Fratura do Processo Transverso da Coluna Lombar

Entendendo a lesão que tirou Neymar da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

A fratura do processo transverso é uma lesão comum no futebol?
As fraturas da coluna são descritas no futebol porém não são muito frequentes, dentre as fraturas da coluna no futebol a fratura do processo transverso é das mais frequentes.

Fratura do Processo transverso
de L2 e L3 a esquerda.
O que causa a fratura do Processo transverso da coluna lombar.
Trauma de grande energia, como uma joelhada com o jogador em velocidade. No trauma contuso a força de impacto é igual: massa X velocidade ao quadrado.
Na lesão do Neymar para entendermos a quantidade de energia temos que imaginar que o jogador estava em movimento e nesse caso além da força da própria joelhada temos que imaginar que o joelho representa o ponto de contado de todo o corpo do jogador adversário e desse modo podemos imaginar que todo o peso da adversário multiplicado pelo quadrado da velocidade de deslocamento no ar produziu um grande impacto e fraturou a coluna.

Quais o mecanismo de trauma na fratura do Processo transverso da coluna lombar?
Trauma direto (como em acidentes automobilísticos ou numa joelhada), forças violentas laterais de flexão-extensão (como em esportes principalmente futebol) ou avulsão do músculo psoas ou ainda fraturas Malgaigne da pelve.

As fraturas do processo transverso podem ter outras complicações?
Sim, Existe uma grande associação de fraturas do processo transverso e lesões abdominais, incluindo trauma nas vísceras abdominais, retroperitônio, coluna vertebral, ossos longos e crânio, Nesses casos além do exame de radiografia simples devemos sempre avaliar com exames de tomografia computadorizada.

As Fraturas do processo transverso necessitam de cirurgia?
Não, somente as lesões associadas eventualmente podem requerer cirurgia, para tratar a fratura isolada basta o repouso. cintas e coletes podem melhorar o conforto e facilitam o transporte e locomoção.

Essa lesão coloca em risco a carreira do Neymar?
A princípio não, a informação que temos é que se trata de uma lesão isolada, sem outros órgãos lesados e nesse caso em poucas semanas o jogador poderá retornar aos treinos.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 05/07/2014

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.