Frio ou Calor

O tratamento com gelo e calor é chamado de termoterapia e se baseia no fato de que a diferença de temperatura melhora as dores músculo-esqueléticas.
Alguns colegas argumentam que devemos colocar Gelo nas primeiras 24/48 horas e calor depois. Eu prefiro usar gelo o tempo todo, tanto na fase aguda quanto nos dias subsequentes.

Porque usar gelo o tempo todo ?

O gelo diminui o metabolismo e a atividade tecidual, inclusive de vasos e nervos.
Inicialmente ele provoca uma vasoconstrição o que faz com que a pele fique pálida ( diminuição do fluxo de sangue ) e uma vasodilatação reflexa, ou seja depois de alguns minutos o local fica vermelho.
A Agua morna por sua vez provoca somente a segunda fase ou seja vasodilatação.
Na primeira fase ( vasoconstrição ) o gelo diminui o funcionamento dos nervos o que produz anestesia ( após usar gelo alguns minutos, ao tocarmos na pele, não sentimos o toque provocado pelo contato dos dedos).
Essa analgesia permanece por mais tempo, mesmo após a retirada do gelo. Outro aspecto que torna o gelo superior a água morna é que a vasodilatação reflexa que ocorre após os primeiros minutos é mais intensa e mais prolongada que a produzida pela água quente.
Ou seja o gelo é superior a água morna pois apresenta melhores resultados de analgesia e vasodilatação reflexa mais prolongada.

Devemos usar gelo em todos os lugares e em todas as pessoas?

Não, apesar do gelo ser superior a água morna, repetindo ÁGUA MORNA, ( não use água quente pois senão você vai queimar a pele ) nem todos os pacientes suportam bem o gelo, principalmente paciente mais idosos. Locais com protuberâncias ósseas salientes também são mais sensíveis ao gelo.
A região dos pés, por exemplo, responde muito bem a água morna com um pouco de sal.

Por quanto tempo devemos aplicar o gelo?

Vinte minutos, evitar o uso por períodos mais prolongados, o gelo provoca queimaduras e faz lesões tão ou mais graves que o água quente. ( lembre-se das histórias das pessoas que perderam a ponta do nariz ou partes do pé quando expostas ao frio extremo por muito tempo )
Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, a pele deve estar protegida por um pano e o gelo deve estar dentro de uma sacola plástica.
Gelo por períodos maiores que 20 minutos pode causar queimaduras!

Podemos usar bolsas de gel geladas? Elas substituem o gelo?

Essas bolsas que são colocadas no frizer são muito úteis para crianças. ( não use gelo em crianças pequenas sem orientação médica ) a vantagem para crianças, é que essas bolsas térmicas perdem rapidamente a temperatura em contato com o ar e com a pele.
Para tratamento das patologias ortopédicas o uso de 3 ou 4 formas de gelo bem picado dentro de um saco plástico de supermercado é muito mais eficiente. O saco plástico fino cheio de gelo bem picado se molda a superfície da região e proporciona uma temperatura homogênea em todos os pontos, ou seja é superior ao bolsas com gel.

Podemos aplicar pomadas anti-inflamatórios junto com o gelo?

Sim, o momento ideal para aplicar esses produtos é após a retirada do gelo. Após 20 minutos de aplicação de gelo a pele está avermelhada ( vasodilatada ) e um pouco úmida, passe um pano seco para enxugar a pele e a seguir ( ainda com a pele avermelhada ) aplique o creme anti-inflamatório.

A aplicação de gelo tem algum risco?

Sim, se você aplicar gelo durante muito tempo vai queimar a pele e os tecidos abaixo da pele ( Geladura ).

O que é banho de contraste?

O banho de contraste é o uso de agua morna e agua gelada de modo alternado.

Como é feito o banho de contraste?

O banho de contraste deve ser preparado com duas bacias. Na primeira coloque água quente e tempere até uma temperatura de 36-38 graus, na outra coloque agua gelada com vários cubos de gelo.
Inicie colocando os pés ou as mãos na água morna durante 15 a 20 segundos e a seguir coloque na água gelada durante 5 a 10 segundos. Retorne para água morna e repita até completar 20 minutos.
a medida que a água morna for esfriando complete com mais água quente.

Quando devo usar o banho de contraste com agua morna e agua gelada?

O banho de contraste em geral é usado para melhorar os edemas (inchaços) crônicos ou nos edemas residuais

Devemos sempre usar o gelo para todos as patologias?

Patologias inflamatórias cronicas, idosos e fibromialgia realmente não gostam de gelo. gosto muito do gelo para as patologias traumáticas e esportivas mesmo envelhecidas. Porém cada caso é um caso, 
Para postar comentários você deve ser seguidor do Blog.

Leia Mais sobre Tendinite

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 27/01/2010

Comentários

  1. meu médico disse que eu tenho dor asiatica e tenho que usar agua morna, você disse que gelo e melhor, devo usar gelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola doutor quebrei o quinto osso metacarpo e com 15 dias o médico mandou eu tirar o gesso mas a minha mão ainda continua inchada e doendo e não consigo mexer o q devo fazer?

      Excluir
    2. Almir o inchaço pode ser normal, porém você deve procurar seu ortopedista para que ele possa avaliar pessoalmente a sua mão.

      Excluir
  2. A dor que Ocorre nos membros inferiores e tem origem na Coluna Lombar é chamada de Dor Ciática ( nervo ciático ). Você deve sempre seguir a orientação do seu médico.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, 35 anos, RJ/RJ.
    Boa tarde Dr. Marcos Britto,
    A utilização do creme anti-inflamatório assim que se retira o gelo não vai causar um rompimento de vasos e assim ficando o local mais roxo? O ideal não seria esperar mais um pouco ou não tem problema algum? No aguardo de uma resposta. Att.

    ResponderExcluir
  4. O creme antinflamatorio não causa rompimento de vasos. Os vasos se rompem (nos casos onde há uma equimose: área roxa na pele) no momento do trauma. Após a retirada do gelo a área está avermelhada pela vasodilatação e essa vasodilatação favorece a absorção do creme antinflamatório. Para tratar a equimose os cremes antinflamatórios podem não ser a melhor opção, converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  5. A aplicação do gelo e antianflamatório também deve é aconselhavel em caso de fissura/fratura? ou só em caso de luxações?. Com o gesso não é possível aplicar tratamento local. A bota seria mais aconselhavel?
    Patrícia, 32 - Nova Friburgo

    ResponderExcluir
  6. O gelo também pode ser usado em casos de fratura, alguns tipo de fratura necessitam permanecer com imobilização gessada o tempo todo para manter a redução (manter o osso no lugar)nesses casos não podemos usar a bota.
    Para saber o melhor tratamento para o seu caso converse com seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  7. Em 28/12 eu sofri uma queda, que resultou na fratura do segundo metacarpo da mão esquerda. Estou usando uma tala de gesso presa por bandagem, que modifiquei para liberar dois dedos da mão, mantendo o médio e o indicador unidos para imobilização.

    Porém minha mão está muito inchada, o edema se estende até a base do polegar, atrapalhando o movimento, e também os outros dedos que deixei livres... Preciso tirar a bandagem para aplicar gelo ou não?

    Ronaldo, 41, Embu - SP

    ResponderExcluir
  8. Retirar a imobilização é perigoso pois pode causar desvio da fratura e o caso passar a ser cirúrgico. Em geral o mão fica edemaciada quando o paciente não faz repouso. Fique deitado com a mão elevada e procure o seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia !

    Utilizo Sulfato de Condoitrina,Glucosamina e Manganês Quelado ( 300 mg e 10mg ).Este tipo de tratamento é demorado mesmo ? quanto tempo observo melhoras significativas ? tenho que tomar pelo resto de minha vida ?

    Ricardo

    ResponderExcluir
  10. Ricardo de uma olhada no artigo sobre glicasamina e condroitina.
    copie o link e cole na barra de endereços ou dê uma olhada na lista de artigos na barra direita desse blog.
    http://www.marcosbritto.com/2009/11/glicasamina-e-glicosamina-condroitina.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, sofri um acidente e fiz uma cirurgia no punho pois tive tres pinos foi uma lesao muito grave no radio escafoide e uma serie de coisas que nao lembro, fiz nova chapa e a cirurgia foi bastante positiva, mas estou sentindo muita dor no nervo mediano repuxando ate nas pontas dos dedos gostaria de saber o que devo fazer, desde ja lhe agradeço

    ResponderExcluir
  12. Em relação ao frio ou calor sugiro que você converse com seu ortopedista, Em relação a dor no mediano irá depender da causa, algumas lesões são cirúrgicas outras não. As fraturas graves do punho algumas vezes cursam com contusões no nervo mediano. O tratamento depende de um exame clínico e em alguns casos de Eletro-Neuro-Miografia.

    ResponderExcluir
  13. Prezado Dr. Brito,
    Meu nome é Marcos e resido em Campos.
    Comecei a sentir dores em meu pé esquerdo, após uma ressonância magnética, verifiquei que estou com fratura por estresse e bursite. Fui a um ortopedista que disse que tb estou com fascite plantar. Me receitou feldene 20 mg SL. Já fazem 5 dias que estou tomando o medicamento, porém as dores continuam e sinto tb uma ciatalgia. Li seu post sobre água quente ou fria e gostaria de saber se é indicado para o meu caso. Grato.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Marcos Britto da Silva - desloquei o pulso numa queda, e como sou violonista profissional tenho receio da cirurgia atrapalhar minha habilidadede tocar o violao. O medico disse que vai acontecer exatamente o contrario, vai melhorar minha performance depois da cirurgia. Sera mesmo? Disse que vou tocar melhor que antes. Eu tenho medo de colocar pinos de metal no pulso. Que o senhor pensa disso?........obrigado........Waldyr Menetoo

    ResponderExcluir
  15. O deslocamento do punho é uma patologia grave que evolui de modo insatisfatório sem tratamento. Uma articulação não pode ficar fora do lugar pois a cartilagem se nutre com o movimento e uma articulação deslocada ( luxada ) não se move adequadamente e desenvolve artrose secundária ao trauma. Dê uma olhada no Post sobre Artrite e Artrose.

    ResponderExcluir
  16. Em relação ao Paciente de Campos dos Goitacases, RJ. Você tem vários diagnósticos, porém, o que deve ter prioridade no momento é a fratura de Stress. Dê uma olhada no Post sobre Fraturas ocultas e Fraturas de Stress.

    ResponderExcluir
  17. sonia 37 anos manaus amazonas boa noite dr marcos a cerca de tres anos atrais fiz exame que constatou bursite subacromial subdetoidea no ombro direito agora depois de tres anos fiz outro exame constatou sinovite do cabo longo biceps bursite subcoracoide direita calcificaçoes linear na inserçao do tendao do infra espinhoso direito 0,4 cm calcificaçao de 0,4 cm na articulaçaO ACROMIO CLAVICULAR DIREITA CALCIFICAÇAO DE 0,20 CM NA INSERÇAO DO TENDAO DO INFRA ESPINHOSO ESQUERDO TRABALHO NUMA INDUSTRIA SE ESTA E CAUSA DE TANTA DOENÇA POIS FAÇO MOVIMENTO REPETITIVO GOSTARIA MAIS INFORMAÇOES A RESPEITO DESAS DOENÇAS

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite meu nome é Clécio sou da cidade de Lagarto estado de Sergipe. Email: cleciosouz@hotmail.com. Eu fiz 2 cirurgias no tornozelo (E) e estou com inflamação cronica devido o esforço no trabalho não ter me recuperado corretamente. Gostaria de saber qual o procedimento que devo ter em casa para aliviar a dor pois não posso ficar em pé por muito tempo nem fazer esforços repetitivos.Fico grato desde já.

    ResponderExcluir
  19. Sugiro agua morna com sal no final do dia por 20 minutos. Se não melhorar procure um ortopedista

    ResponderExcluir
  20. Dr., fraturei a 3a falange do 3o dedo do pé esquerdo ao chutar fortemente o sofá da sala. O médico q me atendeu imobilizou o dedo com esparadrapo. Com qtos dias poderei andar normalmente? A fratura foi ontem e me caso em 16 dias! Help!

    ResponderExcluir
  21. Carol em 16 dias a fratura ainda não estara consolidada, você terá dificuldade para usar salto alto sugiro que você use um vestido longo e sapato baixo, a dor será menor porém ainda terá provavelmente dor para ficar muito tempo em pé e dançar.

    ResponderExcluir
  22. Tenho fascite plantar no pé esquerdo + artrose acentuada nas mãos (dedos). Dói muito. O que devo fazer para aliviar as dores?

    Lacerda

    ResponderExcluir
  23. anna maria da costa cantanhede27 de julho de 2010 às 20:47

    anna maria 73 anos Rio de janeiro, maranna18@globo.com

    Há um ano e meio levei um tombo de uma escada de cinco degraus.Dois dias depois mal conseguia andar, fiz no Labs uma ressonancia magnética, deupinçamento dea raiz da hernia no nervo ciático ,até hoje fiz todo tipo de fisiterapia, para livrar de uma operaçao hoje estou pior comperna esquerda dormente atáe o dedão
    começando já a dormencia na perna direita muita dor na lombar já no fimda tarde mal consigo andar. Hoje procurei na intrnet uma clinica da dor para pedir socorro, não sei mais a onde ir para me livrar dessa dor que me acompanha a mais de um ano

    ResponderExcluir
  24. Sempre podemos fazer alguma coisa para minimizar o sofrimento. Não se desespere. Algumas vezes podemos revolver os problemas com medicamentos, porém, outras vezes precisamos operar. Cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  25. DR. CAIU UM PRATO EM CIMA DO MEU PÉ, NO PEITO DELE E FEZ UM CORTE UM POUCO FUNDO, QUE LEVOU 2 PTS. O MÉDICO DISSE QUE EM POUCO TEMPO IRIA SARAR; MAS ATÉ HOJE MEU DEDÃO ESTÁ IMÓVEL, TIREI RAIO X E O MÉDICO FALOU QUE É TENDINITE, INDICOU FISIOTERAPIA. MACHUQUEI DIA 23 DE JUNHO E ATÉ HOJE ESTÁ INCHANDO. QUERIA SABER SE CORRO RISCO DE TER UM PROBLEMA MAIS SÉRIO. ME ORIENTE POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  26. meu nome é André paixao santos,Cotia sp email andrepaixaotnt@gmail.com
    dr gostaria muito que o senhor me ajudasse,eu amo jogar futebol aos finais de semana,mais a algum tempo venho sentindo uma dor na regiao do glúteo,nao sei se é muscular posterior da coxa ou se é nervo (ciatico)eu até consigo jogar sem muito incomodo,mais o problema é quando o sangue esfria no dia seguinte mal consigo andar.o que o senhor me recomenda?estou fazendo tratamennto com gelo todo dia tem alguma dica? agradeço desde já obrigado!!

    ResponderExcluir
  27. Por que depois da aplicação de gelo no local sinto uma dor intensa no mesmo? Coloco 20 min. no calcanhar, sintoma de faciste.
    luiz Carlos
    lcnunesv@ig.com.br
    48 anos
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  28. Nunca coloque o gelo diretamente sobre a pele, proteja com um pano principalmente as superfícies ósseas, o gelo queima tando quanto a agua quente!

    ResponderExcluir
  29. carlos alberto do valle ,64 ,cruzeiro , sp vovomane@gmail.com.Tenho artrose no joelho, tomei glucosamina e conduitrina por 6 meses e não resolveu. Quando quero jogar bola tomo um remedio natural chamdo harp 100 ,jogo e não doi nada. Será que faz mal, porque ele não contem bula para explicar.

    ResponderExcluir
  30. Não conheço esse medicamento Harp100, não tenho dar opinião.

    ResponderExcluir
  31. no caso da água morna qul o tempo q deve ser usado , no caso de um inchaço na mão, onde o gelo é muito gressivo doip muio por ter ossos....

    ResponderExcluir
  32. sireliapferreira@hotmail.com seu email está errado, não tenho como responder a pergunta

    ResponderExcluir
  33. minha sogra caiu e bateu o osso do calcanhar, depois de uma semana começou a doer e inchar, ela tem 62 anos e tem osteoporose e diabetes tipo 2 , o que pode ter acontecido?se puder me responder meu e-mail é paulinha_anjinha_04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. sou musico ,cavaquinista a mais de 30 anos ,estudo ate hoje e exercito treino 6 horas por dia todos os dias nunca tive problema algum de dores nos dedos de uns dias praca estou sentindo dores orriveis nas pontas dos dedos ja tomei ant-imflamatorios como a cefalexcina,tomei ate 1 bezetacil de 1200 e continua doendo quando toco,exite algum remedio dr.?

    ResponderExcluir
  35. O uso de medicação sem orientação médica é perigoso, você está usando medicações que são antibióticos! Procure um ortopedista para avaliar seu dedo não use antibióticos sem orientação médica, essa atitude ajuda a criar as superbactérias que causam infecção e não respondem aos antibióticos convencionais.

    ResponderExcluir
  36. washington-amaral@hotmail.com27 de outubro de 2010 às 10:27

    oi sou o washington tenho 32 anos moro em santos sp meu email e washington-amaral@htmail.com a 5 anos tive uma queda de moto torci meu pe sempre tenho dores fortes no pe esquerdo agora estou tomando um antiflatorio ja fis radiografia e acusou torçao antiga. agora vou marcar uma resonancia.sera que posso fazer caminhadas na praia com os pes na agua para a judar a passar ador ou vou tar agravando mais o poblema.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite Dr. Marcos,
    fiz cirurgia de LCA em 06.10.2010. faço extensão do joelho e 126º de flexão. Porém, quando estou fazendo a extensão e ao passar para o movimento de flexão sinto uma peque na travada no joelho, como se faltasse "lubrificante". isso é normal?
    Agredeço a atenção.

    ResponderExcluir
  38. Liana, 25 anos, rio de janeiro, RJ, li2010okt@yahoo.com.br

    Estou com o joelho inchado e dolorido quando dobra. Na parte de trás e interna do joelho, está com uma parte alta mais dura. E "range" um pouco também quando movimenta.

