Edema de Estase e Vasoplegia

Por que meu pé incha quando fica para baixo?

O edema de estase é um inchaço de origem vascular e ocorre quando o membro fica muito tempo parado.
Exemplo: quando ficamos muito tempo parado em pé ou sentado sem mexer as pernas o pé fica um pouco mais inchado. A simples imobilização favorece o edema porém ele é agravado pela insuficiência venosa.

Vasoplegia

Damos o nome de vasoplegia a não contração dos vasos com a mudança de decúbito.
Ao passar da posição deixada para a posição sentada ou em pé os vasos devem se contrair para manter a pressão arterial equilibrada e o sangue dentro dos vasos. Quando sofremos um trauma essa reação neurológica podem ficar prejudicada e ao abaixar o pé o mesmo fica vermelho e incha em poucos minutos.

Edema e inchaço pós fratura ou após imobilização.

O edema residual após uma fratura ou imobilização pode ser um edema de estase, porém, também pode ser causado por lesão nos vasos linfáticos. Em várias situações esse edema residual está relacionado a alterações neurológicas transitórias que causam vasoplegia ( os vasos sanguíneos se contraem menos e tendem a permitir que o liquido que deveria ficar dentro do vaso saia para o espaço entre as células). Isso em geral é temporário e melhora muito com fisioterapia, banhos de contraste , turbilhão e principalmente com mobilidade ativa dos membros inferiores pois a contração muscular funciona com um coração periférico jogando o sangue de volta para o coração.

Edema nos membros após Cirurgia.

Também após cirurgia é comum edema, importante avaliar se a musculatura está bem solta ou se parece endurecida. quando a panturrilha se tornar endurecida com ou sem cirurgia você deve procurar o médico pois pode ser na verdade um caso de trombose venosa profunda.

Edema e vasoplegia após esmagamento 
Síndromes de esmagamento ocorrem quando uma parte do corpo sofre um grande trauma e é comprimido intensamente,, como por exemplo a roda de um carro ou quando um muro cai sobre uma pessoa. Nessas situações mesmo quando não há fratura as partes moles são frequentemente lesadas.

A vermelhidão e o edema podem permanecer durante meses quando o membro inferior ou o braço ficam para baixo após um esmagamento


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 31/03/2018

Comentários

  1. Doutor Marcos, gostaria de saber se é possível fraturar uma vértebra, mas ao invés de sentir dor no local da fratura, a dor "refletir" mais abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma fratura da coluna pode produzir dores nos membros inferiores caso a fratura comprima algum nervo

      Excluir
  2. Foi de muito valor a matéria de lesão de calcanho tirei todas as minhas duvidas.
    Marcos Teresina-pi
    M-crep@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Doutor Marcos. Sou caminhoneira a quase 20 anos , sofri uma fratura no tornozelo esquerdo em 1989 e até hoje sofro com inchaço e dores apesar da embreagem ser muito leve as vezes não aguento pisar . Usei um platina durante 6 meses depois retirei.se puder me ajudar agradeço.
    Almeida
    Aracaju-SE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um quadro residual e para saber por que doi e incha precisaria examinar você

      Excluir
  4. Obrigado pela informação, após ler seu post, fiz um exercício o qual melhorou levemente a cor dos meus dedos, só vejo dois rs..., que está imobilizado a 50 dias, devido à fraturas nos dedos, inclusive uma exposta.

    Obrigado Dr. Papai do céu o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dr e Mestre da Medicina Marcos eu estou em Portugal e ao vir pesquisar sobre o meu caso ( cirurgia ao tornozelo com plac. E 9 parafusos) tenho uma questão! Estou com 19 dias de cirurgia é normal ainda estás muito inchado!? Não tenho dores nem tomo nada! O uma injeção na barriga todos os dias para não fazer coágulo. obrigada e tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver endurecida a panturrilha você deve procurar um médico, apesar de menos frequente a trombose pode ocorrer mesmo em uso de anticoagulante. ( injeções na barriga)

      Excluir
  6. Drº Ha um ano e 10 meses tire que passa por uma cirurgia no tornozelo direito (tíbia e fíbula), colocando 07 parafusos em um lado e 02 no outro.
    a minha pre-ocupação e que agora começou a incha novamente, situação que não acontecia desde os primeiros meses da cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retorne ao ortopedista, pode estar relacionado ao calor, porém pode ser algo com a cirurgia.

      Excluir
  7. Te dois meses que operei o tornozelo coloquei placa ,ainda não fui liberado pra colocar o pé no chão ,e o mesmo fica muito inchado posso fazer compressor de calor e frio? Desde já te agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite doutor a 2 meses e meio tive uma fratura na tíbia e na fábula após uma pancada jogando futebol, não foi necessário a cirurgia (apenas tala e bota ortopédica). Porém ao retirar a bota ortopédica foi criado um inchaço em cima da fratura, poderia me auxiliar por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No tratamento conservador é comum o surgimento de calo ósseo. Leia mais em consolidação de fraturas nesse blog

      Excluir
  9. Boa noite minha MÃE foi atropelada e teve fratura no platÕ TIBIAL SEM DESVIO FICOU 2 MESES IMOBLIZADA COM O BRACE, APÓS SER LIBERADA PRA COMEÇAR A ANDAR COM AJUDA DE ANDADOR A PERNA COMEÇO A FICAR INCHADA, A FISIOTERAPEUTA DISSE QUE É NORMAL POIS FICOU MUITO TEMPO IMOBLILIZADA PODERIA ME ADAR UMA ORIENTAÇÃO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. Obrigada li o artigo mas essa situação corre risco de se tornar trombose??? devo procurar um medico vascular

    ResponderExcluir
  11. Ola fiz cirurgia na rotula do quadricepis a 12 dias e parece estar anestesiado no entorno da perna e meu tornozelo muito inchado oq pode ser?

    ResponderExcluir
  12. Dr Marcos sofri um acidente de moto faz uma semana a princípio o médico que me atendeu disse que quebrei o dedo do pé e que era só colocar a tala e ficar um mês sem por o pé no chão, ok foi o que fiz porém já faz uma semana ontem fui ao médico e segundo ele queria me internar para ver se a necessidade de cirurgia, mas eu não fiquei pois não tem vaga e só Deus sabe quando terá. Meu pé está inchado e roxo porém não sinto dor alguma só de vez em quando e que me dá um formigamento. Neste breve relato o senhor acho que posso ficar sem operar e o osso calsificar torto, qual o risco de eu ter uma infeção e meu pé piorar?

    ResponderExcluir
  13. Fiz uma cirurgia a 8 dias, so q meu pe esta inchado com vermelidao, e chega a doer muito, ja nos lugares dos pontos tudo ok! Sera o q é esse vermelhidao!? Estou com medo de ser alguma infecçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fiz cirurgia a 1 semana e está dessa mesma forma que o seu, por favor me informe como está e se era uma infecção mesmo.

      Excluir
  14. Muito obrigada! Super esclarecedor seu artigo.
    Meu caso está parecendo caminhar na normalidade, mas vou consultar um especialista para o diagnóstico final.

    ResponderExcluir
  15. Ola boa noite, gostaria de saber o que causa o edema quando paciente faz uso do gesso ou tala,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das causas é a vasoplegia. A lesão que provocou a necessidade de colocar o gesso também pode ter provocado o edema e finalmente caso o gesso esteja apertado pode dificultar o retorno venoso.

      Excluir
  16. Bom dia , tive uma torção no dia 30 de agosto , foi pelo menos o diagnóstico do médico, ao procura-lo 30 min após o ocorrido, depois de 2 semanas a dor era imensa procurei o posto de saúde, só aí a outra médica pediu um Raio X pro hospital , onde foi confirmado que tinha quebrado meu pé, a que osso mais fino rsrs, mas sem deslocar , fui encaminhada pro hospital de Joinville, onde fui bem atendida , colocaram uma tala de gesso , Conclusão, já tirei a tala mas meu pé continua inchado , e vermelho, não dói de dia , só de noite , de manhã meu pé continua rosado mas sem inchasso nenhum , logo depois a andar recomeça a inchar , isso é normal ?? Não dói... ando com um pouco de dificultado, tenho 62 anos... não fiz fisioterapia pois onde moro tenho dificuldade por falta de locomoção... é uma área rural... meu nome é Maria e moro em Barra Velha sc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa verificar se sua fratura colou. Retorne ao hospital ou consultório do ortopedista para fazer uma nova radiografia.

      Excluir
  17. Minha perna incha quando ando muito e desincha rapido quando paro pra descansar isso e normal ? Quebrei a perna e coloquei uma haste faz uns 25 dia q operei

    ResponderExcluir
  18. Meu marido fez um cirurgia quebrou o tornozelo a 40 dias e toda vez que baixa o pé fica roxo

    ResponderExcluir
  19. Oi doutor eu sofri um rralma na tíbia e tbm perto do calcanhar e fiz cirurgia com placa e Pino tem 10dias que estou em casa e ando com a muleta pra banha no necessário as apareceu um vermelho oq pode se quando fico com a perna pra baixo

    ResponderExcluir
  20. Olá tive uma entorse no dorso do pé já faz 4 semanas, quando coloco pra baixo ele incha e escurece, no caso seria a vasoplegia, qual o tratamento que posso fazer para a reconstrução dos vasos? O banho de contraste seria indicado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. A descrição sim pode sugerir o diagnóstico . Sugiro confirma-lo com um ortopedista que irá instituir um tratamento apropriado.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.