Ombro do Malhador - Osteolise da clavicula

O Ombro do levantador de peso, Ombro do malhador, Ombro do halterofilista são nomes populares da osteólise da região distal da clavícula

O que causa a osteólise de clavícula?

O osteólise de clavícula é causada pelo microtrauma repetido provocado pelo excesso de exercícios/peso na região, ocorre em quem levanta peso na academia , porém a ginastica repetida, natação, flexão de braço, surf, etc e todos os exercícios com esforço sobre a articulação acrômio clavicular podem levar a sinovite nessa articulação, com o passar das semanas o trauma repetido leva a lesão na cartilagem e se o esforço permanecer pode surgir edema ósseo na extremidade distal da clavícula e dor persistente por meses no ombro.

Porque ocorre a osteólise de clavícula?
A clavícula é o único osso que liga o membro superior ao restante do corpo, portanto toda a força exercida pelo braço passa obrigatoriamente por essa região. A solicitação excessiva pode levar a falha estrutural e consequente reação de estresse. 

Quando surge o Ombro do malhador ?

O problema surge quando o ombro é solicitado mecanicamente todos os dias.  Sem repouso ou intervalo o osso entra em fadiga e surge o edema ósseo, com aumento de vascularização que acaba provocando um reabsorção do osso ( osteólise ).

Ressonância Mostrando Intenso Edema
Área Branca no terço distal da clavícula.
O exame de radiografia era normal.

Qual o aspecto radiográfico do Ombro do Malhador?

Nos casos iniciais a radiografia é normal e o diagnóstico é feito somente com a ressonância. Nos casos crônicos (semanas, meses de dor) a região distal da clavícula esmaece ou mesmo desaparece da imagem de RX simples.(osteólise) 

Quais os sintomas do osteólise de clavícula?

O principal sintoma é a dor na região. A dor ocasionalmente irradia para a base do pescoço, trapézio, deltóide e braço. Os sintomas são agravados por atividades simples com lavar a axila do outro ombro e melhoram com repouso. Na malhação a dor é tipicamente provocadas por exercícios específicos, tais como supino e push-ups . Dor noturna também é relatada frequentemente principalmente ao mudar de posição e deitar sobre o ombro afetado. 

Os movimentos do ombro são afetados?

Raramente, em geral os movimentos do ombro são normais.

Como é feito o diagnóstico do malhador ?

O exame clínico sugere o diagnóstico que pode ser confirmado com ressonância magnética e radiografia simples.

Como é feito o tratamento do ombro do malhador ?

As atividades que provocam a dor devem ser interrompidas e um ortopedista deve avaliar o paciente para determinar outras medidas terapêuticas.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/09/202

Comentários

  1. Prezado Dr Marcos, faço musculação desde 1995 (tenho 43 anos) e há uns anos fui diagnosticado com artrose degenerativa no ombro (dores crônicas, problemas para dormir de lado, estalos, etc). Os últimos 3 ortopedistas consultados fizeram a mesma coisa: anti-inflamatórios (uma vez fiz infiltração) e fisioterapia. Tudo melhora nesse período mas sempre volta ao voltar aos treinos. Existe alguma solução ou apenas paliativos para esse caso? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Dr Marcos. Sofri uma luxação no ombro no final do ano de 2022 pois uma onda do mar forte me pegou pelas costas. É a primeira vez que tive uma luxação.Tive fraturas na glenóide e no úmero. É possível voltar ao normal apenas com a fisioterapia sem precisar operar estas fraturas e esperar que estas se consolidem? Muito obrigado por sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fraturas de úmero e glenóide simultaneamente não é frequente. Fundamental avaliar a localização e o tamanho desses fragmentos

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.