    Pretendo procurar um ortopedista, mas gostaria de saber se uso gelo ou agua morna enquanto isso.
    (OBS: já tive derrame nesse joelho, uns 8 anos atrás)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  39. tambem sou cavaquinhista ha mais de 20 anos,ja estou mais ou menos 2 meses com ardumes senssiveis orrives nas pontas dos meus dedos existe alguma pomada pra esse problema dr?

    ResponderExcluir
  40. Sugiro que antes de se medicar você procure um médico para examiná-lo pessoalmente

    ResponderExcluir
  41. Parabéns Dr. Marcos Brito, gostei muito do Blog, tenha um bom final de semana........

    ResponderExcluir
  42. Dr. Marcos Brito o que o senhor acha da técnica do plasma rico em plaquetas (PRP), acha aconselhavel o uso da mesma associada a cirurgia reparadora de menisco medial por meio de sutura?
    Marcus Carvalho

    ResponderExcluir
  43. Yago, 18 anos, São Paulo-Capital, yagolima92@hotmail.com

    boa noite dr. eu sou atleta de competição de artes marciais, sou pratrocinado e luto pelo governo do estado, acontece que, em agosto deste mesmo ano, em um torneio eu chutei o cotovelo do meu adversário. Desde então, venho sofrendo com dores na região afetada. A dor e na região do tarso, ja passei no ortopedista mas ele disse que nao e nada... mas pelo amor de Deus, 2 meses doendo... agora tenho um torneio em indaiatuba-sp dia 20/11, o patrocinio quer que eu lute de qkqr jeito, o que eu faço doutor nao sei mais oque fazer... agradeco a atencao dispensada.

    ResponderExcluir
  44. Álvaro, 43 anos, Florianópolis, Santa Catarina.

    Estou com inflamação nos dois tendões da aquiles e surgiu um esporão no pé direito, na parte interna do tornozelo.
    Estou fazendo fisioterapia com antinflamatório, mas a resposta tem sido apenas razoável, apesar de tratar há bastante tempo.
    Ouvi falar que banho com água morna com sal pode ajudar. O que faço?

    ResponderExcluir
  45. Raul Silveira
    idade 24 anos
    e-mail : raulsilveira2009@bol.com.br
    São Roque/SP
    Dr Marcos , dia 02/12 sofri uma batida ou pisão e desde então tenho tido dores no dedão do pé esquerdo. Uma dorzinha chata embaixo do dedão e agora quando mexo o dedão andando ou para cima ou para baixo estando parado escuto um barulhinho tipo "trec trec" como se fosse algo solto ou tendão. Ja fiz agua quente com sal, to tomando isuprofeno(anti-inflamatorio 12 em 12 horas) ja enfaixei por 4 dias. e no momento estou colocando gelo por 2 vezes ao dia. o que pode ser? lembrando que ja tirei uma chapa de raio-x e nao deu nada.

    ResponderExcluir
  46. tenho uma luxacao acromio clavicular antiga no momento tenho inflamacao local,que devo fazer?

    ResponderExcluir
  47. Você deve procurar um ortopedista, ele deve examiná-la e caso seja necessário solicitar e interpretar exames laboratoriais e de imagem.

    ResponderExcluir
  48. Marco Barbosa - Itupeva - SP - 41 anos
    Jogo tenis e corro regulamente, mas de uns meses para cá comecei a sentir uma fisgada um pouco abaixo da panturrilha, que faz com eu tenha de para de praticar estes esportes de uma a duas semanas quando sinto o problema.
    Que médido devo procurar (ortopedista ou outro especialista) ? Qual o tratamento recomendado ? O problema pode ser muscular ou no tendão ?
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
  49. PRECISO DE UM ESCLARECIMENTO. A INFILTRAÇÃO TRAZ RESULTADO PARA FASCITE PLANTAR???? Fiz uma hoje e não sei ainda se resolveu pq é cedo pra concluir. Nesse caso posso colocar gelo ou é melhor quente?? obrigado Hellen Cury

    ResponderExcluir
  50. Olá doutor Marcos Britto peço ajuda com meus problemas ortopédicos





    Há 2 anos atrás durante um treino de muay thai, senti uma dor forte na sola do pé, muita mesmo

    Quando fui ao meu médico ele pediu um ultras-som, até que acusou inflamação na fáscia plantar e derrame articular na parte lateral direita do peito do pé articulação t1 e t2 (pé direito) na época nem quis saber o que era fáscia plantar só fiz o tratamento e infiltração para o peito do pé para voltar a chutar, mais a dor foi aumentando na planta do pé e não conseguia mais pular corda, então fui fazer algumas fisioterapias e parei uns 6 meses de lutar até que voltei, mais tive que parar de novo então fiquei nesse vai e vem e fiquei parado 1 ano e meio então esse ano tomei vergonha e fui pesquisar e resolvi ir a um outro médico especializado em pé, ele pediu uma ressonância magnética então a fiz e acusou a lesão na lateral do pé, e não acusou inflamação na fáscia plantar e mais, acusou um corpo estranho no peito do pé mas nunca tive um corte no pé e não lembro da agulha ter se quebrado na infiltração e a ressonância não acusou qual objeto que era...

    Estou desesperado, por favor, me ajude.



    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Dr. me chamo Odravson, e eu fraturei meu tornozelo direito, (fratura exposta) fui submetido a uma cirurgia realizada neste ano no mês de Fevereiro e fiquei por 2 meses e meio, sem por o pé no chão, realizando fisioterapia meu pé desinchou só que faltando mais 2 (duas) seções fisioterápicas para acabar as 10 (dez) meu médico autorizou começar a pisar no chão, dai então meu tornozelo foi inchando e inchando e ele não receitou mais fisioterapia para mim, hoje completo 1 mês e meio que eu estou andando, com uma leve mancada e ainda uso gelo para amenizar o inchaço, minha dúvida é, estou fazendo certo usando gelo ? água morna ajudaria melhor que o gelo ?

    ResponderExcluir
  52. Caio, Corpos estranhos metálicos aparecem na radiografia simples, outros materiais as vezes so aparecem na ressonancia.

    ResponderExcluir
  53. Dr. Marcos tive uma Lesão Total no LCM, e um pequeno edema no Menisco que não afetou muito, procurei dois medicos, um disse para esperar o trauma cicratizar totalmente para começar a fisioterapia e outro disse para começar imediatamente...o que deve seguir doutor, quanto tempo é o ideal?
    Ps: tem 35 dias q ocorreu o incidente e não sinto grandes dores. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  54. Depende do grau de lesão, um lesão não é igual a outra, em alguns casos iniciamos a fisioterapia precoce em outros temos que esperar. Para saber o que fazer no seu caso precisaria examiná-lo.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde Dr. Marcos

    Fui submetido a uma cirurgia em janeiro desse ano (2011), pois fraturei a fíbula num escorregão em chão molhado, onde meu pé virou para fora com violência ocasionando a fratura.
    Foram colocados uma placa e 6 parafusos para fixar a fratura, não engessei a perna após a cirurgia. Fiquei 90 dias sem poder nem mesmo apoiar o pé no chão; passado esse tempo comecei a pisar com o auxílio de muletas axilares (terríveis), mas ainda sem apoiar todo o meu peso (145Kg); foi o período mais difícil porque tinha muito medo de dar algo errado. Fiz fisioterapia para fortalecer a perna e recuperar a amplitude de movimento da articulação afetada.

    Hoje não utilizo nenhuma muleta, já voltei a trabalhar, mas sempre que ando muito ou uso calçados fechados, meu tornozelo incha muito, muito mesmo. Faço crioterapia e elevação da perna para dormir e no outro dia o tornozelo está perfeito, nem parece que estava com edema. O ortopedista que me atendeu em um plantão médico me disse que o edema é normal e pode perdurar por até 2 anos (fiquei apavorado); quando o tornozelo incha, o visual não é nada agradável nem pra mim e menos ainda pra quem olha.

    Quando há edema, também fico mancando e sinto leve desconforto. O que posso fazer? Isso é mesmo assim? Quanto tempo pode durar essa situação (desagradável)?


    Desde já agradeço a sua ajuda e a boa vontade em me esclarecer.

    ResponderExcluir
  56. O edema pode ser residual, de qualquer maneira você deve ser avaliado por um colega ortopedista. Converse também com seu algiologista que pode eventualmente prescrever uma meia elastica. Alguns edemas perimaleolares estabilizam somente após 2 anos após a cirurgia dependendo da lesão que ocorreu no momento da fratura.

    ResponderExcluir
  57. cristiana , boa noite.
    Para postar no blog do Dr. Marcos Britto sove deve ser seguidora do blog. Acima a esquerda há um painel com varias fotos basta clicar Participe desse blog

    ResponderExcluir
  58. Brenda, somente seguidores tem os comentários publicados

    ResponderExcluir
  59. Maria Veronica, boa noite Antes de Postar você deve seguir o blog

    ResponderExcluir
  60. bom dia , dr. mim chamo jorge tenho 28 anos tenho 195 e 110 kg , moro em olinda -pe , estou disesperado nao tenho mais a quem recorre a mais ou meno 02 anos tive uma torção no tornozelo esquerdo jogando voley na epoca nao dei muita inportacia com a torção e nao cuidei de um ano para ca procurei varios ortopedista renomados aqui em recife e todos deram o mesmo diaginostico inflamação no talus passaram raios x mais no raio x nao acusou nada , mais ainda continua com um pouco de edma e quando faço alguma atividade como joga futebool ou voley ou pratica karate ele fica inchado e um pouco dolorido e hoje apareceu uma opotunidade em joga em um clube de futebol em recife na primeira semana de treino o tornozelo inchou perde a oportunidade mais se eu mim cura posso fazer novamente o teste sei que o senhor vai mim proculra meu medico mais vao passa todo tratamento novamente que nao fizeram efeito nenhum ,,,,,,,,,, se for possivel se o senhor mim passa um tratamento e um antiflamatorio adecuado para mim eu agradeço aqui e muito dificio acha ortopedista esportivo e quando acha e muito cara o valor da consulta ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, espero resp............ gostei muito de seu bloggg para bens se fosse possivel o sr mim resp por e-mail jorgevitalinocorreiadasilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  61. Olá,Doutor.Após uma torção,tive uma pequena fratura no osso Navicular e uma comunitiva no Cubóide no pé esquerdo.Meu médico disse que já calcificou,porém,ao andar,sinto uma dor fina embaixo do primeiro dedo do pé,próxima à curva do pé,embaixo,na planta do pé.Faz um mês a torção.Essa dor pode ser reflexo da fratura que houve do outro lado?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  62. Cara Sra. Vivian
    Somente seguidores do Blog podem postar comentários e perguntas

    ResponderExcluir
  63. Mas eu já estou seguindo,não?Bom,achei que já estivesse, vou tentar novamente.

    ResponderExcluir
  64. Acho que agora consegui. Pois bem,farei a pergunta novamente.Eu tive uma torção há cerca de um mês,que resultou em uma pequena fratura do Osso Navicular e uma Cumunitiva no osso Cubóide.Já estou começando a andar aos poucos pois,segundo o médico, já calcificou,porém estou sentindo,ao andar,uma pequena dor na parte de baixo, próximo ao primeiro dedo do pé,embaixo,na curva lateral da planta do pé.Seria o reflexo da fratura do outro lado?
    Meu email é contatodevi@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. O trauma que produz uma fratura pode traumatizar outros tecidos vizinhos, para saber se a dor é reflexo da fratura ou provocada pelo próprio traumatismo um bom exame clínico associado, caso necessário, com exames complementares pode responder a sua pergunta.

    ResponderExcluir
  66. Entendi,mas é certo que,mesmo calcificado,o pé pode continuar a doer,ao andar,mesmo após alguns meses de torção?

    ResponderExcluir
  67. Dr. Marcos Britto, boa tarde!

    Torci meu pé dia 12 de agosto e logo dei compressa com gelo. No entanto, fiquei sem conseguir pisar direito, mas não procurei auxilio médico, e semana passada, por não aguentar mais ficar mancando, forcei a pisar normal e agora todas as vezes que eu paro de andar meu pé dói muito, muito mesmo... o que devo fazer? corro o risco de ter rompido algum ligamento, sendo preciso uma ressonância magnética?

    Desde já sou muito grata,
    Izabella

    meu e-mail é izabella.sso.ufal@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Cara Srta. Izabella MS antes de fazer perguntas e comentarios a Sra. Deve primeiro seguir o Blog

    ResponderExcluir
  69. Quadruplo X, bom dia, para postar comentários é fácil basta seguir o blog, precisamos também de um email para retorno pois seu perfil no blog não disponibiliza seu email

    ResponderExcluir
  70. BOA NOITE DRº, LEVEI UM TOMBO NA ESCADA, VIREIMEU PÉ NÃO SEI COMO ESTAVA NO PENULTIMO DEGRAU DESCENDO, QUANDO PERCEBI QUE IRIA BATER AS COSTA APOIE COM A MÃO DIREITA QUE ACABOU COM UMA LUXAÇÃO NA MÃO E NO DEDEÃO DO PÉ ESQUERDO, MAS BATI O LADO DIREITO DA BUNDA NA ESCADA ISSO FOI NO DIA 01/08/11 DIAS DEPOIS PERCEBI O HEMATOMA, DEPOIS DE MAIS ALGUNS DIAS COMEÇEI A SENTIR DOR NA REGIÃO LOMBAR NA ALTURA DO RIN, E COMO JÁ TIVE PIELONEFRITE ACOMPANHADA DE SEPTICEMIA ACHEI QUE SE TRATAVA DE PROBLEMA RENAL FUI AO MEU ELE ME DIAGNOSTICOU COM LOMBALGIA AFETANDO O NERVO CIATICO, ISSO NO DIA 16/08/11 COMO PRATICO EXERCICIOS DE IMPACTO POWER JUMP, PAREI DE IR A ACADEMIA E TOMEI O MEDICAMENTO PRESCRITO AGORA A DOR ESTÁ SE IRRADIANDO PARA TODA A CINTURA LIMITANDO MEUS MOVIMENT. reginacamilorocha@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  71. Sugiro que voce faca uma avaliacao da coluna lombar pois a dor ciatica pode ter origem num problema da coluna procure seu ortopedista e informe que a dor esta descendo para a perna

    ResponderExcluir
  72. dr.minha mãe esta com 94 anos esta acamada e sente muitas dores no calcanhar como se fose uma agulha entrando.pode ser siculação,ela se alimenta muito pouco e fica a maior parte do tempo deitada a 4 anos ela teve avc.tem mal de parkison e hozaymer.se puder me ajudar abraços

    ResponderExcluir
  73. ela deve evitar ficar muito tempo com o calcanhar apoiado no mesmo lugar, mostre o calcanhar a um médico para que avalie se está surgindo uma escara de pressão.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde Dr. Marcos, posso imobilizar o ombro com tipóia estou com tendinite calcaria ja tomei,nimesulida,flotac,dexalgem,predsin,paratran e nadaa resolve me ajude...

    ResponderExcluir
  75. Leia o post http://www.marcosbritto.com/2008/01/tendinite-calcarea.html

    ResponderExcluir
  76. Olá. Sofri um acidente de moto há 4 meses, quebrei o punho esquerdo e bati fortemente o joelho no asfalto (caí com tanta violência que quando abri os olhos pensei que havia caído a minha perna). Fui levada ao médico, fiz raio x do corpo todo, mas só o punho estava quebrado. Então, eu não conseguia mexer a perna ou me apoiar, tava doendo muito e o médico fez uma breve análise (coisa de 30 segundos, sabe como é feriado, um monte de acidentes, muita gente pra atender) e disse que não estava quebrado. Porem, no dia seguinte e durante umas duas semanas, meu joelho ficou muito inchado, doendo tanto a parte de trás como a da frente, não conseguia me apoiar na perna e mancava. Hoje, 4 meses ainda tenho dores, não posso "bobear" quando estou descendo uma escada, pois a perna dobra para trás (como se o joelho não segurasse a perna, ela entorta para trás), tenho dores quando fico muito tempo em pé e quando caminho, e ando quase sempre mancando, pois não confio na perna, as vezes estou caminhando normalmente e ela dobra pra trás causando uma dor terrível, e ainda por cima não consigo me abaixar nem dobrar o joelho até o fim (como se fosse encostar o pé no bumbum). Minha pergunta é, será que pode ter rompido algum ligamento ou coisa assim?

    ResponderExcluir
  77. Cortei o pulso, tirei os pontos um dos pontos ficou exposto e não saiu, tento tirar com a pinça, mas ele está muito preso. Cortei o tendão, demora muito pra cicatrizar?

    ResponderExcluir
  78. desde já quero parabenizar pelo blog dr.
    eu tenho uma fratura no dorsal do escafóide há 3 anos...na época n diagnosticaram, hj a dor melhorou mas sou atleta de futebol ( pratico como profissão ) e faço jiu jitso nas horas vagas, tenho uma vida q força meu punho bastante...eu ainda sinto dores pra fazer tudo isso mas são " suportáveis " tenho medo de fazer cirurgia e parar de vez cm minha rotina, fisioterapia e fortalecimento ainda adiantariam ??
    desde já agradeço pela atenção q estou tendo

    ResponderExcluir
  79. Torci o tonozelo 3 dias atraz, consigo andar, correr, só que quando eu aperto no ligamento onde torci ele doi, oque faço?

    ResponderExcluir
  80. ????
    n entendi
    mas " brigadu " pela atenção

    ResponderExcluir
  81. Meu filho bateu o pé na carteira da escola,o pé inchou e ele não consegue apoia-lo no chão.O que fazer para desincha-lo?agua morna ou gelo no local?

    ResponderExcluir
  82. Dr. a 3 dias venho sentindo um formigamento no dois últimos dedos da mão esquerda, quando ponho meu cotovelo sobre a mesa o formigamento se intensifica, fui a uma ortopedista que pediu para eu esperar umas 2 semanas para ver se passa, a única coisa que sentia antes era o nervo do cotovelo mexer sozinho, eu faço academia posso continuar fazendo? o que devo fazer nesse periodo de espera?

    ResponderExcluir
  83. ola, gostaria de saber porque quando eu jogo bola e forço meu pé ele dói,ou toda vez que viro meu pé,por mais leve que seja também dói.me disseram que o nervo esta fora do lugar,faz algum tempo que eu fui em uma massagista ela apertou o nervo massageou meu pé deu um stralinho e o nervo voltou no lugar,mais agora novamente o nervo esta fora,voltei na massagista e desse vez ela nao conseguiu,o que eu poderia fazer para melhorar meu pé ?

    ResponderExcluir
  84. Dr. sofri uma luxação de cotovelo/fratura na cabeça do rádio, fui submetido a uma cirurgia para remover o fragmento ósseo do rádio, é recomendado fazer banhos de contraste para auxiliar na reabilitação? quando devo começar? retirei os pontos cirurgicos ontem, é melhor esperar circatrizar melhor ou não tem nada a ver? abraço

    ResponderExcluir
  85. Essa é uma lesão grave, você não deve fazer nenhuma terapia sem a autorização espressa do seu cirurgião. Um movimento errado pode tirar o cotovelo do lugar novamente.

    ResponderExcluir
  86. tenho dor na parte direi e na coluna os nervos da perna direita ficou mas lento e encolheu um pouco o meu medico disse que por causa da idade ai eu penso se for por causa da idade porque nao forao nas duas perna em vez so de uma oque devo fazer. o que devo fazer dr. marcos ?

    ResponderExcluir
  87. Video Locadora. Postar perguntas no Blog é fácil basta ser seguidor do Blog, Somente Seguidores do Blog podem fazer comentários e perguntas ao Blog

    Os seguidores do blog são todos aqueles que se registram como seguidores, no blog procure por uma série de fotos e avatar, clique em seguir o blog, pronto!

    ResponderExcluir
  88. Pulei do portão de casa (uma altura considerável) e caí em pé sem amortecer a queda causando assim uma forte pancada no calcanhar direito. Não se sabe se fraturou ou se só dói por causa da pancada. Há quem diga que se tivesse fraturado eu não estaria suportando a dor. Enfim... o que fazer? Gelo ou água morna?

    ResponderExcluir
  89. Olá doutor,
    caí da escada a uns 7 dias atrás e fiquei com vários hematomas na perna, sendo que um deles mais a baixo na canela esstá bem pálido e eu meio que não sinto a pele. Usei gelo por um tempo mas agora acho que não adianta mais,
    o senhor acha que é sério e eu devo procurar um médico ou só ter mais um pouquinho de paciência e essa agonia vai me largar?

    muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
  90. CAROS LUCAS E LOLA, PARA POSTAR COMENTÁRIOS É FÁCIL, BASTA SEGUIR O BLOG. LEIA O COMENTÁRIO ACIMA DESSE.

    ResponderExcluir
  91. Para determinar a gravidade de uma lesão o médico deveria ser consultado, essa lesão com menor sensibilidade pode ser algo mais sério, procure um ortopedista.

    ResponderExcluir
  92. Boa Noite Dr Britto Tive uma fratura esposta de tibia e fibia a tibia tive muita perda ossea e custo andar ando com auxilio de bengala,mas tem dia q custo a sair do lugar por causa das dores,gostaria de saber q tipo de banho ou tipo termico posso fazer pois so uso a toalha termica na fisioterapia tem 8 meses q faço fisio e não tem melhora,o meu acidente ja vai fazer um ano ,usei fixadores internos e externos ,sei q num vou andar + normal mas queria aliviar as dores o q faço ,Grata Ana .16/10/2001Meu email e anacristinanana@hotmail.com .

    ResponderExcluir
  93. Há um ano para cá tenho sentido uma dor no cóccix (penso eu.. pois é mesmo lá fundinho), não me doí ao sentar (o ano passado doía um pouco), mas se levantar a perna esquerda doí-me imenso, principalmente se tiver sentada ou deitada doí imenso ao levantar. Como há pouco dizia não sei se é o cóccix, porque a dor parece ser bem no meio mas é mais do lado esquerdo e por isso é que me doí quando levanto a perna esquerda e não a direita. Tenho escoliose, será que está relacionado? Será a coluna? Ou alguma inflamação que eu tenha nesta zona? A verdade é que não caí nem nada para provocar esta dor que sinto há um ano. Gostava que me ajudasse a ter um ideia do que se passa ou então se me puder dizer que especialista procurar, agradeço!

    ResponderExcluir
  94. A coccigonia pode ter várias causas você deve procurar um ortopedista.

    ResponderExcluir
  95. Olá , doutor você poderia me dizer por que em algumas fraturas usamos o tratamento com gesso e em outras com pinos , Aguardo resposta Att

    ResponderExcluir
  96. Olá. Sofri um acidente de moto há tres semanas e bati muito forte a minha perna esquerda no chão e até hoje está doendo e estou mancando um pouco. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  97. Você pode ter tido uma lesão mais séria como uma fratura ou contusão óssea, procure um ortopedista

    ResponderExcluir
  98. A uma semana levei um tombo e bati o joelho. O médico tirou raio-x e mandou tomar remédio p/ dor e gelo 4x ao dia. Mesmo colocando gelo direitinho o inchaço ainda está grande e está também no restante da perna e pronunciado no tornozelo. É normal isso? Mesmo colocando gelo?

    ResponderExcluir
  99. ola Dr.preciso muito de sua ajuda, a questão é a seguinte, minha mãe tem 68 anos de idade e uma das pernas está inchada direto e ela diz que dói demais, está tomando castanha da índia, colocando a perna na água quente e fria alternadamente e nada melhora, o que ela deveria fazer?agradeço antecipadamente. Agradeço antecipadamente a atenção.

    ResponderExcluir
  100. Dr, bom dia. Tenho metatarsalgia e fiz uso de celebra por 20 dias. Meu ortopedista recomendou gelo e nimesulida gel. Fiz o tratamento mas sinto muitas dores. Não consigo nem dobrar o segundo dedo (ao lado do hálux). A fisioterapia é recomendada nesse caso? O senhor acha que eu deveria tomar um analgésico mais potente que o celebra? Att Kelin.

    ResponderExcluir
  101. Olá doutor, . Eu cai da escada e parece ter torcido meu tornozedo direito. Fui ao médico, tirou radigorafia e não quebrou nem trincou foi um torção somente. Fiquei com o pé imobilizado por 2 dias apenas. Mas o tornozelo continua inchado proximo a "fíbula", parece ser na direção do "ligamento falo-fibular anterior" continua inchado. Na fíbula não sinto dor, mas no ligamento sim e não consigo posicionar o pé como se fosse ficar na ponta do pé, nem virar. O que pode ser? Devo fazer contraste, ou aplicar gelo somente? Este inchaço vai passar, já tem duas semanas?!
    Obrigada, Thiciara Azevedo

    ResponderExcluir
  102. marlysaraiva@gmail.com

    Boa tarde.
    Por favor, preciso de uma orientação.

    Sofro desde meus 15 anos com uma dor no pescoço subindo ao ouvido (tem um músculo ou nervo que se ligam) que doi demais, quando fui no bucomaxilo disseram que era o esternocleidomastóideo e uso a tal plaquinha nos dentes mas nunca tive um alívio se quer. Tomo dezenas de antiflamatórios injetáveis, comprimidos e nada, não consigo dormir, tenho sempre a sensação de que o lado esquerdo do rosto está sempre inchado. Gostaria de saber qual médico especialista pode me ajudar nisto, uma vez que no dentista nada aconteceu. Seria Neuro ou Ortopedista? o que se pode fazer? uma ressonancia magnética ajudaria avaliar o problema?

    aguardo resposta.

    grata.

    ResponderExcluir
  103. danicleyde2008@hotmail.com doutor eu cair da escada e depois que eu mim levantei fica doendo no meio da bunda e quando eu sento ou deito doi muito ou quando foço a perna esquerda para subir escada.espero que o senhor possa mim ajudar.

    ResponderExcluir
  104. Dr. Marcos .. ha cerca de 6 messes atras fraturei um osso que liga o dedo a mão (osso trapezio se eu não me engano , ao lado do dedão), e ate hoje doi bastante ,incha,não consigo fazer nenhum esforço .. o que devo fazer? agradeço.

    ResponderExcluir
  105. ola sou o Manoel...acabei caindo da escada da minha casa acabei torcendo o pé tirei o raio-x nada constou..só q ta doendo muito o meu pé..não consigo andar direito..e esta bastante inchado...como posso fazer para diminuir o inchanço...faz uma semana já...ele esta meio rocho...estou com medo...ja marquei consulta com ortorpedista..oq vc me indica...Dr..

    ResponderExcluir
  106. Olá,Dr.
    Minha fratura foi na diálise distal da fibula passei 15 dias imolilizado e 15 engessado, medico meu deu 15 dias sem pisar e depois tirei outra raio x ainda nao estava calcificado total me deu mas 20 dias,tirei com 22 dias outro raio x, pois ele me disse que nao estava calcificado total mas me liberou pra firmar o pe no chão me apoiando numa bengala, 15 min de agua norma e passar cataflan em spray e começar a fazer fisioterpia esse procedimento é correto sem que esteja calcificado?

