Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Vitamina D Níveis Séricos e Saúde Óssea

Vitamina D Níveis Séricos e Saúde Óssea

O nível  ideal de vitamina D, deve ser medido através dos níveis séricos de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D], porém os valores de referencia ainda são controversos. Alguns indivíduos estão em risco de  deficiência subclínica de vitamina D, com dosagens de 25 (OH) D, entre 25 e 75 nmol / L, ( 20-30 mg/l)  e 80-100% de toda a população Americana e Européia pode exibir níveis inadequados de 25 (OH) D no soro dependendo da latitude, sazonalidade, período do dia que toma Sol, quantidade de roupa usada quando se expõe ao Sol e do uso de filtros Solares. Prefiro que os meus paciente em tratamento fiquem acima de 100 nmol/l ( aproximadamente 40 mg/l)
A manifestação clínica da extrema deficiência de vitamina D é o raquitismo e osteomalácia, que são são raros, porém a deficiência subclínica é extremamente frequente, inclusive no Brasil.

Os níveis de 25 (OH) D ≥ 50 nmol / L são necessários para a saúde musculoesquelética ótima. No entanto, os níveis de 25 (OH) D acima de 75 nmol / L podem ser necessários para maximizar os benefícios osteomusculares e tirar proveito das ações da vitamina D.

Uma maneira rápida e aproximada de converter as duas diferentes medidas da vitamina D é pedar o resultado em mg/l e multiplicar com 2,5. Ou O inverso pegar o resultado em nmol/l e dividir por 2,5.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 23/08/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana