Ombro do Malhador de Academia
O Ombro do levantador de peso, Ombro do malhador, Ombro do halterofilista são nomes populares da osteólise da região distal da clavícula
Qual o aspecto radiográfico do Ombro do Malhador?
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/09/2013
O que causa a osteólise de clavícula?
O osteólise de clavícula é causada pelo microtrauma repetido provocado pelo excesso de exercícios/peso na região.
Porque ocorre a osteólise de clavícula?
A clavícula é o único osso que liga o membro superior ao restante do corpo, portanto toda a força exercida pelo braço passa obrigatoriamente por essa região. A solicitação excessiva pode levar a falha estrutural e consequente reação de estresse.
Quando surge o Ombro do halterofitista?
O problema suger quando o ombro é solicitado mecanicamente todos os dias. Sem repouso ou intervalo o osso entra em fadiga e surge o edema ósseo, com aumento de vascularização que acaba provocando um reabsorção do osso ( osteólise ).
Ressonância Mostrando Intenso Edema Área Branca no terço distal da clavícula. O exame de radiografia era normal. |
Nos casos iniciais a radiografia é normal e o diagnóstico é feito somente com a ressonância. Nos casos crônicos (semanas, meses de dor) a região distal da clavícula desaparece (osteólise)
Quais os sintomas do osteólise de clavícula?
O principal sintoma é a dor na região. A dor ocasionalmente irradia para a base do pescoço, trapézio, deltóide e braço. Os sintomas são agravados por atividades simples com lavar a axila do outro ombro e melhoram com repouso. Na malhação a dor é tipicamente provocadas por exercícios específicos, tais como supino e push-ups . Dor noturna também é relatada frequentemente principalmente ao mudar de posição e deitar sobre o ombro afetado.
Os movimentos do ombro são afetados?
Raramente, em geral os movimentos do ombro são normais.
Como é feito o diagnóstico?
O exame clínico sugere o diagnóstico que pode ser confirmado com ressonância magnética e radiografia simples.
Como é feito o tratamento do ombro do levantador de peso?
As atividades que provocam a dor devem ser interrompidas e um ortopedista deve avaliar o paciente para determinar outra medidas terapêuticas.
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/09/2013
Prezado Dr Marcos, faço musculação desde 1995 (tenho 43 anos) e há uns anos fui diagnosticado com artrose degenerativa no ombro (dores crônicas, problemas para dormir de lado, estalos, etc). Os últimos 3 ortopedistas consultados fizeram a mesma coisa: anti-inflamatórios (uma vez fiz infiltração) e fisioterapia. Tudo melhora nesse período mas sempre volta ao voltar aos treinos. Existe alguma solução ou apenas paliativos para esse caso? Muito obrigado.
ResponderExcluirTemos solução para tudo na vida
Excluir