    ResponderExcluir
  107. Boa noite Dr. Marcos
    estou a seis meses lutando contra "epicondilite lateral" que foi diagnosticada através de uma ultrassonografia no braço direito,além de uma "tendinopatia leve do supra espinhal,alteração degenerativa da articulação acrômio clavicular e tendinopatia leve a moderada do subescapular" diagnosticada através de uma ressonância magnética,já fiz mais de cinquenta fisioterapias(tens,ultra-som,oc,laser) e já tomei vários tipos de remédios pra dor e antiinflamatórios.Não sei mais o que fazer, estou afastado do trabalho á quatro meses.Por favor, há algo a mais que posso fazer?Existe algum outro tratamento ou medicamento que poderei usar?Espero uma resposta e desde já lhe agradeço. abraço.

    ResponderExcluir
  108. Estava jogando bola e chutei a bola de bico e na hora sentir uma dor no peito do pe e depois inchou, tomei uns antiflamatorio o inchaço acabou so que a dor continua ja estou com 2 semanas assim o que deve fazer compressa morna ou fria.

    ResponderExcluir
  109. Ola dr.Marcos a 2 messes fiz uma cirurgia com Ligamentoplastia com AÑGORA sera que recuraçao vai complicada

    ResponderExcluir
  110. Boa noite! Há uma semana sofri uma queda, virando o pé direito para o lado de fora. Procurei atendimento médico (mas não de ortopedista). Foi receitado anti-inflamatório durante 5 dias, de doze em doze horas. Terminei há dois dias de tomar o medicamento e meu pé voltou a incomodar quando ando, provavelmente por ter passado o efeito do remédio no meu organismo. A dor é situada na lateral externa do peito do pé. Li ainda há pouco sobre fratura de Lisfranc, que se localiza nesta mesma região (parte média do pé). Quando faço movimentos circulares com o pé direito, sinto dores bem leves, discretas. Essa lesão pode ser uma contusão ou uma fratura? Obs.: a médica que me consultou pediu uma radiografia e afirmou que não havia fratura na região afetada. Obrigada,
    Thaís

    ResponderExcluir
  111. Tenho 73 anos,vivo só com minha mulher, por conta disso,somos obrigados,a por vêzes trasportar pêso acima do recomendável.Há 3 anos vejo-me às voltas com Esporões Calcâneos em ambos os pés. Depois de 4 Ortopedistas, 80 Sessões de Fisioterapia e 10 aplicações de Acupuntura, sempre que tento fazer um pouco mais de esforço em meu dia à dia, a reencidiva da doença è certa.Nêsses casos, faço uso de antiinflamatórios jà receitados, banho com água morna e sal grosso e aplico pomadas à base de cânfora, o que nem sempre dá um resultado tão rápido como seria desejável.
    Dr.Marcos como o Sr. recomendaria que fõsse feita a manutenção,digamos assim, dos meus pés,

    ResponderExcluir
  112. Meu nome é Eramir,tenho 73 a., vivo só com com minha mulher,sou diabético(DM2). Há 3 anos sofro de Esporão Calcâneo em ambos os pès, certamente causados por 40 anos de trabalho pesado,e por me ver forçado a transportar peso além do recomendado em minha vida comum.Já fui à 4 Ortopedistas,fiz 80 sessões de Fisioterapia e 10 aplicações de Acupuntura mas é só carregar mais de 2 Kg ou caminhar mais de 15 minutos que as dôres retornam. Nêsses casos, costumo tomar um anti-inflamatório já receitado, banho os pés com água morna e sal grosso, e passo algum gel ou pomada à base de cânfora, o que nem sempre dá resultado.
    Dr.Marcos,o que seria aconselhável, que eu fizesse no meu dia à dia, para que pudesse conviver com êsse mal crônico.

    ResponderExcluir
  113. Boa noite doutor, fraturei o metatarso e tirei o gesso após um mês. O ortopedista me recomendou fazer compressas de água morna e fazer movimentos para frente e para trás com uma bola.
    Gostaria de saber se esse seria o melhor procedimento, pois me disseram que seria mais aconselhável fazer compressas com gelo? E fisioterapia seria necessário, ou somente este está bom? Obrigada.

    ResponderExcluir
  114. Boa Tarde Dr. Marcos Brito!!!
    Não sei se sera possível responder minha pergunta,mas irei faze-la assim mesmo...
    A mais o menos 01 més tenho sentido uma certa pulsação de um nervo da panturrilha de minha perna direita, não sinto dor mas fica pulsando por certo tempo, começou do nada. Faco academia (musculação), pode estar havendo algum problema grave? Obrigada!

    ResponderExcluir
  115. Isso parece miofasciculação. leia
    http://www.marcosbritto.com/2010/12/caimbras-e-contratura-muscular.html

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde, ontem torci o pé numa partida de futebol entre amigos! inchou, ficou uma "batata" na aplicação de gelo nunca mais de 20m o intervalo de tempo mínimo é de 2h? fui a uma farmácia e aconselharam me um anti inflamatório via oral, será mais correcto ou uma pomada era o ideal?

    ps: já tive o mesmo problema no outro pé (mas o inchaço era no tornozelo na parte debaixo e este é mais em cima)e dirigi me ao hospital no qual a cura não foi a mais correcta e tive mais de um mês de muletas!

    ResponderExcluir
  117. olá, bom dia estou escrevendo para o sr, por que quebrei um terco do distal do rádio mão direita e gostaria da aber quanto tempo, que ainda terei já tem 2 meses e estou,estou preocupada so destra e nem posso fazer nada obrigada

    ResponderExcluir
  118. Após a consolidação da fratura Tem um período de recuperação funcional. Fisioterapia e Terapia ocupacional ajudam bastante na recuperação.

    ResponderExcluir
  119. obrigada eu trabalho com artesanato e preciso muito que minha mão fiqque boa estou me tratando com exlente médico, agora fisiterapia em janeiro e banho deixo bastante temp em baixo da áagua quente desculpe os erros um lindo 2012 Leila

    ResponderExcluir
  120. depois que a moto caiu no meu pé, torci o tornozelo esquerdo e foi constatada uma pequena fratura na lateral do pé. fiquei 7 dias com tala gessada e mais 15 dias com gesso para calcificar. tirei o gesso e o osso calcificou-se em 80%, mas o ortopedista já me liberou para pisar normalmente, inclusive descer e subir escadas e tratar o restante do edema com água morna. a fisioterapeuta disse para não andar pisando e mandou parar com água morna e fazer somente com água e gelo. Com isenção de opinião aos colegas que observam o meu caso, o que o Dr. Marcos pode sugerir? grato

    ResponderExcluir
  121. a orientação de qual deles dr. marcos, o ortopedista ou o fisioterapeuta? pois ambos divergem nas recomendações, principalmente na questão de água morna e fria com gelo. o ortopedista acha que a questão agora é liberar tendões, ligamentos e articulação com água morna, enquanto que a fisioterapeuta acredita que ainda tem edema para se tratar com água fria e gelo.
    grato

    ResponderExcluir
  122. Não tenho como escolher por você. Converse com ambos e peça para que conversem entre si, para chegar a um acordo. Não tem como fazer tratamento onde as partes envolvidas não se entendem ou discordam entre si.

    ResponderExcluir
  123. Olá Doutor, tive uam fratura no osso do radio distal, tem 2 mêses e meio, tive que passar por uam procedimento cirurgico, coloquei os fio de kirschner e os retirei no dia 13/01 .
    Meu médico me recomendou fisioterapia. Mas gostaria de saber se posso colocar bolsa térmica, e qual o tipo ( quente ou gelada ) para aliviar dores. O que me recomenda ?
    Obrigado pela atenção ,
    [Fabricio ]

    ResponderExcluir
  124. para retirar as dores o gelo para recuperar o movimento a agua morna.

    ResponderExcluir
  125. GELSON JAVA. CORTEI O MEU DEDO NA ULTIMA JUNTA DO DEDO LOGO APOS A RETIRADA DOS PONTOS COMECOU A INCHA DEVO FAZER O QUE COLOCAR GELO OU AGUA MORNA ... NAO TEVE NEN UM TIPO DE LESAO NO MUSCULO OU TENDAES MEU MEDICO FALOU,,,

    ResponderExcluir
  126. Olá Dr.
    Marcus Vinicius 22 anos
    Meu caso é o seguinte, a duas semanas atras, tive uma torção no pé esquerdo, coloquei gelo e como ate sabado não melhorou fui ao medico, fui atendido e apos um raio x a médica colocou uma tala de gesso no pe e enfaixou a perna inteira...ao perguntar o q era não me respondeu e nem os dias q tinha q ficar com a perna enfaixada...se passaram duas semanas e só semana q vem terei uma consulta com ela para saber maiores detalhes, pelo raio x e pelo o q ela falou não foi nada grave e só dois dedos se moveram..sendo q um muito pouco.

    Tive q sair de casa e como não poderia colocar o gesso no chão eu retirei e deixei o pe enfaixado...só esta um pouco roxo perto do tornozelo e sinto um ligeiro incomodo..é normal? sera necessario mais tempo de recuperação?posso andar normalmente?
    Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  127. Dr, Boa Noite!

