Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Marcadores Ósseos

Marcadores Ósseos

As Doenças ósseas alteram o padrão de produção dos marcadores bioquímicos, que são substâncias usadas para medir a atividade óssea. 

Doenças que levam à osteopenia tendem a aumentar a relação entre os marcadores de reabsorção óssea e os de formação do osso, como parece ser o caso da osteoporose . Em condições de doença como a osteopetrose com grande formação de osso espera-se um incremento maior dos marcadores de formação pois é uma doença formadora de osso. 

Os marcadores de formação óssea atualmente em uso refletem a atividade osteoblástica em diferentes estágios de diferenciação deste tipo celular. 

Durante a formação do osso, a produção da matriz colágena ocorre antes da mineralização, ou seja primeiro o organismo faz a forma depois deposita o concreto. A fase de produção de matriz colágena ( fase em que o organismo esta fazendo a forma) coincide com uma maior produção de fosfatase alcalina, enquanto a mineralização ( colocação do concreto) coincide com uma maior produção de osteocalcina

Doenças que alteram a diferenciação osteoblástica (osteoblastos são células produtoras de osteócitos) tendem a alterar a relação entre os marcadores de formação. Tal fenômeno pode ser observado na doença de Paget ( doença que aumenta o metabolismo ósseo , com aumento do Turnover ósseo) , o aumento dos níveis de fosfatase alcalina óssea é proporcionalmente bem maior que os de osteocalcina, sugerindo uma alteração na diferenciação dos osteoblastos . Os estados de deficiência de vitamina D também são caracterizados por uma alteração na diferenciação dos osteoblastos, daí o desproporcional aumento dos níveis de fosfatase alcalina encontrados na osteomalácia.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 23/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana