Obesidade Artrose e dor no Joelho

A Artrose pode ser definida com uma doença inflamatória crônica das articulações resultado de eventos mecânicos e biológicos. Eventos mecânicos desacoplam a degradação e a síntese de cartilagem, com predomínio da degradação sobre a síntese. Em última análise mudanças morfológicos, bioquímicas, moleculares e biomecânicas ocorrem com graus variáveis de inflamação articular porém sem repercussão sistêmica.

O paciente típico é uma mulher com obesidade, dor crônica articular, principalmente nos joelhos. Os investigadores notaram que a artrose de joelho não é sempre uma doença mecânica e do envelhecimento, mas pode estar relacionada com a síndrome metabólica.

Estudos recentes tem demostrado que a redução da massa corporal (sobrepeso e da obesidade) pode diminuir a progressão da artrose e aliviar a dor da artrose nas articulações dos membros inferiores. O último Congresso Brasileiro de Cirurgia de Joelho ressaltou a relação da obesidade com a infecção pós operatória, principalmente, após a prótese total de joelho. Foram apresentados também trabalhos que demostraram a redução importante da dor no joelho nos paciente que perderam 5% da massa corporal em poucos meses semanas.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

atualizado em 17/05/2014

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),