    Minha mãe caiu de uma escada e deslocou o ombro no dia 10 de outubro/2011, porém não precisou fazer cirurgia, mas ela continua sentido muitas dores no ombro e diz que é o nervo que doe, isso é normal? a ela não está conseguindo mexer o braço normalmente ficou limitada em alguns movimentos.
    Atenciosamente.
    Edneusa

    ResponderExcluir
  128. Alguns casos de luxação estão associados a fratura, importante fazer uma radiografia

    ResponderExcluir
  129. Olá Dr. Marcos, escorreguei em uma escada e torci o pé direito a 6 dias. Fui a emergência, mas não tem traumato, então fui atendida por um clinico. Fiz RX, falou foi um entorse. Tomei uma Voltarem injetável, colocou uma faixa simples no tornozelo e receitou Neosulida por 5 dias. Como a dor não passa, estou colocando gelo varias vezes ao dia. É o que tem me ajudado. Resido em uma cidade bem pequena, com poucos recursos, e o traumato só atenderá aqui, daqui 2 semanas. Depois de já ter passado por um entorse no mesmo pé antes, e de ler muito a respeito, acho que deveria imobilizar realmente o tornozelo. O que o senhor me recomenda, já que médico vai demorar? Agredeço a atenção e aguardo retorno

    ResponderExcluir
  130. As entorses de tornozelo podem ser tratadas com imobilização porém o repouso da articulação com um par de muletas também é muito útil

    ResponderExcluir
  131. Dr. Marcos.

    Estavo jogando bola em um campo de area, quando sem querer eu chutei o qual canhar do colega, e destronquei o dedo, o que devo fazer para melhorar a dor e incrasso?

    ResponderExcluir
  132. Bom dia Dr. Marcos.
    Tive recentemente uma lesão muscular no dedo indicador da mão direita(na zona que liga o dedo à mão)...mas após o 1º dia de fisioterapia,apareceu-me uma dor na ponta do dedo, algo que não sentia antes da fisioterapia!
    Na fisioterapia foi efectuado tratamento por ultra-som,massagem com pomada Voltaren,foi aplicado gelo(dentro de um pano)durante 10 minutos, e depois exercicios com a mão e o dedo.
    Como referi antes, agora surgiu uma dor na ponta do dedo(zona da unha)e está algo mais quente que os restantes.
    O que poderá ter acontecido?e o que posso fazer?
    Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
  133. Sr. Marcos,

    Sou um senhor de 66 anos, em 11 de janeiro passado, rompi o tendão de Aquiles em uma queda, uma semana depois fui operado. Em 29 de fevereiro retirei o gesso e iniciei fisioterapia, porém o progresso tem sido muito pouco até hoje , passado um mês. Sinto muita dor quando caminho ou tento descer escadas(subir é mais fácil). A região a volta do tornozelo e acima do tendão, está muito grossa(fibrosa?) e penso que isso prejudica muito minha recuperação. Fiz a cirurgia em um hospital público e não tenho recebido a atenção que deveria do médico que me operou. Agradeceria muito se pudesse dar-me uma orientação do que posso fazer além da fisioterapia. Existe alguma forma de eletroterapia que me ajude? O PRP é aplicável no meu caso? Onde fazê-lo? Qual o custo?
    Ficaria muito feliz se pudesse obter sua orientação, sou praticamente só no mundo pois só tenho um irmão mais velho e que sofre de problemas mentais.
    Aguardarei aqui no site por sua resposta, pois lendo suas respostas, vejo que o Sr. é atencioso e humano e espero merecer sua atenção.
    Saúde e Abraço.
    João. G. dos Santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato de ter feito a cirurgia em hospital público não tem problema, existem excelentes profissionais trabalhando em hospitais públicos. A cirurgia está muito recente, converse com seu ortopedista para saber se o esforço que você está fazendo agora está correto. O PRP pode ajudar alguns casos de tendinopatia , dependendo da localização. Para saber se há ou não indicação no seu caso precisaria examiná-lo.

      Excluir
  134. Dr. Marcos
    Em 10 de março cai e no rx deu uma entorce na mão por 7 dias fiquei com imobilizador fiz fisioterapia e continuei com dor foi feita uma RM e constatou uma fratura no escafoide, so sinto dor em alguns movimentos mais suportavel o medico optou por engessar, mais não aceitei, fui a um especialista de mão e ele falou que é cirurgico, pois ja esta calcificado. Dr. se não operar quais são as conseguencias.
    Agradeço sua atenção.
    Sõnia

    Sõnia

    ResponderExcluir
  135. Dr. Marcos, bom dia.

    Fiz uma consulta ao senhor em 31.03.12 (relato acima) comecei a fisioterapia desde então, tive alguma melhora, estou caminhando, mas aregião a volta do tendão de aquiles e acima dele endureceu como pedra. Fui examinado por um colega seu que não é especialista, e ele me disse que trata-se de fibrose e que não tem mais jeito nem tratamento, e que terei que conviver com isso para o resto da vida. Sou aposentado, meu benefício é insuficiente e estava trabalhando, o que não posso fazer mais porque nem sapato consigo calçar.
    Será que esse médico está certo? Existe alguma forma de desmanchar essa fibrose? Turbilhão ajuda? Estou meio desesperado e não sei o que fazer o médico que me operou está viajando e não consigo falar com ele.
    Espero que me dê alguma orientação que me possa ser útil para enfrentar essa "barra" que não está sendo fácil.
    Agradeço a atenção que merecer do senhor,
    Atenciosamente,
    João. G. dos Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não localizamos o seu prontuário! Dia 31 de março foi sábado e não atendi no consultório! Por favor entre em contato com a minha secretária. Pelo seu relato acho que você merece passar por nova avaliação.

      Excluir
  136. Dr. Marcos Britto,

    Meu nome é Adilson, meu e-mail: adilson.gomes@globo.com; há cerca de 3 meses, efetuei um salto de uma altura de cerca de 1,20 m; qdo cheguei ao solo senti uma pressão forte na sola do pé direito, porém nada que impedisse de continuar a caminhada. Nos dias seguintes senti um desconforto na sola do pé e tenho notado uma elevação considerável na sola deste pé, logo abaixo dos dedos... e dói muito. Considerando que tenho um sobrepeso bem grande, onde avalio que estou cerca de 40 kg acima do normal, é possível ter quebrado algum osso na base do pé? E o interessante é que os dedos, a partir do dedão, estão começando a ficar dormentes... seria algum reflexo? Grato pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode ter havido uma fratura ou a formação de hematoma com compressão secundária dos nervos digitais, você deve procurar um ortopedista.

      Excluir
  137. olá Dr. meu nome rejane,Dr eu tenho um namorado que sofreu um assidente de moto,ele quebrou as costelas e perfurou o pulmão,e fraturou a cabeça do femo,os medicos que atenderam ele falaram que ele tinha que primeiro melhora dos pulmão e das costelas para depois ele fazer a cirugia do femo, mais ai ele melhorou e quando ele foi pra teresina capital do piaui,o medico que avaliou ele disse que ele passou do tempo de opera por que os fraguimentos já tinha sarado....ele comparou o caso de como um prato que si quebra;quando si quebra em dois pedasso tem como cola mais quando ele si quebra em pequenos fraguimentos não tem como... e é esse o caso dele....os fraguimentos ficaram longe e ja estão sarados no lugar que eles estão... Dr mi der sua opinião....

    ResponderExcluir
  138. Dr. Preciso de orientação urgente por favor...eu quebrei o 5° metacarpo mas no meio da mão fui dubmetido há duas cirurgias, quebrei em março, e mes que vem devo voltar ao trabalho, mas minha mão ainda dói muito, nao tenho força na mão mesmo após a fisioterapia que ainda estou fazendo, quase não dobro o dedo mindinho, e sinto muita dor, estou com uma chapa e 4 parafusos no lugar da fratura, creio que esta meio torto...mas o meu ortopedista, diz que está normal...ele fez pouco caso, mas a dor é intensa e dói o tempo todo, o que devo fazer Dr? me ajude por favor...
    Meu trabalhoé manual, trabalho como auxiliar d eprodução, não tenho força na mão, não sou preguiçoso mas tenho certeza que não estou apto ao trabalho...por favor Dr. Abraços e fique em paz

    Se puder mande um email...lucasguga@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente sabe o tamanho da dor, quem sente a dor. A recuperação de uma fratura pode ser demorada em alguns casos, converse com seu medico.

      Excluir
  139. Dr. Marcos
    Rompi os ligamentos do pé a 27 dias, foi imobilizado, mas passei apenas 8 dias com a imobilização. A médica me orientou que fizesse compressa com água morna, mas ainda está inchado e doí bastante. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  140. Dr. Marcos
    Fiz uma ressonância e acusou pequena quantidade de liquido, mas sinto muita dor na parte de trás do joelho, principalmente para dobrar a perna, já tomei vários anti-flamatório,fiz 10 sessões de fisioterapia e continuo com a dor, devo colocar compressa fria ou gelada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As compressas frias e geladas tem a princípio a mesma função, lembre-se: quando aplicar compressas frias ou geladas deixar por no máximo 20 minutos

      Excluir
  141. A pergunta que fiz anteriormente era se colocava compressa quente ou gelada, e se posso aplicar salompa gel para suavizar a dor de líquido no joelho. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma regra única sobre gelo ou agua quente, como falo no artigo prefiro o gelo. Porém alguns casos evoluem melhor com a agua morna. Não tenho experiência com esse produto.

      Excluir
  142. Dr, cai de moto e minha costela está doendo muito, estou com falta de ar apenas, mais no local aonde a pancada pegou(costela) não está inchado, apenas doi muito e quando inspiro forte o local onde pegou a pancada doi tbm, estou passando gelo e vou ao médico, será que eu fiz certo em passar gelo ?

    ResponderExcluir
  143. Olá Dr. Marcos..

    Gostaria de saber se o Flotac ajuda no processo de anti inflamatório em caso de esporão.. Sofro muito com essas dores no calcanhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Flotac é diclofenaco com colestiramina, esse conjunto funciona muito bem como antinflamatório e tem uma boa potencia analgésica.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela informação.. Comecei a tomar ontem e parece que as dores estão diminuindo..

      Excluir
  144. OLá, Dr. Marcos. Já fazem mais ou menos 3 meses que tenho dores no 3º, 4º e 5º metatarso. Na primeira vez que fui ao ortopedista, ele pediu uma ressonancia, mostrou que estou com inflamação nessas regiões. O ortopedista receitou antiinflamatório Xefo, mas no começo do tratamento senti fortes dores no estômago e tive que parar o tratamento. Tentei tomar Arcoxia mas não adiantou nada para a inflamação. Meu pé fica cada vez pior... O meu ortopedista que era especialista do quadril, já me indicou para um especialista do pé, pois ele não sabe mais como me ajudar. Quinta feira tomei uma injeção de Betatrinta, melhorou na sexta, mas hj já não consigo mais caminhar. Estou numa situação bem dificil onde os antiinflamatórios não resolvem.

    ResponderExcluir
  145. Bom dia, gostaria de saber quanto tempo depois da lesão ainda devo/posso usar gelo? Um amigo educador físico que trabalha em uma clínica de fisioterapia disse que os pacientes utilizam gelo na maioria das sessões,as vezes da primeira a última. Ou seja muito tempo depois de terem se contundido. É correta essa prática.

    ResponderExcluir
  146. Dr. Ontem chutei fortemente o pé da poltrona aqui de casa e o meu 4o dedo está arroxeado e dolorido. Não fui ao médico... Acha necessario? Tenho feito compressas com gelo no local e passado reparil. Esse procedimento esta correto?

    ResponderExcluir
  147. Doutor Marcos boa noite Eu tive uma torção no pé direito na parte de fora há cerca de 20 dias,onde foi detectada uma pequena fratura não sei dizer o osso,com inchaço e partes roxas no pé,passei 15 dias com o pé imobilizado com robofot a base de remedios antinflamatorios e para dor,o pé diminuio o inchaço as partes roxas mas ainda estou sentido muita dor,com dificuldade para caminhar,quero saber se é normal ou se devo voltar ao ortopedista desde já agradeço sua atenção.Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, você deve retornar ao ortopedista, 15 dias é pouco tempo para consolidar uma fratura

      Excluir
  148. Bom Dia Dr. Marcos, eu fiz uma cirurgia do 5º metacarpo, após dar um soco bem dado na fussa de um ladrão, fiquei imobilizado por 40 dias, e precisei entrar em cirurgia devido ao meu dedo encavalar em cima do anelar ou embaixo, em retorno ao ortopedista, me pediu q eu voltasse dali 20 dias para nova avaliação, achei estranho pois estou com 18 pontos na mao.. ja se faz 16 dias da cirurgia e sinto muita dor, mais muita mesmo, digamos que seria igual a dor após a anestesia, essa dor é normal pelo fato de eu ter colocado RAFI ou eu deveria voltar la antes desse retorno médico e ver o que esta acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , você deve retornar. As dúvidas pós operatórias devem ser esclarecidas com seu médico ortopedista.

      Excluir
  149. Dr Marcos meu filho qebrou o femur em tres parte ele ja fez a cirurgia ja faz 21 dias ele ainda sente dor e normal quantos dias dar para andar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, não procure esse tipo de resposta na internet, siga somente as orientações do seu médico, principalmente não deixe andar e pisar sem a orientação médica.

      Excluir
  150. Dr Marcos . tive um corte na mão esquerda na parte superior, não rompeu nem um nervo ou vasos sangueneos ,causado por um vidro ,ok fui ao hospital e la, fizeram os seguintes procedimentos ,o corte teve 4 pontos e fui medicado com DT ( ante-tetânica ) mas apos 10 dias retirei os pontos no hospital , apos ter retirado começou a ficar dolorido e a mão inchada , coisas que não tinha ocorrido durante os 10 dias ... E agora a mão continua inchando ,já coloquei gelo , compressa de calor , e nada , ainda aumenta, fui ao hospital novamente e me receitaram ( cefalexina ), mas tenho empreção que continua aumentando o inchaço ... O que eu faço ??? muito OBG!

    ResponderExcluir
  151. Bom dia Dr Marcos, a aplicação de gelo é eficiente também no tratamento da Condromalácia Patelar?

    ResponderExcluir
  152. Fiz uma cirurgia na coluna, substituindo três hernias discais e colocando 8 pinos, isto já faz três meses, a minha recuperação esta sendo boa, a única dúvida é que a minha perna esquerda fica na temperatura normal, mas a perna direta fica gelada, sou de Porto Alegre, agora aqui é muito quente..Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante medir a temperatura para saber se é somente uma sensação ou se a perna tem diferença maior que 0,5 graus centígrados em relação a contralateral. Depois converse com seu cirurgião.

      Excluir
  153. Olá,
    Meu nome Silvia , sou de Pelotas. Fiz uma ressonância do tornozelo há 6 meses e o resultado deu :" tenossivite especialmente na porção insercional do tibial posterior com presença de OS navicular que apresenta esclerose e alteração de sinal ; Derrame articular talo navicular ;Achados sugestivos de síndrome do seio do tarso", fiz tratamento com corticoides e antiflametórios ( BI-PROFENID) , só que agora o pé começou a inchar e a dor está ficando insuportável as vezes... sou obesa e sedentária.No joelho estou com " uma pequena ruptura intrassubstancial no corno posterior do menisco medial , diminuta fissura na cartilagem de revestimento da patela e cisto de becker na fossa poplitea com extensão caudal ...o joelho não incomoda tanto...
    O que posso fazer fazer para amenizar as dores?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  154. OLÁ, TIVE UM ESTIRAMENTO COLATERAL LATERAL DO JOELHO E USEI O GELO PRA QUE MELHORASSE LOGO, MAS EU USEI O GELO POR MUITO TEMPO E ROLOU UMA DORMÊNCIA NA PARTE DO MÚSCULO DA MINHA PERNA(CANELA) NÃO FAZ MUITO TEMPO... COMO FAÇO PRA VOLTAR AO NORMAL? FORTALECIMENTO? TENHO MEDO QUE FIQUE ASSIM :X SE DER RESPONDE PRO MEU EMAIL: RAFAEL.VILLACA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de gelo por período prolongado pode causar dano tecidual, procure um ortopedista para avaliar essa lesão.

      Excluir
  155. Doutor tem uma semana que a base do guarda-roupa caiu no meu pé. Fui no ortopedista, tirei um raio x e não quebrei o pé, só que esta muito inchado. Coloquei uma tala, estou aguardando o tempo de retirar. Verifiquei só que ainda permanece inchado e algumas partes roxa. Quando retirar a tala o que devo fazer? Devo realizar compressa? O que você me indica.
    felipe.dess@gmail.com

    ResponderExcluir
  156. Ola Doutor, estou com uma distensão muscular no músculo bíceps femural, tenho aplicado gelo e utilizado anti-inflamatório, porém ainda sinto que a lesão está lá, mesmo sem dor, tenho um teste físico para fazer daqui a uma semana, entre os exercicios há o tiro do 100 metros que exige muito, existe algum procedimento de emergencia que me permita fazer este teste com segurança?

    ResponderExcluir
  157. Mario argentino
    Dr. Mark,he sido opererado de osteotomia valgisante De tibia izquierda y quisiera saber,que ejercicios debo hacer ya que estoy con muletas y no alcanso. A doblar la pierna ni a 45°.Gracias x su atencion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. realize exercícios somente que seu ortopedista liberar. não soda orientações da internet

      Excluir
  158. Também gostei o dr se expressa bem.

    ResponderExcluir
  159. parabéns Dr. Brito, além de ótimo médico (sou sua paciente), tem super paciência em responder às pessoas de forma côrtes.

    ResponderExcluir
  160. Doutor ..a mais de um mês sofri um acidente onde quebrei o calcâneo.. daí minha recuperação está sendo boa ..só que ontem eu tomar um baque e pisei com o pé cirurgiado .. e amanheceu doendo..este fato pode comprometer totalmente a cirurgia ou o tratamento ? E lembrando que na cirurgia coloquei uns pinos !

    ResponderExcluir
  161. Dr eu quebrei meu pé e estou usando tala gessada,mas quando baixo minha perna, sinto uma dor na panturrilha como se fosse câimbras. É normal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais