Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Quem é o Dr Google?

Quem é o Dr Google?


Muitas pessoas procuram informações medicas na internet, você pode encontrar uma infinidade de sites principalmente em inglês e é muito importante que você não acredite em tudo que lê on-line. Em relação a informações sobre ossos, articulações e músculos sempre converse com o seu ortopedista.
Pergunte ao seu ortopedista se ele tem um site pessoal que você possa consultar.
Procure saber se o site que você está lendo é é certificado por uma entidade nacional ou internacional: exemplo esse site é certificado pelo HonCode. ou esse site é certificado pela Web Medica Acredita.


O que é o  WEB MEDICA ACREDITADA? 

Web Mèdica Acreditada. More informationO WEB MEDICA ACREDITADA é um selo de certificação semelhante ao Honcode, Emitido pela associação médica de Barcelona na espanha, os sites devem seguir um codigo de conduta de acordo com os critérios:




O que é o HonCode?
HONcode é o mais antigo, o mais utilizado e o mais confiável codigo ético para sites médicos e de saúde relacionados disponíveis Internet, a obtenção do certificado é gratuita, ou seja não há como pagar para obter a certificação. O HONcode é projetado para três públicos-alvo: público em geral, os profissionais de saúde e para o editor da web, envolvendo ativamente o proprietário do site do processo de certificação.A Fundação HON é uma Organização Não-Governamental, conhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro no campo da ética das informações de saúde, nomeadamente para o estabelecimento de seu código de conduta ética, a HONcode. Mais informações click aqui.


Nós aderimos 
aos princípios da charte HONcode da Fondation HONPara verificar se um site é certificado você deve clicar na imagem do HonCode como na Imagem ao lado. Para adquirir o certificado e manté-lo o site deve cumprir o Código de Ética o tempo todo.



Nós aderimos aos princípios da carta HONcodeVerifique aqui



DICAS:
• Compare as informações da internet com outras fontes como por exemplo livros e jornais.
• Sempre confira as credenciais do Autor, estas informações devem estar impressas de modo claro no site. Não confie em informações que não tem autor e sem data de quando foi escrito. Preferencialmente o artigo deve citar as fontes de onde as informações foram retiradas ou quem as escreveu.
• Converse com o seu médico para confirmar as informações que você leu no site, isto é fundamental quanto você encontrar informações que parecerem ser contraditórias com as informadas pelo seu médico ou outras fortes confiáveis exemplo trabalhos científicos Nivel A de evidência ( Leia mais em Medicina Baseada em Evidencia - MBE curso para alunos de medicina que está dispóvivel nesse site: Clique Aqui.)
• Jamais confie de imediato numa informação que seja diferente da orientação do seu medico.
• Nunca realize um auto diagnóstico e inicie um tratamento baseado somente em informações da internet, converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
  • Cuidado com informações médicas publicadas em Sites Comerciais ou de Empresas que vendem o produto que estão afirmando ter uma determinada característica. Esses sites são feitos pelo departamento de marketing da empresa e não pelo departamento científico.

Dr. Marcos Britto da Silva
Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 20/04/2010

2 comentários:

  1. meu nome é Alan a 2 anos venho sentido dores no joelho esquerdo piorou desde janeiro 2013 fiz ressonância conclusão;a cartilagem hialina da faceta medial da patela mostra fissura que toca o osso subcondral condropatia patelar grau 3 minimo volume de liquido articular.

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana