Apneia do Sono e osteoporose

O indivíduos que dormem mal e tem apneia  do sono aumentam o risco de desenvolver osteoporose, especialmente entre as mulheres, naturalmente mais susceptíveis a perda da massa óssea porém atinge frequentemente os homens mais velhos essas foram as conclusões de um novo estudo publicado no Jornal da Sociedade de Endocrinologia of Clinical Endocrinology and Metabolism JCEM.

O que é a Apneia do sono?

A Apnéia do sono é uma condição que provoca breves interrupções na respiração durante o sono. 

Qual a forma mais frequente de Apneia do Sono?

A forma mais comum é chamada de Apneia obstrutiva do sono, ocorre quando vias aéreas de uma pessoa torna-se bloqueada durante o sono. Se a apneia do sono não for tratada pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e ataques cardíacos.
 " Perturbações do sono causados ​​pela apneia podem prejudicar vários órgãos e sistemas do corpo, incluindo o sistema esquelético "
Os autores comentaram "Quando a apnéia do sono priva periodicamente o corpo de oxigênio pode enfraquecer os ossos e aumentar o risco de osteoporose . A condição progressiva pode levar a fraturas ósseas expontâneas, aumento dos custos médicos, reduzir a qualidade de vida e até mesmo provocar a morte . " 

Esse foi um estudo de coorte retrospectivo usando registros do programa de Seguro Nacional de Saúde de Taiwan de 1.377 pessoas que foram diagnosticadas com apnéia obstrutiva do sono durante vários anos 

Durante o curso de seis anos , os pesquisadores compararam indivíduos com diagnóstico da osteoporose no grupo de pacientes com apneia do sono com um grupo controle de 20.655 pessoas com idade e sexo semelhantes porém que não apresentavam o distúrbio do sono. 
Os investigadores encontraram uma incidência de osteoporose 2,7 vezes maior entre os pacientes com apnéia do sono do que o grupo controle, após o ajuste para idade, sexo, outros problemas médicos , localização geográfica e renda mensal. 
Os pesquisadores alertam: As mulheres e os indivíduos mais velhos enfrentam maior risco de desenvolver a doença óssea.
"À medida que mais e mais pessoas são diagnosticadas com apnéia obstrutiva do sono em todo o mundo , os pacientes e os profissionais de saúde precisam estar cientes do risco acrescido de desenvolver outras condições",
Afirmou um dos pesquisadores . "Precisamos dar mais atenção à relação entre apnéia do sono e saúde dos ossos  para que possamos identificar as estratégias para prevenir a osteoporose. " 

Autores do estudo incluem : Yu -Li Chen, Shih- Feng Weng , Chien- Wen Chou, Chwen -Yi Yang e Wang Jhi - Joung de Chi Mei Medical Center, e Yuan- Chi Shen de Kaohsiung Chang Gung Memorial Hospital, em Kaohsiung , Taiwan. O estudo, " Apnéia Obstrutiva do Sono e Risco de Osteoporose: um estudo de coorte de base populacional em Taiwan ", 

Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 18/04/2018

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.