ocorrem geralmente devido ao uso excessivo e estresse em varo do joelho. 
Na Ressonância a bursite iliotibial aparece como uma coleção de fluido perto da inserção do trato iliotibial, na sua parte distal, junto à face lateral da tíbia. Deve ser diferenciada da tendinite iliotibial. Na ressonância magnética, a tendinite iliotibial aparece como uma coleção de líquido que rodeia o tendão, enquanto na bursite aparece como uma coleção líquida oblongo localizada ao lado do tendão. 

Cisto de Baker

Cisto de Baker visto na
imagem axial do joelho 
Isso também é chamado de cisto poplíteo e tipicamente envolve a bursa do músculo semimembranoso ou gastrocnêmio e está localizado entre o côndilo femoral medial, tendão semimembranoso e a cabeça medial do gastrocnêmio. Ele pode ou não se comunicar com a articulação do joelho. Ele pode romper-se e estender inferiormente ao longo do músculo gastrocnêmio na panturrilha ou migrar superiormente na coxa ao longo do semimembranoso. A Ressonância   Mostra lesões hiperintensas, cheias de líquido, bem definidas nas imagens em T2 e encapsuladas. As imagens axiais são os melhores para demonstrar a comunicação com a articulação do joelho e também a localização característica entre o tendão semimembranoso e cabeça medial do gastrocnêmio. Leia mais sobre cisto de baker

Conclusão:

Muitos tipos diferentes de bursas são vistos ao redor da articulação do joelho. O conhecimento profundo da anatomia da região é de extrema importância para se chegar a um diagnóstico correto. A ressonância nuclear magnética ajuda na exclusão de outras condições e desarranjos internos. A maioria dos casos de bursite podem ser tratados de forma conservadora, mas alguns podem exigir tratamento cirúrgico. A consciência dos diferentes tipos de lesões ajuda a chegar ao diagnóstico correto, o que, por sua vez, ajuda na condução adequada.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do EsporteRio de Janeiro, RJ, Brasilatualizado em 09/07/2019

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Fratura de tíbia - Diafisaria

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais